terça-feira, 14 de junho de 2011

ATIVIDADE 3. Texto 3. Quadrinhos na Sala de Aula- á Distância

1- Cite e decreva 2 (duas) formas de se usar os HQs em sala de aula.

2- Já familiarizados com a linguagem das HQs, quais pontos poderão ser observados numa leitura crítica quanto ao uso das Histórias em Quadrinhos nos livros didáticos?

3- O que significa o espaço em branco entre um quadro e outro numa HQ?

Não esqueça de escrever seu nome completo antes de enviar o comentário!


73 comentários:

  1. RESPOSTA 1 - a)Uso de quadrinhos na linguagem escrita e oral
    b)análise de conteúdo
    RESPOSTA 2 - Cuidado com o excesso de texto nos balões pois além de se tornar chatos pode também dificultar a assimilação do conteudo. b)Imagem muito chamativa pode tirar a atenção da idéia do texto. c) tornar o mais atrativo possível para que os alunos não percam o interesse pelas HQ's.
    RESPOSTA 3 - Tem a função de ajudar o cérebro a pensar.

    VEREDIANE FRANCO DE OLIVEIRA
    CEI VINICIUS DE MORAES

    ResponderExcluir
  2. 1 -Resposta-a)O uso de quadrinhos como tema de discussões em sala apartir de uma reflexão sobre uma abordagem histórica por exemplo , de personagem índios, negros, imigarntes,etc.
    b)Uso de quadrinhos no linguagem escrita e oral,podem estimular muitos exercícios, sendo um excelente incentivo para as criaçõesliterarias e artisticas dos alunos.
    2- Resposta Imagens muitos chamativas distraindo o aluno para o principal, que é a mensagem veiculada.O uso de quadrinhos tem o objetivo de
    ajudar, motivar e estimular o aluno a desenvolver habilidades, além de ensinar de forma lúdica.
    3- Resposta - tem uma função extraordinária, ajuda o cérebro a pensar.
    Profª Janete Nunes Steilein

    ResponderExcluir
  3. Respostas:
    1- Uso de quadrinhos como tema de discussões; Uso de quadrinhos na linguagem escrita e oral.

    2- Quadrinhos com excesso de texto nos balões dificultando a leitura e, consequntemente, a assimilação do conteúdo. Imagens muito chamativas distraindo o aluno para o principal, que é mensagem veiculada. Não se iludir com roupa nova para velhas imagens. Personagens esteriotipados.

    3- Este espaço a qual ninguém dá importância, tem uma função extraordinária de fazer o cérebro pensar.

    Elizandra Guimarães dos Santos, Turma: 3.

    ResponderExcluir
  4. 1-uso de quadrinhos como tema em discusao ,OUSO DE QUADRINHOS NA LINGUAGEM ESCRITA E ORAL.

    2-QUADRINHOS COM excesso de texto nos baloes dificulta a leitura e ,consequentemente , a assimilaçaodo do conteudo . Imagens muito chamativas distraindo o aluno para o principal ,qque é mensagem veiculada . Não se iludir com roupas velhas imagens .Personalidade esteriotipados .
    3-Este espaço a qual ningem da importancia,tem uma função extraordinaria de fazer o cérebro pensar .

    ResponderExcluir
  5. 1)
    • O uso de quadrinhos como tem de discussões
    • O uso de quadrinhos na linguagem escrita e oral.

    2)
    •Quadrinhos com excesso de texto nos balões dificultando a leitura e, conseqüentemente, a assimilação do conteúdo.
    • Imagens muito chamativas distraindo o aluno para o principal, que é mensagem veiculada.
    • Não se iludir com roupa nova para velhas imagens.
    • Personagens estereotipados.

    3) Os espaços em brancos tem função extraordinária de ajudar o cérebro a pensar.

    Gracilene Zucco

    ResponderExcluir
  6. *Uso de quadrinhos como tema de discussões; Uso de quadrinhos na linguagem escrita e oral.
    *Quadrinhos com excesso de texto nos balões dificultando a leitura e, consequntemente, a assimilação do conteúdo. Imagens muito chamativas distraindo o aluno para o principal, que é mensagem veiculada. Não se iludir com roupa nova para velhas imagens. Personagens esteriotipados.
    *Este espaço a qual ninguém dá importância, tem uma função extraordinária de fazer o cérebro pensar.
    Aluna :Salete Juliano Pianoski
    Turma :03

    ResponderExcluir
  7. 1)-USO DE QUADRINHOS NA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
    -USO DE QUADRINHOS COM TEMA DE DISCUSSÕES
    2)-IMAGENS MUITO CHAMATIVAS DISTRAINDO O ALUNO PARA O PRINCIPAL,QUE É A MENSAGEM VEICULADA
    -QUADRINHOS COM EXCESSO DE TEXTO NOS BALÕES DIFICULTANDO A LEITURA E,CONSEQUENTEMENTE,A ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO.
    3)O ESPAÇO EM BRANCO TEM A FUNÇÃO DE FAZER O NOSSO CEREBRO PENSAR
    MARIA ANGÉLICA BARBOSA

    ResponderExcluir
  8. 1-Os quadrinhos em sala de aula podem ser utilizados como uma estratégia para estimular:* a interpretação através das imagens e *a linguagem escrita.
    2-*Quadrinhos com excesso de texto nos balões dificultando a leitura;*Imagens muito chamativas,*Onomatopéias,sons que procurma imitaros ruídos;*Figuras convencinai,imagens repetidas.
    3-Os espaços em branco entre uma tira e outra significa que o cérebro é obrigado a pensar e acompanhar rapidamente!
    Por: Daniela Fragoso

