segunda-feira, 29 de agosto de 2011

ATIVIDADE 1 (á distância)

1- Após leitura do Texto 1 " Os Sentidos do Teatro" - Teatro em Cena (Rita de Almeida Castro) faça uma pequena resenha sobre a história do teatro no Brasil até a atualidade.

2- Não esqueça de escrever seu nome completo e a turma a qual pertence antes de postar se comentário.

46 comentários:

  1. Liselote Teresinha Majolo Boniatti
    Turma 2


    RESENHA - OS SENTIDOS DO TEATRO: TEATRO EM CENA

    CASTRO, Rita de Almeida. Os sentidos do teatro: teatro em cena.
    Rita de Almeida Castro é diretora, atriz e antropóloga. Doutora em antropologia pela USP. Professora no Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da UnB. Coordena o Grupo de Pesquisa Poéticas do Corpo: do treinamento à cena e dirige o Grupo Teatro do Instante. Nesse artigo ela coloca o sentido do teatro, falando sobre sua origem, de como eram as peças teatrais, ainda antes dos gregos do século V aC, a quem havia sido atribuído o mérito da origem do teatro. Traz uma reflexão sobre a influência do mundo virtual na atualidade e como este pode mobilizar o ser humano; o teatro tem então esse papel de ser a “condição de lócus de resistência ao fenômeno corrente de massificação cultural”, possibilitando a aproximação física das pessoas, e isso se faz através da comunicação. O artigo faz uma breve retrospectiva sobre a presença do teatro no Brasil, que se deu na época da colonização, tendo em José de Anchieta o pioneiro dessa arte, a qual usava como meio para evangelizar os índios. Continuando a trajetória do teatro brasileiro ao longo do século XVIII, começam a surgir várias companhias de teatro que se inspiravam nos modelos europeus. No período imperial, inicia-se uma grande luta para a “construção do teatro brasileiro”. O artigo cita então vários autores que para isso lutaram. Toda essa construção do teatro brasileiro passava pela adaptação popular e inspirada em modelos europeus. Em seguida vemos uma reflexão sobre o teatro brasileiro, considerando a diversidade do país; são aí citados alguns autores que revelam a época e o modelo de se fazer teatro. O artigo traz toda uma gama de autores nessa área e também a criação das escolas de arte no pais, construindo o teatro nacional. Traz uma reflexão sobre a importância do trabalho do autor, as técnicas que utiliza, assim como sua arte para o que, a autora cita o centro de pesquisas teatrais (LUME), criado em 1985 na UNICAMP, que enfatiza o trabalho de treinamento próprio para o trabalho do autor. A principal característica dos grupos de pesquisas teatrais é trabalhar com o trinômio “treinamento-ensaio-espetáculo”. Há varias modalidades de teatro e estão merecendo atenção de escolas técnicas, cursos de graduação, mestrado e até doutorado que ressaltam a importância do teatro como espaço do conhecimento de si mesmo, do outro e de comunicação com a sociedade onde estamos inseridos. A autora utilizou-se de uma boa revisão bibliográfica como livros e periódicos que falam sobre o tema “teatro”. O artigo se apresenta como uma excelente ferramenta para os estudantes de cursos e faculdades de artes cênicas, pois traz de forma bastante clara a trajetória do teatro, bem como particularidades sobre essa arte. Esta resenha é apresentada como atividade do curso Salto para o Futuro com o tema “Linguagem teatral e práticas pedagógicas”.

    ResponderExcluir
  2. Os sentidos do Teatro
    O espaço teatral não apareceu com os gregos do século V a.c., mas muito antes. Segundo Richard Schechner os primeiros tetros eram centros cerimoniais- faziam parte de um sistema de caça, eram sazonais, havia o encontro entre grupos humanos, uma celebração e a marca da celebração por alguma forma de escritura no espaço.
    O ser humano vem criando formas diferentes de comunicação, seja entre homens e deuses ou homens entre si.As formas de lidar com esse corpo em cerna têm sido diversamente trabalhadas, de acordo com o contexto em que está inserido.
    No século XVI, junto com a colonização portuguesa veio para o Brasil o hábito das representações teatrais, sendo Anchieta o mais significativo evangelizador dos povos indígenas, que utilizava o teatro como instrumento de catequese e filiava-se á tradição religiosa Medieval.
    Durante o século XVII, segundo Mario Cacciaglia, continuou a produção teatral dos jesuítas, entre eles o padre Antônio Vieira e surgem nas ruas numerosas formas de jogos, festas, divertimentos e manifestações dramáticas populares, como o bumba-meu-boi.
    Ao longo do século XVIII surgiram no Brasil vários teatros, contuídos nos moldes europeus e surgiram as primeiras companhias de atores.
    No século XIX, período imperial, vários autores lutaram pela criação e pelo desenvolvimento de uma cena brasileira, entre eles destacam-se:Martins Pena, Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias, José de Alencar, entre outros.
    Ao refletir sobre o teatro no Brasil, temos que considerar a diversidade brasileira, as especiaidades das histórias de grupos e artistas em cada região.
    Em 1948 foi criado a Escola de Arte Dramática, é um outro marco significativo psra a constroção do moderno teatro brasileiro.
    O fazer teatro passa por várias fases.Para o autor, espaço do treinamento é onde a experiência cotidiana pode ser descontruída, como rituais de separação e transição, ao passo que os ensaios edificam, constoem novas referências culturais.
    No teatro, o ator é seu próprio universo de criação, que é continuamente exposto aos mais váriados estímulos e situações.
    No caso do ator teatral, há um caminho a ser percorrido, do cotidiano social aos estados não cotidianos do palco.
    A arte teatral e´uma experiência coletiva que propicia novas percepções, tanto para o ator como para o espectador, e instiga desdobramentos sociais ao redimensionar estados cotidianos

    NOME: Luciane Schimitberger
    TURMA: 1 (segunda-feira)

    ResponderExcluir
  3. Muito antes dos gregos segundo Richard Schechner (1994)os primeiros teatros eram carimonias ,sistema de caça eram sazonais.Celebração e a marca da celebração,fazia algumas coisas que poderia ser chamadas de teatro ou dança e músicas,tantos rituais nos palcos teatrais apresenta no século.Experiências grega clássica ao universo cotenporânio a caracterizaçâo do teatro desde Aristotelts.Pelo avanço tecnológico que produz um mundo virtual e digitalizado pela gigantesco influência da tecnologia carrente de massificaçâo cultural.A população indigina que aqui vivia anterior a chegada dos potugueses no Brasil,apresentaçãoes teatrais sando Anchieta (1534-1597)o mais significativo evangelizador dos povos indigenas .segundo Sabato Magaldi(1997)cenas eram apresantadas em portugues,casteliano e muito diálogo em tupi durante o séc..seg.. Mario Caciaglia 1986 comtinuou aprodução teatral gesuita ,manifastaçães dramaticas populares como o bumba-meu -boi .No sec. surgiram no brasil varios teatros o repertorio dramaturgico era predominantemente europeu ao refletir o teatro no brasil temas a diversidade de cada região embora a historia mais divulgada seja a que refere ao eixo Rio-SP no rio o teatro do estudante do brasil,inspirado nos teatros universitarios europeu com uma função pedagógica e artitica que se dedicam à montagem de grandes dramaturgos nacionais e estrangeiros desde então amplicou-se consideravelmente o grupo de dramaturgos,diretores e atores nacionais podem-se ver o treinamento o enseio e o aquecimento do corpo como preliminares, comos ritos de separação do mundo cotidiano ;trata-se de um trabalho de ressignificação em que elementos de um determinado testo ,criem suas contruções corporais a partir da sociedade em que estão inceridas ao trabalho a construção corporal e gestual a partir dessa auto-exposição continua o ator referenciais ,diversifica conceitualmente seu repertorio gestual e imagitico .O autoconhecimento,e muitos atores e dançarinos buscam praticas corparais como parte do seu treinamentos para a atuação no palco na cena nas escalas tecnicas ,cursos de graduação mestrado e doutorado em artes cênicas temas uma ampliação da ação do teatro que cada vez mais alia a prática à pesquisa e à experimentação estetica. Roseli Schimitbregre dos Santos
    turma 1

    ResponderExcluir
  4. Sibele Cristina dos Santos----Turma 2


    O espaço teatral surgiu antes do ano v a.c..Desde o período grego o principal elemento do teatro é o ator e o espectador.Poís havendo hoje tantas tecnologias que distanciam as pessoas,no sentido de presensa,ainda assim oteatro é uma arte prestigiada por inúmeras pessoas.
    No Brasil,o teatro tem origem com os jesuítas,com o objetivo de catequisar os índios,depois o teatro surge caracterizado com traços europeus.
    Durante o período imperial,surgem vários autores que lutam para haver encenações brasileiras.No decorrer da história do teatro no Brasil destacam-se grandes artístas como Procópio Ferreira,Paschoal Carlos Magno,Alfredo Mesquita o criador da Escola de Arte Dramática.Em meados do século xxocorre a montagem do Teatro Brasileiro de Comédia,com a influencia de diretores estrangeiros.
    Dessa maneira,acontece nos anos seguintes novas criações em pról da teatro brasileiro,assim como o Centro de Pesquisas Teatral,no qual se destaca quais os aspectos mais relevantes na arte de dramatizar,bem como a função que o corpo exerce no teatro.

