segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Atividade 2 - à Distância

1- Após leitura do Texto 2 " A Linguagem Cênica" - Percorrendo o Fazer Teatral: um Caminho para a Compreensão da Linguagem Cênica e sua Prática Pedagógica (Paulina Maria Caon), com base no texto de Jacó Guinsburg, explique a Tríade Essencial : TEXTO, ATOR e PÙBLICO.

2- Não esqueça de escrever seu nome completo e a turma a qual pertence antes de postar se comentário.


38 comentários:

  1. NOME: Luciane Schimitberger
    TURMA: 1
    TESTE: 2

    A LINGUAGEM CÊNICA
    O primeiro aspecto a ser considerado antes mesmo de iniciarmos é o pressuposto implícito em nosso tema: tratar o tetro como uma linguagem significa considerá-lo uma área de conhecimento e prática humana, passível, portanto, de ser percebida, estudada e independente de sua idade preestabelecida de "talento".
    OS MÍNIMOS VITAIS DO TEATRO
    Tomaremos comc ponto de partida o instigante texto de Jacó Guinsburg, "Consideraçóes sobre a tríade essencial:texto, ator e público" para iniciar o caminho de reflexão sobre as especificidades da linguagem cênica.
    A presença do ator vivo em cena é um dos eixos fundadores da linguagem teatral.O pacto que se forma entre a esfera dos atores e a do público e o trãnsito de sentidos que ocorre uma representação teatral.
    No que cabe ao trabalho do ator, alguns elementos são importantes; a consciência e a exploração do corpo e da voz para a composição das ações corporais em cena, a capacidade de percepção do espaço em que ocorre a encenação, a capacidade de escuta e presença cênica, tanto no que se refere á interação com seus parceiros de cena quanto à interação com o público.
    O público é outro dos elementos fundantes do fenômeno teatral, de modo que ocorre no contato com um olhar externo, que propõe outros sentidos áquilo que está em cena.Tal olhar externo não significa que o público esteja separado da cena ou que ela ocorra num teatro á italiana em que o espectador é imerso na escuridão para que aprecie a representação tetral.
    Historicamente, a relação entre atores e público foi explorada de diferentes maneiras.Nos primórdios do teatro e no último século.
    O últimoelemento é o texto em geral o texto cntmporâneo em geral o texto não é aqui um texto teatra ou as palavras que são ditas em cena mas todos os elementos que estruturam o discurso na encenação.
    A arquitetura escolare ou seus espaços extrenos podem ser interessantes pontos de partida para experiências criativas entre corpo e espaço.

    ResponderExcluir
  2. testo 2
    nome;Roseli Schmitberger dos Santos
    turma 1

    A linguagem cênica
    Em torno desse tema já houve diferentes estudos e abordagens de modo que não há uma gramatica da linguagem cênica que dê conta do fenômeno teatral em sua amplitude e diversidade o teatro como uma linguagem significa considerá-lo uma área de conhecimento e práticas ofenomeno teatral aos seus mínimos vitais restaria o encotro entre o ator e o publico num certo espaço ,o trabalho do ator alguns elementos são importantas a consciência e a ex ploração do corpo e da voz a capacidade de escuta e presença cênica à interação com seus parceiros de cena quanto à interaçao com o publico.O publico é outro dos elementos fundamentais do fenômeno teatral de modo que a encenação so ocorre no contato com um olhar ex terno ,o publico pode percorrer diferentes espaços sendo conduzido pelos atores como ocorre em muitas das encenaçães do teatro da vertigem é importante ressaltar que a conxtesto em que ocorre a encenação e isso manifesta escolhas dos seus criadores .O texto conforme o autor levanta e no teatro contemporanio em geral,o texto não é aqui um texto teatral ou as palavras que são ditas em cenas ,mas todos os elementos que estruturam o discuso na encenação :As relações com o corpo com o espaço ,com a sonoridade ,com a plasticidade e com o publico podem ser eixos norteadodes de estudos práticos e teóricos em sala de aula.

    ResponderExcluir
  3. A linguagem Cênica
    O teatro é tratado como uma linguagem,assim consideramos o teatro como uma área de conhecimento e também uma prática humana,o teatro pode ser estudado e experimentado por qualquer pessoa não importa a faixa etária.
    Os Mínimos Vitais do Teatro
    Usaremos como ponto de partida o texto de Jacó Guinsburg,'Considerações sobre a tríade essencial :texto ,ator e público'
    A presença do ator vivo em cena é um dos eixos fundadores da linguagem teatral.Alguns elementos são fundamentais para o trabalho do ator:a consciência e a exploração do corpo e da voz para a composição das ações corporais em cena, a capacidade de percepção e exploração do espaço em que ocorre a encenação, a capacidade de escuta e presença cênica tanto na interação com seus parceiros ou com o público.O ator é um jogador, pois recorre as regras estabelecidas pela encenação para experimentar e criar em cena e fazer surgir em cena outros pontos de vista sobre si e sobre o mundo.O público é outro elemento fuhndamental do teatro,pois a encenação só ocorre com o contato visual externo,que propõe outros sentidos áquilo ue está em cena.
    O último elemento da tríade é o texto,as palavras que são ditas em cena não são os únicos elementos de um texto teatral.Pois um texto contêm:os movimentos corporais,os sons da voz e da trilha sonora, a organização do espaço..Mais que isso estes elementos unidos formam uma escritura cênica, um enunciado que gera sensações e cria sentidos para os que fazem e para os que assistem uma apresentação teatral.
    Já a prática teatral na escola pode ser um dos caminhos para incentivar a linguagem,estudantes de diversas regiões do país podem coletar histórias e tradições corporais das localidades de sua origem e produzir seu próprio texto e sequências de ações para um peça.
    Cléia Rodrigues Ferreira
    Turma:01

