quarta-feira, 25 de maio de 2011

Atividade 1 - á Distância

Faça uma síntese do Texto 1: Quadrinhos Além dos Gibis.

Não esqueça de escrever seu nome antes de postar !

70 comentários:

  1. Cleusa F.P.Monteiro
    Quadrinhos alem dos gibis.
    As histórias em quadrinhos tiveram inicio com os gibis,mas desde as cavernas o homem sentia nescecidade nscecidade de registrar imagens, deixavam para seus filhos lições de sobrevivencia hoje as histrias em quadrinhos podem ser podem ser mais uma linguagem de comunicação para o professor em sala de aula, esta linguagem não pode continuar relegada a uma arte menor.
    Varios artístas usaram estalinguagem

    ResponderExcluir
  2. Beatriz P.

    A historia em quadradinhos já existia na época dos homens das cavernas,eles rabiscavam formas primarias. Rabisco é instintivo em nos fazer escolher cores e formas. Mesmo que ininteligíveis, estão representando algo que criamos em nossa cabeça e em nossa mão,ainda não domada pela prática,esboça uma criação.Para ensinar aos filhos pequenas lições de sobrevivencia ,A solução pode ser desenhar a sequencia de uma caça ao antílope ou como obter fogo, O homem das cavernas usa pedras para rabiscar as paredes de sua moradia.Tmbém utiliza tintas das plantas e assim por diante.A Linguagem dos balões dos quadrinhos é tão coloquial e economica como a do twitter e seus 140 caracteres.,e continua moderna até hoje a linguagem dos quadrinhos não pode ser considerada arte menor,como há muito tempo vinha sendo taxada.Sua historia nos conta o quanto ela está inserida no estímulo á leitura e ao desenvolvimento de outras linguagens que vieram depois.,os textos incorporados aos desenhos,de tal forma que se torna uma verdadeira tira de quadadrinhos gigante.No século XVlll,na cidade de Época França ,temos até a invenção do balão saindo da boca de personagens com as falas coloquiais da época. Foi no século 19 que os desenhistas começaram a contar histórias através da linguagem dos quadrinhos.O Brasil se tornou pioneiros na criação da linguagem moderna dos quadrinhos com o italiano radicado no país,Angelo Agostini.A importancia da criação da historia em quadrinos é comemorada no dia 30 de janeiro.,incluindo oficialmente no calendario do país. Nesta data,em 1869.foi publicando o primeiro capitulo da histori.Vários artistas invadiram os jornais e revistas. No Brasil foi criada a revista Tico-Tico,que durou cerca de 57 anos (1905 a 1962) e nos trouxe os quadrinhos do excelente).A historia em quadrinhos veio para dentro das salas de aulas com atividades para as crianças como joguinhos e recorte e monte. Essa dinãmica recebeu elogios atŕ de Rui Barbosa,leitor da revista.Nos anos 60, surgiram os personagens de Mauricio de Sousa (Turma da Monica) e Ziraldo (Perere) entre outros.São tantos autores de quadrinhos brasileiros que seriam necessárias varias páginas para descrever suas criações.Podemos falar de um Jayme Cortez,desenhista de estilio próprio,e que comandou a era de ouro da HQ nacional nos anos 50 com a força dos quadrinhos de terror e aventura.O quadrinho está em nossa vida não apenas para dar margem ńossa diversão,mas para fkuir o que mais temos de humano - idéia E quem tem a idéia tem o poder no mundo.

    ResponderExcluir
  3. Através de rabiscos todos nós já desenhamos um dia, aquilo que nossa imaginação permitia, sempre representando algo interessante para nós. Nos primórdios da civilização humana, houve a necessidade pela própria sobrevivência de ensinamentos para as futuras gerações e estes eram representados através de símbolos desenhados na pedra. Hoje a linguagem utilizada nos quadrinhos é atraente e estimula a leitura e a imaginação de todos, e por isto utilizada no processo de ensino aprendizagem, torna-se um recurso viável e importante, porém pouco explorado pelos educadores. As histórias em quadrinhos fornecem elementos para o entendimento, desta forma como comunicação visual e impressa. Historicamente as historias em quadrinhos, através de seus diversos autores, vem sendo um ferramenta pedagógica importante que precisa ser explorada pelos professores, como diversão,entretenimento e possibilidades de aprendizagem nas diversas áreas.

    Ana Maria

    ResponderExcluir
  4. É interessante pensar que já na Pré-História o homem primitivo desenhava nas paredes das cavernas em que morava, cenas de sua própria vida: homens armados de lança, correndo atrás de sua caça. Eram desenhos contando uma história, a história de suas caçadas. Pode-se dizer que assim começaram as histórias em quadrinhos. Muito tempo depois, no Egito, sua escrita, os hieróglifos, já eram uma mistura de letras e desenhos em continuação. Desde então, as HQs evoluíram bastante. Difundidos em revistas e jornais, os quadrinhos se tornaram um dos mais importantes veículos de comunicação de massa e criaram linguagem própria, com uma série de signos inovadores, em grande parte incorporada posteriormente pelo cinema, pela televisão e pela publicidade.
    As tirinhas de jornal e as revistas de HQs, tornaram-se inquestionavelmente o maior e mais influente campo iconográfico da História, com bilhões de ilustrações produzidas desde 1900 ou um pouco antes.
    Nos anos de 1895-1900 surgiram nas tiras de jornais dominicais nos Estados Unidos, os primeiros personagens das HQs. Dentre os quais, o primeiro a fazer fama: Yellow Kid, de Richard Outcault.
    A década de 30 trouxe ainda criações quase imortais para os quadrinhos, que introduziram a aventura como tema principal. Alex Raymond, criou Flash Gordon, Jim das Selvas e o agente secreto X-9. Chester Gould criou Dick Tracy. Lee Falk concebeu o Fantasma e o Mandrake.
    Muitos estudiosos querem o crédito pela invenção do gênero ao cartunista italiano Angelo Agostini, que, radicado no Brasil, escreveu, em 1869 (muito antes de Yellow Kid), As Aventuras de Nhô Quim. Em 1905 começaram a surgir outras histórias em quadrinhos nacionais com o lançamento da revista O Tico-Tico. Em meados de 1930, Adolfo Aizen lançou o Suplemento Juvenil, com o qual introduziu no Brasil as histórias americanas. O sucesso o levou a editar mais duas revistas: Mirim e Lobinho. Em 1937, Roberto Marinho entrou no ramo com O Globo Juvenil e dois anos depois lançou o Gibi, nome que passaria a ser também sinônimo de revistas em quadrinhos. Na década de 50, começaram a ser publicados no Brasil, pela Editora Abril, as histórias em quadrinhos da Disney. A partir da década de 60, multiplicaram-se as publicações e os personagens brasileiros. Destaque para Pererê, de Ziraldo. Maurício de Sousa é o maior nome dos quadrinhos nacionais. Foi o único a viver exclusivamente dos lucros de suas publicações. A Turma da Mônica é o maior sucesso do ramo no país, em todos os tempos.
    Não podemos negar que as HQs fazem parte da história da humanidade.

    Rúbia M. Waldmann

    ResponderExcluir
  5. Toda pessoa, pelo menos uma vez na vida fez um rabisco, tentando expressar no papel uma imagem que tem na cabeça. Desde os primórdios os desenhos já eram uma forma de comunicação, de passar conhecimentos através da arte, No principio, os homens registravam nas cavernas seus desenhos marcando com pedras e tintas extraídas das plantas.Eram imagens de caça, pesca e até como fazer filhos, era uma forma de sobrevivência, de passar seus conhecimentos ao grupo futuro.Sendo assim, surgiu a arte sequencial ou história em quadrinhos, uma linguagem criada pelos primórdios.Na Idade Média os desenhos ganharam força, por exemplo: nas igrejas a Via Sacra de Jesus, nos tumulos dos faraós, na tapeçaria de Bayeux (uma verdadeira tira de quadrinhos gigante). No século XV, Gutemberg inventou a prensa e aí surgiu a imagem impressa. Os primeiros desenhos foram charges criticando a monarquia. No século XIX, em 1827, Rudolph Topffer publicou M. Vieux-Bois, considerado por Goethe um romance caricaturado.
    Em 1865 foi criada a obra " Max und Moritz", pelo alemão Wilhelm Bush, repleta de violência e serviu de inspiração para a série " Sobrinhos do Capitão", de Dirks.
    Surgiram as revistas paulistas "Diabo Coxo"(1964) e " O cabrião" (1966).
    Em 1969, foi criada " As aventuras de Nhô Quim", uma história das passagens de uma viagem de MG ao RJ. Graças a essa série, foi instituido no dia 30 de janeiro "O dia do Quadrinho Brasileiro".
    No Brasil, a revista Tico-Tico durou cerca de 57 anos.
    Nos EUA, criou-se a "Yellow Kid". Nos anos 20, 30 e 40 os quadrinhos viraram febre nos EUA, surgindo em 1929 os personagens Buck Rogers e Tarzan, depois surgiram o Príncipe Valente, Flash Gordon, Agente X-9, Mandrake, Super-Homem, Fantasma e Batman. Em 1934, Adolfo Aizen trás personagens dos EUA para o Brasil.
    Roberto Marinho, não ficando para trás, criou "O globo juvenil". Em 1950, a Editora Abril foi criada e com ela vieram os primeiros gibis da Disney, pelas mãos de Vitor Civita, sendo seu primeiro sucesso o "Pato Donald". Nos anos 60, surge a "Turma da Mônica", de Mauricio de Souza e "Perere" de Ziraldo, sendo que este autor apresentou ainda "O menino Maluquinho".
    Também se destacaram nois quadrinhos brasileiros, os personagens de humor: Angelí, Laerte e Glauco. Os artistas que produziam para o mercado estrangeiro eram: Ross, Gabriel Bá, Fabio Moon e Ivan Reis.

