quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Atividade 3 - à Distância

1- Após leitura do Texto 3 "Aprender e Ensinar Teatro" Diretor de Teatro ou Arte-Educador? Dilemas de um Artista na Educação através da Arte, enumere os problemas encontrados e superados, de acordo com o relato do Autor: Henrique Fontes na montagem e apresentação de uma peça de Teatro.

2- Enumere quais são os problemas encontrados e solucionados por você, até a apresentação de uma peça teatral pelos alunos em sua Escola.

Não esqueça de escrever seu nome completo e a turma a qual pertence antes de postar o comentário.


39 comentários:

  1. Liselote Teresinha Majolo Boniatti
    turma 2

    Os problemas encontrados e superados conforme o relato do autor:

    - Em primeiro lugar o nervosismo dele próprio em relação aos outros educadores
    - Os alunos tinham no projeto um “refúgio prazeroso”. Não viam o teatro com um fim em si.
    - Timidez de alguns, confusos em relação ao projeto.
    - Falta de regras e normas claras.
    - Relutância de alguns em participar das atividades
    - Convivência tensa
    - Falta de qualificação
    - Falta de vivência e amadurecimento para conhecimentos essenciais ao teatro
    - Falta de incentivo por parte dos pais que priorizavam o trabalho em relação ao estudo (nesse caso).
    - Angústias pessoais.
    - Deixar-se conduzir por um ideal e se frustrar quando não der certo, esquecendo que há um projeto real em cujo processo se aprende muito.
    - não dar ouvidos às ideias dos outros. Olhar apenas a sua.
    - Falta de disciplina.
    - A falta de crédito no talento dos atores.

    Em todas essas dificuldades, houve superação, pois o resultado foi um amadurecimento de cada um em relação à arte, à convivência com os pares e ao significado da arte para a vida de cada um, funcionando como motivação para as demais áreas da

    ResponderExcluir
  2. Sandriele dos Santos Gazzola

    Turma 2
    São vários os pontos, desde cenário, vestimento, concentração e tempo, até a fala decorada, interpretação cênica e int eresse por parte dos alunos em participar de uma peça teatral, muitos sentem-se inseguros e tímidos para interpretar, muitas ve zes restando tal
    tarefa para os alunos mais desinibidos e espontâneos, sendo os mesmos sempre. Mesmo que tente levar as crianças desmotivadas desta pratica, muitas recusam-se a participar. Por fim, a maior esta no final deste processo, onde não há uma valorização cultural desta prática, vinda de uma sociedade despreparada para apreciar esta arte.

    ResponderExcluir
  3. Gracilene de Fatima Zucco
    Turma 2 de Quinta- feira

    Angustia pessoais de cada educando, timidez, falta de dinheiro, todos os impedimentos físicos, desde cenário, vestimentas trabalho árduo e falta de valorização.

    ResponderExcluir
  4. SIBELE CRISTINA DOS SANTOS.
    TURMA 2.


    O autor enumera algumas dificuldades em relação ao teatro.Entre elas,destacam-se a falta de valorização da arte teatral por parte dos pais e da sociedade em geral,bem como a falta de incentivo ao talento dos atores.
    Além disso,vários alunos apresentam-se tímidos e também negam-se a participar.Uma vez que aspectos como a pouca organização dos a lunos,em relação aregras e dísciplina também dificultam a execução desse projeto.

    ResponderExcluir
  5. 1-Segundo o autor, algumas dificuldades encontradas e superadas:
    -nervosismo no primeiro dia de aula;
    -expectativa para o ano letivo;
    -desafios para vencer;
    -jovens em busca de um refúgio prazeroso, para mudar a rotina da escola;
    -superação de limites;
    -participação e recusa de alguns alunos;
    -compromisso(responsabilidade);
    -envolvimento de todos para a realização do teatro;
    -mudanças de estratégia;
    -criação de cenários;
    -o amadurecimento de cada um após a etapa vencida.

    2-Falta de participação de alguns(timidez)e a falta de recursos para figurinos,cenário. Para a apresentação de peças teatrais a maior parte dos figurinos e cenários é improvisada, utilizando-se retalhos de tecidos, muitas vezes doados e sucatas(materiais reciclados).
    SILMARA SABATKE KARVAT
    Turma 2 quinta-feira

    ResponderExcluir
  6. Aluno:José Francisco de Souza
    Turma:1
    Escola: EEB "General Osório".

