1- Cite e decreva 2 (duas) formas de se usar os HQs em sala de aula.
2- Já familiarizados com a linguagem das HQs, quais pontos poderão ser observados numa leitura crítica quanto ao uso das Histórias em Quadrinhos nos livros didáticos?
3- O que significa o espaço em branco entre um quadro e outro numa HQ?
Não esqueça de escrever seu nome completo antes de enviar o comentário!
RESPOSTA 1 - a)Uso de quadrinhos na linguagem escrita e oral
ResponderExcluirb)análise de conteúdo
RESPOSTA 2 - Cuidado com o excesso de texto nos balões pois além de se tornar chatos pode também dificultar a assimilação do conteudo. b)Imagem muito chamativa pode tirar a atenção da idéia do texto. c) tornar o mais atrativo possível para que os alunos não percam o interesse pelas HQ's.
RESPOSTA 3 - Tem a função de ajudar o cérebro a pensar.
VEREDIANE FRANCO DE OLIVEIRA
CEI VINICIUS DE MORAES
1 -Resposta-a)O uso de quadrinhos como tema de discussões em sala apartir de uma reflexão sobre uma abordagem histórica por exemplo , de personagem índios, negros, imigarntes,etc.
ResponderExcluirb)Uso de quadrinhos no linguagem escrita e oral,podem estimular muitos exercícios, sendo um excelente incentivo para as criaçõesliterarias e artisticas dos alunos.
2- Resposta Imagens muitos chamativas distraindo o aluno para o principal, que é a mensagem veiculada.O uso de quadrinhos tem o objetivo de
ajudar, motivar e estimular o aluno a desenvolver habilidades, além de ensinar de forma lúdica.
3- Resposta - tem uma função extraordinária, ajuda o cérebro a pensar.
Profª Janete Nunes Steilein
Respostas:
ResponderExcluir1- Uso de quadrinhos como tema de discussões; Uso de quadrinhos na linguagem escrita e oral.
2- Quadrinhos com excesso de texto nos balões dificultando a leitura e, consequntemente, a assimilação do conteúdo. Imagens muito chamativas distraindo o aluno para o principal, que é mensagem veiculada. Não se iludir com roupa nova para velhas imagens. Personagens esteriotipados.
3- Este espaço a qual ninguém dá importância, tem uma função extraordinária de fazer o cérebro pensar.
Elizandra Guimarães dos Santos, Turma: 3.
1-uso de quadrinhos como tema em discusao ,OUSO DE QUADRINHOS NA LINGUAGEM ESCRITA E ORAL.
ResponderExcluir2-QUADRINHOS COM excesso de texto nos baloes dificulta a leitura e ,consequentemente , a assimilaçaodo do conteudo . Imagens muito chamativas distraindo o aluno para o principal ,qque é mensagem veiculada . Não se iludir com roupas velhas imagens .Personalidade esteriotipados .
3-Este espaço a qual ningem da importancia,tem uma função extraordinaria de fazer o cérebro pensar .
1)
ResponderExcluir• O uso de quadrinhos como tem de discussões
• O uso de quadrinhos na linguagem escrita e oral.
2)
•Quadrinhos com excesso de texto nos balões dificultando a leitura e, conseqüentemente, a assimilação do conteúdo.
• Imagens muito chamativas distraindo o aluno para o principal, que é mensagem veiculada.
• Não se iludir com roupa nova para velhas imagens.
• Personagens estereotipados.
3) Os espaços em brancos tem função extraordinária de ajudar o cérebro a pensar.
Gracilene Zucco
*Uso de quadrinhos como tema de discussões; Uso de quadrinhos na linguagem escrita e oral.
ResponderExcluir*Quadrinhos com excesso de texto nos balões dificultando a leitura e, consequntemente, a assimilação do conteúdo. Imagens muito chamativas distraindo o aluno para o principal, que é mensagem veiculada. Não se iludir com roupa nova para velhas imagens. Personagens esteriotipados.
*Este espaço a qual ninguém dá importância, tem uma função extraordinária de fazer o cérebro pensar.
Aluna :Salete Juliano Pianoski
Turma :03
1)-USO DE QUADRINHOS NA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
ResponderExcluir-USO DE QUADRINHOS COM TEMA DE DISCUSSÕES
2)-IMAGENS MUITO CHAMATIVAS DISTRAINDO O ALUNO PARA O PRINCIPAL,QUE É A MENSAGEM VEICULADA
-QUADRINHOS COM EXCESSO DE TEXTO NOS BALÕES DIFICULTANDO A LEITURA E,CONSEQUENTEMENTE,A ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO.
3)O ESPAÇO EM BRANCO TEM A FUNÇÃO DE FAZER O NOSSO CEREBRO PENSAR
MARIA ANGÉLICA BARBOSA
1-Os quadrinhos em sala de aula podem ser utilizados como uma estratégia para estimular:* a interpretação através das imagens e *a linguagem escrita.
ResponderExcluir2-*Quadrinhos com excesso de texto nos balões dificultando a leitura;*Imagens muito chamativas,*Onomatopéias,sons que procurma imitaros ruídos;*Figuras convencinai,imagens repetidas.