    Cleonice de F. G. A. de Lima

    ResponderExcluir
  6. É interessante pensa que nos primordios da civilização humana,algum anonimo se atreveu a rabiscar nas paredes de sua caverna e já sentindo como uma necessidade e não um passatempo,pois pessoas com 35 anos eram consideradas velhas e morriam cedo por falta de tratamento.Então,o que fazer para ensinar seus filhos as lições de sobrevivência num mundo selvagem?
    Assim,aquele simples homem,mas de uma sabedoria inexplicável,pegou uma pedra e fez rabiscos nas paredes tentando mostrar como se fazia,desde matar,caçar ou plantar.Mas tarde descobriu tintas que podiam ser tiradas de plantas.
    E assim foi por longos anos se aprimorando cada vez mais.
    Quando nos falam em criadores de histórias em quadrinhos,nos lembra diretamente em Maurício de Souza e me surpreendeu o texto onde diz que,no Brasil,um dos pioneiros na criação foi um italiano radicado no Brasil com o nome de ANGELO AGUSTINI e que somente nos anos 60 surgiu Maurício de Souza com a turma da Monica e Ziraldo com o Pererê,e depois outros como Angelí,Laerte e Glauco.
    Portanto,a origem da linguagem dos quadrinhos,se confunde com a história da humanidade.Assim como um simples desenho de uma cça,que não desenha mais nas paredes da caverna,mas nas paredes de sua casa ou num computador,pergunto:quem é que,qdo cça,não vivia emprestando ou trocando gibis p/ ler?Juntava todo e qualquer dinheirinho que ganhava p/ poder comprar um gibi novo.Como era bom!!!
    Como o próprio texto nos diz que o quadrinho está em nossas vidas não apenas p/ dar margem à nossa diersão,mas p/ deixar fluir o que mais temos de humano- a idéia.
    TÂNIA KNOREK

    ResponderExcluir
  7. As histórias em quadrinhos comecaram no Brasil no século XIX, adotando um estilo satírico conhecido como cartuns, charges ou caricaturas e que depois se estabeleceria com as populares tiras. A publicacão de revistas próprias de histórias em quadrinhos no Brasil comecou no início do século XX
    Os quadrinhos são importantes ferramentas na aprendizagem, pois desenvolvem muitas formas e maneiras de transmitir o conteúdo proposto. Eles nos remetem ao estímulo do cérebro, a leitura de imagens, ao conhecimento, ao interesse, a inteligência visual,etc.
    Portanto, os quadrinhos fazem parte de nossa vida,pois nos dão o poder das idéias.
    SILMARA KARVAT

    ResponderExcluir
  8. Vanessa Bachmann

    Os quadrinhos são tão antigos quanto a humanidade e ajuda a contar a nossa própria historia.
    Assim como no tempo das cavernas os desenhos eram utilizados para ensinar, ainda hoje se pode fazer isso, pois as imagens também falam , também são um gênero textual e mesmo uma pessoa analfabeta, surda ou uma criança que ainda não lê, são capazes de entender as mensagens transmitidas através dos desenhos.
    A HQ passou por grandes transformações ao longo do tempo, até os padrões atuais, temos hoje grandes autores de quadrinhos, e nós como professores devemos nos utilizar deles em sala de aula, pois "o quadrinho está em nossa vida não apenas para dar margem à diversão, mas para deixar fluir o que mais temos de humano - a ideia. E quem tem a ideia tem o poder no mundo."
    Então porque não utilizar em sala de aula essa "ideia".

    ResponderExcluir
  9. É MUITO INTERRESANTE IMAGINAR QUE NOS TEMPOS DAS CAVERNAS,JÁ TINHA NECESSIDADE DE RABISCAR AS PAREDES PARA SE CONTAR SUAS PROPRIAS HISTÓRIAS.E ASS8IM SURGIU AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS,E NO BRASIL O PIONEIRO FOI ITALIANO RADICADO NO BRASIL ANGELO AGOSTINI,E A PARTIR DOS ANOS 60 VEIO MAURICIO DE SOUZA,ZIRALDO,ENTRE OUTROS.
    É,AS HISTORIAS EM QUADRINHOS FAZEM PARTE DE NOSSAS VIDAS,QUEM NUNCA LEU UM GIBI E SE DIVERTIU COM ELE.
    MARLI P.

    ResponderExcluir
  10. HQs além dos gibis

    As HQs é tão importante como um livro de histórias.
    pode ter poucas palavras, mais a nossa imaginação ultrapassa limites. As HQs foi muito util no sec, XVII, pois poucas pessoas eram alfabetizadas nesta época, as HQs qualquer pessoa consegue observa-la e compreende-la. O Brasil se torna um dos pioneiros na criação e divulgação dos quadrinhos. As HQ teve uma grande evolução no Brasil, pois hoje existe o dia do quadrinho brasileiro, que é 30 de janeiro. A origem da HQ pode ser comparada com a origem da humanidade. Os quadrinhos esta em nosso dia-a-dia, não para nos divertir, mais sim para pormos nossas idéias em prática.

    Cristiane Sconhetzki

    ResponderExcluir
  11. Concordo com o texto “ Quadrinhos além dos gibis”, quando refere-se ao rabisco como criação. A história da humanidade está marcada por rabiscos instintivos. Além de ser uma arte, a linguagem sequencial permitiu a sobrevivência, acumulando informações para a evolução histórica. Os rabiscos nas paredes da caverna não se tratavam de uma brincadeira, mas sim de uma necessidade de ensinamento aos menos experientes.
    Do início da civilização aos dias atuais, a arte sequencial ou quadrinhos é utilizada. Atualmente é dotada de mais cores e formas atrativas, mas com um objetivo principal: estimular a leitura e desenvolver outras linguagens. A leitura da imagem sobreviveu até o século XXI, por que é facilmente entendida por qualquer público, pode ser feita até mesmo por analfabetos.
    A invasão da imagem pelo mundo se deu a partir da invenção da imprensa. Serviu para criticar a monarquia, depois para contar histórias, quadrinizar fatos jornalísticos, até mesmo novela gráfica e desenhos animados. Personagens como Pato Donald, Turma da Mônica, Pererê e Menino Maluquinho, atingiram o gosto popular. Ziraldo e Mauricio de Souza, atualmente são ícones para os professores, seus livros e gibis complementam a atuação pedagógica, principalmente na alfabetização.
    As histórias em quadrinhos alem de diversão, proporcionam a exploração do imaginário.

    DAIANE FIGURA

    ResponderExcluir
  12. Suélen E. Ignaszevski.

    Quadrinhos além dos Gibis.
    Todo e qualquer rabisco que façamos tem um sentido, é uma criação instintiva. Desde os nossos antepassados existinham rabiscos e desenhos nas paredes das cavernas e até hoje usamos desenhos, e uma das formas que usamos é em quadrinhos. Esses quadrinhos foram se estendendo durante o tempo de maneiras diferentes, se torna mais fácil a compreenção de uma história se ela for em quadrinhos, até mesmo para algumas crianças que possuem necessidades especias os quadrinhos podem ajudar no entendimento.
    Em 1895, Richard F. Outcault, criou uma HQ onde os balõezinhos vinham dentro dos desenhos, e não, abaixo como era de costume, e então alguns historiadores americanos, marcam desde dai o início das HQ, mas é a mesma coisa que dizer que o cinema mudo não era cinema e só virou cinema depois que vieram as falas.
    A partir de 1929 as HQ estouraram, e, foi quase que como uma febre no mundo inteiro. Em meados de 1960, Maurício de Souza trouxe-nos personagens muito conhecidos hoje em todo mundo, A Turma da Mônica, usada até mesmo por professores para tornar mais fácil a aprendizagem de seus alunos.
    Sendo assim podemos dizer que as HQ são muito antigas e se estenderam até os dias de hoje em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  13. Toda criança rabisca se dermos um papel e lápis para ela. Antigamente se rabiscava nas paredes das cavernas, o homem utilizava pedra para os rabiscos, mais tarde utilizava tintas de plantas. Veio dos primordios e continua moderna até hoje, a linguagem dos quadrinhos, está inserida no estímulo a leitura e desenvolviemnto de outras linguagens.No séc. 19, os desenhista começaram a contar histórias através da linguagem dos quadrinhos. Em 1895, nos EUA, era criado o personagem Yellow Kid, na verdade uma charge de um garoto de bairro periférico de Nova York, que fazia crítica social. Nos anos 60, surgiam os personagens de Maurício de Sousa (Turma da Mônica) e Ziraldo Pererê), entre outros. Os autores de histórias em quadrinhos brasieliros são muitos, assim, seriam necessárias várias páginas para descrever suas criações. Os quadrinhos estão presentes em nossas vidas, e dão margem para muita diversão, mas para deixar fluir o que mais temos de humano: a ideia.