    Questão nº1- Quanto às palavras do autor a respeito de "Aprender e Ensinar Teatro", vejo como dificuldades apresentadas:
    1- O desafio quanto a reação ao novo.
    2- Falta de regras (aprender a ouvir e falar).
    3- Falta de disciplina e compromisso.
    4- Desconhecimento a respeito do fazer teatro, que há regras a serem estudadas e obedecidas.
    5- Dificuldade de envolvimento entre os participantes.
    6- Participação e recusa do pessoal.
    7- Todo participante quer ser estrela (sem ter qualidade pra tal, não se sujeita a aprender).
    8- Muitos colocam o pé num curso de teatro e querem ir para a televisão no outro dia.
    9- A influência da TV é negativa e ilusória.
    10- Conscientizar o sujeito sobre: o que é teatro.

    Questão 2: Nas escolas onde trabalhamos ou em grupos da comunidade, as dificuldades encontradas são muitas:
    1- Disciplina (quanto a horários de ensaios, compromisso em não abandonar o papel, etc.)
    2- A boa leitura. (a maioria vem da sala de aula gaguejando, engole letras e às vezes até palavras inteiras, dicção péssima, etc.)
    3- Desobediência (não querem se sujeitar a aprender.Pois acham que sabem tudo.)
    4- Só querem ser a estrela da peça. (papel de mendigo ou coisa assim, nem pensar.)
    5- Na grande maioria, as Escolas não oferecem apoio.Você faz por tua conta e risco.Se gastou dinheiro, problema teu.
    6- Roupas, cenários, som, (os alunos não colaboram com nada.Querem tudo pronto.)
    7- Alunos não comparecem ensaiar em contra-turno.Ou você tira eles da sala de aula, ou desista.
    8- Tirando da sala de aula: tem os malandros que ensaiam até durante um mês, chega no dia da apresentação, nos deixam na mão e não aparecem.
    9- Professores atribuem o baixo rendimento do aluno, porque está saindo para o teatro.
    10- Encerrando, posso dizer que sou uma pessoa com muitas idéias, mas que há dois anos deixei de fazer teatro, por essas e demais dificuldades que se apresentam.

    ResponderExcluir
  7. Siomara T. V. Figura Turma 2

    Algumas dificuldades:

    Falta disciplina e comprometimento dos atores que esperam tudo pronto
    O Cenário muitas vezes precário, não tem onde guardar- desmonta monta...Muitos colegas criticam, poucos ajudam.
    Precisamos superar nossos limites e mudar o jogo!

    ResponderExcluir
  8. 1 ) Os problemas encontrados conforme o relato do Henrique Fonte no texto:

    • Nervosismo nas apresentações;
    • Timidez dos participantes;
    • Desafios para vencer como, falta de tempo;
    • Falat de qualificação;
    • Superação de limites;
    • Falta de participação de alguns com o trabalho;
    • Falta de figurino e encentivo;
    • Falta de regras e amadurecimento.

    Sabemos que as dificuldades são encontradas em todos as atividades em que exercemos, sejam elas no teatro ou não, mas podem ser superadas com sucesso.

    Angela Maria Iachitzki
    Turma 2 de quinta feira

    ResponderExcluir
  9. Turma:2-quintas feiras.
    professora:Daniela Soares
    texto:Aprender e ensinar teatro.
    Segundo o autor:
    *desafio em ambientes desconhecidos;
    *resistÊncia ao novo;
    *reconhecimento do outro e dos espaços;
    *timidez,nem todos queriam falar;
    *número de faltas e tolerância por estas;
    *esmorecimento;
    *convivência tensa;
    *roda de avaliações dos avanços escolares;
    *jogos em sala de aula;
    *envolvimento de todos para transformar o auditório da escola em verdadeiro teatro;
    *iluminação e cenografia;
    *angustias pessoais de cada educando;
    *trabalho árduo para superar os obstáculos;
    *descoberta de soluções para os pequenos problemas;
    *ouvir o outro;
    *união de todos em qualquer função;
    *interação;
    *superação das expectativas;

    na minha opinião:
    *desinteresse dos alunos;
    *falta de recursos físicos e monetários para o professor;
    *falta de um espaço apropriado nas instituições de ensino;
    *precariedade de figurinos, muitas vezes estes dependem da criattividade e jogo de cintura do professor;
    *falta de apoio entre colegas professores;
    *espírito de competitividade;
    *horarios estreitos;
    *timidez do alunos;
    *pais que não incentivam,nem apoiam seus filhos;
    essas são algumas dificuldades que encontramos ao trababalharmos com o Teatro na escolas,mas,se insistirmos e tivermos força de vontade com certeza conseguiremos nem que seja na improviso dar um show em cena!