3-Os espaços em branco entre uma tira e outra significa que o cérebro é obrigado a pensar e acompanhar rapidamente!
Por: Daniela Fragoso
1-Uso de quadrinhos na linguagem escrita e oral-estimular os exercícios de linguagem oral e escrita, formação de dialogo,incentivo para criações literárias e artísticas.
ResponderExcluir2-Quadrinhos com excesso de texto nos balões dificultando a leitura,Imagens muito chamativas,Personagens estereotipados,Não se iludir com roupa nova para velhas imagens.
3-O espaço em branco entre os quadrinhos e outro tem que ser preenchido rapidamente na mente do leitor para formar uma imagem contínua. E tem uma função extraordinária: ajudar o cérebro a pensar.
SUELI S.ALVES.
3-O espaço em branco,ajuda o cérebro a pensar.
ResponderExcluir2-Se o livro não atender ao interesse dos alunos, eles podem quadrinazar uma versão com o obejetivo de fazer uma leitura crítica sobre algum conteúdo que não acharem compatível com a realidade.Ou recomendar a história sob outro ponto de vista, sempre com ajuda do professor.
ResponderExcluir1-Portanto,a melhor maneira de fazer com que os alunos obtenham benefícios dos quadrinhos é ler também .Os olhos do professor e a compreenão de todos esses elemenotos citados podem auxiliar a pratíca pedagógica .2-Há diversas formas de usar os quadrinhos.Uma delas é com as revistas,tiras de jornal ou adaptações de romances para quadrinhos .nestes casos,há inúmeras possibilidades para as diferentes disciplinas:
ResponderExcluir1)Uso de quadrinhos na linguagem escrita e oral.
ResponderExcluir2)Quadrinhos com excesso de texto nos balões dificultando a leitura e, consequntemente, a assimilação do conteúdo. Imagens muito chamativas distraindo o aluno para o principal, que é mensagem veiculada.
3)O espaço em branco é para que o aluno desenvolva a imaginação.
Marili P. de Matos
Sibele Cristina dos Santos.
ResponderExcluir1)A utilização de quadrinhos em sala de aula auxilia na interpretação oral e escrita,além da produção escrita com a criação de dialagos.
2)Alguns itens são considerados negativos nas histórias em quadrinhos,quando há muitas escritas dentro dos balões,ou mesmo quando surgem imagens muito chamativas que distraem o leitor.
3)O espaço em branco tem a funçao de estimular a criatividade fazendo o cérebro ter que pensar.
Ana Claudia Adur
ResponderExcluir1: Ana Claudia Adur
1:
a)Uso de quadrinhos na linguagem escrita e oral
b)análise de conteúdo
2:
Quadrinhos com excesso de texto nos balões dificulta a leitura;
Imagens chamativas;
Onomatopéias;
3:
O espaço em branco entre os quadrinhos estimula o cérebro a pensar.
a)Uso de quadrinhos na linguagem escrita e oral
b)análise de conteúdo
2:
Quadrinhos com excesso de texto nos balões dificulta a leitura;
Imagens chamativas;
Onomatopéias;
3:
O espaço em branco entre os quadrinhos estimula o cérebro a pensar.
1)- Pode utilizar os quadrinhos em sala de aula pois os mesmos contribuem na produção escrita, na linguagem oral, assim como na interpretação.
ResponderExcluir2)- Uso de imagens muito chamativas, e uma excessiva quantidade de escrita nos balões desistimulando a leitura.
3)- Para estimular o cérebro a pensar.
SANDRIELE DOS SANTOS GAZZOLA
ResponderExcluir1)-Pode utilizar os quadrinhos em sala de aula pois os mesmos contribuem na produção escrita, na linguagem oral, assim como na interpretação.
2)- Uso de imagens muito chamativas, e uma excessiva quantidade de escrita nos balões desistimulando a leitura.
3)- Para estimular o cérebro a pensar
1) A imagem; linguagem escrita. Com revistas, tiras de jornais ou adaptações de romances para quadrinhos. Há professores que entendem que o ensino começa com a obtenção da atenção dos estudantes.
ResponderExcluir2) Um juízo critico de valores que são aceitos ou não pela sociedade. O que propicia debates como a violência, o racismo ou a tolerância.
3) Tem função de ajudar o cérebro a pensar.
Silvana Cristina Marinheiro Voigt.
1-Uso de quadrinhos na linguagem escrita e oral,uso de quadrinhos como tema de discussões.
ResponderExcluir2-*Quadrinhos com excesso de texto nos balões dificutando a leitura e, consequentemente, a assimilação do conteúdo
*Imagens muito chamativas distraindo o aluno para o principal, que éa imagem veiculada.
*Não se iludir com roupa nova para velhas imagens.
*Personagens esteriotipados.
3-Tem uma função extaordinária:ajuda o cérebro a pensar.
VANIA VALQUIRIA R. F. DA COSTA
1-Uso na linguagem escrita e oral;Analise de conteudo.
ResponderExcluir2-Quadrinhos com exesso de texto nos balões;Imagens muito chamativas.Não se iludir com roupa nova para velhas imagens;Personagens estereotipados.