    ResponderExcluir
  9. 1-Uso de quadrinhos na linguagem escrita e oral-estimular os exercícios de linguagem oral e escrita, formação de dialogo,incentivo para criações literárias e artísticas.
    2-Quadrinhos com excesso de texto nos balões dificultando a leitura,Imagens muito chamativas,Personagens estereotipados,Não se iludir com roupa nova para velhas imagens.
    3-O espaço em branco entre os quadrinhos e outro tem que ser preenchido rapidamente na mente do leitor para formar uma imagem contínua. E tem uma função extraordinária: ajudar o cérebro a pensar.
    SUELI S.ALVES.

    ResponderExcluir
  10. Marilza Stein Borges19 de junho de 2011 às 12:31

    3-O espaço em branco,ajuda o cérebro a pensar.

    ResponderExcluir
  11. Marilza Stein Borges19 de junho de 2011 às 12:58

    2-Se o livro não atender ao interesse dos alunos, eles podem quadrinazar uma versão com o obejetivo de fazer uma leitura crítica sobre algum conteúdo que não acharem compatível com a realidade.Ou recomendar a história sob outro ponto de vista, sempre com ajuda do professor.

    ResponderExcluir
  12. Marilza Stein Borges19 de junho de 2011 às 13:18

    1-Portanto,a melhor maneira de fazer com que os alunos obtenham benefícios dos quadrinhos é ler também .Os olhos do professor e a compreenão de todos esses elemenotos citados podem auxiliar a pratíca pedagógica .2-Há diversas formas de usar os quadrinhos.Uma delas é com as revistas,tiras de jornal ou adaptações de romances para quadrinhos .nestes casos,há inúmeras possibilidades para as diferentes disciplinas:

    ResponderExcluir
  13. 1)Uso de quadrinhos na linguagem escrita e oral.
    2)Quadrinhos com excesso de texto nos balões dificultando a leitura e, consequntemente, a assimilação do conteúdo. Imagens muito chamativas distraindo o aluno para o principal, que é mensagem veiculada.
    3)O espaço em branco é para que o aluno desenvolva a imaginação.

    Marili P. de Matos

    ResponderExcluir
  14. Sibele Cristina dos Santos.
    1)A utilização de quadrinhos em sala de aula auxilia na interpretação oral e escrita,além da produção escrita com a criação de dialagos.

    2)Alguns itens são considerados negativos nas histórias em quadrinhos,quando há muitas escritas dentro dos balões,ou mesmo quando surgem imagens muito chamativas que distraem o leitor.

    3)O espaço em branco tem a funçao de estimular a criatividade fazendo o cérebro ter que pensar.

    ResponderExcluir
  15. Ana Claudia Adur
    1: Ana Claudia Adur
    1:
    a)Uso de quadrinhos na linguagem escrita e oral
    b)análise de conteúdo
    2:
    Quadrinhos com excesso de texto nos balões dificulta a leitura;
    Imagens chamativas;
    Onomatopéias;
    3:
    O espaço em branco entre os quadrinhos estimula o cérebro a pensar.
    a)Uso de quadrinhos na linguagem escrita e oral
    b)análise de conteúdo
    2:
    Quadrinhos com excesso de texto nos balões dificulta a leitura;
    Imagens chamativas;
    Onomatopéias;
    3:
    O espaço em branco entre os quadrinhos estimula o cérebro a pensar.

    ResponderExcluir
  16. 1)- Pode utilizar os quadrinhos em sala de aula pois os mesmos contribuem na produção escrita, na linguagem oral, assim como na interpretação.
    2)- Uso de imagens muito chamativas, e uma excessiva quantidade de escrita nos balões desistimulando a leitura.
    3)- Para estimular o cérebro a pensar.

    ResponderExcluir
  17. SANDRIELE DOS SANTOS GAZZOLA
    1)-Pode utilizar os quadrinhos em sala de aula pois os mesmos contribuem na produção escrita, na linguagem oral, assim como na interpretação.
    2)- Uso de imagens muito chamativas, e uma excessiva quantidade de escrita nos balões desistimulando a leitura.
    3)- Para estimular o cérebro a pensar

    ResponderExcluir
  18. 1) A imagem; linguagem escrita. Com revistas, tiras de jornais ou adaptações de romances para quadrinhos. Há professores que entendem que o ensino começa com a obtenção da atenção dos estudantes.
    2) Um juízo critico de valores que são aceitos ou não pela sociedade. O que propicia debates como a violência, o racismo ou a tolerância.
    3) Tem função de ajudar o cérebro a pensar.

    Silvana Cristina Marinheiro Voigt.

    ResponderExcluir
  19. 1-Uso de quadrinhos na linguagem escrita e oral,uso de quadrinhos como tema de discussões.
    2-*Quadrinhos com excesso de texto nos balões dificutando a leitura e, consequentemente, a assimilação do conteúdo
    *Imagens muito chamativas distraindo o aluno para o principal, que éa imagem veiculada.
    *Não se iludir com roupa nova para velhas imagens.
    *Personagens esteriotipados.
    3-Tem uma função extaordinária:ajuda o cérebro a pensar.
    VANIA VALQUIRIA R. F. DA COSTA

    ResponderExcluir
  20. 1-Uso na linguagem escrita e oral;Analise de conteudo.
    2-Quadrinhos com exesso de texto nos balões;Imagens muito chamativas.Não se iludir com roupa nova para velhas imagens;Personagens estereotipados.
    3-Tem uma função que ajuda o cérebro a pensar.
    Elizete

    ResponderExcluir
  21. Anônimo disse...