    ResponderExcluir
  10. Turma 1
    Sandi Maiara de Lima

    1)Os problemas encontrados foram:

    *nervosismo do professor
    *nervosismo e timidez dos alunos
    *dilemas entre escola e comunidade
    *horários apertados
    *pouco incentivo da comunidade,principalmente dos pais
    *falta de união
    *espaço pequeno para as atividades
    *pouco recurso
    *figurino
    entre outros itens,mas se nós estivermos incentivando e sempre ajudando e promovendo eventos ,palestras e etc estaremos defendendo o teatro,dando incentivo,coragem e força.

    ResponderExcluir
  11. Os problemas que foram representados no texto foram:
    * timidez dos alunos;
    * pouco incentivo da escola e estabelecimentos;
    * falta de recuros financeiros
    Também os alunos apresentam-se tímidos o teatro infelizmente é visto como perda de tempo.
    mas com um trabalho sério e dedicado com certeza este caso terá mudanças.

    Andréia Schultz Milléo - turma 2

    ResponderExcluir
  12. Cléia Rodrigues Ferreira
    turma:01
    1-Segundo o autor estas são algumas dificuldades encontradas e superadas na arte do teatro:
    -Nervosismo no primeiro dia.
    -Timidez do participantes.
    -Convivência tensa.
    -Falta de qualificação.
    -Angústias pessoais.
    -Falta de apoio dos familiares.
    Foram estas algumas dificuldades encontradas pelo autor que foram superadas com união ,trabalho em grupo ,carinho e muito dedicação por parte do professor.
    2-Na minha opinião:
    -Falta de participação dos alunos.
    -Pouco espaço físico.
    -Precariedade tanto no figurino quanto no cenário.
    -Horários estreitos.
    -Timidez dos alunos.
    -E a falta de incentivos dos pais.

    ResponderExcluir
  13. Antonia MAria Kafka Diadio
    turma 2 quinta feira

    Dificuldades encontradas pelo autor.

    Em qualquer atividade para realizar muitas vezes encontram-se desafios dificeis de superar, no teatro é igual, iniciando pelo nervosismo do professor, falta de experiencia dos alunos, a timidez, falta de uniao entre o grupo, solidariedade, falta de dinheiro para organizar o evento, tempo sempre acaba faltando, reconhecimento pela sociedade de sua importancia,são tarefas dificeis mas nao impossiveis.

    ResponderExcluir
  14. Sueli dos Santos Schupel
    Turma l Segunda-feira


    Aprender e ensinar teatro

    Dificuldades encontradas pelo autor:

    A timidez de alguns participantes;
    Falta de colaboração com relação aos pais de alunos;
    Esmorecimento com relação ao jogo;
    Convivência as vezes tensa;
    Falta de disciplina.

    Para se realizar algo muitas vezes encontramos problemas, mas podemos descobrir que no final tudo dá certo.

    Alguns problemas que percebi:
    falta de compatibilidade com relação a horários e planejamento;
    Falta de espaço disponível;
    Dispersão de alguns alunos;

    Para conseguirmos chegar ao final com sucesso temos:
    A mudança repentina de métodos:
    A aceitação do que foi improvisado por todos
    O senso crítico de alguns alunos foi fundamental;
    A dedicação de alunos;
    A tolerância do grupo

    ResponderExcluir
  15. FABIANE COLLAÇO
    TURMA 1
    TEXTO 3
    Os problemas encontrados e superados conforme o relato do autor:

    ** Em primeiro lugar o nervosismo dele próprio em relação aos outros educadores
    ** Timidez de alguns, confusos em relação ao projeto.
    ** Falta de regras e normas claras.
    **Relutância de alguns em participar das atividades
    **Convivência tensa
    ** Falta de qualificação
    ** Falta de vivência e amadurecimento para conhecimentos essenciais ao teatro
    **Falta de incentivo por parte dos pais que priorizavam o trabalho em relação ao estudo (nesse caso).
    ** Angústias pessoais.
    ** Deixar-se conduzir por um ideal e se frustrar quando não der certo, esquecendo que há um projeto real em cujo processo se aprende muito.
    **não dar ouvidos às ideias dos outros. Olhar apenas a sua.
    **Falta de disciplina.
    **A falta de crédito no talento dos atores.