    ResponderExcluir
  5. Os Sentidos do Teatro
    O teatro nasceu antes dos gregos,os primeiros teatroseram cerimônias,que faziam parte de um sistema de caça,havia o encontro entre grupos humanos,aí nascia o teatro.No século XXI surgem so palcos teatrais e tanto nos rituais quanto no palco o ser humano, criou formas diferentes de comunicação, através das expressões artísticas representadasno teatro.Apesar de hoje o mundo tecnológico estar totalmente digitalizado o teatro se mantêm cada vez mais'firme' no meio da era digital.NoséculoXVI, no Brasil Anchieta fio o evangelizador dos povos indígenas, ele utilizava o teatro como instrumento de catequese,havia também um caráter festivo nas representações dos Jesuítas que eram realizadas nas datas comemorativas.No século XVII, surgem nas ruas numerosas formas de jogos, festas,divertimentos e manifestações dramáticas populares como o Bumba-meu-boi.Em 1780 foi encenada em Refice a comédia Amor mal correspondido de Luís Alves Pinto, que parece ter sido a primeira peça encenada de um dramaturgo brasileiro.Surgem autores como:Martins Pena,Gonçalves Dias,José de Alencar e outros.O artista Procópio Ferreira teve 62anos de carreira e atuou em 461 peças.No ano de1943 a montagem da peça Vestido de Noiva, do dramaturgo Nelson Rodrigues teve grande sucsso de público.E em São Paulo no ano de 1948 foi criada a escola de arte dramática de Alfredo Mesquita.
    No Rio de Janeiro a atriz Dulcina de Morais cria na década de 50,a Fundação Brasileira de Teatro.E no ano de 1985 foi criado na universidade de Campinas o Centro de Pesquisas Teatrais.E esta é um pouco da história do teatro.
    Cléia Rodrigues Ferreira
    turma:01

    ResponderExcluir
  6. OS SENTIDOS DO TEATRO
    O Teatro surgiu muito antes dos gregos.Os primeiros teatros eram centros cerimoniais, havia o encontro entre grupos, uma celebração e a marca da celebração por alguma forma de escritura no espaço.
    Apartir do século XXI, o ser humano vem criando formas diferentes de comunicação, seja entre homens e deuses ou dos homens entre si.
    A presença de atores em cena torna-se algo importante nesse processo que liga a experiência grega clássica ao universo contemporâneo.Essa relação parece cada vez mais importante para que o homem não se imobilize diante do mundo tecnológico e digitalizado oferecido pela mídia.
    No século XVI, junto com a colonização portuguesa veio para o Brasil o hábito das representações teatrais.Ao longo do século XVIII surgiram no Brasil as primeiras companhias de atores. O repertório dramatúrgico era predominantemente europeu.
    Ao refletir sobre o teatro no Brasil, temos que considerar a diversidade brasileira, as especificidades das histórias de grupos e artistas em cada região, embora a história mais divulgada seja a que se refere ao eixo Rio-São Paulo.
    Oteatro pode ser visto como um lócus potencial de transformação de gestos e posturas cotidianos. Sem perder de vista que o teatro pressupõe um outro, aquele que olha e ao mesmo tempo interfere, delimita, constrói a dimensão do que está sendo observado.
    No teatro,o ator é seu próprio universo de criação, que é continuamente exposto aos mais variados estímulos e situações. A partir essa auto-exposição contínua, o ator passa a ampliar sua gama de significados para as mesmas posturas e os mesmos referenciais, diversificando conceitualmente seu repertório gestual e imagético.E o teatro ganha cada vez mais uma relevância como espaço para conhecimento de si mesmo, do outro e de comunicação com a sociedade onde estamos inseridos.
    Silmara Sabatke Karvat
    Turma 2

    ResponderExcluir
  7. Os sentidos do Teatro
    O espaço teatral teve inicio muito antes gregos do século V a.c. Segundo alguns estudioos os primeiros tetros eram centros cerimoniais,faziam parte de um sistema de caça, eram sazonais, havia o encontro entre grupos humanos, uma celebração e a marca da celebração por alguma forma de escritura no espaço. Através dos tempos essa arte venho e evoluído e o ser humano vem criando formas diferentes de comunicação. No século XVI, junto com a colonização portuguesa veio para o Brasil o hábito das representações teatrais, sendo Anchieta o mais significativo evangelizador dos povos indígenas, que utilizava o teatro como instrumento de catequese e filiava-se á tradição religiosa Medieval. Durante o século XVII, segundo Mario Cacciaglia, continuou a produção teatral dos jesuítas, entre eles o padre Antônio Vieira e surgem nas ruas numerosas formas de jogos, festas, divertimentos e manifestações dramáticas populares, como o bumba-meu-boi.Ao longo do século XVIII surgiram no Brasil vários teatros, construídos nos moldes europeus e surgiram as primeiras companhias de atores.
    No século XIX, período imperial, vários autores lutaram pela criação e pelo desenvolvimento de uma cena brasileira, entre eles destacam-se:Martins Pena, Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias, José de Alencar, entre outros. Pensar em teatro no Brasil é pensar na diversidade de culturas e costume de povo muito diferente.
    Em 1948 foi criado a Escola de Arte Dramática, é um outro marco significativo para a construção do moderno teatro brasileiro. E assim foi ano por anos, transformação após transformação para criação do teatro como comecemos hoje.

    Turma 2 quinta feira
    Gracilene de Fátima Zucco

    ResponderExcluir
  8. Sandriele dos Santos Gazzola
    Turma 2
    A palavra teatro, vem de “ teatrum” , ( lugar de onde se vê). Toda a dinâmica teatral não surgiu com os gregos no século V a.c., os primeiros teatros eram em centros cerimoniais, onde comemoravam alguma data ou ocasião.
    Para Aristóteles, a centralidade da presença cênica do ator é considerada indispensável para a caracterização do teatro.
    Atualmente, a nossa era esta marcada pela gigantesca influencia da tecnologia da informação, o teatro assume a condição de lócus na resistência do fenômeno da corrente de massificação cultural, se tornando um espaço possível para o encontro ao vivo entre pessoas.
    A produção teatral brasileira iniciou com a população indígena, bem antes da vinda dos portugueses, continuou com a produção teatral dos jesuítas, através de jogos, festas e manifestações dramáticas populares, como o Bumba-meu-boi.
    Ao longo do séc. XVIII surgiram vários teatro no Brasil porem o repertorio dramatúrgico era predominante europeu. Vários artistas importantes foram surgindo com o decorrer dos tempos, mas ao refletir sobre o teatro no Brasil, temos de considerar a diversidade brasileira. Uma ilustre atriz – Dulcina de Moraes, Cria no Rio de Janeiro, na década de 50, a Fundação Brasileira do Teatro, uma das primeiras escolas de formação no pais. Já em São Paulo, as Companhias Arena e Oficina converteram em marcos significativos na busca de aliar dramaturgia nacional com montagens representativas.
    A respeito do artista, o mesmo não pode ser egocêntrico, pois deve incorporar todos os personagens, fazendo mutações, pois o teatro pode ser visto assim, como um lócus potencial de transformação de gestos e postura cotidianas.
    Portanto, o ator deve aprender a relaxar e concentrar-se, adquirindo técnica, para não ficar preso a ela, para sim conseguir a liberdade para criar.
    Atualmente, as escolas técnicas de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado em artes cênicas estão ampliando-se nesta ação teatral juntamente ao espaço escolar, com a intenção de conhecimento entre ambos.

    ResponderExcluir
  9. Andréia Schultz Milléo turma 2
    O teatro teve seu início antes dos gregos, as primeiras atividades teatrais foram as cerimônias. o surgimento dos palcos teatrais foram no século XXI, que foram desemvolvidas diferentes formas de comunicação e expressões artísticas.
    Apesar de todo avanço tecnológico o teatro até hoje é uma opção de entretenimento e forma de comunicação, porém antigamente este teatro foi utilizado para catequisar os índios, como o exemplo do Brasil com o Anchieta.
    Com o passar do tempo surgem manifestações populares que eram utilizadas também a linguagem teatral.
    A primeira peça a ser encenada foi a de um dramaturgo brasileiro Luís Alves Pinto, em Recife, a comédia Amor mal correspondido, a partir deste fato surgem outros autores que ficaram conhecidos dando início a muitas peças teatrais de sucesso como a do dramaturgo Nelson Rodrigues.
    A primeira escola de arte foi criada em 1948 a Escola de Arte Dramática de Alfredo Mesquita. O teatro ganha enfase e outras escolas foram enseridas na sociedade brasileira.

    ResponderExcluir
  10. RESENHA
    OS SENTIDOS DO TEATRO: Teatro em cena

    CASTRO, Rita de Almeida.
    Os sentidos do teatro: teatro em cena.
    Rita de Almeida Castro é diretora, atriz e antropóloga. Doutora em antropologia pela USP. Professora no Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da UnB. Coordena o Grupo de Pesquisa Poéticas do Corpo: do treinamento à cena e dirige o Grupo Teatro do Instante.

    No século XVIII surgiram no Brasil vários teatros, construídos nos moldes europeus com repertorio dramaturgico europeu. Em 1780 foi encenada em Recife a comedia “Amor Mal Correspondido” de Luis Alves Pinto. No século XIX vários atores lutaram pelo desenvolvimento de uma cena brasileira, onde a construção do teatro brasileiro passava pela adaptação popular e aclimatada dos moldes dramaturgicos europeus. O ator João Caetano dos Santos tinha seu repertorio composto por peças européias, adaptados aos costumes brasileiros. Na época havia dois romantismos dramáticos, os alimentados pela dramaturgia estrangeira e dos atores que raramente chegava ao palco.
    Os únicos mestres reconhecidos como legítimos foram Procópio Ferreira e Décio de Almeida Prado. O artista Paschoal Carlos Magno funda o Teatro do Estudante do Brasil com uma função pedagógica. A peça “Vestido de Noiva” de Nelson Rodrigues teve grande sucesso de publico e critica, com a arquitetura cênica de Tomas Santa Rosa. Em 1948 é criada a Escola de Arte Dramática de Alfredo Mesquita, marco significativo com uma metodologia para o trabalho do ator e a reflexão sobre uma nova ética e estética da cena. A atriz Dulcina de Morais funda na década de 50 a Fundação Brasileira de Teatro no Rio de Janeiro e em 1972 transfere-se para Brasília. As companhias Arena e Oficina de São Paulo se converteriam em buscar dramaturgia nacional. Um dos significativos grupos de teatro de pesquisa no Brasil, o Centro de Pesquisas Teatrais enfatiza o trabalho do ator, sua técnica, sua arte, alguns atores estão junto desde o inicio outros se separam pela dificuldade de sobrevivência e pela rotatividade do mercado. Uma característica do grupo teatral de pesquisa é trabalhar com o trinômio treinamento-ensaio-espetaculo, coordenado por Antunes Filho em seu processo de formação busca desprendimento e a percepção transitória. A arte teatral é uma experiência coletiva que propicia novas percepções tanto para o autor como para o espectador, instiga desdobramentos sociais ao redimensionar estados cotidianos. Hoje temos uma ampliação do teatro que alia a pratica a pesquisa e a experimentação estética. O teatro ganha relevância para o conhecimento para si, do outro e da comunicação com a sociedade.