3-Tem uma função que ajuda o cérebro a pensar.
Elizete
Anônimo disse...
ResponderExcluirResp.n°1
1-É fazer uma história em quadrinhos...
-criação de uma HQ sobre um topico,pode ser trtabalhado individual ou em grupo.
2-HQ e identificação projetiva da personalidade:escolher o personagem(heróis, desenhar e escrever sobre opersonagem).
Dirce
1- USO DA LINGUAGEM ESCRITA E ORAL.
ResponderExcluir2-
*QUADRINHOS COM EXCESSO DE TEXTO NOS BALÕES DIFICULTANDO A LEITURA E A ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO;
*IMAGENS MUITO CHAMATIVAS DISTRAINDO O ALUNO PARA O PRINCIPAL, QUE É A MENSAGEM VEICULADA;
*NÃO SE ILUDIR COM ROUPA NOVA PARA VELHAS IMAGENS;
*PERSONAGENS ESTEREOTIPADOS.
3- TEM UMA FUNÇÃO EXTRAORDINÁRIA: AJUDA O CÉREBRO A PENSAR.
ANA PAULA ZAMBOSKI - TURMA 3
1) A utilização em sala de aula dos HQs contribuem´para a produção escrita, linguagem oral e interpretação.
ResponderExcluir2) O negativo das histórias em quadrinhos é quando há muita escrita nos balões ou ilustrações muito chamativas, que distrai quem está realizando a leitura.
3) O espaço em branco estimula a atenção, imaginação, criatividade é momento de pensar sobre.
Andreia Schultz milléo
1) Utilização em sala de aula contribui na linguagem escrita e oral.
ResponderExcluir2) *Quadrinhos em excesso de texto nos balões
*Imagens muito chamativas.
*Não se iludir com roupa novas para velhas imagens.
*Personagens estereotipados.
3) Espaço em branco ajuda o cérebro a pensar além da imaginação e criatividade no momento em que esta lendo.
CARLA CAVALHEIRO
1 - Uso de quadrinhos como tema de discussões; Uso de quadrinhos na linguagem escrita e oral.
ResponderExcluir2 - Quadrinhos com excesso de texto nos balões dificultando a leitura e, consequentemente, a assimilação do conteúdo. Imagens muito chamativas distraindo o aluno para o principal, que é mensagem veiculada.
3 - O espaço em branco entre os quadrinhos e outro tem que ser preenchido rapidamente na mente do leitor para formar uma imagem contínua. E tem uma função extraordinária: ajudar o cérebro a pensar.
Ângela Maria Iachitzki
1° uso das hq na linguagem escrita e oral
ResponderExcluir2° quadrinhos com excesso aos textos de baloes dificultando a leitura
3° espaço em branco entre quadrinho ajuda o cerebro a pensaralem da imaginação e criatividade no momento em que esta lendo
marcelo turma 3
1-O USO DOS QUADRINHOS COMO TEMA DE DISCUSSÕES E O USO NA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA.
ResponderExcluir2-*EXESSO DE TEXTOS NAS BOLÕES.
*IMAGENS MUITO CHAMATIVAS.
*PERSONAGENS ESTEREOTIPADOS.
3-TEM A FUNÇÃO DE AJUDAR O CÉREBRO A PENSAR.
MARLI P.
1 – É possível usar as HQs em sala de aula, como
ResponderExcluir• Tema de discussões: realizando uma discussão sobre os conteúdos e fazendo uma abordagem histórica. A partir de características dominantes de personagens históricos, pode-se efetuar uma crítica a valores aceitos ou não pela sociedade, através de debates.
• Linguagem escrita e oral: é possível estimular muitos exercícios de linguagem, incentivando criações literárias e artísticas dos alunos. Ao ensinar línguas, existe a oportunidade de propiciar a formação de diálogos em balões de história já desenhada.
2 – Fazendo uma leitura crítica observamos que
• Quadrinhos com excesso de texto dificultam a leitura e assimilação do conteúdo.
• Imagens muito chamativas distraem o aluno, desvinculando da mensagem principal.
• Ilusão de roupas novas para velhas imagens onde há apenas o intuito de vender.
• Personagens estereotipados apresentam raças, profissões, deficiências, etc, reforçando velhos conceitos em roupagem nova.
3 – O espaço em branco entre os quadrinhos é preenchido pela mente do leitor que forma uma imagem continua auxiliando no pensamento e na imaginação.
Daiane Figura
1- As HQs podem estimular muitos exercicios de linguagem escrita e oral.O uso de HQs em sala de aula auxiliam e incentivam os alunos as criaçoes literarias e artisticas.
ResponderExcluir2- Imagens muito chamativas destrai o aluno focando somente na imagem.
As HQs com excesso de texto nos balões dificultam a leitura e assimilação do conteudo.
O uso de HQs em sala de aula tem por objtivo ajudar, motivar e estimular o aluno a desenvolver abilidades ensinando em forma ludica.
3- O leitor forma a imagem atravez da leitura como se fosse um filme ou um desenho animado.
