segunda-feira, 18 de abril de 2011

Atividade 4

Momento para planejar...
Após assistir o quarto programa da série "Cultura Digital e Escola", descreva que atividade você poderia realizar em sua Escola (na disciplina que leciona) utilizando as diferentes mídias digitais.

12 comentários:

  1. Sugestão: No meu caso com o 4º ano, meus alunos estão pesquisando sobre a vida indigena, já aproveitando o tema (Dia do Indio), onde terão uma semana para fazer o trabalho, neste trabalho deverá conter comparações do antes e do agora, desde a época do descobrimento, através do Google.
    Após as pesquisas eles deverão relatar o que descobriram digitando suas anotações, com o objetivo de trabalhar a ortografia que eles tem bastante dificuldade quando devem expressar-se com as "próprias palavras". Ass Evelin

    ResponderExcluir
  2. Eu poderia trabalhar com os alunos na disciplina de ED. Física propondo para os alunos filmar as aulas de ed. física.
    Filmaríamos as aulas de voleibol, handebol e futebol que são as áreas que estamos neste bimestre onde todos irão participar das aulas e serem filmados e para concluir reservaríamos a sala de informatica e com a turma iríamos colocar no blogger da escola onde todos poderiam ver o trabalho dos alunos com filmagens, ed.física, desenvolvimento motor, habilidade na ed. física e que estariam aprendendo a filmar e desenvolver as mídias da tecnologia no mundo de hoje.

    Débora Vaz

    ResponderExcluir
  3. Como auxiliar de sala eu sugeria a professora para fazer uma aula diferente como fazer um bolo, levar os alunos na cozinha, seguindo a receita e todos os passos da culinária assim eles iriam desenvolver uma atividade diferente, iria tirar fotos da atividade desenvolvida e colocaria no blogger.
    Marcia Antonowiski

    ResponderExcluir
  4. Na disciplina de biologia a professora responsável pela aula utilizou um site educacional disponível na internet que se chama sonutricao.com.br, neste site foi trabalhado o jogo da pirâmide alimentar onde o aluno foi estimulado a criar bons hábitos alimentares e o jogo das palavras cruzadas usado para reforçoar a aprendizagem dos demais temas da disciplina.
    Simone Machado

    ResponderExcluir
  5. Trabalhei com a turma de 2 ano o site com jogos.Interagindo com o jogo de memoria,fazendo eles pensarem como utilizar :a concentração,a maneira de percepção dos desenhos e a agilidade de trabalhar com o mouse e trazendo também o conhecimento das letras que estão como ferramentas no computador.
    Elizete

    ResponderExcluir
  6. Nas aulas de Dança posso utilizar a Internet para pesquisa da história da dança,
    ritmos trabalhados, artistas e músicas. Também posso utilizar a camera digital para gravar vídeos dos alunos desenvolvendo as coreografias, fazendo apresentações entre outros.

    Nas aulas de Educação Física, para as turmas de 1 a 5 ano, pode-se utilizar a sala de informática para desenvolver jogos educativos e recreativos que exercitem o pensar e agir dos mesmo. Já nas turmas 6 ao 9 ano e ensino médio, podemos usar a sala informatizada para pesquisas de conteúdos de algumas modalidades a serem trabalhadas durante as aulas, como histórico, regras, funções, funamentos enre outros.
    Tatiane

    ResponderExcluir
  7. Trabalho com a disciplina de ciencias, os alunos da 6 série irão pesquisar sobre os animais pré históricos e a idade dos fósseis, depois eles irão em sala de aula montar uma maquete com cada período pré histórico. Ass Silvana

    ResponderExcluir
  8. O importante não é o uso do equipamento tecnológico, mas, sim a lógica de construção do conhecimento e comunicação. A forma com que é trabalhado todos estes recursos pedagógicos tem que ser criativa e inovadora.
    Como não estou em sala de aula vou relatar um momento que presenciei no ano passado (2010) na EEB Gertrudes Muller (Canoinhas) na aula da professora Solange (História). A apresentação de trabalhos dos alunos, sobre uma pesquisa que fizeram sobre a cultura da erva-mate, muito rico o trabalho, pois, eram produções deles. Estavam apresentando imagens, vídeos, entrevistas que eles fizeram e não que a professora trouxe pronto. Excelente o trabalho!!!
    Dessa forma o conteúdo curricular foi integrado ao uso dos recursos tecnológicos.

    ResponderExcluir
  9. Como professora da área de matemática indico os desenhos da série Cyberchase, que são desenhos que apresentam questões matemáticas para serem debatidas em sala de aula, são desnhos breves que duram aproximadamente 30 minutos que seria ideal para uma aula.
    Outra atividade que já realizei em sala de aula é a gravação de um telejornal, onde seguimos os seguintes passos:
    1º) Definimos um tema : Educação Ambiental (por exemplo)

    2º) Fizemos pesquisa relacionada ao assunto e elaboramos questões para debate

    3º) Fizemos pesquisa de campo nas outras turmas da escola

    4º) Fizemos a tabulação dos dados obtidos na pesquisa

    5º) Calculamos as porcentagens e construimos os gráficos

    6º) Montamos o Telejornal

    7º) Gravamos e mandamos editar
    Houve grande entusiasmo por parte dos alunos em verem seu trabalho exibido em forma de telejornal, eles gostaram muito desta atividade.
    Fica ai a sugestão
    Jociane Zaranski

    ResponderExcluir
  10. Trabalho na biblioteca da escola, minha função é despertar o gosto pela leitura. Na biblioteca eles realizam diversas atividades, maquetes, momentos de leitura, pesquisas, ensaiam poesia e dança e fazem cartazes, eles adoram ser fotografados. Penso que poderia registrar esses momentos e realizar com eles um filme, usando o windows movie maker, colocaria as fotos deles em momentos de trabalho e com uma mensagem de fundo finalizaria o vídeo. Com certeza a produtividade seria excelente e a dedicação faria com que pensassem antes de agir, valorizando assim os momentos em que estão adquirindo conhecimentos.
    Cleonice F. G. A. de Lima

    ResponderExcluir
  11. Trabalhamos no laboratório de informática, devemos auxiliar tecnicamente, e trazer ideias para os professores à utilizar o mesmo como ferramenta de ensino, então citaremos algumas atividades desenvolvidas nesses laboratórios.

    Em português, os professores visualizam obras de autores na internet, utilizam-se de jogos para crianças, como forca, e ferramentas como a máquina de quadrinhos, onde os alunos montam suas histórias em quadrinhos (http://www.maquinadequadrinhos.com.br/Intro.aspx)

    Em matemática podemos citar o jogo TuxMath, que de maneira divertida os alunos treinam operações simples da matemática, os professores também utilizam-se do GeoGebra, um software que gera gráficos e efetua cálculos de álgebra e geometria.

    Em física o software winplot que constrói gráficos em 2D e 3D a partir de funcões.

    Além disso, todos os professores podem utilizar-se de vídeos disponíveis na internet, bem como um grande acervo de pesquisa.

    Kelly Erzinger
    Marcelo Stanislaski

    ResponderExcluir
  12. Eu iria propor aos alunos: digitar um pequeno texto, pois por ser 3 ano, ajudaria eles a aprender a digitar, a conhecer como fazer um texto no computador. E ao mesmo tempo auxiliá-los. Pois alguns tens conhecimento outros já não.

    Cleusa Bialeski

    ResponderExcluir