    ResponderExcluir
  4. Turma:1
    EEB "General Osório"
    Aluno: José Francisco de Souza

    Na tríade: texto, ator e público, sempre percebi que nem todo texto é apropriado para todo público; nem todo ator se sai bem na interpretação de qualquer texto.Há atores melhores para o drama, outros são excelentes na comédia, etc.
    Há públicos em que um texto de Shakespeare jamais será compreendido (por melhor que seja a atuação).Já ouvi falar de produções de alto nível, que não emplacaram no gosto do público.
    Existe o texto, os atores precisam compreender aquele texto para saber interpretá-lo e conseguir passar essa mensagem de uma maneira que o público se interesse.
    Isso em qualquer gênero teatral.
    Um elemento depende do outro.Tem que haver um entrelaçamento entre as três partes: texto, ator e público.Diria que:o teatro tem que ir de encontro ao gosto do público.

    ResponderExcluir
  5. Turma:1
    Nome:Maria Rosélis
    EEB "General Osório"

    O texto deve ser adaptado conforme ao público que você deseja atingir.Não é viável um texto muito crítico ser apresentado ao público infantil; ou um texto muito clássico para uma clientela de pouco conhecimento.
    Em relação aos atores, não basta decorar o texto, mas tem que dar vida aos personagens.
    Quanto ao público, desde que se apresente um trabalho bem feito, o público acaba gostando.

    ResponderExcluir
  6. Turma 1.
    Nome: Silvete W. A. Pereira.

    O texto aborda de que o teatro é como uma linguagem e devemos considerá-lo uma área de conhecimento e prática humana. É representado por qualquer idade, ou origem.A presença do ator vivo em cena é um dos eixos fundadores da linguagem teatral.O pacto que se forma entre a esfera dos atores e a do público e o trãnsito de sentidos que ocorre uma representação teatral.
    O público é outro dos elementos fundantes do fenômeno teatral, de modo que a encenação só ocorre no contato com um olhar externo, que propõe outros sentidos àquilo que está em cena.

    ResponderExcluir
  7. Liselote Teresinha Majolo Boniatti
    turma 2
    A TRÍADE ATOR, PÚBLICO E TEXTO

    ATOR: enquanto pessoa, enquanto ser vivo é um dos eixos fundamentais da linguagem teatral. Quanto ao trabalho do ator, há elementos que são essências como, por exemplo, a consciência e a exploração do corpo e da voz, a capacidade de perceber e explorar o espaço da cena, a capacidade de ouvir e perceber-se em cena, tanto com os pares como com o público que interage com ele. O ator experimenta ser outro, incorpora um personagem. Através da representação cria outra maneira de ver a vida cotidiana; possibilita perceber outra forma de conceber a realidade.
    PÚBLICO : A encenação só acontece som um olhar externo que é o público. Olhar externo que não significa, necessariamente, que os que assistem a uma peça estejam separados da cena. Há muitas representações que permitem ao público participar das cenas, da peça teatral. Os atores conduzem o público por vários e diferentes espaços. Muitos grupos de teatro optam por se aproximar e interagir com o público, entendendo que o espectador é ativo no desenrolar da cena.
    TEXTO: O texto não são apenas as palavras que o autor fala durante a cena. São elementos que dão estrutura ao que o ator diz durante a peça como, por exemplo, o movimento do corpo, o som da voz, a música, a forma como o espaço é organizado. A harmonia entre esses elementos compõe como coloca Paulina, “uma escrita cênica” que provocam impressões e fazem sentido, tanto para o ator como para o público.

    ResponderExcluir
  8. Comentário-2 Texto-2

    Teatros a arte que emociona desperta em nós sentimentos adormecidos pelo nosso cotidiano. As acenações nos passam mensagens de alegria quando comédia como também nos emocionam e despertam sensações muitas vezes inesperadas, teatro tem fundo pedagógico ajudando na formação na fluência na linguagem na interação entre todos, transformando a vida de muitas pessoas que saem da marginalidade e assim desta forma tem oportunidades de uma vida melhor, teatro é a cultura, é interagir com o mundo atual é descobrir novos talentos.