    Antonia Maria Kafka Diadio
    Turma 2 quinta-feira

    ResponderExcluir
  11. Ao refletir sobre teatro brasileiro, não podemos desconsiderar a extensa população indigena que vivia aqui,especialmente das historias de grupos e artistas de cada região.No teatro, o ator é seu proprio universo de criação,que é continuamente exposto aos mais variados estímulos e situações.A arte teatral é uma experiencia coletiva que propicia novas percepções, tanto para o ator como para o espectador, e instiga desdobramentos sociais ao redimensionar estados cotidianos.E o teatro ganha cada vez mais uma relevancia como espaço para o conhecimento de si mesmo, do outro e comunicação com a sociedade onde estamos inseridos.
    Elizete Engel de Camargo
    Turma 2 quinta-feira

    ResponderExcluir
  12. Os Sentidos do Teatro- Teatro em cena
    Elizandra Domingues Gonçalves
    Rita de Almeida Castro é diretora, atriz e antropóloga. Doutora em antropologia pela USP. Professora no departamento de artes cênicas do instituto de artes da UnB. Coordena o grupo de pesquisa poética do Corpo: do treinamento à cena e dirige o grupo de teatro do instante. Atua como colaboradora externa do Napedra (grupo de antropologia performance e dança). A autora inicia sua discussão, fazendo um breve relato da origem do teatro. Para ela, o teatro é uma forma de comunicação, que é permeada pelo contexto e situações em cena. Considerando o ator como a presença marcante responsável pela alegria do público, tendo como principal concorrente a tecnologia, correlacionada à revolução digital que cada vez mais trás a tona recursos que possibilitam o contato com diversas formas de conhecimento. O teatro pode ser considerado uma forma de mudança de paradigma, devido à interação constante que o mesmo propicia. Começou a difundir-se no Brasil, no século XVI, com a colonização portuguesa. Trazendo Anchieta, como o evangelizador que ensinava teatro aos indígenas. A autora cita vários artistas que fizeram parte do teatro no Brasil, compartilhando com o leitor sua admiração pelo teatro ao mostrar as diferentes visões que o teatro apresenta. A autora conclui o artigo, com reflexões acerca da abordagem do teatro em escolas técnicas, cursos de graduação, mestrado e doutorado em artes cênicas, pontua ainda que, o teatro é uma forma de descobrir a si mesmos, motivados pela comunicação e como ferramenta didática, atuando de forma relevante no ensino aliado á experimentação estética. Trata-se de um artigo de extrema importância, uma vez que proporciona a difusão do teatro de forma ampla, ou seja, para todos, transmitindo sentimentos através da comunicação e expressão, sendo um elemento que precisa estar envolvido em um ambiente critico e criativo, para resultar em experiências construtivas. A leitura deste artigo é recomendada à todos que admiram o teatro e o consideram um processo educativo.
    elizandra domingues gonçalves
    turma 2

    ResponderExcluir
  13. Maria Izabel Riskie Kuznik
    Turma 2

    Resenha Os Sentidos do teatro: Teatro em cena

    Rita de Almeida Castro, diretora, atriz e antropóloga . Doutora em antropologia pela USP. Professora no Departamento de Artes Cênicas do Instituto de artes da UnB. Coordena o grupo de pesquisa Poéticas do corpo: do treinamento à cena e dirige o Grupo Teatro do Instante. Nesse artigo ela coloca o sentido do teatro seu surgimento, o teatro não apareceu com os gregos do século V a.c., mas muito antes. Como afirma Richard Schechner(1994), os primeiros teatros eram centros cerimoniais fazia parte da vida cotidiana das pessoas.
    Há uma característica que liga a experiência grega clássica ao universo contemporâneo: a presença dos atores em cena,essa centralidade da presença cênica do ator é considerada indispensável à caracterização do teatro desde Aristótoles, à relação instaurada entre ator e expectador pela presença orgânica e viva de ambos. Essa relação parece cada vez mais necessária para que o homem não se imobilize com o conforto hoje oferecido pelo avanço tecnológico, que produz um mundo virtual e digitalizado. O teatro assume a condição de “lócus de resistência ao fenômeno corrente de massificação cultural, mantendo-se como espaço de troca tradicional, um espaço possível para o encontro vivo entre as pessoas
    No século XVI junto com a colonização portuguesa veio para o Brasil o hábito das representações teatrais, sendo Anchieta (1534-1597) que utilizava o teatro como instrumento de catequese e filiava-se a tradição religiosa medieval. Ao longo do século XVIII surgiram no Brasil vários teatros, construídos nos moldes europeus e surgiram as primeiras companhias de atores com repertório predominantemente europeu. No século XIX vários autores lutaram pela criação e pelo desenvolvimento de uma cena brasileira, a criação, em 1948, da Escola de Arte Dramática(EAD), de Alfredo Mesquita é um outro marco significativo para a construção do moderno teatro brasileiro.
    Um dos mais significativos grupos de teatro de pesquisa no Brasil, o Centro de Pesquisas Teatrais(LUME) enfatiza o trabalho do ator sua técnica e sua arte. No perfil do LUME revela-se uma característica dos grupos de pesquisa trabalhar com o trinômio treinamento-ensaio-espetáculo, a composição teatral é algo voluntario, tudo o que o ator faz em cena parte de um ato de vontade, tudo o que o ator cria no palco é desenhado, construído anteriormente. O artista convive ao mesmo tempo em varias esferas, como comenta Schechner: “O performer não deixa de ser ele mesmo ou ela mesma quando ele ou ela se torna outro- múltiplos eus coexistem em uma tensão dialética não resolvida.
    O artigo por sua apresentação e excelente conteúdo torna-se uma importante fonte de pesquisa e estudo para estudantes de artes cênicas, e história e professores em geral que utilizam o teatro em seu cotidiano.
    Resenha apresentada como atividade do curso “Linguagem Teatral e Pratica Pedagógica” da instituição Salto Para o Futuro.

    ResponderExcluir
  14. RESENHA – Os Sentidos do Teatro em Cena

    CASTRO, Rita de Almeida. Os sentidos do teatro: teatro em cena.
    Rita de Almeida Castro é diretora, atriz e antropóloga. Doutora em antropologia pela USP. Professora no Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da UnB. Coordena o Grupo de Pesquisa Poéticas do Corpo: do treinamento à cena e dirige o Grupo Teatro do Instante.

    Nesse artigo ,a autora coloca o sentido do teatro e seu surgimento, onde fala sobre sua origem e lembra que o teatro surgiu muito antes dos gregos do século V a.c.De acordo com Richard Schechener (1994),os teatros eram centros cerimoniais e faziam parte do cotidiano das pessoas.A autora traz uma reflexão sobre a influência da tecnologia na atualidade e como este pode mobilizar o ser humano; cabendo ao teatro o papel de ser a “condição de lócus de resistência ao fenômeno corrente de massificação cultural”, possibilitando a aproximação física das pessoas.
    No século VII,junto da colonização Portuguesa ,veio para o Brasil,o hábito das representações teatrais,onde se utilizava o teatro como instrumento de catequese e filiava-se á tradição religiosa medieval. Ao longo do século XVIII, começam a surgir várias companhias de teatro que se inspiravam nos modelos europeus. O artigo relembra os vários autores que lutaram pela criação e pelo desenvolvimento de uma cena brasileira. Toda essa construção do teatro brasileiro passava pela adaptação popular e inspirada em modelos europeus. Logo em seguida temos uma reflexão sobre o teatro brasileiro, considerando a diversidade do país; onde são citados alguns autores que revelam a época e o modelo de se fazer teatro. Traz também uma reflexão sobre a importância do trabalho do autor, de suas técnicas ,um dos mais significativos grupos de teatro de pesquisa no Brasil,o Centro de pesquisas teatrais (LUME), criado em 1985 na UNICAMP, que enfatiza o trabalho de treinamento próprio para o trabalho do autor. Trabalhar com o “treinamento-ensaio-espetáculo” é a principal característica dos grupos de pesquisas teatrais . Há varias modalidades de teatro e estão merecendo atenção de escolas técnicas, cursos de graduação, mestrado e até doutorado que ressaltam a importância do teatro como espaço do conhecimento de si mesmo, do outro e de comunicação com a sociedade onde estamos inseridos. Para a construção do artigo,a autora utilizou-se de uma boa revisão bibliográfica como livros e periódicos que falam sobre o tema “teatro”. Pode-se dizer que o artigo pode ser utilizado como uma excelente ferramenta para os estudantes de cursos e faculdades de artes cênicas, pois traz de forma bastante clara a trajetória do teatro, bem como particularidades sobre essa arte. Esta resenha é apresentada como atividade do curso Salto para o Futuro com o tema “Linguagem teatral e práticas pedagógicas”.

    Karina de Fátima Gomes
    Turma 2-quinta -feira

    ResponderExcluir
  15. Marysabelle Vesterberg - Turma 2 - Quinta-feira

    Resenha:

    Percebemos o teatro surgindo antes dos gregos, sendo os primeiros esboços de teatro as cerimônias e os rituais. Dessa forma as pessoa reuniam-se em u local especial pra fazer algo que poderia ser chamado de teatro, dança o música, uma vez que estes três gêneros são indissociáveis em determinadas ocasiões.
    O ator e o espectador já são vistos como as peças centrais do teatro desde o período grego, criando dessa forma um certo vínculo entre ambos.
    No Brasil, o teatro inicia-se com os jesuítas, como instrumento para catequizar os índios, mais tarde, no século XVIII surge o teatro com traços europeus. E no período Imperial observa-se a luta de vários autores afim de que crie-se uma cena exclusivamente brasileira.
    Destacam-se grandes artistas durante a história do teatro no Brasil, como: Procópio Ferreira,Paschoal Carlos Magno e Alfredo Mesquita ( fundador da Escola de Arte Dramática). Já no século XX forma-se o teatro Brasilero de Comédia, tendo a contribuição de diretores estrangeiros. Nos anos seguintes surgem novas produções com o intuito de popularizar cada vez mais o teatro, buscando cada vez mais o seu espaço e contribuindo para a difusão da sua arte.

