terça-feira, 19 de abril de 2011

Atividade 5

Após leitura do texto 3 "Possibilidades das Tecnologias Digitais", elabore um pequeno resuno sobre as três diferentes perspectivas para pensar a tecnologia disgital no espaço escolar.
Não esqueça de escrever seu nome antes de postar o comentário.

11 comentários:

  1. A Tecnologia como Ferramenta:Deveria servir como ponte entre o aluno e oque este deve aprender. As ferramentas são utilizadas por um ou mais sujeitos e deve-se ter habilidade em seu manuseio, pois de nada adianta ter a ferramenta e não saber utilizá-la.
    A Tecnologia como meio de Expressão: A utilização das tecnologias desenvolve meios de expressão entre os que compartilham essa prática,pois realizando atividades com tecnologias digitais, os grupos começam a se expressar com a mesma linguagem, dominam as mesmas técnicas e desenvolvem habitos e atitudes comuns, então a tecnologia, quando apropriada por um grupo, serve como meio de expressão aos individuos desse grupo em suas interações.
    Tecnologia como Prótese:Consiste na interação homem-máquina e estas interações se revelam através de diálogos diretamente com o computador ou entre os participantes de um ambiente virtual ou presencial interativo.
    Jociane Zaranski

    ResponderExcluir
  2. Tecnologia como Ferramenta, pode facilitar o ensino e a aprendizagem ou seja utilizando a tecnologia para aprender e não para outros fins.

    A Tecnologia como meio de Expressão é desenvolvida com a utilização da tecnologia em que o aluno se expressa através dela.

    Tecnologia como Prótese é a maneira de trabalhar em um sistema de computador para o uso humano ou seja interação homem-máquina.
    Marcia Antonowiski

    ResponderExcluir
  3. As diferentes perspectitivas para pensar a tecnologia digital no espaço escolar engloba tres diferentes formas são elas: a tecnologia como ferramenta onde facilita o ensino e aprendizagem do aluno. A tecnologia como meio de expressão onde está ligada à visão de conehcimento que fundamenta, implicita ou explicitamente a preparação de uma aula. E a putra é a tecnologia como prótese que tem o papel facilitador de conhecimento que permite ao professor e alunos fazer o "diferente", não o melhor mas muito mais do que diferente no ensino.

    Débora Vaz

    ResponderExcluir
  4. 1-A tecnologia como ferramenta: Alguns pesquisadores vêem que o uso das tecnologias como ferramentas poderia contribuir para o ensino e aprendizagem, entendem que seria como uma ponte que ligaria o aluno ao conhecimento. Porém é difícil avaliar o produto da utilização de uma ferramenta sem considerar a habilidade de quem a utiliza. Os jovens tem maior facilidade de assimilar novas tecnologias e o professor acaba se retraindo, achando que deve saber igual ou mais que o aluno, deixando assim de usar as inovações por não ter argumentos para justificá-las.
    2-A Tecnologia como meio de expressão: outros pesquisadores investigam o uso das tecnologias como meios de expressão na aprendizagem. A tecnologia pode ser concebida como meio de expressão e como ferramenta, dependendo do contexto em que é aplicada. A expressão é compartilhada com os outros, há uma troca de informações. Nas salas de aula a linguagem é uma, nos bate- papo da internet há outro tipo de linguagem, mas todos tem um objetivo comum, trocar conhecimentos, comunicar-se com outros grupos, outras culturas.
    3-A tecnologia como Prótese: Nesta, o foco das pesquisas recai sobre as interações entre os homens e as máquinas. Nesse caso a Prótese vai além de reparar, é mais que uma extensão do corpo, ou seja, as tecnologias digitais são além de ferramentas ou meios de expressão, elas possibilitam um novo olhar sobre as interações humanas. As tecnologias vão além da sala de aula, elas estão num contexto muito extenso.

    Cleonice de F. G. A. de Lima

    ResponderExcluir
  5. Tecnologia como ferramenta facilita o acesso para o ensino e aprendizagem do aluno.Tecnologia como meio de expressão é dependente do contexto em que é aplicada,ambas são vistas como motivadoras ou facilitadoras da aprendizagem.A tecnologia como prótese tem como parte das pesquisas se dedique á parte técnica em si, como tela, barra de rolamentos,facilidade de acesso á plataforma,do ponto de vista da ciencia da cognição, o foco das pesquisas recai sobre as interações entre homens e maquinas.
    Elizete

    ResponderExcluir
  6. A tecnologia como ferramenta: deveria servir de ponte entre o aluno e o que este deveria aprender. É difícil avaliar uma ferramenta sem levar em conta a habilidade de quem a utiliza (os jovens alunos tem mais facilidade, do que os professores, de aprender a utilizar as tecnologias digitais). Nem sempre a utilização de material mais sofisticado, facilita o trabalho.

