Cursos do Salto

O Salto
 
O Salto para o Futuro, programa dirigido à formação continuada de professores e de gestores da Educação Básica, integra a grade da TV Escola (canal do Ministério da Educação).
O Salto é mais do que um programa de TV. Conta com um site no qual se encontra disponibilizada a publicação eletrônica Salto para o Futuro (ISSN 1982-0283) e onde são promovidos debates em rede.
 
Exibição na TV Escola
Segunda e Terça / Quinta e Sexta às 6h e 19h.
 
Formas de recepção
O Salto para o Futuro produz edições temáticas, com a orientação de consultores especializados, que delineiam a trajetória conceitual dos programas, tendo como compromisso atender à diversidade e à complexidade do cenário educacional brasileiro.
Para a recepção mediada do programa, são organizados pelas Secretarias de Educação grupos nos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE). Além disso, o SESC Nacional também desenvolve um trabalho de formação utilizando as séries do Salto. Há ainda relatos de utilização do programa em universidades, escolas, espaços culturais, entre outros, que podem ser recepções compartilhadas ou livres.
A participação dos professores se tornou uma marca especial do programa. Múltiplas “vozes” de todo o país têm sido ouvidas e os questionamentos recebidos tornaram-se constitutivos dos debates.
 
Novo formato
Em 2013, acompanhando as mudanças da TV Escola, que apresenta uma nova grade de programação, com novos quadros, séries, faixas e horários de reprises para atender às demandas do público, o Salto para o Futuro assume um novo formato. As edições temáticas ganham uma nova organização:
Salto revista: delineando em seus três blocos, eixos de apresentação de um tema relevante no cenário da educação contemporânea;
Salto debate: ao vivo, com três debatedores e amplo espaço para a interatividade por telefone 0800 282 6757, e-mail salto@mec.gov.br, site (enquete e fórum) e redes sociais (twitter e facebook).
Acessado em Maio de 2015.