segunda-feira, 23 de maio de 2011

Teste do Uso do Blog - Presencial

Após assistir o programa 1- Origens das Histórias em Quadrinhos, destaque pelo menos 3 (três) pontos que achou importante.

73 comentários:

  1. 1- O que achei mais importante, hoje na história em quadrinhos é a questão de transformar textos clássicos da literatura em HQ;

    2- Achei também interessante para se trabalhar com os alunos, o processo de produção das histórias;

    3- Gostei muito das sugestões de como se trabalhar HQ em sala de aula, a transformação de literatura em quadrinhos já utilizei e deu muito certo.

    Vanessa Bachmann.

    ResponderExcluir
  2. Eu,Tânia Knorek,gostei muito deste tema,pois as cçs não precisam nem saber ler p/ entender as histórias e diferenciar coisas importantes p/ eles e que lhes sirvam de lição p/ o futuro.

    ResponderExcluir
  3. 1) O trabalho com quadrinhos promovem oportunidades de interpretações diversificadas.
    2) Os quadrinhos expressam o poder das palavras e das imagens,
    3) Obras literárias podem reproduzidas de forma mais atraente e convidativa dos leitores, atingindo todas as idades.

    Janete Paiter

    ResponderExcluir
  4. -Importância da linguagem das histórias em quadrinhos, especialmente para a criança,
    - Todos nós gostamos de histórias com imagens,pois torna-se muito mais atraente,
    -As historias em quadrinhos apresentam grande diversidade de situações e geram grande interesse.

    Ana Maria

    ResponderExcluir
  5. Um trabalho realizado com história em quadrinhos, certamente enriquecerá a pratica pedagógica. Atraves deste recurso o professor pode levar o aluno a:
    *desenvolver a criatividade
    *adquirir conhecimentos
    *despertar a cruriosidade.
    Daiane

    ResponderExcluir
  6. 1- O tema apresentado é muito importante pois remete a novas maneiras de se buscar o conhecimento e repassar os conteúdos.
    2-As histórias em quadrinhos transmitem duas maneiras de leitura,a das imagens e das letras.
    3-O programa foi muito importante para o meu conhecimento.
    SILMARA

    ResponderExcluir
  7. .Achei importante a importância de se trabalhar com as imagens das HQ.
    .Achei interessante os espaços em branco de um quadrinho ao outro, pois faz com que o leitor imagine como seria a cena.
    .Um ponto interessante é vc professor dar um assunto e o aluno pesquisar e contar em forma de HQ.

    José Adir da Silva

    ResponderExcluir
  8. A história em quadrinhos é importante para desenvolver o pedagógico.
    Aprender como fazer passo a passo é fundamental para quem quer ensinar.
    Ainda que muitos educadores condenem e classifiquem como poluição visual, é isto que interessa a grande porcentagem dos alunos, então por que não desenvolver essa tecnica de forma inteligente?
    Mauricio de Souza é um ídolo dos quadrinhos, aguardo ansiosa pela próxima parte da série, na qual será exibida a entrevista com ele.
    Cleonice de Fátima Glevinski Alves de Lima

    ResponderExcluir
  9. A importãncia da história em quadrinhos é que desenvolve o gosto pela leitura.
    2 A leitura de imagens leva o aluno a ter um,a leitura de mundo.
    3 A alfabetização do aluno que tem deficite de aprendizagem pode dar-se pela história em quadrinhos.
    Cleusa FP Monteiro

    ResponderExcluir
  10. 1-trabalhar com os alunos a historia em quadrinhos.
    2-importante para a leitura.
    3-pedir para o aluno criar a sua propria historia em quadrinho.
    beatriz p.

    ResponderExcluir
  11. gostei muito de saber a história em quadrinhos,na qual eu ainda não tinha conhecimento de que era tão antiga.
    a história em quadrinhos é importante para o aprendizado do aluno pois,ela é atraente,e estimula a criatividade dos alunos.
    A história em quadrinhos é uma ferramenta essencial para se trabalhar com as crianças com deficiência visual,auditiva,etc.
    Silvete Wendt Alves Pereira.