    Aluna: Márcia Goral
    Turma 1 segunda

    ResponderExcluir
  9. Resenha texto-2

    A linguagem cênica que podem ser entendidas como elementos formais que a constituem, não há uma gramática da linguagem cênica que dê conta do fenômeno teatral em sua amplitude e diversidade. Teatro abrange vasta área de conhecimento e pratica humana independente de idéias, origens, idade, cada individuo tem talento em algo. Com a lei de Diretrizes de Bases para a Educação Nacional de 1996 após a luta de artistas e educadores que o teatro assim como outras linguagens artísticas foram consideradas como disciplinas na Educação Básica. A presença do autor em cena é um dos eixos fundadores da linguagem teatral, há uma dimensão lúdica de acordo tácito entre aqueles que atuam e os que assistem. O autor deve ter consciência, exploração do corpo e da voz composição das ações corporais em cena capacidade de percepção do espaço em que ocorre a encenação deve ter capacidade de escuta e presença cênica interação com seus parceiros e o público, tais elementos são atitudes cênicas o autor é um jogador que recorre. As regras estabelecidas pela encenação, o educador deve estar preparado para escrever, compor, atuar e ensinar teatro. O texto, não é apenas palavras que não são ditas em sena, mas todos os elementos estruturam o discurso, na encenação os movimentos corporais os sons da voz e da trilha sonora a organização do espaço, mais que isso a articulação entre esses elementos compõem uma escrita cênica.
    O educador que pretende explorar a linguagem teatral na escola deve recorrer a gramática da linguagem as relações com o corpo, espaço e sonalidade, a plasticidade e com o público.

    Aluna: Márcia Goral
    Turma 1 segunda

    ResponderExcluir
  10. O teatro se faz mediante três componentes, ator, texto e publico, um complementa o outro.
    ATOR:é o jogador, aquele que conduz o jogo(peça de teatro), ele precisa ter jogo de cintura para improvisar sem sair do contexto, sem perder a essência.
    PÚBLICO:Sem ele nada faz sentido, é para ele e com ele que o espetáculo acontece.Hoje o público é convidado a interagir, não fica no escurinho da platéia como era os teatros italianos, hoje o publico faz parte da cena.
    TEXTO: Aqui este momento não está se falando de texto escrito, de palavras a serem ditas no palco, mas sim, falamos de todos os elementos que compões esse trabalho, a "cena não é uma simples transposição de texto", como afirma PUPO (2001, p. 182). O texto abordado aqui é a tríade interagindo, ou seja, ator, palavras, musica, ambiente, texto em geral.O publico percebe e interpreta as modificações ao desenrolar da peça, isso é muito interessante no teatro.

    Turma 1 - segunda-feira
    Cleonice de Fátima Glevinski Alves de Lima

    ResponderExcluir
  11. Tríade Essencial : TEXTO, ATOR e PÙBLICO.
    Ator: o ator é um dos eixos principais do teatro, ele é como um jogador que cumpre as regras mais também cria novas, a partir de improvisações sem perde foco.
    Público: O público é outro dos elementos fundantes do fenômeno teatral, de modo que ocorre no contato com um olhar externo, que propõe outros sentidos aquilo que está em cena.Tal olhar externo não significa que o público esteja separado da cena ou que ela ocorra num teatro á italiana em que o espectador é imerso na escuridão para que aprecie a representação teatral.
    Texto:O texto conforme Guinsburg de teatro é como uma linguagem e devemos considerá-lo uma área de conhecimento e prática humana. É representado por qualquer idade, ou origem. A presença do ator vivo em cena é um dos eixos fundadores da linguagem teatral. O pacto que se forma entre a esfera dos atores e a do público e o trânsito de sentidos que ocorre uma representação teatral.

    Turma 2 Quinta feira
    Gracilene de Fatima Zucco

    ResponderExcluir
  12. Tatiane Soares Lourenço
    Turma Quinta-feira

    Tríade essencial:texto,ator e público.
    O ator em cena é um dos eixos fundadores da linguagem teatral.O fenomeno teatral manifesta seu carater de jogo e traz à tona sua dimensão lúdica desde esse acordo tácito entre aqueles que atuam e os que assistem.Cabe ao trabalho do ator,alguns elementos:a consciencia e a exploração do corpo e da voz para a composição das ações corporais em cena, a capacidade de percepção e exploração do espaço em que ocorre a encenação,a capacidade de escuta e presença cênica.O público é outro elemento no fenomeno teatral,de modo que a encenação só ocorre no contato com o olhar externo que propõe outros sentidos aquilo que está em cena.Nos primórdios do teatro e no último século, entretanto,muitos grupos e coletivos teatrias tem optado por uma relação de aproximação e interação com o público,acentuando o carater ativo do espectador,seja no processo de entendimento da obra,seja como participante do acontecimento teatral durante sua realização.O último elemento é o texto proposto por Guinsburg.O texto não é um texto teatral ou as palavras que são ditas em cena,mas todos os elementos que estrutuam o discurso na encenação:os movimentos corporais,os sons da voz e da trilha sonora,a organização do espaço.A articulação entre esses elementos compõe uma escritura cênica, um enunciado que gera sensações e cria sentidos para os que fazem e para os que assistem a uma apresentação teatral.