    Elizandra Guimarães dos Santos.

    ResponderExcluir
  14. Quadrinhos além dos gibis!Qualquer pessoa mesmo sem se dar conta já fez algum desenho na sua vida.Mesmo considerando-se com um rabisco,representa uma forma de expressão de formas e cores,logo é uma criação de nossa cabeça.Esta desde os primórdios dos tempos,com os homens das cavernas, que deixaram os seus registros, que não era uma brincadeira mais uma necessidade, uma maneira de ensinar os mais jovens lições de sobrevivência.Os primeiros desenhosforam feitos com pedras depois desenhavam com tintas extraidas de plantas e assim foi evoluindo!Ja naquelaépoca os desenhos apareciam em partes sequênciais que formavam uma história,é o que hoje chamamos de quadrinhos.As histórias em quadrinhos são um estímulo a leitura.Assim como os homens das cavernas entendiam as pinturas das paredes, também as crianças tem facilidade em acompanhar os quadrinhos,e graças a contribuição de Gutemberg(séc.XV),que inventou a prensa essa arte pode ser ainda mais difundida,Considerando que foi apenas no séc.XIX que as histórias em quadrinhos ganharam seu espaço pelas mãos de seus desenhistas.Angelo Agostini foi quem iníciou com a linguagem dos quadrnhos no Brasil por volta de 1864.No dia 30 de janeiro de 1869 foipublicado o primeiro capítulo da história dos quadrinhos,esta data é tida como o Dia do Quadrinho Brasileiro.A linguagem dos quadrinhos é para utlização dentro das escolas.Os personagens dos quadrinhos americanos chegaram ao Brasil em 1934 com Adolf Aizem,da editora Ebal. O jornalista Roberto Marinho criou em seguida O Globo Juvenil,publicados em cores, e essa febre logo contagiou a todos os jovens!Em 1951 foi criada a editora Abril que nos trouxe os primeiros gibis da Disney pelas mãos de Vitor Civita. Em 1960 surgiram os personagem de Mauricio de Souza, A Turma da Mônica, e Pererê com Ziraldo.Outro sucesso de Ziraldo foi o Menino Maluquinho! Com a Turma da Mônica, Maurico de Souza ja conseguiu chegar a mais de 30 paises,Tanto Ziraldo com Mauricio de Souza,enquanto educadores, utilizam-se dos gibis para alfabetizção em sala de aula.Atualmente são tantos os autores de quadrinhos brasileiros enriquecendo essa arte milenar.Através dos quadrinhos é possível dar asas a imaginação,deixar fluir idéias,criar um mundo através das imagens sequênciais! Por:Daniela Soares.

    ResponderExcluir
  15. Desde pequenos todos nós desenhávamos, criavámos formas que nos representava algo, mesmo que fossem apenas rabiscos, era nossa criação.
    Nos tempos antigos, o desenho era muito utilizado, pois como os seres não tinham uma vida muito longa, desenhavam na parece ensinando seus filhos formas do que faze para sobreviver,desenhos que hoje são conhecidos como quadrinhos ou arte sequencial.
    Com o passar do temp, a arte sequencial foi passando por modificações e cada vez mais valorizada, até chegou o momento em que começou a ser impressa.
    no início, eram apenas charges em revistas e jornais para o público juvenil, logo começou a criar H.Q.s, foi quando as falas das personagens entravam nos quadrinhos em forma de balão.
    Daí em diante surgiram diferentes autores, os mais conhecidos foram Vitor Civita que criou "Pato Donald", Maurício de Sousa que criou " A Turma da Mônica" e Ziraldo que criou " O Menino Maluquinho", todos estes com um grande público de fãs até hoje.
    Qualquer um de nós é capaz de criar, sejam os homens desenhando nas cavernas, ou as crianças na tela do computador, todos somos capazes.


    Camyla

    ResponderExcluir
  16. Desde os primórdios dos cavernas, já deixavam os seus registros,nas paredes das cavernas como forma de se comunicar com outras pessoas, não era uma brincadeira mais uma necessidade, uma maneira de ensinar os mais jovens lições de sobrevivência.Os primeiros desenhos foram feitos com pedras depois desenhavam com tintas extraidas de plantas e assim foi evoluindo!Ja naquela época os desenhos apareciam em partes sequênciais que formavam uma história,é o que hoje chamamos de de histórias em quadrinhos.As histórias em quadrinhos são um estímulo a leitura para nossos alunos.Assim como os homens das cavernas entendiam as pinturas das paredes, também as crianças tem facilidade em acompanhar os quadrinhos,e graças a contribuição e o gosto pela leitura que hoje temos excelentes leitores. Desde pequenos todos nóscriação.
    Nos tempos antigos, o desenho era muito utilizado, pois como os sereseus filhos como sobreviver.Desenhos que hoje são conhecidos como quadrinhos ou arte sequencial.O Brasil se tornou um dos pioneiros na criação da linguagem moderna dos quadrinhos com o italiano radicado no país,Angelo agostini.
    O quadrinho esta em nossa vida não apenas para dar margem à nossa diversão,mas para deixar fluir o que mais temos de humano- a ideia. E quem tem a ideia tem o poder no mundo.
    Profª janete

    ResponderExcluir
  17. HQs além dos gibis

    As HQs é tão importante como um livro de histórias.
    pode ter poucas palavras, mais a nossa imaginação ultrapassa limites. As HQs foi muito util no sec, XVII, pois poucas pessoas eram alfabetizadas nesta época, as HQs qualquer pessoa consegue observa-la e compreende-la. O Brasil se torna um dos pioneiros na criação e divulgação dos quadrinhos. As HQ teve uma grande evolução no Brasil, pois hoje existe o dia do quadrinho brasileiro, que é 30 de janeiro. A origem da HQ pode ser comparada com a origem da humanidade. Os quadrinhos esta em nosso dia-a-dia, não para nos divertir, mais sim para pormos nossas idéias em prática.

    Luciane.

    ResponderExcluir
  18. Quando pensamos em rabiscos, desenhos ,pinturas e tudo mais lembramos de como tudo começou lá nas primeiras civilizações humana quando se desenhava nas paredes das cavernas e de como as pessoas usavam isso para a comunicação entre os povos.Vem dai a importância das historias em quadrinhos e da forma de usar essa comunicação pouco conhecida e que vem as poucos conquistando seu espaço dentro das multiplas linguagens.
    As historias em quadrinhos estão em nossas vidas não apenas como momento de diversão ,ler por ler ,mas como forma de deixar fluir nossas ideias ,pensamentos e angustias do dia a dia.E quem tem ideia tem o poder no mundo.
    VANIA

    ResponderExcluir
  19. É interessante pensa que nos primordios da civilização humana,algum anonimo se atreveu a rabiscar nas paredes de sua caverna e já sentindo como uma necessidade e não um passatempo,pois pessoas com 35 anos eram consideradas velhas e morriam cedo por falta de tratamento.Então,o que fazer para ensinar seus filhos as lições de sobrevivência num mundo selvagem?
    Assim,aquele simples homem,mas de uma sabedoria inexplicável,pegou uma pedra e fez rabiscos nas paredes tentando mostrar como se fazia,desde matar,caçar ou plantar.Mas tarde descobriu tintas que podiam ser tiradas de plantas.
    E assim foi por longos anos se aprimorando cada vez mais.
    Quando nos falam em criadores de histórias em quadrinhos,nos lembra diretamente em Maurício de Souza e me surpreendeu o texto onde diz que,no Brasil,um dos pioneiros na criação foi um italiano radicado no Brasil com o nome de ANGELO AGUSTINI e que somente nos anos 60 surgiu Maurício de Souza com a turma da Monica e Ziraldo com o Pererê,e depois outros como Angelí,Laerte e Glauco.
    Portanto,a origem da linguagem dos quadrinhos,se confunde com a história da humanidade.Assim como um simples desenho de uma cça,que não desenha mais nas paredes da caverna,mas nas paredes de sua casa ou num computador,pergunto:quem é que,qdo cça,não vivia emprestando ou trocando gibis p/ ler?Juntava todo e qualquer dinheirinho que ganhava p/ poder comprar um gibi novo.Como era bom!!!
    Como o próprio texto nos diz que o quadrinho está em nossas vidas não apenas p/ dar margem à nossa diersão,mas p/ deixar fluir o que mais temos de humano- a idéia.
    Luciane Medeiros.