    Tecnologia como meio de expressão: dizer que a tecnologia está sendo aplicada como ferramenta ou meio de expressão, depende do contexto em que é aplicada, ambas sendo vista como motivadoras ou facilitadores da aprendizagem. A tecnologia, quando apropriada de um grupo, serve como meio de expressão aos indivíduos desse grupo em suas intenções.

    A tecnologia como prótese: Uma extensão do corpo que interage frente a uma situação. As tecnologias digitais podem também ser vistas como próteses que permitem ao estudante e ao professor um fazer diferente, não necessariamente melhor ou mais rápido, mas diferente. A tecnologia oferece a possibilidade de olharmos para diferentes aspectos das interações humanas, para as quais ela cria novas possibilidades.

    ResponderExcluir
  7. A tecnologia usada como ferramenta facilita o processo de ensino-aprendizagem, porém para ser usada, a pessoa que utiliza-se da mesma deve ter um certo conhecimento em como usá-la, além de usar esta ferramenta, de maneira que ela realmente cumpra o seu papel, ou seja, ajudando ao aluno a entender o que o professor quer ensinar.

    Já usada como meio de expressão, os alunos conseguem interagir de maneira diferente que em sala de aula comum, essa interação, que ocorre também com os professores,e esse novo meio de expressão ainda exige mudanças de postura, tanto dos alunos quanto dos professores.

    Já como prótese, a tecnologia vem para aumentar as possibilidades dos alunos, visto que com o auxílio dela, os alunos e os professores podem fazer coisas que até então seria impossível, como por exemplo discutir a atividade de sala de aula em casa, a partir da comunicação virtual, conversar sobre os assuntos de sala de aula com pessoas de outro país, analisando o que pessoas diferentes pensam sobre os mesmos assuntos, enfim, as possibilidades são infinitas.

    ResponderExcluir
  8. Tecnologia como ferramenta: pode ser usada como uma ponte entre o aluno e o aprendizado, pois serve de apoio para o professor, mas deve ser utilizada de forma a facilitar a aprendizagem.

    Tecnologia como meio de expressão: diversas pessoas usam a tecnologia para se expressar, nesse ambiente o modo de comunicação é diferente de uma sala de aula, nele todos podem interagir e logo falam a mesma língua.

    Tecnologia como prótese: pode ser vista como uma extensão do corpo pois é tulizada de forma a facilitar o que ja era feito antes da tecnologia mas agora com maior rapidez e de formas diferentes.

    Simone Machado

    ResponderExcluir
  9. Tecnologia como Ferramenta aparece como mais um método facilitando o ensino e aprendizagem, servindo de ponte entre o aluno e o que ele deveria aprende.Essa ferramenta é utilizada por um ou mais sujeitos de formas adquirida em seu manuseio.
    A Tecnologia como meio de expressão é uma ferramenta ou meio de expressão conforme seu contexto desejado, pois ambas são vistas como motivadoras ou facilitadoras de aprendizagem.
    Tecnologia como prótese defini-se como uma extensão do corpo que interage frente a uma situação no qual serve para que se faça de modo diferente o que se fazia antes.
    Tatiane

    ResponderExcluir
  10. Inclusão digital é isto: é a tecnologia como ferramenta fundamental de trabalho, é a tecnologia como meio de expressão em uma sociedade com o tempo escasso devido a diversos compromissos mas que através da tecnologia pode interagir sem sair do lugar, e como prótese pois como se diz a tecnologia é uma "mão na roda" que possibilita o aluno a ir além de sua carteira, participar de diferentes situações, expor idéias, ampliar conhecimentos ou aprender!
    Evelin

    ResponderExcluir
  11. a - ferramenta: auxilia o aluno na aprendizage, na tecnologia de expressão - motiva e auxilia o aluno no aprendizado, e na tecnologia de prótese é uma forma diferente do aluno aprender com facilidade também, mas de forma mais eficaz.

    Cleusa Bialeski

    ResponderExcluir