Os espaços embrancos compostos nos HQs tem a funçao de ajudar o célebro a pensar.
josiane
1) o primeiro passo para um professor usar os quadrinhos em sala de aula è não ter medo e começar a se familiarizar com sua linguagem,onde as HQs podem estimular muitos exercicios de linguagem escrita e oral,sendo um excelente incentivo para as criações literarias e artisticas dos alunos.
ResponderExcluirO uso de quadrinhos tem o objetivo de ajudar ,motivar e estimular o aluno a desenvolver habilidades , além de ensinar de forma lúdica, onde também enriquecem a leitura e o pensamento e desenvolvem conexões entre o visual e o verbal.
2)- Quadrinhos com excesso de textos nos balões dificultando a leitura , e assim consequentemente , não terá a assimilação do conteúdo.
-Imagens chamativas distraindo os alunos para o principal que é a mensagem veiculada.
-Não se iludir com roupas nova para velhas imagens : pois , há livros que , com o intuito só de vender, colocam alguns elementos dos quadrinhos(balões, onomatopéias)em velhas imagens conhecidas.
3)O espaço em branco entre uma quadrinho e que ninguem dá importancia , tem uma função extraordinaria a qual auxilia o cerebro a pensar .
Eliane Schultz Gritten Gouvêa.
1-As HQS podem estimular em exercicios de linguagem oral e escrita.
ResponderExcluir2-Imagens muito chamativas distrai o aluno.
HQS com excesso de texto dificultam a leitura e assimilação do conteudo.
Os HQS em sala de aula podem ajudar de forma ludica a formar leitores.
3- Os espaços em brancos tem como função ajudar o cerebro a pensar .
Karine Naisser
R:Sua utilização em sala de aula como incentivo na produção da escrita, e da linguagem oral, assim como na interpretação, ponto este, que os alunos chegam ao ensino médio com grande dificuldade.
ResponderExcluir2-R:Devemos tomar cuidado com alguns quesitos que tem relação na formação dos HQs, por exemplo, o excesso da escrita dentro dos balões, ou com imagens muito chamativas para não distrair o leitor.
3- R:O espaço em branco tem a função de estimular o cérebro a ter que pensar.
Elisete Moissa Reinert
1-Há diversas formas de usar os quadrinhos em sala de aula,usando revistas,tiras de jornais ou adaptações de romances,onde oos quadrinhos podem ser usados como TEMA DE DISCUSSÕES,AUXILIAR NA LINGUAGEM ORALA E ESCRITA E ANÁLISE DE CONTEÚDO.
ResponderExcluir2-O excesso de textos nos balões dificultam a leitura e a assimilação do conteúdo pelo leitor.
Imagens muito chamativas dsitraem o aluno para o principal,que é a mensagem vinculada.
Personagens esteorotipados.
Não se iludir com roupa nova para imagens velhas.
3-os espaços em branco entre um quadrinho e outro tem a função extraordinária de ajudar o cérebro a pensar,estimulando a imaginação e a criatividade do leitor.
karina de Fatima Gomes
Turma3
1)1º estimular a criatividade dos alunos. Distribuir para os alunos tirinhas em branco fazendo com que criem sua própria história.
ResponderExcluir2ºlevar para a sala de aula um assunto polemico como por exemplo doenças sexualmente transmisiveis, trabalhando o assunto atravaz de uma história em quadrinhos.
2)quadrinhos com exesso de texto nos balões dificultando a leitura e, consequentemente, a assimilação dos conteúdo. imagens muitos chamtivas distraindo o aluno para o principal, que é a mensagem veiculada.
3)os espsços em brancos entre um quadrinho e outro é para trabalhar a mente do leitor.
CRISTIANE SCONHETZKI
ATIVIDADE 01
ResponderExcluir- Produção de textos preenchendo balões (criatividade).
- Leitura crítica e interpretação de texto;
- Caracterização de personagens (regionalização),
- Ortografia;
- Concisão e coesão do texto;
- Metáforas visuais.
- Usar tirinhas para ilustrar uma atividade,
- Problemas matemáticos.
ATIVIDADE 02
Primeiramente é necessário lembrar que o Livro Didático é mais um recurso pedagógico do professor, e não o único, por isso o professor deve buscar outras alternativas pedagógicas, ou saber usufruir das propostas de atividades apresentadas no próprio livro, como por exemplo as Histórias em Quadrinhos (que alguns livros didático já apresentam). Ao perceber esta capacidade de entretenimento e seu efeito lúdico, professor deve considerar seu uso como um recurso importante, já que o ofício de educador exige desempenho e criatividade no ensino. Segundo Vergueiro (2009, p.40): “[...] a inclusão dos quadrinhos no PNBE significa um avanço na maneira como a área do ensino os enxerga. Deixaram de ser leitura subversiva ou superficial para serem oficializados como política de governo. [...] trouxe também como conseqüência o aquecimento do mercado editorial brasileiro [...] (gerando um) volume grande de adaptações em quadrinhos[...]”
As Histórias em Quadrinhos apresentam um universo lúdico e envolvente, que exerce fascínio entre crianças e jovens (e também adultos). Sendo assim, pode-se afirmar que a aplicabilidade das Histórias em Quadrinhos em sala de aula, revela uma metodologia bastante difundida no processo interdisciplinar.