    **Na minha opinião:
    **Falta de participação dos alunos.
    **Pouco espaço físico.
    **Precariedade tanto no figurino quanto no cenário.
    **Timidez dos alunos.
    **E a falta de incentivos dos pais.
    **A dedicação de alunos;
    **A tolerância do grupo.
    **desinteresse dos alunos;
    **falta de recursos físicos e monetários para o professor;
    **espírito de competitividade;

    ResponderExcluir
  16. Teatro
    1- Segundo o autor Henrique Fontes, os problemas encontrados e superados são os seguintes:
    Timidez, falta de recursos , investimento e incentivo, a sociedade não valoriza o trabalho dos atores, falta de conhecimento essenciais para o teatro, falta de disciplina , de tempo, insegurança dos alunos.
    2- É preciso motivar os alunos para que respeitem a arte, aprendam a amar o teatro, geralmente os problemas encontrados nas escolas, é a falta de interesse dos alunos,a timidez, vergonha de falar, esquecem as falas devido ao nervosismo, a falta de tempo do professor, pois muitas vezes uma peça teatral exige cenário e muitas vezes a escola não dispõe de materiais, então é preciso tempo para criar, improvisar, não são somente os alunos que são desinteressados pela arte, na grande maioria, os próprios funcionários da instituição e os pais dizem que a aula de teatro é ”matar aula”.


    Cleonice F. G. A. de Lima
    Turma 1

    ResponderExcluir
  17. Aprender e ensinar teatro

    Todo educador envolve-se e contagea-se com a emoção de atuar, o sentimento faz ir além do que esperamos. O desejo compartilhado entre todos os educadores do projeto Arte Ação da ONG Casa da Ribeira em Natal RN, ao chegar na escola. O Antheneunorte-riograndense pela primeira vez, o projeto em parceria com o Instituto Ayrton Senna e a empresa Cosern se propôs ao desafio de através do teatro facilitar oportunidades educativas para o desenvolvimento de competências cognitivas, relacionais, pessoais e produtivas reconhecimento de outro espaço, a troca de olhares descoberta de possibilidades, a percepção de que o ser deve saber, conviver com todos e tudo o que conhecemos para melhor fazer a sua arte, transborda do tempo da oportunidade e dos encontros e passa a contagiar o olhar e as atitudes dos educados em toda a sua vida. Preparar e atuar nos faz imaginar, criar momentos especiais e vive-los de forma real, mas sempre devemos ter organização na preparação de uma peça teatral, para que não tenhamos dificuldades na apresentação e desta forma obter o sucesso esperado. Boa sorte.

    turma: 1
    aluna: Márcia Goral

    ResponderExcluir
  18. APRENDER E ENSINAR TEATRO.
    SILVETE W. ALVES PEREIRA.
    TURMA 1 SEGUNDA FEIRA.
    As dificuldades que o autor encontrou no seu primeiro dia de aula de teatro foi a timidez por parte de alguns alunos, falta de recurso, insegurança,nervosismo, disciplina, falta de apoio por parte de familiares.
    No meu entendimento ainda existe dificuldades de integrar alunos no teatro muitos por falta de interesse, outros por não saber lidar com a timidez e a grande maioria por não saber lidar com limites e deveres, também o figurino e o papel que muitos querem escolher, então gera um certo conflito, mas, com dedicação e entusiasmo do professor acredito que as dificuldades podem ser superadas.

    ResponderExcluir
  19. APRENDER E ENSINAR TEATRO.
    ADILENE CASARIL
    TURMA 1 SEGUNDA FEIRA.
    As dificuldade que o autor educador encontrou no primeiro dia de aula, a preocupação do professor diante daqueles jovens desconhecidos, entre 14 e 18 anos, risonhos, outros agitados,alguns apáticos, inquietos, tímidos, que não queriam falar, indisciplinados, desanimados, muitos recusando-se a realizar este ou aquele jogo, convivência que por vezes tornava-se tensas, cenas que não se resolviam porque os educandos não se escutavam, confusão na ausência do professor.
    A forma que o professor encontrou para resolver esta situação, foi dar mais uma oportunidade para, sozinhos descobrirem a solução da cena e apresentarem para ele ao final. A avaliação desse dia discutiram muito até que perceberam que não estavam ouvindo as idéias proposta por cada um. Assim decidiram realizar cada proposta sugerida e a cena começõu a ser resolvida. Eles entenderam que deveriam buscar a disciplina e a escutar mesmo na ausência do professor.

    ResponderExcluir
  20. Évelin Taise Castilho
    Turma1
    Texto3(Aprender e ensinar teatro)

    Dificuldades encontradas pelo autor:

    *Timidez dos alunos;
    *nervosismo;
    *esmorecimento com relação ao jogo;
    *convivência tensa;
    *a falta de apoio,incentivo da família;
    *respeito entre os educandos;

    Na minha opinião:
    *A timidez dos alunos com o público;
    *O espaço físico;
    *A falta de figuro e cenário;
    *falta dedicação dos alunos;
    *E a falta de incentivo dos pais;

    ResponderExcluir
  21. Questão nº1:
    1- O desafio quanto a reação ao novo.
    2- Falta de normas
    3- Falta de disciplina e compromisso.
    4- Desconhecimento a respeito do fazer teatro, que há regras a serem estudadas e obedecidas.
    5- Dificuldade de envolvimento entre os participantes.
    6- Participação e recusa do pessoal.
    7- Todo participante quer ser estrela (sem ter qualidade pra tal, não se sujeita a aprender).
    8- Muitos colocam o pé num curso de teatro e querem ir para a televisão no outro dia.
    9- A influência da mídia é negativa e ilusória.
    10- Conscientizar o sujeito sobre: o que é teatro.