    ResponderExcluir
  13. SIBELE CRISTINA DOS SANTOS.
    TURMA 2.
    O teatro tem três elementos que tornam-se essenciais,poís sem eles a representação não fará sentido.Dessa forma,esses elementos fundamentais são compostos de ator,que é um eixo principal,o qual necessita estar preparado para representar,improvisar sem perder sua essência.
    Dentre esses itens ,destaca-se também o público,que torna-se parte integrada à peça,de modo que o mesmo lança um olhar externo,expondo suas críticas,opiniões e comentários sobre a peça,demonstrando aprovação ou não.
    E finalmente o texto, o qual deve fazer sentido,ser harmonioso e estruturar a sequência da representação teatral.

    ResponderExcluir
  14. TRÍADE ESSENCIAL SEGUNDO JACÓ GUINSBURG:"TEXTO, ATOR E PÚBLICO".
    O Teatro deve ser considerado como uma área de conhecimento e prática humana, passível portanto de ser percebida, estudada e experimentada por qualquer pessoa independente de sua origem ou faixa etária.
    ATOR:A presença do ator(pessoa) em cena é um dos eixos essenciais da linguagem teatral.Quanto ao trabalho do ator, alguns elementos são importantes:a consciência e a exploraçâo do corpo e da voz para a composição das ações corporais em cena, a capacidade de percepçâo e exploração do espaço em que ocorre a encenação, a capacidade de escuta e presença cênica, tanto no que se refere a interação com os parceiros de cena quanto a interação com o público.Cabe também ressaltar o caráter lúdico do fazer teatro e o ofício do autor- experimentar ser outro, fazer surgir na cena outros pontos de vista sobre si mesmo e sobre o mundo.
    PÚBLICO:É outro elemento fundamental do teatro, de modo que a encenação só ocorre no contato com um olhar externo,que propõe outros sentidos aquilo que está em cena.Historicamente,a relação entre atores e público foi explorada de diferentes maneiras com a passar dos tempos.
    TEXTO:Conforme Jacó Guinsburg,o texto não é aqui um texto teatral ou as palavras que são ditas em cena, mas todos os elementos que estruturam o discurso na encenação: os movimentos corporais, os sons da voz e trilha sonora, a organização do espaço.Todos esses elementos compõe uma "escritura cênica", um enunciado que gera sensações e cria sentidos para os que fazem e para os que assistem a uma apresentação teatral.A escolha pelas diversas maneiras de articular esse signos(visuais,sonoros,etc)na representação,modificará a maneira como o público irá percebê-la e interpretá-la.
    SILMARA SABATKE KARVAT
    Turma 2 quinta-feira

    ResponderExcluir
  15. Siomara T. V.Figura Turma 2
    Texto 2 A linguagem cênica Paulina Maria Caon
    Texto, ator e público.
    Para que o ator possa existir é necessário que aja um público, mas só haverá interação entre os mesmos se houver um texto que dá sentido a ação teatral. Existem diferentes formas de se produzir uma cena, que pode estar implícita ou ir sendo entendida aos poucos pelo público, o ator está em um jogo e o público é a resposta desse jogo.

    ResponderExcluir
  16. Letícia Bredun
    Turma 1 segunda feira.
    A linguagem cênica
    vamos refletir sobre linguagem cênica, nela não há uma gramatica da linguagem que de o fenômeno teatral em sua amplitude e diversidade. Tratar o teatro como linguagem significa considera-lo uma área de conhecimento e pratica humana, passível, percebida, estudada experimentada por qualquer pessoa, idade, origem e ideia com talento.
    A presença do ator vivo em cena é um dos eixos fundadores da linguagem teatral, cabe a ele alguns elementos: a consciência e a exploração do corpo e da voz pra a composição das ações corporais em cena, a capacidade de percepção e exploração de espaço em que ocorre a encenação, a capacidade de escuta e presença, interação com parceiros e publico, fazem funcionar o teatro.
    O publico é elemento do fenômeno teatral, o olhar externo não significa que o publico esteja separado da cena, o publico pode fazer parte dela. Deve-se optar por uma relação de aproximação e interação com o publico como participante do teatro.
    O ultimo elemento é o texto, que estrutura a encenação. Esses elemento compõe uma escritura cênica que gera sensações e cria sentidos para a apresentação teatral na qual deve haver cenários construídos em que terá uma recepção de leitura diferente de outra encenação que pode modifica a maneira como o publico ira percebe-la e interpreta-la.
    as relações com corpo, espaço, som, podem ser eixos de estudos pratico e teóricos. O teatro na escola investe na capacidade de jogo e metáfora por meio dessa linguagem onde pode-se relacionar com temas geradores com o qual o educador ira trabalhar. A capacidade do grupo de estudantes e do educador de se apropriar de seu percurso define qualidade de experiência, resultado de trabalho poderão ser apresentados a comunidade escolar.