ATIVIDADE 03
O espaço em branco entre um quadrinho e outro tem que ser preenchido rapidamente na mente do leitor para formar uma imagem contínua, como se fosse um filme ou um desenho animado. Este espaço em branco, ao qual ninguém dá importância, tem uma função extraordinária: ajuda o cérebro a pensar.
Janete Paiter
1 - Para a leitura onde dá a possibilidade de imaginar as vozes dos personagens através das imagens, podendo transformar em teatro.
ResponderExcluirAtravés de uma cantiga de roda, transformar em uma história em quadrinho.
2 - Quadrinhos com excesso de texto nos balões, dificultando a leitura; Imagens muito chamativas distraindo o aluno; não se iludir com roupa nova para velhas imagens; personagens estereotipados.
3 – O espaço em branco entre um quadrinho e outro tem que ser preenchido rapidamente na mente do leitor para formar uma imagem, como se fosse um filme ou um desenho animado. O espaço em branco, ao qual ninguém dá importância, tem uma função extraordinária: ajuda o cérebro a pensar.
Marília Juraszek Sausen
1.Leitura e interpretação,usar tirinhas em branco ou com partes desenhadas para criação de histórias.
ResponderExcluir2.Quadrinhos em excesso distraindo a atenção do aluno, imagens muito chamativas e personagens estereotipados que dificultam o entendimento.
3.Tem a função de estimular o cérebro, a imaginação e a criatividade do aluno.
Ana Maria
1-Na linguagem escrita e oral,
ResponderExcluirTema de discussões.com revistas,tiras de jornais que pode ser trabalhado em grupo ou individual.
2-Imagens muito chamativas e repetidas,distraem o aluno;
Exesso de textos nos balões,dificulta a assimilação.
Personagens estereotipados,reforçando apenas velhos conceitos.
3-Tem uma função importante estimula a atenção,imaginação,ajuda o celebro a pensar.
Roseli
1- realizar debates em sala de aula sobre temas polêmicos;
ResponderExcluirtrabalhar a linguagem escrita e oral.
2- quadrinhos com excesso de texto;
imagens muito chamativas;
não se iludir com roupa nova para velhas imagens;
personagens estereotipados.
após observar todos estes pontos, o aluno poderá recontar a história de outra maneira,tirando o que achar desnecessário.
3- o espaço em branco, tem que ser preenchido rapidamente na mente do leitor para formar uma imagem contínua, como se fosse um filme ou um desenho animado.
este espaço em branco, ajuda o cérebro a pensar.
Camyla Knüppel
1-Temas de discussões com revistas,tiras de jornais podendo ser trabalhado em grupo ou individual,estimular na linguagem escrita e oral.
ResponderExcluir2-Personagens estereotipados,reforçando apenas velhos conceitos;
Imagens muito chamaticas e repetidas,destraem o aluno;
Excesso de textos nos balões,dificulta a assimilação.
3-Tem uma função importante estimula a atenção,imaginação e ajuda o celebro a pensar.
Maria Angelica
1-Uso de quadrinhos como tema de discussões.
ResponderExcluirUso de quadrinhos na linguagem escrita e oral.
2-.Quadrinhos com excesso de texto nos balões dificultam o entendimento
.Imagens muito chamativas distraem o aluno para o tema principal.
.Há livros que colocam alguns elementos dos quadrinhos em velhas imagens com a pretenção apenas de vender.
.Personagens estereotipados.
3-Ajuda o cérebro a pensar.
Suélen E. Ignaszevski
ResponderExcluir1.
ResponderExcluir-USO DE QUADRINHOS COMO TEMA DE DISCUSSÕES.
-USO EDE QUADRINHOS NA LINGUAGEM ESCRI8TA E ORAL.
2.
-QUADRINHOS COM EXCESSO DE TEXTO NOS BALÕES DIFICULTANDO A LEITURA;
-IMAGENS MUITO CHAMATIVAS DISTRAINDO OALUNO PARA O PRINCIPAL,QUE É A MENSAGEM VEICULADA;
-PERSONAGENS ESTEREOTIPADOS.
3.
-ESTE ESPAÇO EM BRANCO,AO QUAL NINGUÉM DÁ IMPORTÂNCIA, TEM UMA FUNÇÃO EXTRAORDINÁRIA:O CÉREBRO A PENSAR.
-JÉSSICA F.PADILHA.
1 - Uso de quadrinhos como tema de discussões; Uso de quadrinhos na linguagem escrita e oral.
ResponderExcluir2 - Quadrinhos com excesso de texto nos balões dificultando a leitura e, consequentemente, a assimilação do conteúdo. Imagens muito chamativas distraindo o aluno para o principal, que é mensagem veiculada.
3 - O espaço em branco entre os quadrinhos e outro tem que ser preenchido rapidamente na mente do leitor para formar uma imagem contínua. E tem uma função extraordinária: ajudar o cérebro a pensar.
Luciane Medeiros
1.
ResponderExcluir*USO DA LINGUAGEM ESCRITA E ORAL;
* USO DE QUADRINHOS COMO TEMA DE DISCUSSÕES.
2.