    Questão nº2:
    1- Disciplina (presença dos alunos, comportamento e aceitação de papéis)
    2- Oratória (insegurança ao falar, timidez)
    3- Subestimação (não aceitam muitas das dicas e ideias repassadas pelos professores ou colegas).
    4- Mal aceitação por papéis figurantes ou coadjuvantes (papel de mendigo ou coisa assim, nem pensar, apenas querem papéis protagonistas.)
    5- Falta de apoio da administração da EU, você faz por tua conta e risco. Se gastou dinheiro, problema teu.
    6- Falta de colaboração discente na criação de vestuários (os alunos pouco colaboram com os trajes. Querem tudo pronto.)
    7- Alunos não querem ensaiar em contra turno. Ou você tira eles da sala de aula, ou desiste.
    8- Alguns alunos usam o ensaio como desculpe para matar aula, na hora da apresentação eles caem fora.
    9- Professores atribuem o baixo rendimento do aluno, porque está saindo para o teatro.

    ResponderExcluir
  22. Nome: Deny john Jakymiu
    Turmna 1: Segunda-feira
    E.E.B General Osório

    Questão nº1:
    1- O desafio quanto a reação ao novo.
    2- Falta de normas
    3- Falta de disciplina e compromisso.
    4- Desconhecimento a respeito do fazer teatro, que há regras a serem estudadas e obedecidas.
    5- Dificuldade de envolvimento entre os participantes.
    6- Participação e recusa do pessoal.
    7- Todo participante quer ser estrela (sem ter qualidade pra tal, não se sujeita a aprender).
    8- Muitos colocam o pé num curso de teatro e querem ir para a televisão no outro dia.
    9- A influência da mídia é negativa e ilusória.
    10- Conscientizar o sujeito sobre: o que é teatro.

    Questão nº2:
    1- Disciplina (presença dos alunos, comportamento e aceitação de papéis)
    2- Oratória (insegurança ao falar, timidez)
    3- Subestimação (não aceitam muitas das dicas e ideias repassadas pelos professores ou colegas).
    4- Mal aceitação por papéis figurantes ou coadjuvantes (papel de mendigo ou coisa assim, nem pensar, apenas querem papéis protagonistas.)
    5- Falta de apoio da administração da EU, você faz por tua conta e risco. Se gastou dinheiro, problema teu.
    6- Falta de colaboração discente na criação de vestuários (os alunos pouco colaboram com os trajes. Querem tudo pronto.)
    7- Alunos não querem ensaiar em contra turno. Ou você tira eles da sala de aula, ou desiste.
    8- Alguns alunos usam o ensaio como desculpe para matar aula, na hora da apresentação eles caem fora.
    9- Professores atribuem o baixo rendimento do aluno, porque está saindo para o teatro.

    ResponderExcluir
  23. Aprender e ensinar teatro
    Mariléia Soares _ turma 1

    Dificuldades encontradas pelo autor

    - O desafio quanto a reação ao novo.
    - Falta de normas e de disciplina por parte dos alunos
    - O não compromisso dos alunos em suas atividades.
    - Desconhecimento do fazer teatro, do expresar-se corporalmente.
    - Dificuldade de envolvimento entre os participantes
    - O respeito as regras estabelecidas para que o teatro aconteça.
    9- A influência da mídia que muitas vezes é negativa e ilusória.
    10- Conscientização da sociedades em geral sobre o que é teatro.
    A superação dessas dificuldades e de muitas outras foi superada com insistencia por parte do professor,por mostrar aos alunos que eles eram capazes de ser e de fazer o diferente por meio do teatro e é isto que todos os professores precisam fazer nas escolas, enfrentar as dificuldades sem desistir, mostrando aos alunos que eles podem e devem fazer o diferente.

