quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Atividade 1 - Curso: História em Quadrinhos

Após leitura do Texto 1: Quadrinhos Além dos Gibis, escreva entre 15 a 20 linhas o que lhe chamou atenção sobre a história das HQs no Brasil e no mundo.

Se postar a atividade neste blog não esqueça de escrever seu nome completo no final do texto.

Indique também a turma a qual pertence: Turma 1 - Segunda-feira, Turma 2 - Quinta-feira.

Obs. Esta atividade poderá ser enviada para o email: franntecanoinhas@gmail.com
ou entregue impressa/manuscrita até a data prevista.

Prazo para entrega:
Turma 1: 02/04/12
Turma 2: 12/04/12

Atenção: Não acontecerá  o encontro no dia 05/04/12 (turma 2) devido ao feriado de Páscoa.
O terceiro encontro para esta turma acontecerá no dia 12/04/12!




10 comentários:

  1. teste 2
    franciele
    turma 1

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  2. teste 3
    Franciele Turma 2

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  3. TURMA 1 - Cursista: Evelin Heiden Fuck

    Texto 1 – Quadrinhos além dos gibis

    Resenha:

    Segundo o estudo do texto de José Alberto Loverto, o homem em si começou a manifestar-se desde os tempos primórdios em que através de símbolos (rabiscos), os quais expressavam seus atos, foi neste momento que o homem das cavernas pegou uma pedra e começou a rabiscar nas paredes de sua moradia.
    Depois descobriu como usar tintas retiradas das plantas e foi se aperfeiçoando com o passar dos anos, sem esquecer de comentar que antes disto a linguagem era apenas gestual ou pelos sons entendidos pelos membros do mesmo grupo.
    Esta linguagem criada pelos primitivos hoje é chamada de “quadrinhos” ou “arte sequencial”, a qual não deve ser considerada arte menor sabendo-se que está “inserida” definitivamente no estimulo á leitura.
    Outro exemplo nato da utilização dos quadrinhos na história da civilização são os desenhos nas igrejas da via Sacra de Jesus.
    No século XVII poucas pessoas eram alfabetizadas, desta forma a imagem tornou-se tão importante, pois até mesmo o analfabeto consegue fazer a “leitura de imagens” deduzindo e compreendendo a ideia central.
    No Brasil a criação da arte moderna em quadrinhos veio com a chegada do artista Angelo Agostini, radicado no país começou a publicar quadrinizações dos fatos jornalísticos; em destaque de seu trabalho como pioneiro criou a novela gráfica em capítulos do mundo: “As aventuras de Nhô Quim”, sequencias que lembram um desenho animado, semanalmente, mostrava em seu trabalho a viagem do personagem de Minas Gerais até a corte.
    Este feito importantíssimo hoje é eternizado e consagrado com a criação do “Dia do Quadrinho Brasileiro” em 30 de janeiro de 1869.
    Os quadrinhos invadem revistas e jornais e tem grande repercussão em todo país.
    J. Carlos e Luiz Sá criam a revista Tico-Tico que teve sucesso com seus 57 anos de publicação, linguagem de fácil compreensão, utilizada principalmente dentro das escolas.
    Richard F. Outcault, passou a incluir textos para dentro dos quadrinhos.
    Em 1950, com a criação da Editora Abril, tivemos os primeiros Gibis da Disney por Vitor Civita. Os HQs infantis teriam boas consequências deste sucesso.
    Já em 1960, surgem então os personagens que marcam nossa história, fala-se da “Turma da Mônica” de Maurício de Souza; e “Pererê” de Ziraldo, que logo criou também o famoso “Menino Maluquinho” (1980), o qual teve grande destaque também no cinena.
    E esta história não para por aqui, os dois artistas são ícones importantíssimos para os professores, pois auxiliam no processo de alfabetização de seus alunos, com muita diversão, entreterimento e seus temas transversais que incluem meio ambiente, educação e cidadania.
    Para finalizar pode-se dizer que os HQs hoje são chaves que abrem portas para o conhecimento, ou seja, nossa ferramenta de trabalho.