    Resp.n°1
    1-É fazer uma história em quadrinhos...
    -criação de uma HQ sobre um topico,pode ser trtabalhado individual ou em grupo.
    2-HQ e identificação projetiva da personalidade:escolher o personagem(heróis, desenhar e escrever sobre opersonagem).

    Dirce

    ResponderExcluir
  22. 1- USO DA LINGUAGEM ESCRITA E ORAL.

    2-
    *QUADRINHOS COM EXCESSO DE TEXTO NOS BALÕES DIFICULTANDO A LEITURA E A ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO;
    *IMAGENS MUITO CHAMATIVAS DISTRAINDO O ALUNO PARA O PRINCIPAL, QUE É A MENSAGEM VEICULADA;
    *NÃO SE ILUDIR COM ROUPA NOVA PARA VELHAS IMAGENS;
    *PERSONAGENS ESTEREOTIPADOS.

    3- TEM UMA FUNÇÃO EXTRAORDINÁRIA: AJUDA O CÉREBRO A PENSAR.

    ANA PAULA ZAMBOSKI - TURMA 3

    ResponderExcluir
  23. 1) A utilização em sala de aula dos HQs contribuem´para a produção escrita, linguagem oral e interpretação.
    2) O negativo das histórias em quadrinhos é quando há muita escrita nos balões ou ilustrações muito chamativas, que distrai quem está realizando a leitura.
    3) O espaço em branco estimula a atenção, imaginação, criatividade é momento de pensar sobre.
    Andreia Schultz milléo

    ResponderExcluir
  24. 1) Utilização em sala de aula contribui na linguagem escrita e oral.

    2) *Quadrinhos em excesso de texto nos balões
    *Imagens muito chamativas.
    *Não se iludir com roupa novas para velhas imagens.
    *Personagens estereotipados.
    3) Espaço em branco ajuda o cérebro a pensar além da imaginação e criatividade no momento em que esta lendo.

    CARLA CAVALHEIRO

    ResponderExcluir
  25. 1 - Uso de quadrinhos como tema de discussões; Uso de quadrinhos na linguagem escrita e oral.
    2 - Quadrinhos com excesso de texto nos balões dificultando a leitura e, consequentemente, a assimilação do conteúdo. Imagens muito chamativas distraindo o aluno para o principal, que é mensagem veiculada.
    3 - O espaço em branco entre os quadrinhos e outro tem que ser preenchido rapidamente na mente do leitor para formar uma imagem contínua. E tem uma função extraordinária: ajudar o cérebro a pensar.

    Ângela Maria Iachitzki

    ResponderExcluir
  26. 1° uso das hq na linguagem escrita e oral

    2° quadrinhos com excesso aos textos de baloes dificultando a leitura

    3° espaço em branco entre quadrinho ajuda o cerebro a pensaralem da imaginação e criatividade no momento em que esta lendo

    marcelo turma 3

    ResponderExcluir
  27. 1-O USO DOS QUADRINHOS COMO TEMA DE DISCUSSÕES E O USO NA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA.
    2-*EXESSO DE TEXTOS NAS BOLÕES.
    *IMAGENS MUITO CHAMATIVAS.
    *PERSONAGENS ESTEREOTIPADOS.
    3-TEM A FUNÇÃO DE AJUDAR O CÉREBRO A PENSAR.
    MARLI P.

    ResponderExcluir
  28. 1 – É possível usar as HQs em sala de aula, como
    • Tema de discussões: realizando uma discussão sobre os conteúdos e fazendo uma abordagem histórica. A partir de características dominantes de personagens históricos, pode-se efetuar uma crítica a valores aceitos ou não pela sociedade, através de debates.
    • Linguagem escrita e oral: é possível estimular muitos exercícios de linguagem, incentivando criações literárias e artísticas dos alunos. Ao ensinar línguas, existe a oportunidade de propiciar a formação de diálogos em balões de história já desenhada.
    2 – Fazendo uma leitura crítica observamos que
    • Quadrinhos com excesso de texto dificultam a leitura e assimilação do conteúdo.
    • Imagens muito chamativas distraem o aluno, desvinculando da mensagem principal.
    • Ilusão de roupas novas para velhas imagens onde há apenas o intuito de vender.
    • Personagens estereotipados apresentam raças, profissões, deficiências, etc, reforçando velhos conceitos em roupagem nova.
    3 – O espaço em branco entre os quadrinhos é preenchido pela mente do leitor que forma uma imagem continua auxiliando no pensamento e na imaginação.