    ResponderExcluir
  16. Turma 1
    Deny John-Segunda Feira


    Os sentidos do Teatro

    As primeiras civilizações organizadas conhecidas foram à sociedade Grega, de onde parte o significado da palavra teatro, e onde grandiosamente foi desenvolvido o teatro como atividade cultural. A partir de relatos apresentados por estudiosos da área, temos informações de que o teatro já acontecia anteriormente as civilizações Greco-Romanas, pois o teatro era qualquer tipo de encenação mística, religiosa ou social que acontecia em agrupamentos de pessoas em vários povos do planeta. No Brasil o teatro só foi formalizado após a chegada dos jesuítas, estes vieram com objetivo de ensina e catequizar os índios brasileiros, mas esses índios que na verdade são nativos e já habitavam as terras brasileiras, já possuíam suas próprias crenças e essas eram dramatizadas também com celebrações que podemos considerar teatrais.
    Após a queda do catolicismo dominante no controle da sociedade, o direito de expressão e pensamento contribuiu para a modernização do teatro em nosso país, surgindo muitos artistas e grandes diversidades culturais que contribuíram para o teatro brasileiro se tornar extremamente grandioso como é hoje nos tempos contemporâneos.

    ResponderExcluir
  17. Turma:1 segunda feira.
    Nome:Silvete W. A. Pereira.
    Resenha: Os sentidos do teatro.

    Rita de Almeida Castro é diretora, atriz e antropóloga. Doutora em antropologia pela USP. Professora no Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da UnB. Coordena o Grupo de Pesquisa Poéticas do Corpo: do treinamento à cena e dirige o Grupo Teatro do Instante. O espaço teatral não apareceu com os gregos do século v a.c., mas muito antes. Como afirma Richard Schechner (1994), os primeiros teatros eram centros cerimoniais que faziam parte de um sistema de caça, encontro de grupos, uma celebração em outras palavras, pessoas que iam em um local especial que faziam alguma coisa no qual se chamavam de teatro. Esses palcos teatrais se apresenta no século XXI, criando formas diferentes de comunicação. No século VII,junto da colonização Portuguesa ,veio para o Brasil,o hábito das representações teatrais,onde se utilizava o teatro como instrumento de catequese e filiava-se á tradição religiosa medieval. Ao longo do século XVIII, começam a surgir várias companhias de teatro que se inspiravam nos modelos europeus.Ao refletir sobre o teatro no Brasil, temos que considerar a diversidade brasileira, as especificidades das histórias de grupos e artistas em cada região, embora a história mais divulgada seja a que se refere ao eixo Rio-São Paulo.
    No teatro,o ator é seu próprio universo de criação,que é continuamente exposto aos mais variados estímulos e situações.
    A arte teatral é uma experiência coletiva que propicia novas percepções, tanto para o ator como para o espectador, e instiga desdobramentos sociais ao redimensionar estados cotidianos.O taro ganha cada vez mais uma relevância como espaço para conhecimento de si mesmo, do outro e de comunicação com a sociedade onde estamos inseridos.

    ResponderExcluir
  18. Cleunice
    Turma 1

    Teatro
    Ao se falamos em teatro vem em nossa mente inúmeras coisas, personagens, musica, ritmo, nessa era que é marcada pela gigantesca influência da tecnologia, da informação plenas de saberes e fazeres fraguimentados, o teatro assume a condição de resistência de manifestações culturais.
    E com o curso pude ver que o teatro iniciou-se muito antes da civilização Grega.
    No Brasil podemos citar os rituais indígenas que aqui viviam, e com a chegada dos Portugueses veio também o teatro para auxiliar os Jesuítas na catequização dos índios.
    A partir de 1608-1697 surge nas ruas muitas festas e manifestações populares, modelos Europeus surgem no Brasil a partir do século XVIII, surgindo também as primeiras companhias de teatro, quando pensamos em teatro no Brasil temos que considerar a diversidade do povo, a mais divulgada é a do eixo Rio- São Paulo. O teatro pode ser visto como um potencial de transformação de gestos e posturas, interfere delimita, constrói dimensões do que esta sendo observado, e cada vez mais esta ganhado relevância com o espaço do conhecimento de si e do outro, da comunicação com a sociedade onde estão inseridos, assim ajuda transformar a sociedade.

    ResponderExcluir
  19. Cleunice
    Turma 1

    Teatro
    Ao se falamos em teatro vem em nossa mente inúmeras coisas, personagens, musica, ritmo, nessa era que é marcada pela gigantesca influência da tecnologia, da informação plenas de saberes e fazeres fraguimentados, o teatro assume a condição de resistência de manifestações culturais.
    E com o curso pude ver que o teatro iniciou-se muito antes da civilização Grega.
    No Brasil podemos citar os rituais indígenas que aqui viviam, e com a chegada dos Portugueses veio também o teatro para auxiliar os Jesuítas na catequização dos índios.
    A partir de 1608-1697 surge nas ruas muitas festas e manifestações populares, modelos Europeus surgem no Brasil a partir do século XVIII, surgindo também as primeiras companhias de teatro, quando pensamos em teatro no Brasil temos que considerar a diversidade do povo, a mais divulgada é a do eixo Rio- São Paulo. O teatro pode ser visto como um potencial de transformação de gestos e posturas, interfere delimita, constrói dimensões do que esta sendo observado, e cada vez mais esta ganhado relevância com o espaço do conhecimento de si e do outro, da comunicação com a sociedade onde estão inseridos, assim ajuda transformar a sociedade.

    ResponderExcluir
  20. Os sentidos do teatro: teatro em cena

    Esta resenha foi baseada no texto de Rita de Almeida Castro que mostra uma linha do tempo cronológica sobre a visão teatral da humanidade.
    Com os avanços tecnológicos o teatro torna-se cada vez mais atraente e virtual, utilizando desde o rústico até o global. Nosso teatro tornou-se tão rico como sua imensidão cultural, referenciando desde nossos colonizadores, índios e catequistas que já utilizavam a linguagem teatral em seus rituais.
    Na idade média ainda prosseguiram as representações e manifestações culturais populares como festas e jogos. O período imperial é marcado pela influência da dramaturgia européia e despertou o teatro puramente brasileiro iniciado com os versos de Martins Pena, Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias entre outros.
    E desde então, o teatro brasileiro e toda sua diversidade de culturas e historias segue despertando a emoção e inspiração dos artistas e expectadores que delas fazem o seu próprio universo interior.

    Roberta Cristina Brandi
    Turma de Quinta-feira

    ResponderExcluir
  21. Teatro, dança e musica são três gêneros utilizados desde o inicio dos séculos.O teatro brasileiro, inicia-se com os jesuítas, que utilizavam o teatro como forma de catequizar os índios.No século XVII, o padre Antonio Vieira desenvolveu atividades na rua, como jogos,festas, manifestações dramaticas, entre elas o Bumba-meu-boi, muito conhecido na cultura brasileira. No século XVIII, surgiram teatros nos moldes europeus. Luis Alves Pinto em 1780, apresentou a comédia em versos "Amor mal correspondido". Muitos foram os autores que lutavam no século XIX pela criação e desenvolvimento de uma cena brasileira,destacam-se entre eles, Martins Pena,Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias, José de Alencar, etc.
    João Caetano dos Santos tinha seu repertório baseado em peças européias.
    Procópio Ferreira, teve 62 anos de carreira e 461 peças.
    Paschoal Carlos Magno, funda no RJ o Teatro do Estudante do Brasil.
    Nelson Rodrigues, em 1943 monta a peça " Vestido de Noiva", obtendo um grande sucesso de público e critica.
    Em 1948, Alfredo Mesquita, criou em SP, a Escola de Arte Dramática .
    A atriz Dulcina de Morais, cria no RJ na década de 50 a Fundação Brasileira de Teatro, que mais tarde foi transferida para Brasilia.
    Em São Paulo, Arena, Oficina e Macunaíma foram outros marcos no teatro brasileiro.
    A etimologia da palavra TEATRO é" lugar de onde se vê". A arte teatral é uma experiência coletiva que propicia novas percepções, tanto de quem atua, quanto do público que a prestigia.

    Turma 1- Cleonice F. G. A. de lima.

    ResponderExcluir
  22. Resenha texto 1:

    Os primeiros teatros eram realizados em centros serimoniais sem muita preparação. Com o passar dos tempos o ser humano vem criando formas diferentes de comunicação e expressão, a presença cênica do autor é considerada indispensável à caracterização do texto desde Aristóteles.
    A população indígena junto a colonização portuguesa no Brasil também contribuiu para o teatro. Por volta do século XVIII surgiram no Brasil vários teatros com repertório dramatúrgico predominantemente europeu. No século XIX vários autores lutaram pela criação e pelo desenvolvimento de uma cena brasileira. No Brasil , temos que considerar a diversidade especificidades das histórias de grupos e artistas em cada região as histórias mais divulgadas eram referente ao eixo Rio, São Paulo. Em 1938 o Rio de Janeiro o teatro de estudante do Brasil, inspirado nos teatros universitários europeus, com uma função pedagógica de formação teatral e outra artística. A criação da escola da Arte Dramática em 1948 em São Paulo, é um marco significativo para a construção do moderno teatro brasileiro, na década de 50 no Rio de Janeiro cria-se a fundação brasileira de teatro uma das primeiras escolas de formação do país. Um dos mais significativos grupos de teatro de pesquisa, no Brasil o centro de pesquisa teatrais LUNE criado em 1985 na UNICAMP.
    Para atuar é preciso ter desprendimento em relação ao próprio ego e expressão corporal e gestual em interação com dimensões imaginátorias do real. Hoje temos escolas técnicas, cursos graduação, mestrado e doutorado em artes cênicas.