    ResponderExcluir
  12. 1- Gostei de ter relembrado dos tempos em que eu lia histórias em quadrinhos, interessante a história da origem dos quadrinhos.
    2- Através das histórias em quadrinhos despertar o gosto pela leitura,leitura das imagens (alfabetização).
    3- O poder da palavra e da imagem é forte nas histórias em quadrinhos.

    Marília Juraszek Sausen

    ResponderExcluir
  13. acredito que tudo o que é relacionado a educaçao, torna-se importante para a melhoria da mesma. principalmente quando trata-se do ludico para a ampliaçao do conhecimento. falo do ludico em se tratando das histórias em quadrinhos, porque, para a criança ou adolecente elas se tornam uma fonte de brincadeira e diversão, seja na hora de ler ou de criar personagens com enredos das histórias. sendo assim, a importancia das HQs dentro do contexto escolar faz toda a diferença. Mariléia.

    ResponderExcluir
  14. Olá. Achei importante os seguintes assuntos discutidos:
    1 - A mudança do aluno como espectador para criador, pesquisador de saberes, os quais perpetuar-se-ão nos HQ, é uma forma defendida pela entrevistada no 1º episódio (Sonia) que é muito importante para a autonomia na aprendizagem dos alunos;
    2 - Os HQs como um gênero textual que amplia a leitura por prazer dos alunos, tanto na escola, como nos lares;
    3 -Observar que a sequência de imagens nos é presente desde os mais remotos tempos.
    Marlon

    ResponderExcluir
  15. 1- O tipo de linguagem utilizada nos quadrinhos, não é algo massante, não torna a leitura cansativa e isso atrai o leitor;
    2- Uma forma de estímulo para a leitura, pois torna-se atrativo devido aos diálogos curtos e desenhos representativos;
    3- Os quadrinhos podem ser utilizados de várias formas como estratégia de aprendizagem, onde o aluno torna-se o agente de sua própria criação;
    Rúbia

    ResponderExcluir
  16. ANTONIO GONZAGA - PORTO UNIÃO25 de maio de 2011 às 12:40

    -A LITERATURA PODE ESTAR NOS QUADRINHOS EOS QUADRINHOS EM SALA DE AULA.
    -NOS QUADRINHOS EXISTEM DOIS CÓDIGOS: A IMAGEM E A LINGUAGEM ESCRITA.
    -O SUCESSO DOS QUADRINHOS JAPONESES NO MUNDO E BRASIL - MANGÁS

    ResponderExcluir
  17. Hoje as HQs são valorizadas como gêneros literários. três pontos importantes:
    1)tem linguagem própria;
    2)predominio do heroísmo;
    3)expressa pontos de vista, drama, humor, sátira...
    As HQs tem colaborado muito para as atividades didáticas e constituem um ótimo meio de aprendizagem.
    Elis (Antonio Gonzaga)

    ResponderExcluir
  18. Os pontos mais interessantes das Historias em Quadrinho são:
    1- A possibilidade do professor trabalhar em sala diferentes conteúdos;
    2- A maneira interessante que desperta a curiosidade e a vontade do aluno em ler para saber mais;
    3- A valorização da leitura de forma atrativa.

    Marcela.

    ResponderExcluir
  19. Para mim, o mais interessante foi:
    1- A abordagem histórica dos quadrinhos;
    2- A influência das historias em quadrinhos nas gerações, sendo até tratada por um pesquisador como algo negativo (gerador de violência)- sendo, na minha opinião, uma ideia errônea, pois as HQ despertam a imaginação e a criatividade;
    3- A aplicação deste recurso na educação, valorizando práticas pedagógicas.

    Maurílio.

    ResponderExcluir
  20. 1- desenvolver neurológico através da leitura em quadrinhos.
    2- influencia que os quadrinhos tem leitura.
    3- a importância dos quadrinhos na aprendizagem.