    Daiane Figura

    ResponderExcluir
  29. 1- As HQs podem estimular muitos exercicios de linguagem escrita e oral.O uso de HQs em sala de aula auxiliam e incentivam os alunos as criaçoes literarias e artisticas.
    2- Imagens muito chamativas destrai o aluno focando somente na imagem.
    As HQs com excesso de texto nos balões dificultam a leitura e assimilação do conteudo.
    O uso de HQs em sala de aula tem por objtivo ajudar, motivar e estimular o aluno a desenvolver abilidades ensinando em forma ludica.
    3- O leitor forma a imagem atravez da leitura como se fosse um filme ou um desenho animado.
    Os espaços embrancos compostos nos HQs tem a funçao de ajudar o célebro a pensar.

    josiane

    ResponderExcluir
  30. 1) o primeiro passo para um professor usar os quadrinhos em sala de aula è não ter medo e começar a se familiarizar com sua linguagem,onde as HQs podem estimular muitos exercicios de linguagem escrita e oral,sendo um excelente incentivo para as criações literarias e artisticas dos alunos.
    O uso de quadrinhos tem o objetivo de ajudar ,motivar e estimular o aluno a desenvolver habilidades , além de ensinar de forma lúdica, onde também enriquecem a leitura e o pensamento e desenvolvem conexões entre o visual e o verbal.
    2)- Quadrinhos com excesso de textos nos balões dificultando a leitura , e assim consequentemente , não terá a assimilação do conteúdo.
    -Imagens chamativas distraindo os alunos para o principal que é a mensagem veiculada.
    -Não se iludir com roupas nova para velhas imagens : pois , há livros que , com o intuito só de vender, colocam alguns elementos dos quadrinhos(balões, onomatopéias)em velhas imagens conhecidas.
    3)O espaço em branco entre uma quadrinho e que ninguem dá importancia , tem uma função extraordinaria a qual auxilia o cerebro a pensar .
    Eliane Schultz Gritten Gouvêa.

    ResponderExcluir
  31. 1-As HQS podem estimular em exercicios de linguagem oral e escrita.
    2-Imagens muito chamativas distrai o aluno.
    HQS com excesso de texto dificultam a leitura e assimilação do conteudo.
    Os HQS em sala de aula podem ajudar de forma ludica a formar leitores.
    3- Os espaços em brancos tem como função ajudar o cerebro a pensar .
    Karine Naisser

    ResponderExcluir
  32. R:Sua utilização em sala de aula como incentivo na produção da escrita, e da linguagem oral, assim como na interpretação, ponto este, que os alunos chegam ao ensino médio com grande dificuldade.

    2-R:Devemos tomar cuidado com alguns quesitos que tem relação na formação dos HQs, por exemplo, o excesso da escrita dentro dos balões, ou com imagens muito chamativas para não distrair o leitor.

    3- R:O espaço em branco tem a função de estimular o cérebro a ter que pensar.
    Elisete Moissa Reinert

    ResponderExcluir
  33. 1-Há diversas formas de usar os quadrinhos em sala de aula,usando revistas,tiras de jornais ou adaptações de romances,onde oos quadrinhos podem ser usados como TEMA DE DISCUSSÕES,AUXILIAR NA LINGUAGEM ORALA E ESCRITA E ANÁLISE DE CONTEÚDO.
    2-O excesso de textos nos balões dificultam a leitura e a assimilação do conteúdo pelo leitor.
    Imagens muito chamativas dsitraem o aluno para o principal,que é a mensagem vinculada.
    Personagens esteorotipados.
    Não se iludir com roupa nova para imagens velhas.
    3-os espaços em branco entre um quadrinho e outro tem a função extraordinária de ajudar o cérebro a pensar,estimulando a imaginação e a criatividade do leitor.
    karina de Fatima Gomes
    Turma3

    ResponderExcluir
  34. 1)1º estimular a criatividade dos alunos. Distribuir para os alunos tirinhas em branco fazendo com que criem sua própria história.
    2ºlevar para a sala de aula um assunto polemico como por exemplo doenças sexualmente transmisiveis, trabalhando o assunto atravaz de uma história em quadrinhos.
    2)quadrinhos com exesso de texto nos balões dificultando a leitura e, consequentemente, a assimilação dos conteúdo. imagens muitos chamtivas distraindo o aluno para o principal, que é a mensagem veiculada.
    3)os espsços em brancos entre um quadrinho e outro é para trabalhar a mente do leitor.

    CRISTIANE SCONHETZKI

    ResponderExcluir
  35. ATIVIDADE 01
    - Produção de textos preenchendo balões (criatividade).
    - Leitura crítica e interpretação de texto;
    - Caracterização de personagens (regionalização),
    - Ortografia;
    - Concisão e coesão do texto;
    - Metáforas visuais.
    - Usar tirinhas para ilustrar uma atividade,
    - Problemas matemáticos.

    ATIVIDADE 02
    Primeiramente é necessário lembrar que o Livro Didático é mais um recurso pedagógico do professor, e não o único, por isso o professor deve buscar outras alternativas pedagógicas, ou saber usufruir das propostas de atividades apresentadas no próprio livro, como por exemplo as Histórias em Quadrinhos (que alguns livros didático já apresentam). Ao perceber esta capacidade de entretenimento e seu efeito lúdico, professor deve considerar seu uso como um recurso importante, já que o ofício de educador exige desempenho e criatividade no ensino. Segundo Vergueiro (2009, p.40): “[...] a inclusão dos quadrinhos no PNBE significa um avanço na maneira como a área do ensino os enxerga. Deixaram de ser leitura subversiva ou superficial para serem oficializados como política de governo. [...] trouxe também como conseqüência o aquecimento do mercado editorial brasileiro [...] (gerando um) volume grande de adaptações em quadrinhos[...]”
    As Histórias em Quadrinhos apresentam um universo lúdico e envolvente, que exerce fascínio entre crianças e jovens (e também adultos). Sendo assim, pode-se afirmar que a aplicabilidade das Histórias em Quadrinhos em sala de aula, revela uma metodologia bastante difundida no processo interdisciplinar.