    Aluna: Márcia Goral
    Curso: Tetro turma 1 segunda

    ResponderExcluir
  23. turma1 segunda feira
    nome roselaine maria diefentheler
    resenha Os Sentidos do Teatro
    e
    Rita de Almeida Castro é diretora atriz e antropóloga doutora em antropologia pela USP, professora no departamento de arte ciência do Instituto de Artes da UNB. coordena o grupo de PEsquiSa Poética do corpo de treinamento ä cena e dirige o grupo teatro do instante.
    O sentido do teatro eram centros de cerimônias faziam parte de um sistema de caça, eram sazonais, haviam o encontro entre grupos humanos, uma celebração por algumas formas de escrituras no espaço e em outras palavras, pessoas iam até locais, faziam algumas coisas que poderiam ser chamadas de teatro ou daná ou música, por que os três gêneros são sempre representativos juntos em tais situações e depois seguiam seus caminhos.
    A criação de uma cena de teatro em 1948, em São Paulo da escola de arte dramática, de Alfredo Mesquita é um outro marco significativo para a construção do teatro brasileiro.
    Havia busca por se criar uma metodologia para o trabalho do ator e a reflexão sobre o que seria uma nova ética e estética de cena.

    ResponderExcluir
  24. Tatiane Soares Lourenço
    Turma da Quinta-feira...

    Rita de Almeida Castro, diretora, atriz e antropóloga. Doutora em Antropologia pela USP, Professora no Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da UnB, Coordenadora do Grupo de Pesquisa Poéticas do Corpo:do Treinamento à cena e dirige o Grupo Teatral do Instante.
    Rita relata sobre a centralidade da presença do ator sendo considerada indispensável à caracterização do teatro desde Aristóteles.No século XIX,no período imperial,vários autores lutaram pela criação e pelo desenvolvimento de uma cena brasileira,tais como Martins Pena,Gonçalves de Magalhães,Gonçalves Dias,José de Alencar,Joaquim Manuel de Macedo,Joaquim José da França Junior e Artur Azevedo.Para alguns autores,A construção teatral brasileira passava pela adaptação popular e aclimatada dos modelos dramaturgicos europeus,em especial os francese.Ao refletir sobre o teatro no Brasil,temos que considerar a diversidade brasileira,as especificidades das histórias de grupos e artistas em cada região,embora a história mais divulgada seja a que se refere ao eixo Rio-São Paulo.Um dos mais significativos grupos de teatro de pesquisa no Brasil,o centro de pesquisas tatrais(LUME),criado em 1985 na Universidade de Campinas (UNICAMP),enfatiza o trabalho do ator,sua técnica e sua arte.De uma forma ou outra,temos que o teatro pode ser visto como um ritual de passagem,proporcionado a quem o vivencia de dentro mudanças e alterações em relação a estados e padrões referentes ao cotidiano.O ator que aprende e conhece o próprio corpo pelo exercício constante da observação tanto de si mesmo como do outro é o cerne da metamorfose.No teatro o ator é seu próprio universo de criação,que é continuamente exposto aos mais variados estímulos e situações.A arte teatral é uma experiencia coletiva que propicia novas percepções,tanto para o ator como para o espectador e instiga desdobramentos sociais ao redimensionar estados cotidianos.

    ResponderExcluir
  25. maila karina silva
    quinta-eira 2
    texto 1 os sentidos do tearo
    autor:rita de almeida castro

    em relacao ao que ja vimos no teatro ao redor do mundo sabemos que em varias situacoes que boa parte do mundo o teatro faz parte da nossa historia tambem sao tres maneiras especificas para representar o teatro:
    musica
    teatro
    danca
    uma coisa que achei muito interesante que foi relatado por rita de almeida castro a altora disse que o teatro e a riqueza da arte como ela presume acho que esta correta pois o tetro e uma coisa magica que surpreende todos com suas historias e fantasia....
    essa relacao e importante lembrar que para um teatro sair do papel para entrar na cena e muito andamento,imdispensavel a presença do ator e do espctador.
    uma das principais apresentaçoes brasileiras foi anchieta(1534-1597) era usado tambem como instrumento de catequese....
    temos alguns fatores quepodemos colocar em um teatro,por exemplo:
    escolher o tema
    escolher o texto
    montar o grupo
    distribuir os personagens
    ensaio
    determinar o figurino
    som e video
    apresentaçao
    papel critico
    qual e o papel do critico noteatro?
    a critica esta envolvida junto no teatro, uma critica nao quer dizer que esta certo, mas faz parte de um todo!!!!!
    e sempre bom ter dialogo entre o ator e o critico finalisando com uma frase muito dita pelos atores¨nos mesmos somos o teatro¨

    ResponderExcluir
  26. maila karina silva
    turma quita-feira 2
    texto 2 a linguagem cenica
    altor: paulina maria caon
    o primeiro aspecto que e muito interesante foi tratar o teatro como uma linguagem que significa considera-la uma are deconhecimento e pratica humana.
    por tanto ela sempre foi experimentada e estudada de tal forma que pudesse ser compreendida:
    tres aspectos importantes que tirei de tudoisso:
    texto
    ator
    publico
    o pacto que se forma entre a esfera dos atores e o transito de sentidos qe ocorre entre ees nos permitem dizer que ocorreu uma representaçao teatra,segundo maria lucia pupo;
    o ator tem a cena viva dentro dele,nao importa de que forma seja.
    o publico tem contato com oolhar externo que dispoe outros sentidos na cena.
    o texto nao so e resgatado com palavras, e sim com conhecimento de movimento corporal,sons da voz e trilha sonora.
    tive muito interesse em uma arte que faa sobre o teatro e uma libertaçao seria!!!
    com certeza vou levar esta frase para saa de aula!!!!1

    ResponderExcluir
  27. maila karina silva
    turma quinta-feira 2
    texto 3 aprender e ensinar teatro
    autor: henrique fontes
    o educador tem seu papel de que todo o ser humano tenha o interesse e a vontade de saber de onde vem o teatro e que importancia tem.
    esse era o desejo do educador entre todos doprojeto arteAçao da ONG,achamos em algum momentoque o teatro recisa de apoio primeiro o palco, seundoo conhecimento do espaço,ai começa a troca de olhares e o interesse pelo teatro...
    uma coisa que interessa muito aos alunos e a mudança de rotia e a curiosidade pela linguagem artistica.
    No teatro requer certos conhecimentos sobre tudo na parte: no tempo,na vivencia e no amadurecimento.
    uma coisa bem importante e que so amamos o que conhecemos.....
    finalisando o conteudo com uma frase que para mim serviu de apoio,¨e o sentido do teatro pra mim e abrir portas para o futuro!!!
    mostrar para seres humanos que teatro existe sim!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  28. Siomara T.V. Figura turma 2
    O teatro iniciou junto aos nossos ancestrais, pois estes sentiam a necessidade de comunicação.Na ´Grécia o teatro se fez conhecido...até chegar ao Brasil com a vinda da família real, onde foram sendo construídas cenas com índios, europeus, africanos...
    Hoje, em meio a tanta tecnologia porque o teatro não acabou? Afinal há produções cinematográficas espetaculares...Não acabou e nem vai acabar porque teatro faz sentir porque o ator é parte do espectador(que sente a cena, vibra se emociona)Fazer teatro é conhecer seu próprio corpo.

    ResponderExcluir
  29. Letícia Bredun Turma de 1
    Os sentidos do teatro.
    A forma como trabalhar o teatro continua sendo trabalhada.A presença do ator é indispensavel desde o tempo de Aristóteles.
    Os indios já praticavam teatro em seu tempo, antes dos portugueses chegarem ao país.
    hoje podemos estudar teatro, e fazer teatro, mas sem deixar de lado a cultura de nossos antepassados, cada região tem sua história, e necessita da preservação.
    o ator necessita fazer mutaçóes em si mesmo, fugirda perspectiva, e sem ter preconceitos com a sociedade, ele deve conhecer seu proprio corpo pelo exercicio constante a observação tanto de si como do outro.
    o teatro passa por várias fases e continua sendo atualizado.
    no teatro, o autor é seu proprio universo de cração, que é continuamente exposto aos mais variados estimulos e situaçoes.
    o ator deve ter uma concentração ampla e fluda.
    o teatro, nos propocia novas percepçoes, tanto para o ator como para o espectador e incentiva para estados cotidianos.
    Com novas escolas, faculdads, cursos, mestrados, doutorados, em artes cenicas, amplia-se a ação do teatro, e o mesmo ganha vez, espaços, conhecimentos, e melhorando a si.

    ResponderExcluir
  30. Noeci C. G. Damas
    Turma 1

    I - OS SENTIDOS DO TEATRO

    Naturalmente, o teatro (teatrum, “lugar de onde se vê”) é conhecido hoje em dia como uma arte, uma manifestação cultural onde os indivíduos envolvidos reencontram-se em outro universo, onde são expostas as mais variadas situações. E esta misteriosa arte ganha cada vez mais relevância como um espaço de conhecimento próprio e do outro, revertendo-se como um canal de comunicação distinto com a sociedade onde estamos inseridos.

    O teatro pode ser amplamente definido como um canal de transformação de elementos ideológicos em uma manifestação física e intelectual, constituindo-se a partir da alteração no modo de ver e interpretar o observado.

    Neste contexto, o ator é o centro de toda a manipulação. Este deverá entregar-se totalmente ao seu trabalho, pois a composição teatral é algo que exige corpo e alma. O artista pode ser todos os personagens, em todas as suas diversas mutações, mas se não estiver focado no universo teatral, sua comunicação será limitada pela sua própria racionalidade.

    Inicialmente, o teatro era utilizado como uma espécie de cerimonial sazonal, onde havia o encontro entre diferentes grupos humanos. Em tais ocasiões, a então primitiva arte era manifestada através de teatro, da dança ou da música, onde a presença cênica do ator era indispensável na comunicação entre emissor e receptor: a mensagem não precisava somente ser transmitida pelo personagem, mas entendida pelo seu público. Deriva da própria origem do teatro, então, a relação essencial entre ator e espectador.