    ResponderExcluir
  20. Quadrinhos além dos gibis

    A HQs vem passando por muitas transformações, pois o inicio foi com os rabiscos nos tempos das cavernas. Todo e qualquer rabiscos que uma criança possa fazer tem um sentido. Maurício e Ziraldo são ícones para os educadores, do qual fazem o uso para alfabetização em sala de aula. Com isto podemos perceber que as HQs são grandes aliado aos educadores. E afinal quem nunca leu histórias em quadrinhos?
    Rita de Cassia Possamai

    ResponderExcluir
  21. Quem não leu gibis na sua vida esta perdendo uma motivação para sua idéias.Muitos de nos já fizemos alguns rabisco ou formas primitiva do desenho.Assim também foi o que pegou a pedra para rabiscar na paredes de sua moradia, também ele utilizou plantas para fazer as tintas.Hoje essa linguagem é chamada historias em quadrinhos ou arte sequencial no mundo da leitura.A imagem vem trazer o que mais importante a linguagem.
    O Brasil se tornou um dos pioneiros na criação da linguagem moderna dos quadrinhos com o italiano radicado no país, Angelo Angostini.Assim o Brasil contribuiu e esta trazendo mais importância aos autores e levando a escola para alfabetização ou ate na transformação da idéias de muitos brasileiros.
    Elizete

    ResponderExcluir
  22. Qualquer criança rabisca algo, basta dar a ela um lápis e papel. Os rabiscos tiveram seu início nos primórdios da civilização humana, uma forma de alfabetização, ou seja, sobrevivência.A modernidade e o aparato tecnológico, contribuíram na divulgação e no aperfeiçoamento dessa ferramenta, tão útil.Por conjugarem dois dos principais elementos da comunicação humana: o desenho e a escrita.
    Foi no século 19 que os desenhistas começaram a contar histórias através da linguagem dos quadrinhos. Uma forma interessante, e democrática, de se contarem histórias. Para os pequeninos, funcionam ainda como introdução ilustrada à literatura.
    O Brasil se tornou pioneiros na criação da linguagem moderna dos quadrinhos com o italiano radicado no país, Angelo Agostini. A importância da criação da historia em quadrinhos é comemorada no dia 30 de janeiro,incluída oficialmente no calendário do país. Nesta data,em 1869,foi publicado o primeiro capitulo da história. Vários artistas invadiram os jornais e revistas. No Brasil foi criada a revista Tico-Tico, que durou cerca de 57 anos (1905 a 1962) e nos trouxe os quadrinhos do excelente J. Carlos de Luiz Sá. A história em quadrinhos veio para dentro das salas de aulas com varas atividades para as crianças como joguinhos e “ recorte e monte”. Essa dinâmica recebeu elogios até de Rui Barbosa, leitor da revista.
    Nos anos 60, surgiram os personagens de Mauricio de Sousa (Turma da Monica) e Ziraldo (Pererê) entre outros. São tantos autores de quadrinhos brasileiros que seriam necessárias varias páginas para descrever suas criações.Podemos falar de um Jayme Cortez,desenhista de estilo próprio,e que comandou a era de ouro da HQ nacional nos anos 50 com a força dos quadrinhos de terror e aventura.Não podemos esquecer na nova geração com Angelí,Laerte e Glauco, com seus personagens de humor.Os artistas que produzem até para o mercado americano, como Ross, Gabriel Bá, Fabio Moon e Ivan Reis. Enfim temos os melhores do mundo.
    O quadrinho está em nossa vida não apenas para dar margem à nossa diversão, mas para fluir o que mais temos de humano – a ideia. E quem tem a ideia tem o poder no mundo.
    Os gibis, com certeza é o labor de muita gente. Dando um sentido amplo para quem gosta de ler, e contar as histórias em quadrinhos, pois ela acorda a arte, o conhecimento e a discussão sobre vários temas, especialmente sobre ética.
    Elisete Moissa Reinert

    ResponderExcluir
  23. Angela Maria Iachitzki

    Quadrinho alem dos gibis

    Contar histórias através de desenhos é algo de que se encontra vestígios desde a pré-história. As pinturas rupestres, Histórias contadas através de desenhos são encontradas nas paredes das grandes pirâmides do Egito e no livro dos Mortos, também escrito no antigo Egito, relatando as diferentes fases do percurso da alma até o além.
    Com o avanço da imprensa, da tecnologia e dos novos meios de impressão possibilitam o desenvolvimento desse meio de comunicação em massa em busca de novos meios de comunicação e expressão gráfica e visual
    Entre alguns precursores estão o suíço Rudolph Topffer, o alemão Wilhelm bush, o francês Georges e o brasileiro, Angelo Agostini considerados grandes autores nas historias em quadrinhos.
    A leitura de histórias em quadrinhos pode contribuir para a formação do gosto pela leitura porque ao ler histórias em quadrinhos a criança envolve-se numa atividade solitária e não movimentada por determinado período de tempo, que são características pouco freqüentes nas atividades de crianças pré-escolares ou no início da escolarização. Também porque, estando mais próximas da forma de raciocinar destas crianças, elas podem mais facilmente lê-las, no sentido de retirar delas significados, o que seria menos provável com outros tipos de leitura. Além disso, pode-se esperar que uma criança para quem a leitura tenha se tornado uma atividade espontânea e divertida, esteja mais motivada a explorar outros tipos de textos (com poucas ilustrações), do que uma outra criança para quem esta atividade tenha sido imposta e se tornado enfadonha.
    Segundo Mendes (1990/1), as histórias em quadrinhos, enquanto recurso didático, apresentam a vantagem de serem de fácil acesso e não exigirem mediadores técnicos para a sua leitura. Para a autora, “se por um lado o livro infantil e a escola caminharam sempre juntos e complementando-se mutuamente, o mesmo não ocorreu com as histórias em quadrinhos. Pelo contrário, as histórias em quadrinhos normalmente só seram lidas às escondidas do professor, entre uma aula e outra. Apesar de suas extraordinárias possibilidades como meio educativo, têm sido marginalizadas, exaltando-se somente a sua faculdade de entretenimento” (p. 53).
    Enfim as histórias em quadrinhos é um meio de comunicação de massas, cujas histórias são narradas através de imagens desenhadas e texto Inter-relacionados. Assim, vemos uma nova função da história em quadrinhos, afetando a educação do público infantil, em face da transmissão de ideologias, por trabalhar conceitos de vida e morte, alegria e tristeza, medo, insegurança, luta, agressividade, timidez, dentre outros tão importantes para quem se encontra em formação, ampliando assim os conhecimentos sobre o mundo, que a vida social exige.

    ResponderExcluir
  24. Ativ.1 Silvete.
    É muito importante hoje em dia a história em quadrinhos, pois ela é a própria linguagem, e qualquer criança rabisca algo, basta lhe entregar um papel e um lápis e pronto ela já começa a rabiscar,desde os tempos do homem da caverna, já se comunicavam através dos desenhos e por meio de gestos. A história em quadrinhos é um modo de se comunicar e enriquece o lado visual da criança e do adulto também hoje em dia com os recursos tecnológico qualquer pessoa pode ser um bom desenhista de histórias em quadrinhos.

    ResponderExcluir
  25. As histórias em quadrinhos são muito ricas ,vemos pelo aparecimento dela desde a idade média,onde eram feitos os desenhos nas paredes das cavernas.E com o passar do tempo ela só vem se aprimorando cada vez mais, seja na leitura ou na criação dos rabiscos que levam muitos a desenvolver o interesse pela arte de desenhar.
    Luciane C.

    ResponderExcluir
  26. Ana Claudia Adur

    Quadrinhos além dos gibis

    As histórias em quadrinhos já existiam desde os primórdios da civilização humana, quando o homem sente necessidade de transmitir seus conhecimentos a seus descentes, e começa desenhar em sequência nas paredes das cavernas. Também há exemplos da linguagem dos quadrinhos nos hieróglifos egpícios, nos panos e desenhos da Via Sacra de Jesus. Pois até o século XVII poucas pessoas eram alfabetizadas, por isso a imagem foi tão importante.
    Mas foi a partir do século XV que a imagem impressa ganhou o mundo, e apenas no século XIX que os desenhistas começaram a contar histórias em quadrinhos, e em 1827 o suíço Rudolph Topffer publicava M. Vieux-bois – um romance caricaturado segundo Goethe.
    O Brasil se tornou um dos pioneiros na liguagem moderna dos quadrinhos através de Ângelo Agostini, italiano radicado no país. No Brasil foi criada a revista Tico-Tico, que durou cerca de 57 anos (1905 a 1962) e nos trouxe os quadrinhos do excelente J. Carlos de Luiz Sá. A história em quadrinhos veio para dentro das salas de aulas com varas atividades para as crianças como joguinhos e “ recorte e monte”.
    Em 1895 surge nos EUA o personagem Yellow Kid de Richard F. Outcault, o qual incluiu os textos para dentro dos quadrinhos, pois antes os mesmos vinham separados na parte debaixo dos quadrinhos.
    Depois surgiram uma saga de super heróis nos quadrinhos, muitos deles viraram desenhos animados e até hoje encantam as crianças, como Tarzã, Super-Homem, entre outros.
    No Brasil, surgem nos anos 60 os personagens de Mauricio de Souza (Turma da Mônica) e Ziraldo (Pererê e Menino Maluquinho) que são ícones para professores e alunos, pois seus gibis e histórias estão presentes nos livros didáticos e nas salas de aula.