    Suzana

    ResponderExcluir
  21. 1- a relação dos quadrinhos com a aprendizagem.
    2- como o professor pode trabalhar os quadrinhos em sala de aula.
    3- a maneira como é feita a correção dos desenhos dos quadrinhos.



    Camyla

    ResponderExcluir
  22. OLÁ,ACHEI MARAVILHOSO ESSE PRIMEIRO BLOCO.
    AS TRÊS PARTES MAIS IMPORTANTES FORAM:
    1- AS ORIGENS DOS QUADRINHOS.
    2- PESQUISA DOS ALUNOS " LEITURA E PRODUÇÃO"
    3- OS HQs COMO GÊNERO TEXTUAL.

    CÍNTIA

    ResponderExcluir
  23. 1 a importancias das origens
    2 producao
    3 pesquisas de quagrinhos
    4 a liguagens noa quadrinhos
    janete

    ResponderExcluir
  24. Os pontos importantes:
    1-Tamanha abrangência da história em quadrinhos, e sua evolução;
    2-A linguagem, uma das melhores formas se encontra nos desenhos;
    3- A história em quadrinhos, estimula tanto a escrita como a criatividade artística das crianças.
    Elisete

    ResponderExcluir
  25. Para mim,o mais importante foi:

    1-Linguagem própria;
    2-Entrevista com jornalista;
    3-A importância na literatura.

    Jessica.

    ResponderExcluir
  26. Para mim conhecer a histórias em quadrinhos foi de grande valia, pois nos mostra o quanto é importante trabalhar com os alunos em sala de aula.
    -Além de mostrar a aproximação que o ser humano tem com elas (HQs)
    -Ela forma um leitor completo, a linguagem com o desenho (ilustração).

    - É uma ferramenta fabulosa na educação.
    Rita de Cássia Possamai

    ResponderExcluir
  27. *a importância na vida das pessoas
    *atrai públicos de todas as idades
    *para algumas pessoas história em quadrinhos não é apenas arte mas também uma paixão

    *Cristiane Sconhetzki

    ResponderExcluir
  28. 1-linguagem do gestual
    2-entrevista com a jornalista
    3-o comentário sobre a importançia da leitura dos quadrinhos
    Luzia

    ResponderExcluir
  29. 1-origens
    2-pesquisar a materia e desenvolve-la em sala de aula
    3a importancia das historias em quadrinhos em sala de aula
    marisa

    ResponderExcluir
  30. 1-A POSSIBILIDADE DO PROFESSOR TRABALHAR EM SALA DE AULA DIFERENTES CONTEÚDOS.
    2-A HISTÓRIA EM QUADRINHOS É UMA FERRAMENTA ESSENCIAL PARA SE TRABALHAR COM CRIANÇAS QUE POSSUEM DEFICIÊNCIAS.
    3-AS DICAS DA PROFESSORA.
    LUCIANE.

    ResponderExcluir
  31. 1o inicio das hq 2as varias formas de contexto que podem ser usados 3a importancia dentro da educacao MARLI

    ResponderExcluir
  32. 1 dica importante as origens.
    2 dica importante avanço das historias em quadrinhos.
    3 as formas como eram criadas as historias em quadrinhos.
    Joice e Sonia..

    ResponderExcluir
  33. 1- A utilização da internet e da tecnologia para a montagem e construção das Histórias em Quadrinhos.
    2- A importância das Histórias em Quadrinhos para incentivar mais interesse das crianças, jovens e até mesmo adultos.
    3- Trabalhando com Histórias em Quadrinhos você adquire conhecimentos tanto pelas palavras como também pelas imagens, estimula o desenvolvimento da inteligência visual, trabalhando juntamente com a leitura.
    Suélen Ignaszevski.