    ATIVIDADE 03
    O espaço em branco entre um quadrinho e outro tem que ser preenchido rapidamente na mente do leitor para formar uma imagem contínua, como se fosse um filme ou um desenho animado. Este espaço em branco, ao qual ninguém dá importância, tem uma função extraordinária: ajuda o cérebro a pensar.

    Janete Paiter

    ResponderExcluir
  36. 1 - Para a leitura onde dá a possibilidade de imaginar as vozes dos personagens através das imagens, podendo transformar em teatro.
    Através de uma cantiga de roda, transformar em uma história em quadrinho.

    2 - Quadrinhos com excesso de texto nos balões, dificultando a leitura; Imagens muito chamativas distraindo o aluno; não se iludir com roupa nova para velhas imagens; personagens estereotipados.

    3 – O espaço em branco entre um quadrinho e outro tem que ser preenchido rapidamente na mente do leitor para formar uma imagem, como se fosse um filme ou um desenho animado. O espaço em branco, ao qual ninguém dá importância, tem uma função extraordinária: ajuda o cérebro a pensar.
    Marília Juraszek Sausen

    ResponderExcluir
  37. 1.Leitura e interpretação,usar tirinhas em branco ou com partes desenhadas para criação de histórias.
    2.Quadrinhos em excesso distraindo a atenção do aluno, imagens muito chamativas e personagens estereotipados que dificultam o entendimento.
    3.Tem a função de estimular o cérebro, a imaginação e a criatividade do aluno.

    Ana Maria

    ResponderExcluir
  38. 1-Na linguagem escrita e oral,
    Tema de discussões.com revistas,tiras de jornais que pode ser trabalhado em grupo ou individual.
    2-Imagens muito chamativas e repetidas,distraem o aluno;
    Exesso de textos nos balões,dificulta a assimilação.
    Personagens estereotipados,reforçando apenas velhos conceitos.
    3-Tem uma função importante estimula a atenção,imaginação,ajuda o celebro a pensar.

    Roseli

    ResponderExcluir
  39. 1- realizar debates em sala de aula sobre temas polêmicos;
    trabalhar a linguagem escrita e oral.

    2- quadrinhos com excesso de texto;
    imagens muito chamativas;
    não se iludir com roupa nova para velhas imagens;
    personagens estereotipados.
    após observar todos estes pontos, o aluno poderá recontar a história de outra maneira,tirando o que achar desnecessário.

    3- o espaço em branco, tem que ser preenchido rapidamente na mente do leitor para formar uma imagem contínua, como se fosse um filme ou um desenho animado.
    este espaço em branco, ajuda o cérebro a pensar.

    Camyla Knüppel

    ResponderExcluir
  40. 1-Temas de discussões com revistas,tiras de jornais podendo ser trabalhado em grupo ou individual,estimular na linguagem escrita e oral.
    2-Personagens estereotipados,reforçando apenas velhos conceitos;
    Imagens muito chamaticas e repetidas,destraem o aluno;
    Excesso de textos nos balões,dificulta a assimilação.
    3-Tem uma função importante estimula a atenção,imaginação e ajuda o celebro a pensar.

    Maria Angelica

    ResponderExcluir
  41. 1-Uso de quadrinhos como tema de discussões.
    Uso de quadrinhos na linguagem escrita e oral.
    2-.Quadrinhos com excesso de texto nos balões dificultam o entendimento
    .Imagens muito chamativas distraem o aluno para o tema principal.
    .Há livros que colocam alguns elementos dos quadrinhos em velhas imagens com a pretenção apenas de vender.
    .Personagens estereotipados.
    3-Ajuda o cérebro a pensar.

    ResponderExcluir
  42. Suélen E. Ignaszevski

    ResponderExcluir
  43. 1.
    -USO DE QUADRINHOS COMO TEMA DE DISCUSSÕES.
    -USO EDE QUADRINHOS NA LINGUAGEM ESCRI8TA E ORAL.

    2.
    -QUADRINHOS COM EXCESSO DE TEXTO NOS BALÕES DIFICULTANDO A LEITURA;
    -IMAGENS MUITO CHAMATIVAS DISTRAINDO OALUNO PARA O PRINCIPAL,QUE É A MENSAGEM VEICULADA;
    -PERSONAGENS ESTEREOTIPADOS.

    3.
    -ESTE ESPAÇO EM BRANCO,AO QUAL NINGUÉM DÁ IMPORTÂNCIA, TEM UMA FUNÇÃO EXTRAORDINÁRIA:O CÉREBRO A PENSAR.


    -JÉSSICA F.PADILHA.

    ResponderExcluir
  44. 1 - Uso de quadrinhos como tema de discussões; Uso de quadrinhos na linguagem escrita e oral.
    2 - Quadrinhos com excesso de texto nos balões dificultando a leitura e, consequentemente, a assimilação do conteúdo. Imagens muito chamativas distraindo o aluno para o principal, que é mensagem veiculada.
    3 - O espaço em branco entre os quadrinhos e outro tem que ser preenchido rapidamente na mente do leitor para formar uma imagem contínua. E tem uma função extraordinária: ajudar o cérebro a pensar.
    Luciane Medeiros

    ResponderExcluir
  45. 1.
    *USO DA LINGUAGEM ESCRITA E ORAL;
    * USO DE QUADRINHOS COMO TEMA DE DISCUSSÕES.
    2.
    *QUADRINHOS COM EXCESSO DE TEXTO NOS BALÕES DIFICULTANDO A LEITURA;
    IMAGENS MUITO CHAMATIVAS DISTRAINDO OALUNO PARA O PRINCIPAL,QUE É A MENSAGEM VEICULADA;
    3.
    *Ajuda o cérebro a pensar.