    ResponderExcluir
  17. Angela Maria Iachitzki
    Turma 2 de quinta feira

    Ator: a presença do ator vivo em cena é um dos eixos fundadores da linguagem teatral. O pacto que se forma entre a esfera dos atoes e a do publico e o transito de sentidos que ocorre entre eles nos permitem dizer que ocorreu uma representação teatral.o ator e um jogador, que recorre a regras estabelecidas pela encenação para experimentar criam em cena uma outra ordem, diferenciada da vida cotidiana, com suas açoes e interações.
    Público: é outro dos elemenos fundamentais do fenomeno tetral, de modo que encenação só ovorre no contato com um olhar externo, que propõe outros sentidos àquilo que está em cena. O público pode percorrer diferentes espaços sendo conduzido pelos atores, como ocorre em muitas das encenações do Tetro da Vertigem em SP.
    Texto: O texto não são apenas as palavras que o autor fala durante a cena. São os elementos que estruturam o discurso na encenação: os movimentos corporais, os sons da voz e da trilha sonora, a organização do espaço.

    ResponderExcluir
  18. turma:2-quintas feiras
    professora:Daniela Soares
    texto:A linguagem cênica.
    Os elementos formais que constituem são:texto,ator e público,considerando que um completa o outro nas suas especificidades.
    Ator:é um dos eixos fundadores da linguagem tetral,ou seja o fenomeno teatral se manifesta conforme aqueles que atuam.o ator deve ter conciênia do seu próprio corpo,sabendo explorá-lo assim como a sua voz.deve saber escutar e sentir a presença cênica,precisa saber ineragir com seus parceiros tanto quanto com o público.O ator é um jogador que recorre as regras estabelecidas pela encenação com suas ações e interações.
    Público:é aquele que da sentido aquilo que está em cena,o público pode estar muito próximo da cena,pode fazer parte da cena. O público pode percorrer diversos espaços sendo conduzidos pelos atores. Muitos grupos e coletivos teatrais têm optado por uma relação de aproximação e ineração com o público. A quantidade de público pode variar de acordo com o contexto em que ocore a encenação.
    Texto:são todos os elementos que estruturam o discurso na encenação;os movimentos corporais, os sons da voz e da trilha sonora, a organização do espaço.É um enunciado que gera sensações e cria sentidos para os que fazem e para os que assistem a uma apresentação teatral.Texto, são os diferentes sistemaa de signos que não tem sentido absoluto em si mesmos,mas só adquirem significado uns em relação aos outros.

    ResponderExcluir
  19. Andréia Schultz Milléo - turma 2

    Segundo o autor Jacó Guinsburg a tríade teatral da linguagem cênica são: o texto - ator e público.
    O ator em cena é um dos eixos fundadores da linguagem teatral o pacto que se forma entre os atores e o público e o relacionamento que ocorre entre eles é que indica que ocorreu uma representação teatral. Durante esse processo o ator realiza o jogo teatral entre quem atua e assiste o espetáculo.
    O público é outro elemento fundamental do fenômeno teatral de modo que a encenação só ocorre no contato com um olhar externo que propõe outros sentidos. Aquilo que está em cena
    a relação do público nas apresentações está pautada na interação dando ênfase ao carater ativo de espectador.
    O último elemento da tría de teatral é o texto não em palavras somente mas todos os elementos que fazem a encenação.
    Essa escritura cênica é que dá vida ao que é representado um ambiente com cenário bem elaborado trará uma atuação mais real e a forma de interpretar e receber o que está sendo passado para o público terá mais riquesa.

    ResponderExcluir
  20. turma 1
    Sandi Maiara de Lima
    A Linguagem Cenica

    Os elementos fundamentais que formam a tríade são:texto,ator e público.
    O ator possui uma grande presença em cena,pois cabe a ele seus trabalho transmitir os elementos importantes da peça teatral,através de seus movimentos,de sua voz,interação com o publico e com seus parceiros em cena.
    O publico é outro elemento fundamental do teatro,de modo que a encenação só ocorre no contato com o olhar externo trazendo o publico para dentro da cena,tornando mais viva a peça teatral.
    O ultimo elemento fundamental e essencial e o texto,conforme o autor Guinsburg o texto não e apenas o texto ,e sim todos os elementos que estruturam a encenação seja eles: os movimentos corporais.os sons a voz e da trilha sonora, a organização do espaço.
    assim tornando o teatro mais cativante e gostoso de participar.

    ResponderExcluir
  21. Sueli dos Santos Schupel
    Turma l
    Texto 2


    A Linguagem Cênica


    Todas as pessoas tem capacidade para representar, através da linguagem, sê utilizando de recursos (tríade), onde o resultado é a conecção exata entre texto, ator e público.Então observa-se que a linguagem é uma manifestação estética e artística da humanidade que todos podem conhecer e praticar, utilizando da exploraçao do corpo, voz, sons e ações em cena, trilha e espaço; tornando então o ator um jogador,onde ele ensina e aprende vivenciando outros pontos de vista de si e do mundo.
    Um olhar externo (crítica) faz-se necessário a verificação do contado com o público (interaçao) disponibilizando assim maneiras diferentes de expor a peça.
    Dicas para iniciar com alunos torna-se importante para aprimorar o desenvolvimento da linguagem, como a exploração dos meios, da ludicidade, processos investigativos, assim como a mostra e o pensamento de um trabalho que interesse às pessoas.