    Diante destas circunstâncias, a concentração espiritual exige denso treinamento, assim como o corpo necessita da técnica. Desde modo, o ator poderá executar qualquer gesto sem pensar no mesmo.

    Nos dias de hoje, confortáveis e fadigosos, o teatro encaixa-se como uma resistência a imobilidade. Perpetuando a assertividade pessoal e comunitária, o teatro adquire uma nova força quando incorporado a um encontro cultural, por exemplo. Eis que e o verdadeiro poder de comunicação vem à tona.

    ResponderExcluir
  31. RESENHA - OS SENTIDOS DO TEATRO: TEATRO EM CENA

    CASTRO, Rita de Almeida. Os sentidos do teatro: teatro em cena.
    Rita de Almeida Castro é diretora, atriz e antropóloga.

    Resenha

    Fazer teatro sempre foi uma atividade de caráter religioso, isto é, ligado ao culto das divindades que cada povo possuía. O objetivo era exaltar a glória e o poder das divindades.
    A origem do teatro refere-se às primeiras sociedades primitivas que acreditavam nas danças imitativas como favoráveis aos poderes sobrenaturais para o controle dos fatos indispensáveis para a sobrevivência.
    Em seu desenvolvimento, o teatro passa a representar lendas referentes aos deuses e heróis. O teatro apareceu na Grécia Antiga, no séc. IV a.C., em decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria.A palavra teatro significa uma determinada arte, bem como o local físico em que tal arte se apresenta.A implantação do teatro no Brasil ocorreu em razão do empenho dos jesuítas em catequizar os índios.As peças populares eram encenadas nas praças por artistas amadores em ocasioa de datas festivas eou homenagens a alguma autoridade.
    Já no seculo XIX , teve inicio a construção dos grandes teatros brasileiros inspirados na Ópera de Paris, como o Teatro Amazonas, o Teatro Municipal do Rio de Janeiro e o Teatro Municipal de são Paulo. E hoje estes teatros são mais acléticos, recebem todo tipo de espetaculos, do classico ou original. Ao refletir sobre o teatro no Brasil, temos que considerar a diversidade brasileira, as especificidades das historias de grupos e artistas em cada região, embora a historia mais divulgada seja a que se refere ao eixo Rio- São Paulo.
    Enfim a arte teatral é uma experiencia coletiva que propicia novas percepões, tanto para o ator como para o espectador, e intiga desdobramentos sociais ao redimensionar estados cotidianos. E sabemos que nos dias de hoje o teatro esta ganhando cada vez mais uma relevancia como espaço para conhecimento de si mesmo, do outro e de comunicação com a sociedade onde estamos inseridos.

    ResponderExcluir
  32. RESENHA - OS SENTIDOS DO TEATRO: TEATRO EM CENA

    CASTRO, Rita de Almeida. Os sentidos do teatro: teatro em cena.
    Rita de Almeida Castro é diretora, atriz e antropóloga.

    Resenha

    Fazer teatro sempre foi uma atividade de caráter religioso, isto é, ligado ao culto das divindades que cada povo possuía. O objetivo era exaltar a glória e o poder das divindades.
    A origem do teatro refere-se às primeiras sociedades primitivas que acreditavam nas danças imitativas como favoráveis aos poderes sobrenaturais para o controle dos fatos indispensáveis para a sobrevivência.
    Em seu desenvolvimento, o teatro passa a representar lendas referentes aos deuses e heróis. O teatro apareceu na Grécia Antiga, no séc. IV a.C., em decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria.A palavra teatro significa uma determinada arte, bem como o local físico em que tal arte se apresenta.A implantação do teatro no Brasil ocorreu em razão do empenho dos jesuítas em catequizar os índios.As peças populares eram encenadas nas praças por artistas amadores em ocasioa de datas festivas eou homenagens a alguma autoridade.
    Já no seculo XIX , teve inicio a construção dos grandes teatros brasileiros inspirados na Ópera de Paris, como o Teatro Amazonas, o Teatro Municipal do Rio de Janeiro e o Teatro Municipal de são Paulo. E hoje estes teatros são mais acléticos, recebem todo tipo de espetaculos, do classico ou original. Ao refletir sobre o teatro no Brasil, temos que considerar a diversidade brasileira, as especificidades das historias de grupos e artistas em cada região, embora a historia mais divulgada seja a que se refere ao eixo Rio- São Paulo.
    Enfim a arte teatral é uma experiencia coletiva que propicia novas percepões, tanto para o ator como para o espectador, e intiga desdobramentos sociais ao redimensionar estados cotidianos. E sabemos que nos dias de hoje o teatro esta ganhando cada vez mais uma relevancia como espaço para conhecimento de si mesmo, do outro e de comunicação com a sociedade onde estamos inseridos.
    Angela Maria iachitzki
    Turma 2 de quinta feira

    ResponderExcluir
  33. Turma 2- quintas-feiras!
    Professora:Daniela Soares.
    Resenha:Os Sentidos do Teatro.-Teatro em Cena.
    Segundo a autora,Rita de Almeida Castro,o teatro surgiu muito antes dos grgegos do séc. V a.C, como nos mostra os fatos históricos,"os primeiros teatros eram centros cerimoniais,onde grupos se reuniam para uma celebração,faziam alguma coisa que poderia ser chamadade teatro,ou dança e músicaporque esses três generos podem aparecer juntos e depois seguiam seus caminhos.
    O ser humano vem criando formas diferentes de comunicação,esse processo liga a experiência grega clássico universo contemporâneo.A forma como se atua com o corpo em cena vem sido trabalhada diversificadamente.A presença cênica do ator dá caracteristica ao teatro desde Aristoteles,que considerava importante a relação entre ator e espectador.
    É importante que o ator se relacione com o público através do corpo e não se imobilize com o conforto oferecido pelo avanço tecnológico, que produz um mundo virtual.
    Refletindo sobre o teatro brasileiro,voltamos à população indigena que vivia aqui antes da chegada dos portuguses e que representavm cenas em tupi mobilizando toda a população da aldeia.Junto com a colonização portuguesa veio para o Brasil o hábito das representações teatrais sendo Anchieta o mais significativo evangelizador dos povos indígenas, que utilizavao teatro como instrumento de catequese.
    Ao longo do sec.XVIII,surgiram no Brasil as primeiras companhias de atores.Amor mal correspondido,do pernambucano Luís Alves Pinto,que parece ter sido a primeira peça encenada de um dramaturgo brasileiro.Ao refletir sobre o teatro no Brasil,temos que considerar a diversidade brasileira e as especificidades de cada região.A criação, em São Paulo da escola de Arte Dramática(EAD),de Alfredo Mesquita, é um marco significativo para a construção de moderno teatro brasileiro.A cena teatral presenciou o fortalecimento inédito da figura do encenador ou diretor em meados do séc.XX,com as montagens do teatro brasileiro de comédia (TBC)em São Paulo.
    A composição teatral é algo voluntário,tudo o que o ator faz em cena parte de um ato de vontade,nessa visão o artista não pode ser egocÊntricoporque assim os personagens ficariam em torno de si sem atingir o público.O artista pode ser todos os personagens desde que aprenda a conhecer o próprio corpo pelo exercício constante de observaçaõ tanto de si mesmo como do outro.No teatro trabalha-se a construção corporal e gestual em interação com dimensões imaginárias do real,transforma gestos e posturas do cotidiano,no teatro o ator é seu próprio universo de criação que é continuamente exposto aos mais variados estímulos e situações.
    A etimologia da palavra teatro(teatrum,lugar de onde se vê)nos remete a uma atitude por parte do espectador,que pode ser da busca de uma expressão poética do humano.Dentro das escolas o teatro ganha cada vez mais relevância como espaço de conhecimento de si mesmo,do outro e de comunicação com a sociedade onde estamos inseridos.

    ResponderExcluir
  34. Noeci C. G. Damas
    Turma 1

    II - A LINGUAGEM CÊNICA

    Não há uma maneira de abordar o teatro de modo geral, tamanho a sua complexidade. O teatro é, pois, um conhecimento humano e, tal como qualquer outro, necessita ser minuciosamente percebido, estudado e experimentado, estando acessível à todos – independentemente de qualquer estereotipagem social.

    Há, contudo, aspectos teatrais que podem ser definidos singularmente, completando-se como um todo. Em um leque de características, o crítico de teatro Jacó Guinsburg ressalta alguns em seu texto “Considerações sobre a tríade essencial: texto, ator e público”, onde o autor define o esqueleto teatral. Segundo ele, se observássemos o fenômeno teatral aos seus mínimos vitais, restaria o encontro entre o ator e o público num certo espaço, enunciando certo texto.

    É no ator que encontramos os elementos primordiais ao teatro, ou seja, a tentativa de comunicação. A linguagem usada no teatro é bipolar, pois não necessita somente ser transmitida, mas também compreendida, já é sabido. Quanto a sua maneira de transmiti-la, entretanto, encontramos alguns elementos importantes: a exploração do corpo e da voz para a composição das ações corporais em cena, a capacidade de percepção e explorador do espaço em que ocorre a encenação, e a concentração cênica. E então nos deparamos com objetivo do ator em sua função, que é, pois, uma maneira de experimentar ser outro e fazer surgir na cena outros pontos de vista sobre si mesmo e sobre o mundo.

    Embora estando bastante distinto do ator, o público também é fundamental no fenômeno teatral, de modo que a encenação só ocorre no contato com um olhar externo. Este público é quem verificará o entendimento da obra, podendo até mesmo fazer diretamente parte da encenação teatral.

    E por último, mas não menos importante, deve-se destacar a importância do texto, último elemento da tríade essencial proposta por Guinsburg. Tal elemento constitui toda a presença cênica no fenômeno teatral, envolvendo uma ampla gama de aspectos usados na comunicação teatral – movimentos corporais, organização do espaço e sons da voz e da trilha sonora –, podendo ser descrito como o canal de comunicação entre o ator e o público. A escolha pelas diversas maneiras de articular estes aspectos na representação modificará a maneira como o público irá percebê-la e interpretá-la.