    Luzia França

    PERSONAGENS ESTEREOTIPADOS.
    3.
    *

    ResponderExcluir
  46. 1- Uso de quadrinhos como discussões e uso de quadrinhos como linguagem oral e escrita.

    2-Quadrinhos com excesso de texto nos balões dificultando a leitura e, conseqüentemente, a assimilação do conteúdo. Imagens muito chamativas distraindo o aluno para o principal, que é mensagem veiculada.
    Não se iludir com roupa nova para velhas imagens. Personagens estereotipados.

    3-O espaço em branco, tem que ser preenchido rapidamente na mente do leitor para formar uma imagem contínua, como se fosse um filme ou um desenho animado.
    Este espaço em branco, ajuda o cérebro a pensar.

    Cíntia Araujo

    ResponderExcluir
  47. 1.Para debater alguns assuntos(polemicos ou não),em todas as disciplinas,para um facil entendimento de determinados conteudos.
    Motivam e auxiliam o aluno no desenvolvimento de algumas habilidades de forma lúdica,na linguagem oral e verbal.

    2.quadrinhos com imagens chamativas acabam distraindo e tirando a atenção dos alunos.

    3.Ajudando o cerebro a pensar,o aluno vai alem da imaginação.

    ResponderExcluir
  48. 1 ...
    - Uso de quadrinhos como tema de discussão
    - Usar produção de personagens;
    Por ser uma linguagem de facil entendimento, as Hqs, torna uma viagem possivel, assim´pode ser usado como tema de discussão.

    2 ...
    - Quadrinhos com excesso de texto nos balões;
    - Iamgens muito chamativas podendo dispersar o aluno

    3 ...
    - Os espaços em brancos permite que o leitor o preencha instantaneamente, fazendo com que seu cerebro pense rapidamente.

    Prof Rita de Cassia Possamai

    ResponderExcluir
  49. Utilizamos como forma de leitura e arte em sala de aula.
    È preciso ter cuidado com as imagens muito ilustrativas onde podem dispersar a atenção do aluno e com os tamanhos dos balões cuidando muito com o texto escrito.
    O espaço em branco ajuda o cérebro a pensar imaginar mais a história.
    Luciane C

    ResponderExcluir
  50. 1-O uso de quadrinhos estimula a linguagem visual e oral.
    2- Dificulta a leitura, imagens repetidas sons que procura imitar ruidos.
    3-Tem a função de fazer com que o cérebro pense,
    Silvete W.

    ResponderExcluir
  51. 1.Para debater determinados assuntos,para um facil entendimento de determinados conteudos.
    motivam o aluno,auxiliando no desenvolvimento de algumas habilidades,de forma ludica e tambem de forma oral e verbal

    2.Imagens muito chamativas acabam distraindo a atenção dos alunos.

    3.Ajudando o cerebro a pensar,

    Silvia Leite

    ResponderExcluir
  52. 1.Em sala de aula as Histórias em Quadrinhos podem ser utilizados:
    - Na linguagem oral e escrita(usado como incentivo para as criações literárias e artísticas dos alunos);
    -Como tema de discussões(conteúdos trabalhados).

    2.Alguns pontos poderão ser observados:
    * Quadrinhos com excesso de texto nos balões dificultam a leitura e a assimilação do conteúdo;
    * Imagens muito chamativas, distraindo o aluno do foco principal ( mensagem a ser transmitida);
    * Não se iludir com roupa nova para velhas imagens;
    * Personagens estereotipados.

    3.O espaço em branco, ao qual nínguém dá importância, tem uma função primordial numa História em Quadrinhos: ajuda o cérebro a pensar.

    SILMARA SABATKE KARVAT

    ResponderExcluir
  53. Beatriz P.

    1-Uso a história em quadrinhos como tema de discussões,em sala de sala,na linguagem oral e escrita.

    2- Quadrinhos em excesso nos textos de balões dificultam a leitura e imagem,também se for muito chamativa distraí o aluno.
    3-Entre um quadrinho e outro tem que ser preenchido rapidamente na mente do leitor para formar uma imagem contínua,como se fosse um filme.Beatriz.P.

    ResponderExcluir
  54. 1- Histórias em quadrinhos como figura e fundo= utilizar as HQs para trabalhar a figura e o fundo de uma imagem, bem como, a organizaçao das figuras em um fundo.
    HQs e as onomatopéias= trabalhar a HQ para conhecer e identificar as onomatopéias e os sons que elas produzem.
    2- Quadrinhos com exesso de texto nos balões, imagens muito chamativas.
    3- sua importancia é para que o leitor possa formar uma imagem continua da história como se fosse um filme. Mariléia

    ResponderExcluir
  55. 1.Em sala de aula as Histórias em Quadrinhos podem ser utilizados:
    - Na linguagem oral e escrita(usado como incentivo para as criações literárias e artísticas dos alunos);
    -Como tema de discussoes,

    .2- Dificulta a leitura,imagens muito chamativas acabam distraindo a atenção dos alunos.

    3.Ajudando o cerebro a pensar,o aluno vai alem da imaginação. imagens repetidas sons que procura imitar ruidos.