    ResponderExcluir
  22. FABIANE COLLAÇO
    TURMA 1
    TEXTO 2

    O teatro se faz mediante três componentes, ator, texto e publico, um complementa o outro.

    O TEXTO conforme Guinsburg de teatro é como uma linguagem e devemos considerá-lo uma área de conhecimento e prática humana. É representado por qualquer idade, ou origem. A presença do ator vivo em cena é um dos eixos fundadores da linguagem teatral. O pacto que se forma entre a esfera dos atores e a do público e o trânsito de sentidos que ocorre uma representação teatral.
    Engloba todas as outras artes podendo utilizar a música como trilha sonora, a dança como expressão corporal, as artes plásticas como cenário, etc.
    O ATOR é um instrumentista que usa o próprio corpo e seu ponto de partida, sem dúvida, é o texto, a personagem que lhe cabe “encarnar” na peça.Até as menores ações e expressões de um ator podem transmitir à platéia significados intensos, desde aqueles perceptíveis com clareza até os “subliminares”.São pessoas que assistem, escutam e recebem informações.
    PUBLICO: Ele faz parte do jogo teatral, é alguém que assiste o ator representar, a imitar a ação, mas reage, no momento, como se estivesse diante do personagem a praticar a ação imaginada.

    ResponderExcluir
  23. A LINGUAGEM CÊNICA.
    ADILENE CASARIL.
    TURMA 1 SEGUNDA FEIRA.
    Neste texto os atores são convidados a refletir sobre algumas especificidades da linguagem cênica que podem ser entendidas como elementos formais que a constituem. Autor e tem feito uma reflexão estética e artística presente em toda a história da humanidade.
    O primeiro aspecto a ser considerado é o pressuposto implícito no tema, que trata o teatro como uma linguagem, uma área do conhecimento e prática humana, passível de ser estudada, percebida e experimentada por qualquer pessoa,idade e origem. Após anos de lutas de artistas e educadores, o teatro foi considerado pela LDB em 1996, como disciplina de relevância para a formação do cidadão na educação básica, ao lado de outras linguagens artísticas.No teatro o ator é um jogador, que de forma lúdica, experimenta ser outro, com outras visões sobre si e sobre o mundo.
    Muitos atores, foram mestres-encenadores ou diretores-pedagógicos, não pensavam somente em imagens e ações mas propunham procedimentos de aprendizagens criativas, papel este que pode ser exercido pelo educador em sala de aula, no processo de ensaio do teatro.
    Na encenação de uma peça teatral, o público é muito importante, o contato, o olhar externo propõe outros sentidos aquilo que está em cena. As relações com o corpo, espaço, com a sonoridade, plasticidade, podem ser norteadores de estudos práticos e teóricos em sala de aula para professores que pretendem explorar a linguagem teatral na escola.Cada eixo pode se relacionar com temas geradores, aspectos de interesses do grupo com o qual o professor irá trabalhar, desencadeando um processo de investigação, experiências vividas, resultados de trabalhos, que poderão ser apresentados a comunidade escolar, criando mecanismos de revelação e reflexão sobre o processo de trabalho, tornando o aluno mais participativo, crítico e espontâneo.

    ResponderExcluir
  24. A linguagem cênica. Ator - Publico - Texto
    Mariléia Soares - turma 1

    A presença viva do ator em cena é um dos eixos fundadores da linguagewm teatral. É no trabalho do ator que há elementos importantes como , a consciencia e a exploração do corpo e da voz para a composição das ações corporais em cena, a capacidade de percepção e exploração do espaço, e a capacidade de escuta e presença cênica, isto reflete também na interação com o público. Pois o ator é um jogador e o público é o receptor da mensagem transmitida durante o espetáculo, pois o público é quem vais dar sentido àquilo que está sendo encenado, é o seu olhar externo que vai poder percorrer diferentes espaços conduzidos pelo ator. Que juntamente com o texto levara o público a entender o texto como uma escritura cênica, um enunciado que gera sensações e cria sentidos para os que fazem e para os que assistem a uma representaçõa teatral.Assim, há uma relação constante e enseparavél entre ator-público e texto.