    ResponderExcluir
  27. Todos nós já desenhamos,ou melhor já rabiscamos em algum momento de nossa vida.Há porém,quem diga que rabisco não é desenho!Engana-se. O Rabisco é instintivo e nos faz escolher cores e formas. Os HQ existem desde os primórdios da civilização humana, e hoje é chamada de quadrinho ou arte seqüencial. Estão presentes nos hieroglifos egipcios, nos panôs e desenhos nas igrejas da via sacra de Jesus. Na época, poucas pessoas eram alfabetizadas por isso a imagem foi tão importante. Dessa forma ,qualquer um consegue compreender.Dessa maneira a linguagem dos quadrinhos não pode ser considerada arte menor, como a muito tempo vinha sendo taxada. A historia dos HQ nos mostra o quanto ela esta inserida no estimulo a leitura e ao desenvolvimento de outras linguagens. Em 1929, nos EUA surgiam os primeiros personagens de aventura e toda uma saga de super-herois que chegaram ate os dias de hoje.No Brasil,em 1934,Adolfo Aizen,traz dos EUA esses personagens para serem publicados no Brasil.Foram anos de grande disputa entre as editoras ,ajudando a aumentar ainda mais a febre de leitura pelos jovens da época.
    Foi só em 1950,com a criação da Editora Abril que chegariam os primeiros gibis da Disney,pelas mãos de Vitor Civita.Em meados dos anos 60,surgiam os personagens de Mauricio de Sousa (turma da mônica) e Ziraldo (Pererê)dois artistas que são ícones para os professores,que costumam utilizar seus gibis e livros para ajudar na alfabetização das crianças nas salas de aula.
    Temos os quadrinhos como parte de nossa vida,não apenas para dar margem á nossa diversão,mas para deixar fluir o que temos de humano - a idéia.

    karina de F.Gomes

    ResponderExcluir
  28. Os HQs
    Para se construir uma historia de HQs
    nao é necessario saber desenhar o que importa
    é usar a imaginaçao e desenvolver a criatividade
    usando uma boa linguagem.
    Josiane

    ResponderExcluir
  29. Anônimo disse...

    Quadrinhos além dos gibis..

    Mesmo com rabiscos ou formas primárias, todos nós desenhamos em algum momento em nossas vidas.rabisco é instintivo e nos faz escolher cores e formas, estão representando algo que criamos em nossa cabeça e nossa
    mão, ainda não domada pela pratíc, esboça uma criação.
    Nós primordios da civilização humana algum anônimo se atreveu a rabiscar nas paredes de sua caverna.não era uma brincadeira ,mas sim uma necessidade.as dificuldades de sobrevivência eram muitas A linguagem
    era a do gestual ou os sons de uma língua própria.o conhecimento era transmitido de um para outro.O Brasil se tornou um dos pioneiros na criaçao da linguagem moderna dos quadrinhos com o italiano radicado no país, Angelo Agostine.Nós anos 60,surgiram os personagens de Maurício de Souza(turma da Mônica)e Ziraldo(Pererê), entre outros.O quadrinho está em nossa vida não apenas para dar margem à nossa diversão
    mas pra deixar fluir o que mais temos de humano
    "a ideia".E quem tem a ideia tem o poder no mundo.Com um papél e um lápis podemos recriar o mundo, assim como os heróis que vieram mostrar que alguns milagres são possíveis.

    DIRCE

    ResponderExcluir
  30. Todos nós temos um modelo de desenho incorporado ao qual damos significado aos objetos. Um simples rabisco pode significarum personagem para a criança que o esta desenhando. O ponto que se objetiva chegar é que para criar uma história em quadrinhos não há necessáriamente a necessidade de desenhar perfeitamente os personágens mas a mensagem que se deseja transmitir a quem esta lendo, onde o leitor entenda a idéia do autor.

    Verediane Franco de Oliveira
    Cei Vinícius de Moraes

    ResponderExcluir
  31. É interessante pensar que já na Pré-História o homem primitivo desenhava nas paredes das cavernas em que morava, cenas de sua própria vida: homens armados de lança, correndo atrás de sua caça. Eram desenhos contando uma história, a história de suas caçadas. Toda pessoa, pelo menos uma vez na vida fez um rabisco, tentando expressar no papel uma imagem que tem na cabeça. Quando nos falam em criadores de histórias em quadrinhos,nos lembra diretamente em Maurício de Souza e me surpreendeu o texto onde diz que,no Brasil,um dos pioneiros na criação foi um italiano radicado no Brasil com o nome de ANGELO AGUSTINI e que somente nos anos 60 surgiu Maurício de Souza com a turma da Mônica e Ziraldo com o Pererê,e depois outros como Angelí,Laerte e Glauco. As histórias em quadrinhos começaram no Brasil no século XIX, adotando um estilo satírico conhecido como cartuns, charges ou caricaturas e que depois se estabeleceria com as populares tiras. A publicação de revistas próprias de histórias em quadrinhos no Brasil começou no início do século XX. A HQ passou por grandes transformações ao longo do tempo, até os padrões atuais, temos hoje grandes autores de quadrinhos, e nós como professores devemos nos utilizar deles em sala de aula. Os quadrinhos estão em nosso dia-a-dia, não para nos divertir, mais sim para colocarmos nossas idéias em prática,para aprimorar conhecimentos.
    Aluna :SALETE JULIANO PIANOSKI
    TURMA : 03

    ResponderExcluir
  32. O trabalho postado por profª janete no dia 07 de junho de 2011 as 10:26 foi pela cursista Janete Nunes Steilein

    ResponderExcluir
  33. No principio, os homens registravam nas cavernas seus desenhos marcando com pedras e tintas extraídas das plantas; acumulando informações para a evolução histórica. Na idade média os desenhos ganharam força: nas igrejas a Via Sacra de Jesus, nos tumúlos dos farós. Os primeiros desenhos foram charges criticando a monarquia.
    Atualmente os quadrinhos são dotados de mais cores e formas atrativas, com o objetivo de estimular a leitura e desenvolver outras linguagens. Com a invenção da Imprensa as imagens pelo mundo foi invadida.
    Em 30 de janeiro foi instituído o dia do Quadrinho Brasileiro. Personagens como Pato Donald, Turma da Monica, Pererê e Menino Maluquinho, atingiram o gosto popular.
    Através dos quadrinhos é possivel dar asas à imaginação, deixar fluir ideias e criar um mundo através das imagens.

    Silvana Cristina Marinheiro Voigt.

    ResponderExcluir
  34. QUADRINHOS ALÉM DOS GIBIS
    Quem não desenhou na vida? Mesmo quando criança, alguns rabiscos talvez. Mas isso não é de hoje os pré históricos desenhavam em suas cavernas, para guarda informações. Essa linguagem criada por eles é chamada “linguagem seqüencial”. Essa linguagem foi usada pelos egípcios nos hieróglifos, na igreja via sacra de Jesus... Na cidade de Épinal (frança )foi criada os balões saindo da boca de personagens.No século XV que Gutemberg fez a divisão dos quadrinhos ,que invadiu o mundo inteiro.Foi apenas no XIX que começaram a contar historias pelos quadrinhos.O Brasil se tornou um dos pioneiros na criação da linguagem moderna dos quadrinhos com o italiano Angelo Agostini.Na década de 20,30,40 do século XX,os quadrinhos viraram febre ,com a criação de heróis que migraram para cá e vieram pra ficar .No Brasil foram anos de grandes disputas dos jornais, em 1950 foi a criada a editora abril com os primeiros livrinhos da Disney com as historinhas do pato Donald.Nos anos 60 surgiram Mauricio de Souza (turma da Monica )e Ziraldo (Pererê,menino maluquinho) .Como todo mundo sabe esses personagens se tornaram muito famosos e são até hoje .E são tantos autores de quadrinhos brasileiros que se perde a conta.Então a linguagem dos quadrinhos anda lado a lado com historia da humanidade.E quem tem os quadrinhos na sua vida traz a diversão junto com a idéia e quem tem idéia tem o poder do mundo.

    Gracilene

    ResponderExcluir
  35. QUADRINHOS ALÉM DOS GIBIS!
    TODAS AS PESSOAS UMA VEZ NA VIDA FEZ DE SEUS DESENHOS E RABISCOS DE FORMA PRIMÁRIA.QUALQUER CRIANÇA RABISCA ALGO SE DERMOS UM LÁPIS E PAPEL A ELA.NO INÍCIO DAS CIVILIZAÇÕES HUMANAS ALGUÉM JA RABISCAVA NAS PAREDES DAS SUAS CAVERNAS.ELES DESENHAVAM EM SEQUENCIA CRIANDO UMA LINGUAGEM SEQUENCIAL.TEMOS EXEMPLOS TAMBÉM NOS PANOS E DESENHOS NA IGREJA DA VIA SACRA DE JESUS,E EM TÚMULOS DE REIS E TAPEÇARIAS.NO SÉCULO 19 OS DESENHISTAS COMEÇARAM A CONTAR HISTÓRIAS ATRAVÉS DOS QUADRINHOS.O BRASIL SE TORNOU PIONEIRO NA CRIAÇÃO DE QUADRINHOS COM O ITALIANO RADICADO NO PAÍS ANGÊLO AGOSTINI.NAS DECADAS DE 20,30 E 40 OS HQS VIRARAM FEBRE NOS ESTADOS UNIDOS.MAS FOI NOS ANOS 60 QUE NO BRASIL ZIRALDO CRIOU OS PERSONAGENS (PERERÊ E MENINO MALUQUINHO)E MAURÍCIO DE SOUSA CRIOU (TURMA DA MÔNICA) QUE FAZEM SUCESSO ATÉ HOJE.OS QUADRINHOS TORNARAM-SE UM INSTRUMENTO IMPORTANTE NA ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS ALÉM DE TRAZER DIVERTIMENTO A TODAS AS IDADES.
    MARIA ANGÉLICA BARBOSA

    ResponderExcluir
  36. Antigamente a comunicação era feita através de desenhos feito nas cavernas, para demonstrar como eram realizadas as caçadas, sua cultura, foi uma forma de registrar a sua história.
    Os desenhos todos conseguem ler e interpretar o que eles querem dizer, pois é feita uma interpretação dos desenhos.Os autores mais conhecidos atualmente no Brasil é Maurício de Sousa criador da Turma da Monica e Ziraldo com o Pererê, entre outros.