    ResponderExcluir
  34. 1-cada artista cria do seu jeito
    2-recurso de pesquisa
    3-impacto dos desenhos bem feitos
    silvia

    ResponderExcluir
  35. 1-linguagem propria
    2-entrevista dos jornalista
    3-comtribuem no desenvolvimento do aluno

    eli alves

    ResponderExcluir
  36. 1-linguagem propria
    2-gera interesse
    3-com a historia em quadrinhos tem o poder da palavra e da imagem
    roseli

    ResponderExcluir
  37. 1- A utilização dos quadrinhos como recurso pedagógico é considerado uma boa ideia.

    2- Seria de suma importância a utilização de histórias em quadrinhos em escolas, pois é uma das formas de chamar a atenção dos alunos para com a leitura pois possui bastante ilustrações.

    3- Achei interessante e pode sim ser utilizado como um recurso para a construção de novas aprendizagens podendo assim agir dentro do processo de ensino/aprendizagem dos alunos especialmente na alfabetização onde estão sendo inseridos no mundo da leitura.

    Maria Angélica

    ResponderExcluir
  38. 1-Professor não ter medo de se familiarizar com essa nova linguagem.

    2-Provoca a necessidade de interpretação.

    3-Ferramenta fabulosa;tem o poder da palavra, tem sedução. Combinação imbatível.

    Karina Mayer

    ResponderExcluir
  39. Olá achei importante os seguintes assuntos discutidos;
    1Uma forma de estímulo para a leitura;
    2A importância dos quadrinhos na aprendizagem;
    3Trabalhar os quadrinhos em sala de aula
    Elizete Aparecida de Lima

    ResponderExcluir
  40. 1-pesquisa dos quadrinhos
    2-origens das histórias
    3-contribuição para o gosto da leitura
    Rosilma

    ResponderExcluir
  41. OI.ADOREI A PRIMEIRA PARTE.....
    1.LINGUAGEM
    2.A IMAGEM MUITO IMPORTANTE
    3.A CURIOSIDADE
    Cristina

    ResponderExcluir
  42. achei de suma importância:
    1- a origem das histórias em quadrinhos, que vem desde as gravações nas paredes das cavernas;
    2- o uso dos quadrinhos em diversas áreas como material didático de ensino;
    3 - a tecnologia utilizada para confecção final dos quadrinhos.

    Ana Paula Zamboski.

    ResponderExcluir
  43. 1-Origem da historia.
    2-Leitura e produção.
    3-Amplia um universo de linguagem visual e literaria.
    Gerando interesse por assuntos ou temas para a aprendizagem do aluno.
    Elizete

    ResponderExcluir
  44. 1-Origem da história em quadrinhos ex:a arte egipcia
    2-A forma de interpretar pode ser através de leitura visual
    3- Internet e as possibilidades de seu uso para o aperfeiçoamento das historias em quadrinhos.

    Marili

    ResponderExcluir
  45. 1)Achamos interessante a origem da história em quadrinhos, pois este evente pode ser utilizado como uma forma de comunicação e expressão.
    2) Outro ponto interessante é a interpretação através das imagens, pois mesmo crianças que ainda não conseguem ler, fazem a leitura dos quadrinhos (pseudoleitura).
    3) O terceiro aspecto relevante é a questão da internet que dispõem muitas ferramentas para a produção de histórias, auxiliando na aprendizagem dos alunos em sala de aula. Andréia e Sibele

    ResponderExcluir
  46. 1°A produção de texto
    2° A linguagem visual
    3° O gosto pela leitura
    Janete

    ResponderExcluir
  47. achei interessante as historias em quadrinhos para interpretação textual.Ajuda os alunos a criar habitos de leitura.
    Carla

    ResponderExcluir
  48. 1- Tecnologia digital, melhoria das imagens.
    2- Origem das histórias em quadrinhos, desde a época das cavernas.
    3- Uso dos quadrinhos para fins de várias matérias, não só na disciplina de Arte ou Lingua Portuguesa, exemplo: datas comemorativas, entre outros assuntos.

    Elizandra e Vera Lúcia.