    ResponderExcluir
  25. Segundo o autor jacó Guinsburg a tríade essencial é o texto o ator e o público:
    O ator é um dos eixos fundadores da linguagem teatral, só ele consegue transmitir os elementos essenciais do teatro através do seu corpo, da sua forma de se expressar, da fala, da interação com o publico e com seus parceiros de cena.
    O publico é aquele que da sentido a o que esta em cena, é ele o receptador da mensagem expressada pelo teatro, o publico vive o teatro junto com os atores.
    texto são os elementos que estruturam a encenação, a voz, a musica, a luz, os gestos corporais, tudo que expressa fala e que ajuda o ator a se expressar e o publico a entender e viajar pelo universo do teatro.
    Maria Izabel
    turma 2
    quinta feira

    ResponderExcluir
  26. Elizete E.de Camargo
    Tratar o teatro como linguagem significa considera-lo uma área de conhecimento e prática humana, passível, portanto de ser percebida, estudada e experimentada por qualquer pessoa,independente de sua idade, de suas origens ou de ideias preestabelecidas de talento.Pois o ator é um eixo fundadores da linguagem teatral, experimentar ser outro, fazer surgir na cena outros pontos de vista sobre si mesmo e sobre o mundo.O publico é de modo que a encenação só acorre no contato com um olhar externo, que propõe outros sentidos aquilo que esta em cena.Texto teatral ou palavras que são ditas em cena, mas todos os elementos que estruturam o discurso na encenação: os movimentos corporais, os sons da voz e da trilha sonora, a organização do espaço.

    ResponderExcluir
  27. A tríade essencial: texto, ator e público.
    O teatro é uma linguagem,podemos considerar o teatro como uma área de conhecimento uma prática humana,o teatro pode ser estudado e experimentado por qualquer pessoa não importando a faixa etária.
    A presença do ator vivo em cena é um dos eixos fundadores da linguagem teatral.Alguns elementos são fundamentais para o trabalho do ator: exploração do corpo e da voz para a composição das ações corporais em cena, a capacidade de percepção e exploração do espaço em que ocorre a encenação, a interação com seus parceiros ou com o público.O ator é um jogador, pois recorrendo as regras estabelecidas pela encenação consegue experimentar e criar em cena fazer surgir em cena outros pontos de vista sobre si e sobre o mundo.O público é elemento fundamental do teatro,pois a encenação só ocorre com o contato visual externo,que propõe outros sentidos áquilo que está em cena, é o público que vive, interpreta e da sentido, da vida ao teatro.
    O último elemento da tríade é o texto, e é muito mais que as palavras que são ditas em cena, pois, não elas não são os únicos elementos de um texto teatral.Pois um texto contêm:os movimentos corporais,os sons da voz e da trilha sonora, a organização do espaço.Mais que isso estes elementos unidos formam um enunciado que gera sensações e cria sentidos para os que fazem e para os que assistem uma apresentação teatral, transmitem as emoções, os sentimentos, tudo que de bom o teatro nos trás.
    Elizandra Domingues Gonçalves
    Turma:02
    Quinta feira

    ResponderExcluir
  28. MARIA ANGÉLICA BARBOSA
    A LINGUAGEM CÊNICA
    TRATAR DE TEATRO COMO LINGUAGEM SIGNIFICA CONSIDERÁ-LO UMA ÁREA DE CONHECIMENTO E PRÁTICA HUMANA.
    O Ator:A PRESENÇA DO ATOR VIVO EM CENA É UM DOS EIXOS FUNDADORES DA LINGUAGEM TEATRAL.
    O Público:É UM DOS ELEMENTOS FUNDANTES DO FENÔMENO TEATRAL,DE MODO QUE A ENCENAÇÃO SÓ OCORRE NO CONTATO COM UM OLHAR EXTERNO.
    O Texto:NÃO É AQUI UM TEXTO OU AS PALAVRAS DITAS EM CENA,MAS TODO OS ELEMENTOS QUE ESTRUTURAM O DISCURSO NA ENCENAÇÃO.

    ResponderExcluir
  29. Ana Paula Artner
    Turma 1

    Ator: é um jogador, que recorre as regras estabelecidas pela encenação para experimentar, criar em cena, uma outra ordem, diferenciada da vida cotidiana, com suas açoes e interaçoes.

    Público: é outro dos elementos fundamentais do fenomenoo teatral, de modo que a encenaçao só ocorre no contato com um olhar externo, que propoe outros sentidos aquilo que esta em cena, ou o publico pode estar proximo da cena.

    Texto: nao é aqui um texto ou as palavras ditas em cena, mas todos os elementos que estruturam o discurso na encenação.

    ResponderExcluir
  30. Nome: Cleunice U
    Turma: 1
    A Tríade Ator, Público e Texto
    Ator: Peça fundamental na peça teatral, onde
    devem ser trabalhados todos os movimentos tanto corporal a voz, a consciência, desenvolvimento do ator a explorar o máximo das cenas.
    Público: É muito importante para o teatro, pois é para o publico que o espetáculo acontece, sem ele não tem sentido.
    Texto: Quando falamos de texto no teatro não estamos apenas nos referindo a texto escritos, as falas dos personagens mas em tudo o que é trabalhado na cena, ator, música, palavras, ambiente e tudo que envolve a apresentação teatral.

    ResponderExcluir
  31. Tríade: texto ,ator e público.

    O Ator é um jogador, que explora o corpo, a voz, que percebe e explora o espaço, é aquele que transforma algo cotidiano, em algo diferente do cotidiano, ele experimenta ser outro, faz surgir em cena outros pontos de vista sobre si e o mundo.
    O Público é o elemento fundamental para o que fenômeno teatral ocorra, mas principalmente, ele não é mero expectador, ele é ativo, participa da cena, faz parte do processo. Traz algo consigo e leva algo totalmente novo, sai transformado...
    O Texto é a escritura cênica, um enunciado que gera sensações e cria sentidos para os que fazem e para os que assistem a uma apresentação teatral.