    SUELI S. ALVES

    ResponderExcluir
  37. Quadrinhos alem dos gibis
    O texto nos explica que os simples rabiscos,tem seu significado pois, escolhemos cores e formas para explicar algo.Na antiguidade no tempo da caverna os anonimos rabisacavam por necessidade de sobrevivencia e não por brincadeira.A linguagem usada no inicio da civilização é hoje chamada de quadrinhos ou arte sequencial como cita o texto.
    Os gibis tem função importante no estímulo de leitura de outros livros, um exemplo de arte sequencial é a via sacra de Jesus, difundidos na idade média.
    O texto destaca um trecho que me chama a atenção que é analfabetos,surdo-mudos,crianças e até os homens da cavernas entendiam a arte sequencial.
    O Brasil se tornou um dos pioneiros na criação da linguagem moderna dos quadrinhos, um nome conhecido na arte dos gibis é o brasileiro Luiz Sá.Na area dos Hqs infantil teve os personagens de Mauricio de Souza com a turma da Monica, o Ziraldo com menino maluquinho. Estes dois artistas Ziraldo e Mauricio são referencias para os professores, pois utilizam os seus gibis na alfabetização dos alunos em sala de aula.
    Os quadrinhos estão em nossas vidas não só por diversão, mas sim para deixar fluir a imaginação que o ser humano tem, e quem a tem, tem o poder do mundo.

    Marili P. de Matos

    ResponderExcluir
  38. Qualquer criança rabisca algo se dermos a ela um lápis e papel,isso já vem desde a época das cavernas.De la para ca só se vai aprimorando,usando a imaginação,criando um mundo atravez das imagens.HQ estão em nossas vidas não apenas dar margem a nossa diversão,mas para deixar fluir o que mais temos de humano,a ideia.

    Roseli

    ResponderExcluir
  39. Como podemos ver,os rabiscos vieram desde o tempo das cavernas,onde através destas imagens mostravam tudo aquilo que acontecia,nos dias de hoje não é diferente,pois todos nós se quisermos podemos contar através dos quadrinhos tudo que acontece em nosso meio!O Brasil se tornou um dos pioneiros na criação da linguagem moderna dos quadrinhos com o italiano Angelo Agostini.
    Os quadrinhos nos estimulam não só a leitura,mais também a termos idéias próprias.

    Elaine Leithold

    ResponderExcluir
  40. Toda pessoa, pelo menos uma vez na vida fez um rabisco, tentando expressar no papel uma imagem que tem na cabeça. Desde os primórdios os desenhos já eram uma forma de comunicação, de passar conhecimentos através da arte.
    No principio, os homens registravam nas cavernas seus desenhos marcando com pedras e tintas extraídas das plantas.
    Eram imagens de caça, pesca e até como fazer filhos, era uma forma de sobrevivência, de passar seus conhecimentos ao grupo futuro.
    Sendo assim, surgiu a arte sequencial ou história em quadrinhos, uma linguagem criada pelos primórdios.
    Na Idade Média os desenhos ganharam força, por exemplo: nas igrejas a Via Sacra de Jesus, nos tumulos dos faraós, na tapeçaria de Bayeux (uma verdadeira tira de quadrinhos gigante).
    No século XV, Gutemberg inventou a prensa e aí surgiu a imagem impressa.
    Os primeiros desenhos foram charges criticando a monarquia.
    No século XIX, em 1827, Rudolph Topffer publicou M. Vieux-Bois, considerado por Goethe um romance caricaturado.
    Em 1865 foi criada a obra " Max und Moritz", pelo alemão Wilhelm Bush, repleta de violência e serviu de inspiração para a série " Sobrinhos do Capitão", de Dirks.
    Surgiram as revistas paulistas "Diabo Coxo"(1964) e " O cabrião" (1966).
    Em 1969, foi criada " As aventuras de Nhô Quim", uma história das passagens de uma viagem de MG ao RJ. Graças a essa série, foi instituido no dia 30 de janeiro "O dia do Quadrinho Brasileiro".
    No Brasil, a revista Tico-Tico durou cerca de 57 anos.
    Nos EUA, criou-se a "Yellow Kid". Nos anos 20, 30 e 40 os quadrinhos viraram febre nos EUA, surgindo em 1929 os personagens Buck Rogers e Tarzan, depois surgiram o Príncipe Valente, Flash Gordon, Agente X-9, Mandrake, Super-Homem, Fantasma e Batman. Em 1934, Adolfo Aizen trás personagens dos EUA para o Brasil.
    Roberto Marinho, não ficando para trás, criou "O globo juvenil". Em 1950, a Editora Abril foi criada e com ela vieram os primeiros gibis da Disney, pelas mãos de Vitor Civita, sendo seu primeiro sucesso o "Pato Donald". Nos anos 60, surge a "Turma da Mônica", de Mauricio de Souza e "Perere" de Ziraldo, sendo que este autor apresentou ainda "O menino Maluquinho".
    Também se destacaram nois quadrinhos brasileiros, os personagens de humor: Angelí, Laerte e Glauco. Os artistas que produziam para o mercado estrangeiro eram: Ross, Gabriel Bá, Fabio Moon e Ivan Reis.
    Portanto, a origem da linguagem dos quadrinhos se confunde com a história da humanidade.
    É tão atual quanto os rabiscos feitos por aquele homem das cavernas.
    O quadrinho está em nossa vida não apenas para dar margem à nossa diversão, mas para deixar fluir o que mais temos de humano - a ideia.
    E QUEM TEM A IDEIA TEM O PODER NO MUNDO...

    ANA PAULA ZAMBOSKI - TURMA 3

    ResponderExcluir
  41. Para produzir um HQ é necessário conhecer a sua história des de as cavernas para entender melhor o seu objetivo, depois utilizar a criatividade para elaborar uma boa história, não é necessário saber desenhar, o que importa é uma boa linguagem e mensagem a se repassada.
    Andréia Schultz Milléo

    ResponderExcluir
  42. A linguagem em historias em quadrinhos é essencial na educação, pois o trabalho em sala de aula além de criar uma nova etapa no relacionamento entre professor e aluno aproxima de forma colaboracionista e facilita o ensino desenvolvendo sua criatividade, e desenvolve o estimulo na leitura.

    Carla Cavalheiro

    ResponderExcluir
  43. Nos primórdios da civilização humana, algum anônimo se atreveu em rabiscar nas paredes de sua caverna, não era brincadeira e sim necessidade pois naquela época morriam mais cedo. Nas décadas de 20,30 e 40 do século passado os quadrinhos viraram febre nos EUA e no mundo com criação de suplementos infantis dos jornais e revistas. Centenas de novos personagens de humor surgiram.Já havia uma produção de desenhos animados. JÁ nos anos 60 surgiram os personagens de Mauricio de Souza da turma da Monica que ganharam gosto popular.O quadrinho está em nossa vida não apenas como diversão mas gosto pela leitura.

    CARLA CAVALHEIRO

    ResponderExcluir
  44. anonimo disse

    Quadrinhos aléM dos gibis
    Antes dos rabiscos só existia a linguagem a qual era gestual e através de sons de uma lingua própria cujo a mesma só era entendida pelas pessoas do próprio grupo, enfim as linguagem dos tempos das cavernas foram se evoluindo e nos tempos de hoje tornou-se a história em quadrinhos ou a arte sequencial como conhecimento moderno dos dias de hoje.
    Assim, conhecendo a evolução da linguagem dos quadrinhos não pode ser considerada uma arte menor , pois ela tem uma importante função na vida das crianças, onde através dos mesmos pode -se estimular a leitura e entre tantas coisas que podem ser trabalhadas e exploradas com as histórias em quadrinhos.
    O Brasil se tornou um dos pioneiros da linguagem moderna dos quadrinhos , onde desde 1869 foi tornou -se um dia oficial das histórias em quadrinhos , onde também foi publicado o primeiro capitulo de história .
    Existem muitos autores que se tornaram pessoas muito importante por ter criado as histórias em quadrinhos, as quais são histórias muito criativa e que realmmente chamam atenção das crianças.
    Eliane Schultz Gritten Gouvêa
    23 de junho de 2011

    ResponderExcluir
  45. As HQS vem desde da epoca das cavernas ,o homem das cavernas ja tinha a necessidade de rabiscar as paredes para contar a sua historia e se comunicar.
    Em 1895 Ricard Outcalt criou uma HQ onde os baloeszinhos vinham dentro dos desenhos ,não abaixo.
    A HQ veio para a sala de aula como atividade para as crianças como jogos e recortes .
    Essa dinamica recebeu elogio de Rui Barbosa .Nos anos 60 surgiram personagens de Mauricio de Sousa (turma da monica )e Ziraldo (perere)entre outros .Os dois artistas são icones para professores que costumam usar gibis e livros pra ajudar na alfabetitização em sala de aula .