    ResponderExcluir
  49. 1-Origem das histórias em quadrinhos.Ex. desenhos em cavernas.
    2- A forma de interpretar através da leitura visual.
    3-Internet e as possibilidades de seu uso para o aperfeiçoamento das histórias em quadrinhos.
    Sueli

    ResponderExcluir
  50. 1- através da origem é que as crianças aprendem com mais facilidade, e entendem as atividades;
    2- através da história em quadrinhos podemos trabalhar o visual, através disso a criança sente-se mais criativa para desenvolver as atividades;
    3- a história em quadrinhos ajuda a criança a ter mais facilidade em ler, interpretar através dos desenhos.

    Maria da Luz de Oliveira

    ResponderExcluir
  51. 1) Os quadrinhos podem ajudar a despertar o interesse pela leitura nas crianças, mesmo as que ainda não foram alfabetizadas.
    2) A história em quadrinhos durante muito tempo foi desvalorizada, sem reconhecimento como uma ferramenta muito útil para a educação.
    3) Todas as disciplinas da educação podem ser trabalhadas a partir das histórias em quadrinhos, pois elas incentivam a leitura e também a construção do conhecimento.
    Alunas: Roberta Brandi e Eliane Schultz

    ResponderExcluir
  52. 1-A tecnologia utilizada hoje para fazer as histórias em quadrinhos e a disponibilidade deles em site.
    2-O uso dos quadrinhos em sala de aula.
    3-A origem das histórias em quadrinhos.

    karina \Salete

    ResponderExcluir
  53. o que achei importante foi:
    1ºOrigens=egipsios
    2ºAnos 30 até meados de 50 idade de ouro dos quadrinhos
    3ºForma de aprendizagem dentro da sala de aula
    Mª Angélica Barbosa

    ResponderExcluir
  54. 1-A leitura das historias em quadrinhos que influenciavam nas atitudes das crianças.
    2-A maneira de inserir as histórias em quadrinhos em varias materias
    3-Forma de produção o processo até se chegar á historia pronta, passo a passo.
    VÂNIA

    ResponderExcluir
  55. 1) Achei interessante as histórias em quadrinhos para trabalhar a interpretação e produção textual;
    2) A origem da criação das histórias em quadrinhos;
    3) A história em quadrinhos como ferramenta de aprendizagem e avaliação.

    Marilza

    ResponderExcluir
  56. 1- Origem das histórias em quadrinhos
    2-Produção em sala de aula
    3-Denvolvimento visual
    não tinha conhecimento da origem das histórias em quadrinhos achei muito interessante.

    DIRCE

    ResponderExcluir
  57. 1.Uso pelo professor das historias em quadrinho em sala de aula, em forma do aluno pesquisar um assunto estudado para elaborar uma historia.
    2. Como forma de estimulo para a leitura.
    3. A historia em quadrinhos é uma ferramenta qual desenvolve criatividade como muita facilidade dos alunos.


    GRACILENE

    ResponderExcluir
  58. Eu Daniela Soares,educadora,1º apreciei ter tido a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o trabalho com as Histórias em Quadrinhos conhecendo a origem desta atividade que vem desde a pré história com seus registros.2º saber das vantages que os quadrinhos podem ter enquanto recurso pedagógico e 3º da riqueza de imagens que proporciorão durante uma aula que explore os quadrinhos utilizando todos os meios de linguagem contidos nele!

    ResponderExcluir
  59. 1- a importancia dos quadrinhos na estimulação da aprendizagem das crianças;
    2- Questão historica da censura dos quadrinhos;
    3- Atualmente as historias em quadrinhos estão sendo consideradas a " nona arte", bem como a valorização da mesma, sendo utilizada em livros didáticos e questões avaliativas.

    Sandriele
    Marcelo

    ResponderExcluir
  60. 1) A origem das histórias em quadrinhos;
    2) A história em quadrinhos em sala de aula como ferramenta de aprendizagem;
    3) O processo de produção das histórias em quadrinhos.

    Ana Claudia

    ResponderExcluir
  61. 1- A importância das histórias em quadrinhos no desenvolvimento da aprendizagns em sala de aula.