    ResponderExcluir
  24. * problemas encontrados e superados conforme o relato do autor:

    - nervosismo em relação a si mesmo e aos outros
    - Os alunos tinham no projeto um “refúgio prazeroso”. Não viam o teatro com um fim em si.
    - Timidez, confusos em relação ao projeto.
    - Falta de regras e normas claras.
    - Relutância de alguns em participar das atividades
    - Convivência tensa
    - Falta de qualificação
    - Falta de amadurecimento para conhecimentos
    - Falta de incentivo por parte dos pais que priorizavam o trabalho em relação ao estudo
    - Angústias pessoais.
    - Deixar-se conduzir pela ideia de que pode não dar certo.
    - não dar ouvidos às ideias dos outros. Olhar apenas a sua.
    - Falta de disciplina.
    - A falta de crédito no talento dos atores.

    *As minhas experiências:
    -cooperação e interação entre todos
    -falta de material e espaço.
    -falta de tempo.
    Maria Izabel
    turma 2
    quinta feira

    ResponderExcluir
  25. Elizete E. de Camargo
    Nervosismo,Timidez, falta de recursos , investimento e incentivo, a sociedade não valoriza o trabalho dos atores, falta de conhecimento essenciais para o teatro, falta de disciplina , de tempo, insegurança dos aluno.
    Essas dificuldades serão superadas com a união do grupo mostrando para os alunos que ales são capazes de enfrentar qualquer barreira que vão encontrar na vida teatral.

    ResponderExcluir
  26. 1-Segundo o autor do texto, algumas dificuldades encontradas e superadas na arte do teatro nas escolas:
    -Nervosismo.
    -Timidez do participantes.
    -Convivência muitas vezes tensa.
    -Esmorecimento
    -Falta de qualificação.
    -Angústias pessoais.
    -Falta de apoio por parte dos familiares.
    Estas foram algumas dificuldades encontradas pelo autor, superadas com trabalho em grupo ,carinho e muito dedicação por parte do professor.
    2-Na minha visão como professora são varias as dificuldades encontradas, mas todas podem ser vencidas através de muito trabalho e dedicação por parte de todos.
    -Falta de participação e ajuda dos alunos, pois, é difícil fazermos um teatro onde consigamos inserir todos os alunos da sala, e enquanto uns estão envolvidos com o teatro, os outros aproveitam para bagunçar ao invés de auxiliar os colegas no que for necessário.
    -Pouco espaço físico.
    -Precariedade tanto no figurino quanto no cenário.
    -Horários estreitos.
    -Timidez dos alunos.
    -E a falta de incentivos dos pais.
    Elizandra Domingues Gonçalves
    Turma 2
    Quinta feira

    ResponderExcluir
  27. MARIA ANGÉLICA BARBOSA
    1-PROBLEMAS ENCONTRADOS:
    -NERVOSISMO
    -FALTA DE QUALIFICAÇÃO
    -TIMIDEZ
    -FALTA DE FIGURINO E INCENTIVO
    -FALTA DE REGRAS
    -RESISTÊNCIA AO NOVO
    -INTERAÇÃO
    2-PROBLEMAS QUE ENCONTRO NA SALA DE AULA É:TIMIDEZ DOS ALUNOS,MATERIAIS PARA CONFECÇÃO DE FANTASIAS E PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA.

    ResponderExcluir
  28. Ana Paula Artner
    Turma 1

    Dificuldades encontradas pelo autor:

    *Timidez dos alunos;
    *nervosismo;
    *esmorecimento com relação ao jogo;
    *convivência tensa;
    *a falta de apoio,incentivo da família;
    *respeito entre os educandos;

    *As minhas dificuldades:

    -falta de material e espaço.
    -falta de tempo.
    - nervosismo.

    ResponderExcluir
  29. Nome: Cleunice U
    Turma: 1
    1
    * Falta de disciplina e compromisso
    * Desconhecimento sobre o teatro
    * Não há envolvimento sobre os participantes
    *Conscientização sobre o que é teatro

    2
    * Falta de participação
    * Pouco espaço físico
    * Dificuldade no figurino e cenário
    * Falta de incentivo e apoio ao profissional da área
    * falta de tempo