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  4. Sueli dos Santos Schupel
    Turma l
    Texto l


    Quadrinhos além dos gibis. (José Alberto Lovreto JAL)¹


    Comenário:

    Segundo o referido texto, o desenho é natural do ser humano, e é instintivo, do rabisco ao mais desenvolvido deles, utilizado nos primórdios da civilização humana como necessidade. Desenhava-se com pedras nas paredes das cavernas, com intenção à preservação e a sobrevivência, com imagens de caça, obtenção do fogo e geração de filhos, aprimorando a técnica ao passar do tempo com cores de plantas. Sem a linguagem verbal, o gesto era a comunicação do grupo. Então, deixar os conhecimentos adquiridos aos filhos em linguagem sequencial era o meio encontrado, hoje reconhecido pelo homem contemporâneo como um ótimo recurso. Mas que taxado por tempos como arte menor.
    Vista de maneira melhor, ela vem sendo utilizada como estímulo à leitura, às formas de expressão (criação), e linguagens.
    Obras importantes da humanidade se utilizaram dessa arte sequencial ou quadrinhos, exemplo disso foi a Via Sacra de Jesus ( igrejas), também em demonstração de conquistas em batalhas, como dos povos; onde tiras eram utilizadas, incluídas de textos aos desenhos com dimensões de 70m.
    Com a invenção da prensa por Gutemberg, sec. XV, que a imagem foi difundida ao mundo, com charges e suas críticas às monarquias, sendo utilizada como forma de resistência ao poder monárquico pelas pessoas.
    A arte em quadrinhos chega ao Brasil com a criação da arte moderna por Angelo Agostini, usando fatos diários paulistanos; posteriormente criando: As aventuras de Nhô Quim, personagem que viajava de Minas ao Rio. Com isso o Brasil se torna pioneiro em histórias em quadrinhos, criando-se em 30 de janeiro o Dia do Quadrinho Brasileiro.
    Os quadrnhos tornaram-se febre nos EUA nas décadas de 20, 30 e 40, e a partir daí inumeros personagens e autores sobressaem, e no Brasil Adolf Aisen publica personagens como Batmann, Agente X-9, Mandrake, Super-homem entre outros de sucessos americanos.
    Nos anos 60 surge Maurício de Souza com personagens, da "Turma da Mônica" e Ziraldo, "O Menino Maluquinho" com mesmo impacto conquistaram o mundo dos HQs. Maurício publica atualmente em 30 países a saga dos personagens brasileiros, sendo os melhores do mundo nesta arte.
    Os quadrinhos estão aí para deixar fluir o que temos de melhor.

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  5. Ana Cristina da Silveira Paulo
    Turma 1
    Texto 1 Quadrinhos além dos gibis

    Segundo o texto desde o tempo das cavernas, os desenhos que eram pintados de uma maneira que alfabetizavam os filhos, como lições de sobrevivência. Esses desenhos eram simples, com pedras nas paredes. Mas já tinham uma sequencia. Dando origem às histórias em quadrinhos ou arte sequencial.
    Arte sequencial difundiu na idade média com a sequencia em túmulos de reis e desenhos da Via Sacra de Jesus relatando a sua vida. E com o Passares dos séculos essas sequencias foram ampliadas pelo mundo todo. Os desenhos ou alguns rabiscos não era apenas rabiscos.
    Não parando essa comunicação através dos desenhos no século XIX. Os desenhistas começaram a contar histórias através da linguagem de quadrinhos. No Brasil quem trouxe essa linguagem moderna e se tornou um grande pioneiro das histórias em quadrinhos foi um italiano Angelo Agostini. Os quadrinhos viram moda nos EUA e no mundo com suplementos infantis dos jornais e revistas. Com surgimentos constantemente de novos heróis.
    Nos anos surgiam os personagens de Mauricio de Sousa e Ziraldo. Causando um grande impacto no Brasil e mundialmente. E Hoje no século XXI muitos professores usam histórias em quadrinhos para alfabetizar e transmitir conhecimentos para os alunos. E simples desenhos de uma criança podem passar uma grande informação. Pode se dizer que as HQS são grandes ferramentas para usarmos nos dia a dia com nossos alunos.

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  6. Ivete Soek Ricardo de Jesus
    Turma 1
    Texto 1- Quadrinhos além dos gibis
    Toda e qualquer criança ao fazer uma garatuja já está de alguma forma se comunicando e se expressando através do desenho, pois é de seu extinto e durante anos, passamos a conhecer a nossa história através do desenho sendo esta uma necessidade que os povos primitivos tinham em passar seus conhecimentos de geração em geração. Os quadrinhos foram vistos no mundo todo exclusivamente como fonte de entretenimento ligada à grande indústria da comunicação em massa, hoje podemos ter a certeza de que o seu uso didático desponta como um importante meio a ser explorado. As histórias em quadrinhos são um meio de comunicação e arte presentes no mundo todo, sempre refletindo as condições culturais de seu país de origem. Sendo assim legítimas manifestações culturais de um povo, é mais do que natural sua associação ao ensino. No Brasil, esse tipo de arte faz com que seu uso pedagógico seja explorado pelos professores de arte e de linguagem. Os quadros das igrejas medievais que retratavam a via sacra - os últimos momentos da vida de Jesus na Terra - também podem ser considerados antepassados das tirinhas. A grande diferença é que esses ancestrais das HQs não tinham texto, os enredos eram desenvolvidos apenas com uma sequência de desenhos, se fazendo necessária a leitura de imagem. As histórias em quadrinhos constituem um meio de comunicação de massa que agrega dois códigos distintos para transmitir uma mensagem: o linguístico e o pictórico.