*QUADRINHOS COM EXCESSO DE TEXTO NOS BALÕES DIFICULTANDO A LEITURA;
IMAGENS MUITO CHAMATIVAS DISTRAINDO OALUNO PARA O PRINCIPAL,QUE É A MENSAGEM VEICULADA;
3.
*Ajuda o cérebro a pensar.
Luzia França
PERSONAGENS ESTEREOTIPADOS.
3.
*
1- Uso de quadrinhos como discussões e uso de quadrinhos como linguagem oral e escrita.
ResponderExcluir2-Quadrinhos com excesso de texto nos balões dificultando a leitura e, conseqüentemente, a assimilação do conteúdo. Imagens muito chamativas distraindo o aluno para o principal, que é mensagem veiculada.
Não se iludir com roupa nova para velhas imagens. Personagens estereotipados.
3-O espaço em branco, tem que ser preenchido rapidamente na mente do leitor para formar uma imagem contínua, como se fosse um filme ou um desenho animado.
Este espaço em branco, ajuda o cérebro a pensar.
Cíntia Araujo
1.Para debater alguns assuntos(polemicos ou não),em todas as disciplinas,para um facil entendimento de determinados conteudos.
ResponderExcluirMotivam e auxiliam o aluno no desenvolvimento de algumas habilidades de forma lúdica,na linguagem oral e verbal.
2.quadrinhos com imagens chamativas acabam distraindo e tirando a atenção dos alunos.
3.Ajudando o cerebro a pensar,o aluno vai alem da imaginação.
1 ...
ResponderExcluir- Uso de quadrinhos como tema de discussão
- Usar produção de personagens;
Por ser uma linguagem de facil entendimento, as Hqs, torna uma viagem possivel, assim´pode ser usado como tema de discussão.
2 ...
- Quadrinhos com excesso de texto nos balões;
- Iamgens muito chamativas podendo dispersar o aluno
3 ...
- Os espaços em brancos permite que o leitor o preencha instantaneamente, fazendo com que seu cerebro pense rapidamente.
Prof Rita de Cassia Possamai
Utilizamos como forma de leitura e arte em sala de aula.
ResponderExcluirÈ preciso ter cuidado com as imagens muito ilustrativas onde podem dispersar a atenção do aluno e com os tamanhos dos balões cuidando muito com o texto escrito.
O espaço em branco ajuda o cérebro a pensar imaginar mais a história.
Luciane C
1-O uso de quadrinhos estimula a linguagem visual e oral.
ResponderExcluir2- Dificulta a leitura, imagens repetidas sons que procura imitar ruidos.
3-Tem a função de fazer com que o cérebro pense,
Silvete W.
1.Para debater determinados assuntos,para um facil entendimento de determinados conteudos.
ResponderExcluirmotivam o aluno,auxiliando no desenvolvimento de algumas habilidades,de forma ludica e tambem de forma oral e verbal
2.Imagens muito chamativas acabam distraindo a atenção dos alunos.
3.Ajudando o cerebro a pensar,
Silvia Leite
1.Em sala de aula as Histórias em Quadrinhos podem ser utilizados:
ResponderExcluir- Na linguagem oral e escrita(usado como incentivo para as criações literárias e artísticas dos alunos);
-Como tema de discussões(conteúdos trabalhados).
2.Alguns pontos poderão ser observados:
* Quadrinhos com excesso de texto nos balões dificultam a leitura e a assimilação do conteúdo;
* Imagens muito chamativas, distraindo o aluno do foco principal ( mensagem a ser transmitida);
* Não se iludir com roupa nova para velhas imagens;
* Personagens estereotipados.
3.O espaço em branco, ao qual nínguém dá importância, tem uma função primordial numa História em Quadrinhos: ajuda o cérebro a pensar.
SILMARA SABATKE KARVAT
Beatriz P.
ResponderExcluir1-Uso a história em quadrinhos como tema de discussões,em sala de sala,na linguagem oral e escrita.
2- Quadrinhos em excesso nos textos de balões dificultam a leitura e imagem,também se for muito chamativa distraí o aluno.
3-Entre um quadrinho e outro tem que ser preenchido rapidamente na mente do leitor para formar uma imagem contínua,como se fosse um filme.Beatriz.P.
1- Histórias em quadrinhos como figura e fundo= utilizar as HQs para trabalhar a figura e o fundo de uma imagem, bem como, a organizaçao das figuras em um fundo.
ResponderExcluirHQs e as onomatopéias= trabalhar a HQ para conhecer e identificar as onomatopéias e os sons que elas produzem.
2- Quadrinhos com exesso de texto nos balões, imagens muito chamativas.
3- sua importancia é para que o leitor possa formar uma imagem continua da história como se fosse um filme. Mariléia
1.Em sala de aula as Histórias em Quadrinhos podem ser utilizados:
ResponderExcluir- Na linguagem oral e escrita(usado como incentivo para as criações literárias e artísticas dos alunos);
-Como tema de discussoes,
.2- Dificulta a leitura,imagens muito chamativas acabam distraindo a atenção dos alunos.
3.Ajudando o cerebro a pensar,o aluno vai alem da imaginação. imagens repetidas sons que procura imitar ruidos.