    2- O uso da técnologia no desenvolviemnto das histórias para fins didatico dos professores.

    3- A forma de aprendizado transmitido através da leitura visual.

    Angela Maria Iachitzki

    ResponderExcluir
  62. Boa noite....

    Achei muito interessante o primeiro encontro...selecionei alguns intens para comentar....

    1 - Sobre a publicação do livro que criticava as histórias em quadrinhos falando que elas estavam influenciando nas atitudes das crianças quanto a violencia contida nas histórias.
    2 - A maneira de se inserir as HQ em diferentes disciplinas na escola...pois quando pensamos em leitura e histórias lembramos da disciplina de Lingua portuguesa.
    3 - Forma de produção - entender o processo de inicio até que se chegue á história pronta, passo a passo dentro da sala de aula...

    Cursista: Verediane Franco de Oliveira
    Pedagoga.... CEI Vinícius de Moraes

    ResponderExcluir
  63. 1-A estrutura das historias em quadrinhos as influencias nas atitudes das crianças e a critica quanto a violencia.
    2-A maneira de inserir as HQ em diferentes diciplinas trabalhadas nas escolas.
    3-Forma de produçao no seu processo final.
    josiane

    ResponderExcluir
  64. 1-sobre a publicaçao do livro que criticava as historias em quadrinhos falando que elas estavam insentivando nas atitudes das crianças quanto a violencia que contia nas historias
    2-A maneira de inserir as HQ em diferentes diciplinas na escola
    3-Forma de produçao desde o processo inicial ate que se chegue a historia pronta

    karine

    ResponderExcluir
  65. 1.E que, é muito importante se ater a linguagem das histórias em quadrinhos para atrair os leitores.
    2.Ao utilizar a imagem, ele amplia o universo de ligações neurais, pois abre mais uma linguagem para a sua apropriação do conhecimento.
    3.Os quadrinhos podem contribuir na formação dos alunos no desenvolvimento do gosto pela leitura e visual.

    Silvana Cristina Marinheiro Voigt

    ResponderExcluir
  66. O trabalho postado por janete no dia 31 de maio de 2011 as 14:42 foi realizado pela cursista Janete Nunes Steilein

    ResponderExcluir
  67. 1-Através dos Quadrinhos a aprendizagem torna-se mais fácil.
    2-Uma forma de estimulo para a leitura em varias matérias.
    3-Estimula tanto a escrita como a criatividade artística das crianças.

    Elaine Leithold

    ResponderExcluir
  68. Anônimo disse...
    1-Origem das histórias em quadrinhos.
    2-Contribui com a aprendizagem na sala de aula.
    3-Os quadrinhos podem contribuir na formação dos alunos no desenvolvimento do gosto pela leitura e oral, visual e desenvolve os dons artistícos.

    DIRCE...

    ResponderExcluir
  69. Andreia Schultz Milléo
    1) O mais interessante deste tema é o exemplo de transformar histórias clássicas em histórias em quadrinhos.
    2) Utilizá-las em sala de aula com os alunos é muito enriquecedor para os mesmos.
    3) O processo para a produção é muito criativo e desperta nos alunos a interpretação, curiosidade e criatividade.

    ResponderExcluir
  70. 1-Muito interessante trabalhar com quadrinhos em sala de aula,estimulando a leitura nas crianças.
    2-Pode-se trabalhar a linguagem e a criação.
    3- mas principalmente fazendo que a criança busque o interesse pela leitura, arte e porque não influenciar a criança a criar quadrinhos.
    Luciane C.

    ResponderExcluir
  71. 1-A POSSIBILIDADE DO PROFESSOR TRABALHAR EM SALA DE AULA DIFERENTES CONTEÚDOS.
    2-A HISTÓRIA EM QUADRINHOS É UMA FERRAMENTA ESSENCIAL PARA SE TRABALHAR COM CRIANÇAS QUE POSSUEM DEFICIÊNCIAS.
    3-AS DICAS DA PROFESSORA.
    Luciane Medeiros.

    ResponderExcluir