    ResponderExcluir
  46. sintese acima foi postado por Karine Naisser

    ResponderExcluir
  47. ATIVIDADE 1.

    Quadrinhos além dos gibis
    Essa linguagem criada no inicio de nossa civilização é hoje chamada de quadrinhos ou arte seqüencial. E por incrível que pareça, é a linguagem também do século 21. A linguagem dos balões dos quadrinhos é tão coloquial e econômica como a do twitter e seus 140 caracteres. Isso sem contar a força visual que vem, a cada ano, sendo preponderante e necessária na comunicação moderna.O Brasil se tornou um dos pioneiros na criação da linguagem moderna dos quadrinhos com o italiano radicado no país, Angelo Agostini.Nos anos 60, surgiam os personagens de Mauricio de Souza (Turma da Mônica) e Ziraldo (Pererê), entre outros.O quadrinho está em nossa vida não apenas para dar margem à nossa diversão, mas para deixar fluir o que mais temos de humano a idéia. E quem tem a idéia tem o poder no mundo.
    Marília Juraszek Sausen

    ResponderExcluir
  48. Quem já desenhou alguma vez na vida?
    Mesmo que em rabiscos ou formas primarias,todos nos desenhamos em algum momento em nossas vidas.Rabisco é instintivo e nos faz escolher cores e formas.O homem das cavernas pegou uma pedra e começou a rabiscar algo nas paredes de sua moradia.De la para cá só se foi aprimorando.
    A origem da linguagem dos quadrinhos se confunde com a história da humanidade,é tão atual quanto os rabiscos feitos por aquele homem das cavernas.Com um papel e lápis na mão e usando a imaginação podemos recriar o universo através das imagens,pois quem tem idéia tem o poder.

    Maria Angelica

    ResponderExcluir
  49. As histórias em quadrinhos vem desde o tempo das cavernas,onde os primatas desenhavam suas aventuras de caçadas nas paredes das cavernas.
    E hoje considera-se que aqueles desenhos eram história em quadrinhos. E podemos criar através de pequenos rabiscos nossas histórias.O Brasil se tornou pioneiro da linguagem moderna dos quadrinhos.Temos um cartunista que é Maurício de Souza uma das grandes influência da histórias em quadrinhos.
    Luciane c

    ResponderExcluir
  50. É interessante pensa que nos primordios da civilização humana,algum anonimo se atreveu a rabiscar nas paredes de sua caverna e já sentindo como uma necessidade e não um passatempo,pois pessoas com 35 anos eram consideradas velhas e morriam cedo por falta de tratamento.Então,o que fazer para ensinar seus filhos as lições de sobrevivência num mundo selvagem?
    Assim,aquele simples homem,mas de uma sabedoria inexplicável,pegou uma pedra e fez rabiscos nas paredes tentando mostrar como se fazia,desde matar,caçar ou plantar.Mas tarde descobriu tintas que podiam ser tiradas de plantas.
    E assim foi por longos anos se aprimorando cada vez mais.
    Quando nos falam em criadores de histórias em quadrinhos,nos lembra diretamente em Maurício de Souza e me surpreendeu o texto onde diz que,no Brasil,um dos pioneiros na criação foi um italiano radicado no Brasil com o nome de ANGELO AGUSTINI e que somente nos anos 60 surgiu Maurício de Souza com a turma da Monica e Ziraldo com o Pererê,e depois outros como Angelí,Laerte e Glauco.
    Portanto,a origem da linguagem dos quadrinhos,se confunde com a história da humanidade.Assim como um simples desenho de uma cça,que não desenha mais nas paredes da caverna,mas nas paredes de sua casa ou num computador,pergunto:quem é que,qdo cça,não vivia emprestando ou trocando gibis p/ ler?Juntava todo e qualquer dinheirinho que ganhava p/ poder comprar um gibi novo.Como era bom!!!
    Como o próprio texto nos diz que o quadrinho está em nossas vidas não apenas p/ dar margem à nossa diersão,mas p/ deixar fluir o que mais temos de humano- a idéia.
    Luciane Medeiros.

    ResponderExcluir
  51. A linguagem em historias em quadrinhos é essencial na educação, pois o trabalho em sala de aula além de criar uma nova etapa no relacionamento entre professor e aluno .O quadrinho está em nossa vida não apenas para dar margem à nossa diversão, mas para deixar fluir o que mais temos de humano a idéia. Luzia s França

    ResponderExcluir
  52. As histórias em quadrinhos vem desde o tempo das cavernas,onde os primatas desenhavam suas aE hoje considera-se que aqueles desenhos eram história em quadrinhos. E podemos criar através de pequenos rabiscos nossas histórias.O Brasil se tornou pioneiro da linguagem moderna dos quadrinhos.venturas de caçadas nas paredes das cavernas.Jéssica Padilha

    ResponderExcluir
  53. historia em quadradinhos já existia na época dos homens das cavernas,eles rabiscavam formas primarias. Rabisco é instintivo em nos fazer escolher cores e formas. Assim como um simples desenho de uma cça,que não desenha mais nas paredes da caverna,mas nas paredes de sua casa ou num computador,pergunto:quem é que,qdo cça,não vivia emprestando ou trocando gibis p/ ler?Juntava todo e qualquer dinheirinho que ganhava p/ poder comprar um gibi novo.Como era bom!!! Elizete A de Lima.

    ResponderExcluir
  54. Os quadrinhos são tão antigos quanto a humanidade e ajuda a contar a nossa própria historia. Assim como nos tempos antigos os desenhos eram utilizados para ensinar, ainda hoje se pode fazer isso, pois as imagens também falam , também são um gênero textual e mesmo uma criança que ainda não lê, são capazes de entender as mensagens transmitidas através dos desenhos. Como o próprio texto nos diz que o quadrinho está em nossas vidas não apenas para dar margem à nossa diversão,mas para deixar fluir a nossa imaginação e criar novas ideias.
    Cíntia Araujo

    ResponderExcluir
  55. Toda forma de expressão artistica é imprtante e necessaria para o registro da historia do homem. até mesmo o rabisco, como relata o texto, pois é uma das representaçoes mais sinceras do ser humano. É a partir dele que a criança passa a representar o mundo e a adquirir e ampliar seus conhecimentos. A criança precisa ser estimulada a expressar seus sentimentos e conhecimentos por meio da arte."O quadrinho em nossa vida nao apenas para dar margem a nossa diversao, mas para deixar fluir o que mais temos de humano - a ideia". Sendo assim, temos que nos aproximar das HQs para fazer nossos alunos expressarem suas ideias e sentimentos.

    ResponderExcluir
  56. O texto acima foi feito pela Cursista Mariléia. Turma 1.

    ResponderExcluir
  57. Sandriele

    Toda produção escrita, que envolva o público infanto-juvenil ou infantil deve ser atrativo, divertido e de fácil aqcesso.
    Desta forma, os HQs sempre tazem esta linguagem e montagem em suas historias.

    ResponderExcluir
  58. Sibele

    A produção das Histórias em quadrinhos traz um amplo campo de trabalho para a sala de aula. Pois atraves dele, o aluno pode levar a sua criatividade e sentimentos a tona, lendo e criando histórias, levando o imaginário da criança, auxiliando na produção de textos e incentivando a leitura.

    ResponderExcluir
  59. A forma de comunicação através da escrita originou-se nos primórdios, onde havia a necessidade de se comunicar pelos desenhos nas cavernas, para passar os conhecimentos e ensinar os filhos a sobreviver num ambiente selvagem. O Brasil foi um dos pioneiros na criação da linguagem através dos quadrinhos. Os quadrinhos não servem apenas para diversão mas para deixar fluir as ideias, serve para incentivar a imaginação e a curiosidade, pois através dos quadrinhos nos imaginamos dentra da histórinha.
    Simone Machado

    ResponderExcluir
  60. Desde o inicio da civilização humana o homem já desenhava nas paredes das cavernas, esse desenho ele fazia para contar as historias de suas caçadas,de seu cotidiano.
    O mesmo acontece com as crianças, se dermos para elas um lapis e um papel,elas irão rabiscar, e contar uma história sobre seu desenho.
    A história contada pela criança não será escrita e sim falada.
    Essa linguagem criada no inicio de nossa civilização é hoje chamada de quadrinhos ou arte sequencial.
    E, por incrivel que pareça,é também a linguagem do século,XXI.

    Silvia Leite

    ResponderExcluir
  61. Mesmo que em rabiscos ou formas primárias, todos nós desenhamos em algum momento em nossas vidas.
    Isso vem desde os primórdis da humanidade, quando o homem das cavernas já fazia seus desenhos nas paredes, para registrar fatos, histórias de sua luta pela sobrevivencia.
    Se veio dos primórdios da humanidade e continua até hoje, como pode essa linguagem ser considerada arte menor,como há muito tempo vinha sendo taxada.