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  7. Jessiane Ribeiro
    Turma 01

    Os quadrinhos invadem o mundo de maneira prazerosa, uma linguagem que existe há muito tempo, quando os rabiscos eram feitos com intenção de comunicação e sobrevivência.
    No Brasil a arte dos quadrinhos veio com achegada do artista Angelo Agostini, no entanto em 1960 surgem os personagens que marcam nossa história como a “Turma da Mônica” de Maurício de Souza; e “Pererê” de Ziraldo, que logo criou também o famoso “Menino Maluquinho” (1980), o impacto deste último foi tão grande que virou filme e teve destaque também no cinena.
    São várias as formas e métodos de comunicação, e os quadrinhos é um dos meios de comunicação, também considerado uma ferramenta importantíssima de trabalho em sala de aula, auxilia no ensino-aprendizagem.
    Trabalhar a criação de historinhas em sala de aula é algo que estimula a criatividade, além de ser um trabalho muito prazeroso.

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  8. As histórias em quadrinhos vem desde o tempo das cavernas,onde os primatas desenhavam suas aventuras de caçadas nas paredes das cavernas.
    E hoje considera-se que aqueles desenhos eram história em quadrinhos. E podemos criar através de pequenos rabiscos nossas histórias.O Brasil se tornou pioneiro da linguagem moderna dos quadrinhos.Temos um cartunista que é Maurício de Souza uma das grandes influência da histórias em quadrinhos. Historias em quadrinhos não é só uma forma de desenho e sim uma criação onde trazem cores rabiscos assim criando vários modelos de gibis. As crianças aprendem algo novo todos o dias sendo apenas um simples papel e um lápis dando a eles, como antigamente a forma que eles se expressavam para se comunicar com desenhos ou por uma linguagem própria.
    Assim a linguagem que foi criada pelos primeiros moradores deste mundo foram se aperfeiçoando daí vem as historias em quadrinhos se transformando em comunicação que cada pessoa entende de uma forma o assunto. E até hoje os quadrinhos incentivam crianças e adultos a leitura e outras linguagens. Pois a arte sequencial dos desenhos de antigamente era feita em panos nas igrejas na Idade Media. Alguns panos tinham invenções dos balões saindo da boca de personagens com as falas coloquiais da época, para popularizar historias da Revolução Francesa, novelas e historias de Santos.
    No século XVII poucas pessoas eram alfabetizadas ai as imagens eram muito importantes para eles entenderem os surdos, mudos, crianças e homens da cavernas e eles entendiam. A partir do século XV as imagens começaram a invadir o mundo. Os desenhos eram impressos e distribuídos pelas praças como uma forma de resistência aos desmandos do poder. Os desenhistas começaram a contar historias através da linguagem dos quadrinhos a partir do século XIX. De mostrava o quanto essa profissão tem, em suas características, não apenas formar e informado mas criar novas linguagens de comunicação.
    De fatos jornalísticos começou a publicar quadrinizações em revista paulistas, Ângelo Agostini.
    Bom eu achei que as HQs estão presente em todos os momentos de criação dos autores e tem como passar isso de uma maneira criativa e com varias idéias atraindo a linguagem do nosso país influenciando a leitura.

    Salete Juliano Pianoski Turma 2 Quinta-feira

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  9. Todas as pessoas em algum momento da vida já fez algum desenho, seja em rabiscos ou forma primárias. Nos primórdios da civilização humana, algum anônimo se atreveu a rabiscar nas paredes de suas cavernas. Aquele homem das cavernas pegou uma pedra e começou a rabiscar algo nas paredes de sua moradia. Depois, utilizou tintas tiradas de plantas e assim por diante, a linguagem era gestual.
    Tempos depois se criou a linguagem sequencial, essa linguagem criada no início de nossa civilização é hoje chamada de quadrinhos ou arte sequencial. Esses quadrinhos, com o passar dos anos foram se modificando e se aperfeiçoando. Nos anos 60, surgiram os personagnes de Maurício de Souza (Turma da Mônica) e Ziraldo (Pererê), entre outros. Ziraldo ainda criaria o Menino Maluquinho, em 1980. São muitos os autores de quadrinhos brasileiros e suas criações. A origem da linguagem dos quadrinhos se confunde com a história da humanidade, é tão atual quanto os rabiscos feitos por aquele homem das cavernas. O quadrinho está em nossa vida não apenas para dar margem a nossa diversão, mas para deixar fluir o que mais temos de humano - a ideia.

    Elizandra Guimarães dos Santos, turma 2.

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