    ResponderExcluir
  30. TATIANE SOARES LOURENÇO
    TURMA 2 QUINTA-FEIRA

    TEXTO:APRENDER E ENSINAR TEATRO

    PROBLEMAS SURGIDOS E SOLUCIONADOS QUE APARECEM NO TEXTO:
    - FALTA DE APOIO E VALORIZAÇÃO DO TEATRO;
    - ANSIEDADE DOS ALUNOS PARA CONHECER UM PALCO DE TEATRO;
    - TENSÃO DURANTE AS AULAS DE TEATRO, SE RESOLVIA AO FINAL DA AULA COM CONVERSAS EM GRUPOS;
    - OS ALUNOS ANTES DE PARTICIPAREM DO TEATRO NÃO TINHAM GESTOS DE EDUCAÇÃO, E APÓS AS AULAS ELES MOSTRARAM MELHORAS EM RELAÇÃO AO COMPORTAMENTO;
    - EM UM MOMENTO NO TEXTO APARECE UM GAROTO DE 18 ANOS COM DIFICULDADES JUNTO A FAMILIA. SUA FAMULIA O EXIGE QUE TRABALHE E PARA DE ESTUDAR,MAS ELE COM FORÇA DE VONTADE NÃO DESISTE E CONSEGUE ASSIMILAR AS COISAS;
    - OS PRÓPRIOS ALUNOS ADMITIRAM QUE NÃO ESTAVAM OUVINDO OPINIÕES E IDEIAS SOBRE O TEATRO VINDAS DE SEUS COLEGAS E ATÉ DO PRÓPRIO PROFESSOR,MAS PERCEBENDO ISSO LOGO SUPERARAM MAIS UMA DE SUAS DIFICULDADES;
    - NERVOSISMO PARA ESTRÉIA DA PEÇA DE TEATRO A SER APRESENTADA,EM AMBOS OS LADOS,PROFESSOR E ALUNOS;
    ENFIM,DURANTE O PERÍODO TEATRAL HOUVE DIVERSOS PROBLEMAS, MAS QUE LOGO FORAM SOLUCIONADOS COM FORÇA DE VONTADE E CORAGEM DOS ALUNOS E PROFESSOR.

    ResponderExcluir
  31. Aprender e ensinar teatro

    * No início alguns alunos estavam confusos, com vergonha de falar;
    * Se recusavam a participar de algumas atividades;
    * Alunos tendo que sair do projeto;
    * Falta de incentivo por parte dos pais;
    * problemas pessoais;
    * Falta de ordem e disciplina;
    Dificuldades, que na grande maioria foram resolvidas através de conversa, de jogos, dinâmicas.

    Para montar a minha peça tive várias dificuldades...
    * Por ser espanhol;
    * Fazer com que os alunos perdessem a timidez;
    * Aprender a pronúncia correta das palavras foi muito difícil, não consegui muita coisa, devido ao tempo;
    * Ensaios quebrados, tenho alunos muito faltosos;
    * Dificuldades para encontrar figurino, tudo improviso;
    * O pouco cenário utilizado, foi confeccionado por nós mesmos;
    * Eram dois grupos, um conseguiu se organizar sozinho, se entenderam, decoraram as falas e filmaram sozinhos, praticamente sem meu auxílio, e o grupo que eu estava mais participativa, não conseguia fazer as coisas sem q eu estive junto, virava bagunça.
    * No dia programado p filmar, os alunos não apareceram;
    * Os ensaios não foram suficientes;
    * No dia em que finalmente a filmagem saiu,houveram muitos problemas, pois não se teve tantos ensaios e preparo quanto seria necessário.

    Turma 1: Vanessa R. K. Bachmann

    ResponderExcluir
  32. Tarefa 3 – Curso Salto para o futuro

    O teatro é uma maneira de facilitar oportunidades educativas para desenvolver a aprendizagem, e as relações entre, os pares, as relações pessoais e desafios de vencer o “tédio da escola” e torná-la mais atrativa para os alunos.
    É claro que muitos serão os desafios que serão encontrados no decorrer do trabalho de prática teatral, como por exemplo:
    * Falta de participação de alguns alunos por rebeldia ou timidez.
    * A falsa impressão que o teatro é uma fuga para os problemas cotidianos, o que acaba atrapalhando o desenvolvimento do jogo.
    A superação é um processo contínuo para quem deseja encenar e saber o sentido da arte do teatro, porque muitas vezes idealizamos alunos/atores perfeitos, que incorporem o personagem e viva com todo o glamour o texto que esta encenando, e esquecemos que trabalhamos com crianças e adolescentes que estão cercados por problemas, dilemas, decisões que estarão influenciando a todo o momento as dinâmicas nas aulas e na peça.
    Nesse momento o arte-educador deve adequar suas temáticas de maneira a promover a construção teatral também como modo de ouvir o outro, entender as ações externas que os atingem.