Elisete Aparecida
1- Desperta a forma oral e a escrita,fazendo com que os mesmos se interessem mais pelo assunto!
ResponderExcluir2-Balões muito grandes,com muita escrita cansam o leitor,imagens chamativas demais cansa os olhos e desvia a atenção!
3-Os espaços em branco nos dão o previlégio de imaginarmos o que vem pela frente,sendo assim,nosso célebro não para no espaço,e sim vai além do que esta escrito!
Elaine Leithold
ATIVIDADE 3.CLEUSA.
ResponderExcluirOs quadrinhos são mais um estimulo tanto na linguagem oral como escrita os exercícios de linguagem oral e escrita, podem fazer com que os alunos desenvolvam mais rapido a formação de dialogo, criações literárias e artísticas.
2-Pontos Negativos a serem observadosnos mantendo o cuidado com a educação, quadrinhos com excesso de texto nos balões dificultando a leitura e a assimilação dos conteudos,Imagens muito chamativas distrai a mente,Personagens estereotipados.
3-O espaço em branco entre um quadrinho e outro vam sendo preenchido na mente do leitor para formar uma nova imagem contínua. E tem uma função de ajudar o cérebro a pensar
1-As HQs podem estimular muitos exercícios de linguagem escrita e oral,sendo um excelente incentivo para as criações literárias e artísticas dos alunos.
ResponderExcluir2-ponto negativo é se escrever muito nos quadrinhos é importante saber o que esta fazendo quando criar uma historinha.
3-O espaço em branco nos quadrinhos tem uma função importante para que se escreva o que vem em sua mente o que se pensa para fazer suas ideias maravilhosas.
prof:Laura
Antes de responder tenho que dizer que o curso HISTORIAS EM QUADRINHOS foi maravilhoso,pois nos remeteu para um mundo que foi o nosso suporte principal em nossa vida escolar a tantos anos atrás e que está sendo bem estimulado para a geração de hoje.
ResponderExcluirRespondendo as questões,acredito que:
1)Uso da linguagem oral e escrita e ánalise dos conteúdos;
2)Quadrinhos com excesso de balões,pois o uso de muitas imagens pode dificultar a assimilação do conteúdo e,tornar atrativo os quadrinhos para que os alunos se interessem cada vez mais pelos HQ's;
3)Tem a função de ajudar o cerebro a pensar.
TÂNIA KNOREK
1-Como tema de discussões, na linguagem escrita e oral, análise de conteúdo.
ResponderExcluir2-Quadrinhos com excesso de texto, imagens muito chamativas que distraem o aluno.
3. Ajudam o cérebro a pensar.
Simone Machado
1.Para desenvolver a criatividade, imaginação;
ResponderExcluirIncentivar a leitura.
2.As imagens,não podem tirar a atenção dos alunos, mas sim o texto deve passar as informações sobre o aasunto que se esta trabalhando.
3.Ajudam a desnvolver a imaginação e o cerebro a
pensar.
Sonia Leite Massaneiro.
Rúbia M. Waldmann
ResponderExcluir1.
* USO DE QUADRINHOS COMO TEMA DE DISCUSSÃO: Os gibis dos X-Men, por exemplo, tornaram popular o conceito de mutação e podem ser usados para iniciar uma aula sobre Darwin. Por outro lado, muitas histórias em quadrinhos falam sobre descobertas científicas.
* ANÁLISE DE CONTEÚDO: Os quadrinhos de super-heróis trazem muitas referências a fatos históricos, principalmente guerras. Ligas de super-heróis são geralmente compostas por heróis de várias nacionalidades. Algumas histórias da Turma da Mônica fazem referência a fatos históricos do Brasil.
2. Pode-se apontar como critérios, os conteúdos adequados à sociedade atual, a menção ao nível de raciocínio do aluno, entre outros.
3. O espaço em branco que liga o quadro anterior ao posterior significa um lapso de tempo. Deve ser completado pela imaginação do leitor, fazendo com que a história tenha sequência. Para entender o quadrinho, é preciso entender o que aconteceu antes e o que acontecerá depois. Isoladamente, um quadrinho que faz parte de uma história é difícil de entender, mas duas imagens constituem uma narrativa, desde que sejam colocadas em sucessão ou que o leitor as entenda assim. Nas histórias em quadrinhos, o leitor constrói e confirma a narrativa que faz sentido na história.
1- A utilização de quadrinhos em sala de aula auxilia na interpretação oral e na escrita.
ResponderExcluir2- Os quadrinhos com imagens chamativas, e uma excessiva quantidade de escrita nos balões não se interessando pela leitura, ilusão de roupas novas para velhas imagens onde há apenas o intuito de vender.
3- A função de ajudar e estimular o cérebro a pensar.
Alvaceli Gnoinsky
Quadrinhos: um pensar e agir nas sala de aula
ResponderExcluirDa leitura do texto de Luyten podemos citar o diferentes usos dos quadrinhos, um deles, o uso crítico dos quadrinhos advém da potencialidade de reflexão dos conteúdos, por exemplo aos acontecimento históricos, ao analisar-se os personagens e os atos que esses realizaram no ínterim da vivência social. Podemos também, fazer com que os alunos autoavaliem a sociedade a qual estão inseridos pelo contraste histórico, fazendo-os constituir a cidadania pela constituição e leitura dos quadrinhos.