    ResponderExcluir
  35. Turma 1
    Sandi Maiara de Lima

    Os Sentidos do Teatro
    O teatro como conta a autora surgiu muito antes dos gregos do séc. V a.C, como nos mostra "os primeiros teatros eram cerimonias,onde grupos se reuniam para uma celebração,faziam alguma coisa que poderia ser chamado de teatro,ou dança e música porque esses três generos podem aparecer juntos e depois seguiam seus caminhos.
    O ser humano vem criando formas diferentes de comunicação,esse processo liga a experiência grega clássico universo contemporâneo.A forma como se atua com o corpo em cena vem sido trabalhada diversificadamente.A presença cênica do ator dá caracteristica ao teatro desde Aristoteles,que considerava importante a relação entre ator e espectador.
    É importante que o ator se relacione com o público através do corpo e não se imobilize com o conforto oferecido pelo avanço tecnológico, que produz um mundo virtual.
    Refletindo sobre o teatro brasileiro,voltamos à população indigena que vivia aqui antes da chegada dos portuguses e que representavm cenas em tupi mobilizando toda a população da aldeia.Junto com a colonização portuguesa veio para o Brasil o hábito das representações teatrais sendo Anchieta o mais significativo evangelizador dos povos indígenas, que utilizavao teatro como instrumento de catequese.
    Ao longo do sec.XVIII,surgiram no Brasil as primeiras companhias de atores.Amor mal correspondido,do pernambucano Luís Alves Pinto,que parece ter sido a primeira peça encenada de um dramaturgo brasileiro.Ao refletir sobre o teatro no Brasil,temos que considerar a diversidade brasileira e as especificidades de cada região.A criação, em São Paulo da escola de Arte Dramática(EAD),de Alfredo Mesquita, é um marco significativo para a construção de moderno teatro brasileiro.A cena teatral presenciou o fortalecimento inédito da figura do encenador ou diretor em meados do séc.XX,com as montagens do teatro brasileiro de comédia (TBC)em São Paulo.
    A composição teatral é algo voluntário,tudo o que o ator faz em cena parte de um ato de vontade,nessa visão o artista não pode ser egocÊntricoporque assim os personagens ficariam em torno de si sem atingir o público.O artista pode ser todos os personagens desde que aprenda a conhecer o próprio corpo pelo exercício constante de observaçaõ tanto de si mesmo como do outro.No teatro trabalha-se a construção corporal e gestual em interação com dimensões imaginárias do real,transforma gestos e posturas do cotidiano,no teatro o ator é seu próprio universo de criação que é continuamente exposto aos mais variados estímulos e situações.
    A etimologia da palavra teatro(teatrum,lugar de onde se vê)nos remete a uma atitude por parte do espectador,que pode ser da busca de uma expressão poética do humano.Dentro das escolas o teatro ganha cada vez mais relevância como espaço de conhecimento de si mesmo,do outro e de comunicação com a sociedade onde estamos inseridos.
    Isso mostra que estamos fazendo com que o teatro esteja permanente em nossas vidas e que continue evoluindo atraves dos tempos.

    ResponderExcluir
  36. Sueli dos Santos Schupel
    Turma l
    Segunda-feira

    Texto l- Os Sentidos do Teatro

    Além de mostrar as vertentes do teatro e como foi inserido no Brasil, o texto o explica como sendo o teatro a mistura de gêneros; unidas ou independentes: teatro, dança ou música.
    Então para se fazer teatro, houve mudanças e técnicas que estão sempre se aprimorando...
    As tecnicas utilizadas pelo ator facilitam o conhecimento de si e do mundo, para melhor fluir o seu personagem (hara - ventre- abdomem), que trazem a liberdade de criação
    O teatro possibilita convivências, trocas de experiências, onde leva-se em consideração o trinômio, e este possibilita ao ator uma transição consequente, onde uma peça ou cena nos leva a dimensões diferentes, de vivências de espetáculos.

    ResponderExcluir
  37. Adilene Casaril
    Turma 1 segunda feira.
    OS SENTIDOS DO TEATRO.
    O espaço teatral apareceu muito antes do século V antes de cristo, em cerimoniais em forma de teatro, dança ou música. Como nos rituais antigos, no teatro hoje, o ser humano vem criando formas diferentes de comunicação dos homens entre si ou em suas crenças, com a presença de atores em cena, onde o movimento é trabalhado de acordo com o contexto em que vive. O teatro ainda resiste apesar do avanço tecnológico, como espaço para encontro de pessoas exercendo poder de comunicação entre ator e espectador.
    No Brasil as comunidades indígenas já possuiam os rituais, e com a chegada de Anchieta, o teatro passou a ser utilizado como forma de catequizar e cultivar a tradição religiosa.
    O teatro brasileiro, segue os moldes europeus, mas eram adaptados aos costumes e realidades considerando a diversidade da cultura brasileira, da história de cada grupo de artista e de cada religião.
    A partir de 1938, começaram a ser fundadas escolas de teatro, tendo como função pedagógica. Na década de 50, Dulcina de Moraes, cria no Rio de Janeiro, uma escola com uma forma mais arrojada de trazer para a cena uma visão do homem conectado com suas raízes. A escola da UNICAMP, enfatiza o trabalho do ator, ensaio e espetáculo, adquirindo assim seu repertório de treino e eficácia cênica.No teatro nós vemos um trabalho de ressignificação de um determinado contexto, a transformação em outra manifestação, a partir do modo de ver e interpretar o observado. A arte teatral é uma experiência coletiva que propicia novas percepções tanto para o ator, como para o receptor, é um espaço de novos olhares, de construção de conhecimentos, interferências, posturas e significados. Como o aumento das escolas técnicas em artes cênicas, temos uma ampliação, da ação do teatro que se alia a prática, pesquisa e experimentação estética, com a diversidade de estudos e referência que potencializam as vivências do teatro nas escolas, como um espaço onde se desenvolvam potencialidades ampliação de conhecimentos, oportunidades de expressar-se levando em conta a diversidade cultural local e regional valorizando saberes culturais dos diferentes povos, seus usos e costumes.

    ResponderExcluir
  38. Os sentidos do teatro
    Mariléia Soares

    O espaço teatral passou por diversas transformações desde a colonização portuguesa até os dia de hoje, onde o ser humano vem criando formas diferentes de comunicação e a relação entre ator e espectador é instaurada pela presença organica e viva de ambos.O teatro é um espaço onde o ator aprende a conhecer o proprio corpo pelo exercicio constante da observação tanto de si como do outro, onde trabalha-se a construção corporal e gestual em interação com dimensões imaginárias do real. No teatro o ator, é seu proprio universo de criação, que é continuamente exposto aos mais variados estímulos e situações.

    ResponderExcluir
  39. Lenice Cachoroski Baluta
    Turma 2


    O sentido do teatro
    Trata-se de um trabalho de ressignificação, em que elementos de um determinado contexto, com uma forma determinada, são transformados em outra manifestação,a partir da alteração no modo de ver interpretar o observado. Dessa maneira, o ator que aprende a conhecer o próprio corpo pelo exercício constante da observação tanto de si mesmo como do outro ,é o cerne dessa metamorfose.
    O teatro pode ser visto,assim, como um lócus potencial de transformação de gestos e posturas cotidianas. Sem perder de vista que o teatro pressupõe um outro, aquele que olha e ao mesmo tempo interfere, delimita, constrói a dimensão do que está sendo observado.
    No teatro, o ator é seu próprio universo de criação, que é continuamente exposto aos mais variados estímulos e situações. A partir dessa auto-exposição continua, o ator passa a ampliar sua gama de significados para as mesmas posturas e os mesmos referenciais, diversificando conceitualmente seu repertorio gestual e imagético.

    ResponderExcluir
  40. MARIA ANGÉLICA BARBOSA
    EM RELAÇÃO AO TEATRO ELE INICIOU-SE ANTES DOS GREGOS.APESAR DAS TECNOLOGIAS O TEATRO ATÉ HOJE É UMA OPÇÃO DE ENTRETERIMENTO.HOJE TEMOS UMA AMPLIAÇÃO DE TEATRO QUE ALIA A PRÁTICA ,A PESQUISA E A EXPERIMENTAÇÃO ESTÉTICA.O TETRO AJUDA A TRANSFORMAR A SOCIEDADE.

    ResponderExcluir
  41. Resenha: Os sentidos do teatro - Teatro em cena

    O presente artigo escrito pela Doutora Rita de Almeida Castro, nos faz refletir sobre as fases pelas quais o teatro passou, até chegar aos padrões que hoje conhecemos.
    primeiramente nos diz que o teatro não apareceu com os gregos, mas muito antes, eram especies de cerimoniais, algo que poderia ser chamado de teatro.
    O teatro mostra-se como uma condição de resistência ao fenômeno da massificação cultural, o que acredito ser uma das maiores e mais importantes funções, mostrando ao publico coisas que talvez sozinho não fosse capaz de observar.
    O gosto pela atuação chegou até nós durante a colonização, através do teatro de catequese, com Anchieta e assim continuou com outros jesuítas. Vendo desse lado da história, graças a Deus que seu uso modificou-se, pois aqui vemos uma espécie de alienação, de convencimento.
    Assim como na literatura, o teatro teve seus moldes na cultura europeia, mas com o passar do tempo, assim como houve o antropofagismo literário, viu-se a necessidade de refletir sobre o teatro no Brasil e considerar toda a diversidade do país, vindo a partir daí surgir um teatro que poderia ser considerado brasileiro. Assim como em outras artes, houve uma certa demora para se desprender dos modelos importados e partir para uma estética realmente nossa, pode-se notar isso claramente, pois se considera como ponto de partida do teatro brasileiro, a montagem da peça Vestido de Noiva (Nelson Rodrigues) em 1943.
    Somente durante o século XX, ainda sob forte influência estrangeira é que começa a primeira geração de diretores nacionais e a se ter escolas de teatro.
    A autora também fala que não existe "abandonar-se em cena", pois tudo o que o ator cria no palco é desenhado, construído anteriormente, ensaiado, programado. Isso é extremamente verdadeiro, pois o ator somente transforma-se em seu personagem depois de muito treino, não é algo que acontece de maneira inata, é algo que acontece porque se adquiriu a técnica necessária.
    A arte teatral é uma experiência coletiva que nos propicia novas percepções, tanto para a ator quanto para o espectador... portanto o teatro deve estar cada vez mais aliado as práticas escolares e inserido em toda a sociedade.