    Sonia Leite Massaneiro

    ResponderExcluir
  62. Desde a Pré História pode-se verificar registros de imagens exercitadas pelo homem, quando procuravam representar nas paredes das cavernas cenas do seu cotidiano, como, por exemplo, os incidentes de suas caçadas.
    Com a invenção da imprensa a palavra escrita deu um grande salto e o avanço da tecnologia e dos novos meios de impressão possibilitaram o desenvolvimento desse meio de comunicação de massa que contém a expressão gráfica e visual.
    Os quadrinhos não são somente imagens. Muitas pessoas analisam os quadrinhos em duas partes separadamente: as imagens e as palavras. Existe uma divisão, mesmo que invisível, entre os amantes da literatura e os da imagem, que por sua vez acaba por segregar o verdadeiro valor dos quadrinhos. Neste caso elas não podem ser simplesmente separadas, já que fazem parte de uma estrutura única que gera o equilíbrio estético e a profundidade literária.
    Janete Paiter

    ResponderExcluir
  63. QUADRINHOS ALÉM DOS GIBIS

    Historias em quadrinhos não é só uma forma de desenho e sim uma criação onde trazem cores rabiscos assim criando vários modelos de gibis. As crianças aprendem algo novo todos o dias sendo apenas um simples papel e um lápis dando a eles, como antigamente a forma que eles se expressavam para se comunicar com desenhos ou por uma linguagem própria.
    Assim a linguagem que foi criada pelos primeiros moradores deste mundo foram se aperfeiçoando daí vem as historias em quadrinhos se transformando em comunicação que cada pessoa entende de uma forma o assunto. E até hoje os quadrinhos incentivam crianças e adultos a leitura e outras linguagens. Pois a arte seqüencial dos desenhos de antigamente era feita em panos nas igrejas na Idade Media. Alguns panos tinham invenções dos balões saindo da boca de personagens com as falas coloquiais da época, para popularizar historias da Revolução Francesa, novelas e historias de Santos.
    No século XVII poucas pessoas eram alfabetizadas ai as imagens eram muito importantes para eles entenderem os surdos, mudos, crianças e homens da cavernas e eles entendiam. A partir do século XV as imagens começaram a invadir o mundo. Os desenhos eram impressos e distribuídos pelas praças como uma forma de resistência aos desmandos do poder. Os desenhistas começaram a contar historias através da linguagem dos quadrinhos a partir do século XIX. De mostrava o quanto essa profissão tem, em suas características, não apenas formar e informado mas criar novas linguagens de comunicação.
    De fatos jornalísticos começou a publicar quadrinizações em revista paulistas, Ângelo Agostini.
    Bom eu achei que as HQs estão presente em todos os momentos de criação dos autores e tem como passar isso de uma maneira criativa e com varias idéias atraindo a linguagem do nosso país influenciando a leitura.

    Alvaceli Gnoinsky.

    ResponderExcluir
  64. QUADRINHOS: entre a gênese e o poder humano
    Marlon Arendartchuk

    Rabiscos... todos em algum momento da vida, com lápis em mãos, lançaram-se aos campos da imaginação, mundos inteiros no simples ato de expressar em linhas os nossos pensamentos e histórias infantis. Todavia, a humanidade utilizou-se comunicativamente da representação pictórica em seus grupos familiares, quando ainda residíamos em cavernas, para perpetuar a existência e o saber acumulado pelos elementos da comunidade, apresenta Lovetro no texto: Quadrinhos além dos Gibisi, publicação do Salto para o Futuro.
    Desta posta, as sequências de imagens que perpetuavam o ato de caçar, fazer fogo e até reproduzir fez das mensagens expressas pelos rabiscos dos homens da caverna, nos primórdios da humanidade, significativas e pertinentes ao grupo para retransmiti-las às posteriores gerações, uma maneira de elucidar fragilidades, dificuldades e problemas encontrados em ambiente tão perigoso e adverso aos homens, todavia, essa linguagem era restrita ao grupo ao qual se vivia. Adrede ao fato anterior, a humanidade iniciou o acumulo do saber por representações simbólicas escritas/desenhadas, indo além da linguagem verbal.
    Prosseguindo o autor José Alberto Lovetro
    (2011) relata que os quadrinhos e a linguagem que os constituem atualmente advém de sequências de imagens em formas de expressão ancestrais, visto que, temos durante o diacronismo dessa linguagem expressões narrativas com os egípcios, as imagens das Vias Sacras na Idade Média, as tapeçarias de Bayeux (no século XII), panos xilografados os quais desencadeiam a representação lógica do tempo e narrativa com o auxílio das imagens.
    Outro fator importante que Lovetro relata é que apesar da importância dos quadrinhos ao ensino, por alguns momentos de nossa existência humana, esses foram discriminados ao exercício educacional, tanto quanto, houve o errôneo pensamento de que esses corrompessem a formação do sujeito. Refutando esse posicionamento os tivemos como forma de expressão na Revolução Francesa, o autor cita que Jean-Charles Pellerin, utilizou-se deles na difusão de conceitos de liberdade e fraternidade, portanto, o desenho expressava pelas charges a critica aos monarcas para aqueles que não eram alfabetizados e às crianças, visto que, existia-se dificuldade em entender, muito além das imagens, por aqueles que não tinham o domínio da escrita/leitura.
    Todavia, as formas de expressão impressas, e consequentemente dos quadrinhos, alcançaram as massas populares com a invenção da imprensa no século XV. Mas somente no século XIX é que a linguagem como a conhecemos, com balões e textos conjuntos, constituíram o layout dos quadrinhos. Consoante a esses fatos históricos, no Brasil o anarquista italiano Angelo Agostini erradicado aqui, em 1864, utilizava dos quadrinhos para difundir fatos jornalísticos. Indo além, os quadrinhos corroboraram ao longo dos anos no fomento do sucesso financeiro para editoras e jornalistas, tais como, a Editora Abril (1950), Roberto Marinho, Maurício de Souza e Ziraldo. Nesse percurso tivemos personagens marcantes durante as últimas décadas no século XIX e o século XX, tais como: Pato Donald, Flash Gordon, O Príncipe Valente, Fantasma, Batman, Super Homem, a Turma da Mônica, Yellow Kid, Diabo Coxo e As aventuras de Nhô Quim.
    Assim, o autor defende que os quadrinhos detêm o poder de entreter, educar e expressar a essência do homem, enfim, o poder de modificar a realidade e nossa humanidade.

    ResponderExcluir
  65. As histórias em quadrinhos antigamente eram usadas apenas para o divertimento, entretenimento, acreditava-se que não tinham fins educativos. Essa visão foi e está sendo modificada através do tempo e crescendo a idéia de que os quadrinhos vão muito além da diversão, eles estimulam a imaginação, a fala, a escrita e a compreensão.
    As histórias em quadrinhos surgiram no Brasil no século dezenove, adotando um estilo satírico conhecido como cartuns, charges ou caricaturas e que depois se estabeleceria com as populares tiras. A publicacão de revistas próprias de histórias em quadrinhos no Brasil comecou no início do século vinte
    Dessa maneira os quadrinhos auxiliam, compõem e constroem o conhecimento não só das crinças, mas em todas as idades, seja qual for a disciplina ele será muito bom para auxiliar a aprendizagem.

    Roberta Cristina Brandi - Turma quarta feira.

    ResponderExcluir
  66. As historias em quadrinhos vem deste o periodo rupestre,onde os individuos rabiscavam as cavernas.com o passar do tempo ouve uma evolução muito grande.As historia em quadrinhos surgiu no brasil no sec xix,e xx com as historias do batman,fantasma, super homem,pato donald,e nao precisa desenhar perfeitamente para escrever hq,com simples riscos e muita criatividade a gente vai longe!marcelo turma 3

    ResponderExcluir
  67. Mesmo em forma de rabisco todos nos desenhamos escolhemos formas e cores e representa algo na imaginaçao uma criaçao .Os quadrinhos estão em nossa vida não apenas para diversão,mas para fluir o que temos de humano e quem tem ideia tem o poder no mundo .rosilma

    ResponderExcluir
  68. Na verdade as histórias em quadrinhos, de uma certa forma já exisitiram desde o tempo em que o homem vivia na caverna, pois ele desenhava nas paredes da caverna para mostrar a seus decendentes por exempo, como se fazia as caçadas.
    No século XV, com a invenção da prensa por Gutemberg que a difusão da imagem impressa começou a invadir o mundo. Foi no séc. 19 que as histórias em quadrinhos começaram a ser contadas.
    Alguns personagens das HQ foram parar nos desesenhos animados e também no cinema.
    Nos anos 60 Maurício de Souza (criou a Turma da Mônica) e Ziraldo (Pererê) entre outros.
    As histórias em quadrinhos além de divertir, transmitem muitas idéias. Os gibis são também ótimos materiais didáticos para o uso em sala de aula.
    José

    ResponderExcluir
  69. Marilza Stein Borges10 de julho de 2011 às 13:32

    Através de rabiscos todos nós já desenhamos um dia, aquilo que imaginamos, tentando expressar no papel uma imagem que tem na mente, desde os primórdios os desenhos já eram uma forma de comunicação, de passar conhecimentos através da arte.Dessa maneira a linguagem dos quadrinhos não pode ser considerada arte menor.nunca mais vou olhar um gibi apenas por olhar.

    ResponderExcluir