Outro uso citado no texto por Sonia M. Bibe Luyte
n no texto: Quadrinho na Sala de Aula é o na linguagem oral e escrita dos alunos, desta posta, os quadrinhos são formas de exercitar e ampliar o domínio da escrita e expressão oral de conteúdos escolares, visto que, impera que os alunos saibam nas atividades utilizarem os recurso disponíveis para a realização dos quadrinhos ante a escrita do texto e a disseminação oral aos colegas. Outras formas de utilização na escrita pode ser o emprego dos quadrinhos para a reescrita de textos, resultados de pesquisas dos alunos, revisão de conteúdos estudos.
A autora cita que nos livros didáticos na atualidade utilizam-se dos quadrinhos para o ensino, todavia, muitos constituem-se de formas de propaganda comercial e ideológica, tanto quanto, são formulados com excesso de palavras que dificultam o entendimento e leitura, imagens que chamam demasiada atenção e dessa forma inibindo a leitura e o problema em que as editoras remontam as tiras com mudanças que não são aceitas, visto que reforçam o preconceito.
A autora cita a importância do espeço em branco entre um quadro e outro como o espaço em que o cérebro busca completar a sequência lógica do texto, e dessa forma, reflete e pensa, enfim, atua, posiciona e lê.
Logo, os quadrinhos nos livros didáticos devem servir para incentivar a leitura dos alunos pelo cuidado do conteúdo adequado aos alunos e a realidade desses, e nesse ponto cabe uma ressalva na atuação dos professore para que as aulas com quadrinhos fomente o desenvolvimento de habilidades cognitivo críticas dos alunos quanto leitoras.
1 - A história em quadrinhos é uma ótima ferramenta para a instrodução de um conteúdo, o desenvolvimento da leitura, escrita, imaginação, criatividade.
ResponderExcluir2 - Procurar sempre planejar as atividades com muita cautela, selecionando a HQ que será adequada para a idade a ser trabalhada, lembrando de não utilizá-la sem ter feito um trabalho com os alunos explicando como ela é importante para seu desenvolvimento.
3 - O espaço em branco entre os quadrinho serve como tempo de pausa, para o cérebro pensar e estimular a imaginação.
Roberta Cristina Brandi - Turma de Quarta
Vanessa R. K. Bachmann
ResponderExcluir1) * Debates - fazer uma mesa de discução sobre temas abordados em quadrinhos e tirinhas, tais como: política, problemas ambientais.
* Produção de quadrinhos - fazer com que os alunos entrem em contato com as HQ's e propor temas para a produção dos quadrinhos.
2- * Não se deve utilizar o quadrinhos meramente para ensinar gramática;
* Quadrinhos não é matar tempo;
* Prestar atenção, para saber se as imagens e o texto é adequado e se ambos não estão em excesso.
3- A função dos espaços em branco é: estimular o cérebro a pensar!
Resposta 1: O uso de quadrinhos ajuda na linguagem escrita e oral.
ResponderExcluirResposta 2 : Imagens muito chamativas distraindo o aluno para o principal que é a mensagem veiculada. Figuras e imagens repitidas.
Resposta 3: O uso de função extraordinário, ajuda o cérebro a pensar.
Aluna: Elizete Apª de Lima
1-A HQ remete reflexão, pode ser aplicada de forma oral ou escrita.
ResponderExcluir2-Cuidar para não escrever demais no balão, isso pode se tornar cansativo e chato para o leitor.
Imagem muito chamativa pode tirar o foco do objetivo central, ensinar usando o lúdico é muito interessante, mas o excesso de personagens estereotipados pode ser prejudicial na HQ.
3- O espaço em branco ajuda o cerebro a pensar.
CLEONICE F. G. ALVES DE LIMA
1USO DOS QUADRINHOS COMO TE MA DE DISCUSSÕES 2IMAGENS CHAMATIVAS QUE DISTAI O ALUNO 3A FUNÇÃO DOS ESPAÇOS EM BRANCO É ESTIMULAR O CÉREBRO A PENSAR
ResponderExcluiro texto acima É da cursista rosilma
ResponderExcluir1- É possível usar os quadrinhos como tema de discussões.
ResponderExcluir2- Com as histórias em quadrinhos é possível usar a linguagem escrita e oral.
-Excesso de balões, dificuldando a leitura e, consequentemente, a assimilação do conteúdo.
-Imagens muito chamativas.
O espaço em branco ajuda o leitor a formar uma idéia de como poderia ser a imagem.
José
Atividade 3
ResponderExcluir1. Utilizar a linguagem dos quadrinhos para fazer exercícios, mexe com a criatividade dos alunos como estímulo para outras áreas.
2. Os professores podem indicar as histórias em quadrinhos para aqueles que não gostam de leitura.
Atividade 3 O uso de quadrinhos tem o objtivo
ResponderExcluirde ajudar,motivar e estimular o aluno a desenvolver habilidades,alem de ensinar de forma lúdica.
O espaço em branco tem a funcão de ajudar o cérebro a pensar.