    Turma 1: Vanessa R. K. Bachmann

    ResponderExcluir
  32. Tarefa 2 – Curso Salto para o futuro

    O fenômeno teatral é amplo e com muita diversidade de abordagens, é uma ferramenta muito útil para o desenvolvimento pelo gosto da arte, mas também pode explorar outras áreas do conhecimento.
    A tríade texto, ator e público são indissociáveis, pois não podem existir sozinhos, são interdependentes.
    O ator é fundamental para dar vida ao personagem e trazer o texto de forma a interagir com o público. Ele deve explorar o corpo, a voz, o espaço, para encenar um texto de forma lúdica e desencadear emoções no público que representam os olhos externos da cena.
    Público esse que percebe a encenação das mais variadas maneiras, aproximando-se e interagindo com o texto e os atores através das sensações por eles passadas durante a apresentação.
    No texto estão estruturados os elementos fundamentais a encenação como: movimentos corporais, sons da voz, trilha sonora, espaço, que juntos produzirão uma escritura cênica (conjunto de sensações e sentidos que a linguagem deve causar no expectador) que serão necessárias para a prática teatral.

    Roberta Cristina Brandi - Turma de Quinta

    ResponderExcluir
  33. Margarete Alegri - Turma 1 - segunda feira
    Tríade: Texto, autor e público
    Não existe teatro sem público. O receptor da mensagem do texto apresentado pelo ator vivo é o público. O teatro através do autor vivo faz o público ter emoções. Deve-se ter cuidado ao apresentar um texto. Para cada público há um texto. Assim como não é qualquer ator que pode fazer o personagem pedido na peça. Há atores que interpretam melhor a comédia do que o romance e vice-versa. O autor usa dos personagens para passar suas idéias ao público.

    ResponderExcluir
  34. Roselaine Maria Diefentheler - turma 1 - segunda feira
    tríade texto autor público
    o teatro traz em si uma linguagem significativa que propõe conhecimentos e práticas humanas, um gênero possível de percepções e estudo.
    a prática teatral tem como centro o trabalho do ator que através de uma linguagem interage com o péblico. o texto deve levar em consideração o público que deseja atingir.

    ResponderExcluir
  35. O ator é um jogador, pois recorre as regras estabelecidas pela encenação para experimentar e criar em cena e fazer surgir em cena outros pontos de vista sobre si e sobre o mundo.
    Existe o texto, os atores precisam compreender aquele texto para saber interpretá-lo e conseguir passar essa mensagem de uma maneira que o público se interesse.
    A encenação só acontece som um olhar externo que é o público.
    Os atores conduzem o público por vários e diferentes espaços. Muitos grupos de teatro optam por se aproximar e interagir com o público, entendendo que o espectador é ativo no desenrolar da cena.

    Maria Angélica Knetsiki Wrublevski turma: 1

    ResponderExcluir
  36. O Texto é a escritura cênica, um enunciado que gera sensações e cria sentidos para os que fazem e para os que assistem a uma apresentação teatral.
    Público: É muito importante para o teatro, pois é para o publico que o espetáculo acontece, sem ele não tem sentido.
    Ator: é um jogador, que recorre às regras estabelecidas pela encenação para experimentar, criar em cena, uma outra ordem, diferenciada da vida cotidiana, com suas ações e interações.
    Karina Mayer turma:1

    ResponderExcluir
  37. Évelin Taise Castilho
    turma1 segunda-feira

    O teatro é tratado como uma linguagem,assim consideramos o teatro como uma área de conhecimento e também uma prática humana,o teatro pode ser estudado e experimentado por qualquer pessoa não importa a faixa etária.
    ATOR: enquanto pessoa, enquanto ser vivo é um dos eixos fundamentais da linguagem teatral. Quanto ao trabalho do ator, há elementos que são essências como, por exemplo, a consciência e a exploração do corpo e da voz, a capacidade de perceber e explorar o espaço da cena, a capacidade de ouvir e perceber-se em cena, tanto com os pares como com o público que interage com ele.
    O publico é aquele que da sentido a o que esta em cena, é ele o receptador da mensagem expressada pelo teatro, o publico vive o teatro junto com os atores.
    Texto: nao é aqui um texto ou as palavras ditas em cena, mas todos os elementos que estruturam o discurso na encenação.

    ResponderExcluir
  38. Aluna: Maristela de Freitas Morsch.
    Escola: EEB "General Osório".
    Turma:1

    A respeito da tríade: texto, ator e público:

    - muitas vezes os elementos não se completam.O texto pode ser excelente, mas os atores são ruins.Ou os atores são de primeira, o texto é bom, mas é apresentado para um público errado.
    Então, quando é possível "casar" esses três elementos: texto bom, atores bons e público certo, o sucesso é garantido.

    ResponderExcluir