    Elisete Aparecida

    ResponderExcluir
  56. 1- Desperta a forma oral e a escrita,fazendo com que os mesmos se interessem mais pelo assunto!
    2-Balões muito grandes,com muita escrita cansam o leitor,imagens chamativas demais cansa os olhos e desvia a atenção!
    3-Os espaços em branco nos dão o previlégio de imaginarmos o que vem pela frente,sendo assim,nosso célebro não para no espaço,e sim vai além do que esta escrito!

    Elaine Leithold

    ResponderExcluir
  57. ATIVIDADE 3.CLEUSA.
    Os quadrinhos são mais um estimulo tanto na linguagem oral como escrita os exercícios de linguagem oral e escrita, podem fazer com que os alunos desenvolvam mais rapido a formação de dialogo, criações literárias e artísticas.
    2-Pontos Negativos a serem observadosnos mantendo o cuidado com a educação, quadrinhos com excesso de texto nos balões dificultando a leitura e a assimilação dos conteudos,Imagens muito chamativas distrai a mente,Personagens estereotipados.
    3-O espaço em branco entre um quadrinho e outro vam sendo preenchido na mente do leitor para formar uma nova imagem contínua. E tem uma função de ajudar o cérebro a pensar

    ResponderExcluir
  58. 1-As HQs podem estimular muitos exercícios de linguagem escrita e oral,sendo um excelente incentivo para as criações literárias e artísticas dos alunos.
    2-ponto negativo é se escrever muito nos quadrinhos é importante saber o que esta fazendo quando criar uma historinha.
    3-O espaço em branco nos quadrinhos tem uma função importante para que se escreva o que vem em sua mente o que se pensa para fazer suas ideias maravilhosas.
    prof:Laura

    ResponderExcluir
  59. Antes de responder tenho que dizer que o curso HISTORIAS EM QUADRINHOS foi maravilhoso,pois nos remeteu para um mundo que foi o nosso suporte principal em nossa vida escolar a tantos anos atrás e que está sendo bem estimulado para a geração de hoje.
    Respondendo as questões,acredito que:
    1)Uso da linguagem oral e escrita e ánalise dos conteúdos;
    2)Quadrinhos com excesso de balões,pois o uso de muitas imagens pode dificultar a assimilação do conteúdo e,tornar atrativo os quadrinhos para que os alunos se interessem cada vez mais pelos HQ's;
    3)Tem a função de ajudar o cerebro a pensar.
    TÂNIA KNOREK

    ResponderExcluir
  60. 1-Como tema de discussões, na linguagem escrita e oral, análise de conteúdo.
    2-Quadrinhos com excesso de texto, imagens muito chamativas que distraem o aluno.
    3. Ajudam o cérebro a pensar.
    Simone Machado

    ResponderExcluir
  61. 1.Para desenvolver a criatividade, imaginação;
    Incentivar a leitura.

    2.As imagens,não podem tirar a atenção dos alunos, mas sim o texto deve passar as informações sobre o aasunto que se esta trabalhando.

    3.Ajudam a desnvolver a imaginação e o cerebro a
    pensar.

    Sonia Leite Massaneiro.

    ResponderExcluir
  62. Rúbia M. Waldmann

    1.
    * USO DE QUADRINHOS COMO TEMA DE DISCUSSÃO: Os gibis dos X-Men, por exemplo, tornaram popular o conceito de mutação e podem ser usados para iniciar uma aula sobre Darwin. Por outro lado, muitas histórias em quadrinhos falam sobre descobertas científicas.

    * ANÁLISE DE CONTEÚDO: Os quadrinhos de super-heróis trazem muitas referências a fatos históricos, principalmente guerras. Ligas de super-heróis são geralmente compostas por heróis de várias nacionalidades. Algumas histórias da Turma da Mônica fazem referência a fatos históricos do Brasil.

    2. Pode-se apontar como critérios, os conteúdos adequados à sociedade atual, a menção ao nível de raciocínio do aluno, entre outros.

    3. O espaço em branco que liga o quadro anterior ao posterior significa um lapso de tempo. Deve ser completado pela imaginação do leitor, fazendo com que a história tenha sequência. Para entender o quadrinho, é preciso entender o que aconteceu antes e o que acontecerá depois. Isoladamente, um quadrinho que faz parte de uma história é difícil de entender, mas duas imagens constituem uma narrativa, desde que sejam colocadas em sucessão ou que o leitor as entenda assim. Nas histórias em quadrinhos, o leitor constrói e confirma a narrativa que faz sentido na história.

    ResponderExcluir
  63. 1- A utilização de quadrinhos em sala de aula auxilia na interpretação oral e na escrita.
    2- Os quadrinhos com imagens chamativas, e uma excessiva quantidade de escrita nos balões não se interessando pela leitura, ilusão de roupas novas para velhas imagens onde há apenas o intuito de vender.
    3- A função de ajudar e estimular o cérebro a pensar.