    Roberta Cristina Brandi - Turma de Quinta

    ResponderExcluir
  33. Margarete Alegri - Turma 1 – Segunda Feira
    As dificuldades encontradas e superadas relatadas pelo autor do texto:
     De início seu nervosismo em iniciar um projeto com educandos, que só viam no projeto uma maneira de sair da rotina e “curiosidade pela linguagem artística”.
     Alguns alunos eram tímidos e a maioria não estava acostumada com normas, regras, tanto que alguns se negavam em realizar algumas atividades;
     A ansiedade dos alunos em estarem apresentando num palco;
     Alunos tendo que sair do projeto por pressão dos pais;
     Alunos não ouviam as idéias dos outros colegas;
     Falta de confiança nos alunos.
    Tudo isso foi superado com os encontros semanais. Por fim, a diretora comenta a surpresa em ver seus alunos apresentando a peça com segurança. Até mesmo uma funcionária se surpreende com as atitudes dos alunos que começam a cumprimentá-la. Fala o autor que “os encontros semanais fazem com que os educandos mudem as suas atitudes”. Os pais se surpreendem com as responsabilidades dos filhos. Algumas dificuldades surgem na apresentação final, mas são superadas pela improvisação e pela capacidade de escuta que os alunos desenvolveram.
    No entanto os alunos aprendem o que o autor nos coloca: “Todo processo é fruto de dedicação, compromisso e vivência do artista”.
    Em nossas escolas há dificuldades como estas que o autor nos apresenta, há também a falta de conhecimento dos professores com elação à técnicas, maneiras de se trabalhar com o aluno para que essas dificuldades sejam superadas.

    ResponderExcluir
  34. 1 - Entre as dificuldades encontradas pelo autor sào:
    - nervosismo, um frio na barriga.
    - questionamentos
    - desejos e interessses variados
    - tarefa excitante
    - alguns sào apáticos diante da terefa
    2 - dúvidas de que material utilizar
    - nervosismo
    - problemas pessoais
    - dificuldade na confecção dos figurinos
    Roselaine Maria Diefentheler
    turma 1 segunda feira

    ResponderExcluir
  35. O autor enumera algumas dificuldades em relação ao teatro.
    -nervosismo no primeiro dia de aula;
    -expectativa para o ano letivo;
    -desafios para vencer;
    -jovens em busca de um refúgio prazeroso, para mudar a rotina da escola;
    -superação de limites;
    -participação e recusa de alguns alunos;
    -compromisso(responsabilidade);
    -envolvimento de todos para a realização do teatro;
    -mudanças de estratégia;
    -criação de cenários;
    -o amadurecimento de cada um após a etapa vencida.

    2- Falta de interesse dos alunos
    Maior divulgação dessa modalidade de ensino dentro do grupo escolar.
    Maria Angélica Knetsiki Wrublevski turma:1

    ResponderExcluir
  36. 1 Dificuldades encontradas pelo autor:

    *Timidez dos alunos;
    *nervosismo;
    *esmorecimento com relação ao jogo;
    *convivência tensa;
    *a falta de apoio,incentivo da família;
    *respeito entre os educandos;

    2- Falta de interesse em praticar essa modalidade de ensino para transformar o rpocesso de ensino aprendizagem mais dinânico.
    Karina Mayer turma:1

    ResponderExcluir
  37. Aluna: Táyna Pátricia Quint. Turma: 1

    Texto três
    1 – Falta de apoio da direção com os professores.
    2 – Figurino, materiais pra fazer o cenário.
    3 – Timidez dos alunos.
    4 – Espaço para o ensaio.
    5 – Colaboração.

    ResponderExcluir
  38. Aluna: Maristela de Freitas Morsch.
    Escola: EEB "General Osório".
    Turma:1

    Conforme os relatos do autor:
    - alunos sentem um impacto entre a fantasia e a realidade do trabalho artístico:é bonito ver e sonhar em ser aquele artista.Mas na prática, é bem mais difícil.
    - timidez e insegurança.
    - disciplina e responsabilidade.
    São alguns quesitos difíceis dos aspirantes ao teatro assimilarem logo de cara.

    Quanto a nossa vivência teatral na escola:
    -Todos querem participar, mas sem compromisso.
    -Muitos só querem fugir das aulas na sala.
    -Outros não sabem ouvir, aprender e aceitar o que alguém quer ensinar sobre teatro.
    - Alguns só gostam de assistir.

    ResponderExcluir
  39. ROSELAINE E JANE TURMA 1 SEGUNDA FEIRA
    PARÓDIA

    ANDE CICLISTA

    ATENTO E DEVAGAR
    É PELA CICLOVIA QUE DEVES PEDALAR
    PEDALAR É UM EXERCÍCIO
    É UM ÓTIMO LAZER UM ECONOMICO MEIO DE SE LOCOMOVER
    ANDE CICLISTA
    COM DETERMINAÇÃO SEMPRE RESPEITANDO A SINALIZAÇÃO
    COMOS PNEUS SEMPRE CHEIOS
    ESPELHO RETOVISOR EQUIPE A BICICLETA NÃO SEJA INFRATOR

    ResponderExcluir