    Turma 1: Vanessa R. k. Bachmann

    ResponderExcluir
  42. Margarete Alegri – turma 1 – segunda feira
    1- Resenha sobre a história do teatro no Brasil até a atualidade.
    O texto nos coloca que:
    O hábito das apresentações teatrais veio para o Brasil junto com a colonização Portuguesa no séc. XVI. Padre Anchienta , evangelizador, utilizava o teatro como instrumento de catequese. Mobilizando a população das aldeias as representações jesuíticas eram de caráter festivo realizadas em datas comemorativas. No século seguinte, segundo Mario Cacciaglia (1986), a produção teatral dos jesuítas continua, surgindo nas ruas formas de jogos, festas, divertimentos e manifestações dramáticas populares, como bumba-meu-boi. No séc. XVIII surgem as primeiras companhias de atores. No período imperial, sec. XIX há uma luta por vários autores pela criação e desenvolvimento de uma cena brasileira. O autor do texto coloca que, segundo a pesquisadora Claudia Braga “para alguns desses autores, “a construção do teatro brasileiro passava pela adaptação popular e aclimatada dos modelos dramatúrgicos europeus, em especial os franceses”. O autor do texto continua dizendo que, outros autores falam sobre a intervenção da dramaturgia estrangeira. Segundo o texto, ao refletir sobre o teatro brasileiro, deve-se considerar a diversidade brasileira, embora seja mais divulgada a história que se refere ao eixo Rio-São Paulo. Em 1938, é fundado pelo artista Paschoal Carlos Magno no Rio de Janeiro, o teatro do Estudante do Brasil, com uma função pedagógica, de formação teatral e outra artística, se dedicando a montagem de grandes dramaturgos nacionais e estrangeiros. A montagem da peça Vestido de Noiva em 1943, do dramaturgo Nelson Rodrigues, marcou profundamente a trajetória subseqüente do nosso teatro. Outro marco significativo para a construção do moderno teatro brasileiro é a criação da Escola de Arte Dramática, buscando se criar uma metodologia para o trabalho do autor e a reflexão sobre o que seria uma nova ética e estética da cena. Vemos que de século em século se procura maneiras de trabalhar e ensinar a arte de encenar. Por fim, como nos coloca o autor do texto, hoje se tem uma ampliação da ação do teatro com “a disseminação de escolas técnicas, cursos de graduação, mestrado e doutorado em artes cênicas, temos uma ampliação da ação do teatro, que cada vez mais alia a prática à pesquisa e à experimentação estética”. Este texto auxilia os professores a compreenderem um pouco sobre a trajetória do teatro no Brasil.

    ResponderExcluir
  43. Aluna: Táyna Pátricia Quint. Turma: 1
    Texto um: Os sentidos do teatro
    Teatro em cena
    O espaço teatral não apareceu com os gregos, mais sim muito antes disso. Os primeiros teatros eram centros cerimoniais, em outras palavras, pessoas se reuniam para fazer qualquer coisa que podia ser chamado de teatro dança ou música.
    Tanto nesses rituais como nos palcos teatrais, o ser humano vem criando diferentes formas de comunicação. Há algo característico que liga a experiência grega ao universo contemporâneo: a presença dos atores. As formas de lidar com esse corpo em cena têm sido muito trabalhados, de acordo com o contexto em que está sendo trabalhado.
    A relação ator e espectador parece cada vez mais necessária para que o homem não se imobilize com o conforto de hoje oferecido pelo avanço tecnológico, que produz um mundo virtual e digitalizado.
    Fazendo uma breve reflexão sobre algumas referências para se pensar o teatro brasileiro temos um vasto campo a ser aprofundado referente às manifestações rituais de distintas etnias. Junto com a colonização portuguesa veio para o Brasil no século XVI o hábito das representações teatrais. Senas eram representadas em Português, outras em castelhano e ainda em tupi.
    Durante esse período a produção teatral dos jesuítas continuou e ai surge nas ruas varias formas de jogos, festas, divertimentos e manifestações.
    Ao longo do século XVIII surgiram no Brasil vários teatros baseado nos moldes europeus e surgiram as primeiras companhias de atores.
    No séc. XIX vários atores lutaram pela criação e pelo desenvolvimento de uma cena Brasileira. A construção do teatro brasileira passava pela adaptação popular e aclimatada dos moldes dramatúrgicos europeus.
    A cena teatral presenciou o fortalecimento inédito da figura do encenador ou diretor em meados do séc. XX, com as montagens do teatro brasileiro de comédia. Naquele momento, um conjunto de diretores estrangeiros passaria a exercer enorme influencia sobre a primeira geração de diretores nacionais.
    Uma das características essenciais para o ator, no processo de formação dentro do centro de pesquisas teatral, é a busca do desprendimento em relação ao próprio ego e a percepção de tudo aquilo que nos cerca é impermanente e transitório. Dentro desta proposta de trabalho, a composição é algo voluntário.
    Nessa visão, o artista não pode ser egocêntrico, porque senão os personagens ficam cercados pelo limite da sua própria humanidade. O artista pode ser todos os personagens, fazer mutações, mas, se ele der vazão somente ao próprio ego, disso resultará fazer sempre os mesmos estereótipos. Para fugir a tal perspectiva, ele necessita ser receptivo a todos os personagens, sem usar de preconceitos comuns à história de vida em sociedade.
    O fazer teatral passa por varias fazes para a análise dos rituais de passagens. Para o ator, o espaço do treinamento é onde a experiência cotidiana pode ser desconstruída, como rituais de separação e transição, ao passo que os ensaios edificam, constroem novas referencias.
    O teatro pode ser visto como um ritual de passagem, proporcionando a quem o vivencia de centro mudanças e alterações em relação a estados e padrões referentes ao cotidiano.
    A arte teatral é uma experiência coletiva que proporciona novas percepções, tanto para o ator como para o espectador, e instiga desdobramentos sociais ao redimensionar estados cotidianos.

    ResponderExcluir
  44. Aluna:Maristela de Freitas Morsch.
    Escola:EEB "General Osório".
    Turma:1

    A respeito do sentido teatro, entendi que desde o seu surgimento na Grécia antiga, o teatro não veio apenas para divertir.Mas também para passar mensagens reflexivas e críticas.
    O teatro é considerado como arte cênica, arte das expressões e dele, originou-se o cinema e a televisão.A raíz está tudo no teatro.
    Em várias passagens da história, vemos grupos de teatro mambembe, que visitavam as cidades, levando não só diversão, mas muitas vezes, mensagens de guerra e até escondendo fugitivos.
    Nas cortes reais sempre havia o espaço para o teatro.

    ResponderExcluir
  45. Os sentidos do Teatro
    O espaço teatral não apareceu com os gregos do século V a.c., mas muito antes. Segundo Richard Schechner os primeiros teatros eram centros cerimoniais-faziam parte de um sistema de caça, eram sazonais, havia o encontro entre grupos humanos, uma celebração e a marca da celebração por alguma forma de escritura no espaço.
    Apesar de hoje o mundo tecnológico estar totalmente digitalizado o teatro se mantém cada vez mais firme' no meio da era digital. No século XVI, no Brasil Anchieta fio o evangelizador dos povos indígenas, ele utilizava o teatro como instrumento de catequese, havia também um caráter festivo nas representações dos Jesuítas que eram realizadas nas datas comemorativas. No século XVII, surgem nas ruas numerosas formas de jogos, festas, divertimentos e manifestações dramáticas populares como o Bumba-meu-boi.
    O teatro pode ser visto como um lócus potencial de transformação de gestos e posturas cotidianos. Sem perder de vista que o teatro pressupõe um outro, aquele que olha e ao mesmo tempo interfere, delimita, constrói a dimensão do que está sendo observado.
    “A “etimologia da palavra TEATRO é” lugar de onde se vê”. A arte teatral é uma experiência coletiva que propicia novas percepções, tanto de quem atua, quanto do público que a prestigia.
    Maria Angélica Knetsiki Wrublevski turma 2

    ResponderExcluir
  46. Os sentidos do Teatro
    O teatro pode ser amplamente definido como um canal de transformação de elementos ideológicos em uma manifestação física e intelectual, constituindo-se a partir da alteração no modo de ver e interpretar o observado.
    As primeiras civilizações organizadas conhecidas foram à sociedade Grega, de onde parte o significado da palavra teatro, e onde grandiosamente foi desenvolvido o teatro como atividade cultural. A partir de relatos apresentados por estudiosos da área, temos informações de que o teatro já acontecia anteriormente as civilizações Greco-Romanas, pois o teatro era qualquer tipo de encenação mística, religiosa ou social que acontecia em agrupamentos de pessoas em vários povos do planeta. No Brasil o teatro só foi formalizado após a chegada dos jesuítas, estes vieram com objetivo de ensina e catequizar os índios brasileiros, mas esses índios que na verdade são nativos e já habitavam as terras brasileiras, já possuíam suas próprias crenças e essas eram dramatizadas também com celebrações que podemos considerar teatrais.
    Ao se falamos em teatro vem em nossa mente inúmeras coisas, personagens, musica, ritmo, nessa era que é marcada pela gigantesca influência da tecnologia, da informação plenas de saberes e fazeres fraguimentados, o teatro assume a condição de resistência de manifestações culturais.
    A arte teatral é uma experiência coletiva que propicia novas percepções, tanto para o ator como para o espectador, e instiga desdobramentos sociais ao redimensionar estados cotidianos.O taro ganha cada vez mais uma relevância como espaço para conhecimento de si mesmo, do outro e de comunicação com a sociedade onde estamos inseridos.
    Karina Mayer turma 2

    ResponderExcluir