    Alvaceli Gnoinsky

    ResponderExcluir
  64. Quadrinhos: um pensar e agir nas sala de aula

    Da leitura do texto de Luyten podemos citar o diferentes usos dos quadrinhos, um deles, o uso crítico dos quadrinhos advém da potencialidade de reflexão dos conteúdos, por exemplo aos acontecimento históricos, ao analisar-se os personagens e os atos que esses realizaram no ínterim da vivência social. Podemos também, fazer com que os alunos autoavaliem a sociedade a qual estão inseridos pelo contraste histórico, fazendo-os constituir a cidadania pela constituição e leitura dos quadrinhos.
    Outro uso citado no texto por Sonia M. Bibe Luyte
    n no texto: Quadrinho na Sala de Aula é o na linguagem oral e escrita dos alunos, desta posta, os quadrinhos são formas de exercitar e ampliar o domínio da escrita e expressão oral de conteúdos escolares, visto que, impera que os alunos saibam nas atividades utilizarem os recurso disponíveis para a realização dos quadrinhos ante a escrita do texto e a disseminação oral aos colegas. Outras formas de utilização na escrita pode ser o emprego dos quadrinhos para a reescrita de textos, resultados de pesquisas dos alunos, revisão de conteúdos estudos.
    A autora cita que nos livros didáticos na atualidade utilizam-se dos quadrinhos para o ensino, todavia, muitos constituem-se de formas de propaganda comercial e ideológica, tanto quanto, são formulados com excesso de palavras que dificultam o entendimento e leitura, imagens que chamam demasiada atenção e dessa forma inibindo a leitura e o problema em que as editoras remontam as tiras com mudanças que não são aceitas, visto que reforçam o preconceito.
    A autora cita a importância do espeço em branco entre um quadro e outro como o espaço em que o cérebro busca completar a sequência lógica do texto, e dessa forma, reflete e pensa, enfim, atua, posiciona e lê.
    Logo, os quadrinhos nos livros didáticos devem servir para incentivar a leitura dos alunos pelo cuidado do conteúdo adequado aos alunos e a realidade desses, e nesse ponto cabe uma ressalva na atuação dos professore para que as aulas com quadrinhos fomente o desenvolvimento de habilidades cognitivo críticas dos alunos quanto leitoras.

    ResponderExcluir
  65. 1 - A história em quadrinhos é uma ótima ferramenta para a instrodução de um conteúdo, o desenvolvimento da leitura, escrita, imaginação, criatividade.

    2 - Procurar sempre planejar as atividades com muita cautela, selecionando a HQ que será adequada para a idade a ser trabalhada, lembrando de não utilizá-la sem ter feito um trabalho com os alunos explicando como ela é importante para seu desenvolvimento.

    3 - O espaço em branco entre os quadrinho serve como tempo de pausa, para o cérebro pensar e estimular a imaginação.

    Roberta Cristina Brandi - Turma de Quarta

    ResponderExcluir
  66. Vanessa R. K. Bachmann

    1) * Debates - fazer uma mesa de discução sobre temas abordados em quadrinhos e tirinhas, tais como: política, problemas ambientais.
    * Produção de quadrinhos - fazer com que os alunos entrem em contato com as HQ's e propor temas para a produção dos quadrinhos.

    2- * Não se deve utilizar o quadrinhos meramente para ensinar gramática;
    * Quadrinhos não é matar tempo;
    * Prestar atenção, para saber se as imagens e o texto é adequado e se ambos não estão em excesso.

    3- A função dos espaços em branco é: estimular o cérebro a pensar!

    ResponderExcluir
  67. Resposta 1: O uso de quadrinhos ajuda na linguagem escrita e oral.

    Resposta 2 : Imagens muito chamativas distraindo o aluno para o principal que é a mensagem veiculada. Figuras e imagens repitidas.

    Resposta 3: O uso de função extraordinário, ajuda o cérebro a pensar.

    Aluna: Elizete Apª de Lima

    ResponderExcluir
  68. 1-A HQ remete reflexão, pode ser aplicada de forma oral ou escrita.
    2-Cuidar para não escrever demais no balão, isso pode se tornar cansativo e chato para o leitor.
    Imagem muito chamativa pode tirar o foco do objetivo central, ensinar usando o lúdico é muito interessante, mas o excesso de personagens estereotipados pode ser prejudicial na HQ.
    3- O espaço em branco ajuda o cerebro a pensar.
    CLEONICE F. G. ALVES DE LIMA

    ResponderExcluir
  69. 1USO DOS QUADRINHOS COMO TE MA DE DISCUSSÕES 2IMAGENS CHAMATIVAS QUE DISTAI O ALUNO 3A FUNÇÃO DOS ESPAÇOS EM BRANCO É ESTIMULAR O CÉREBRO A PENSAR

    ResponderExcluir
  70. o texto acima É da cursista rosilma

    ResponderExcluir
  71. 1- É possível usar os quadrinhos como tema de discussões.
    2- Com as histórias em quadrinhos é possível usar a linguagem escrita e oral.
    -Excesso de balões, dificuldando a leitura e, consequentemente, a assimilação do conteúdo.
    -Imagens muito chamativas.
    O espaço em branco ajuda o leitor a formar uma idéia de como poderia ser a imagem.
    José

    ResponderExcluir
  72. Marilza Stein Borges10 de julho de 2011 às 11:53

    Atividade 3
    1. Utilizar a linguagem dos quadrinhos para fazer exercícios, mexe com a criatividade dos alunos como estímulo para outras áreas.

    2. Os professores podem indicar as histórias em quadrinhos para aqueles que não gostam de leitura.

    ResponderExcluir
  73. Marilza Stein Borges10 de julho de 2011 às 12:21

    Atividade 3 O uso de quadrinhos tem o objtivo
    de ajudar,motivar e estimular o aluno a desenvolver habilidades,alem de ensinar de forma lúdica.

    O espaço em branco tem a funcão de ajudar o cérebro a pensar.

    ResponderExcluir