quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Atividade 5 - à Distância

Escolha um tema sobre o assunto: Educação e Diversidade Sexual abordado nos programas e elabore um plano de aula em sua disciplina.

O Plano de Aula deverá ser apresentado da seguinte maneira:

1- Escola, Nome do Professor(a), Turma e Disciplina
2- Tema
3- Objetivo Geral e Específicos
4- Metodologia (como será desenvolvida a aula, se por textos, cartazes,etc)
5- Avaliação (se tiver)

Esta atividade poderá ser postada neste blog ou entregue manuscrita no último dia do encontro Turma 2 (01/12/11) e Turma 1 (05/112/11).

19 comentários:

  1. Escola de Educação Basica Rodolfo Ziperer
    Profesora :Maria Roselis Komochena
    Turma:6 serie
    Disciplina:Ciencias

    OBJETIVOS
    - Desenvolver nos alunos o respeito pelo corpo (o próprio e o do outro).
    - Refletir sobre diferenças de gênero e relacionamentos com pais e filhos.

    Desenvolvimento
    1ª ETAPA
    Preparação da escola e da turma e pais:

    Capacitação da equipe - Professores e funcionários devem estar preparados para lidar com as manifestações da sexualidade de crianças e jovens. Elaborar um pequeno curso de capacitação sobre os principais temas (como falar e agir com crianças e adolescentes; prazer e limites; gravidez e aborto; DSTs etc.) é o mais indicado.

    Envolvimento dos pais - Faça uma reunião com as famílias para apresentar o tema. Aproveite para falar brevemente sobre as principais manifestações da sexualidade na infância e na adolescência.

    2ª ETAPA
    No 6ºano ao 9ºano, o trabalho em sala de aula exige atenção do professor às atitudes e à curiosidade das crianças, pois são elas que vão dar origem aos debates e às atividades propostos a seguir.

    Do 6º ao 9º ano

    Puberdade
    - Coloque no quadro desenhos de corpos femininos e masculinos em diferentes fases do crescimento. Pergunte aos alunos o que eles entendem por puberdade.
    Explique as transformações físicas e emocionais e por que elas acontecem. As questões podem ser feitas oralmente ou por escrito (se você não quiser expor ninguém).

    DSTs
    - Ponha para tocar A Via Láctea, de Renato Russo, e Ideologia, de Cazuza. Esses dois músicos morreram em decorrência da aids. Os alunos sabem o que a sigla significa? Selecione versos ("Essa febre que não passa", "Meu prazer agora é risco de vida" e outros) e discuta seu significado. Peça uma pesquisa sobre a incidência da síndrome na população. A análise mostrará que não existem mais grupos de risco, mas atitudes de risco. Converse sobre outros tipos de DSTs e como se prevenir.

    O que é ser homem e ser mulher

    - No filme Billy Elliot, de Stephen Daldry, o
    personagem principal quer ser bailarino. O que os jovens fariam se um filho tivesse esse desejo? Ou uma filha que sonha ser futebolista? O que é ser homem e ser mulher? Dá para definir levando em consideração apenas o que a pessoa gosta de fazer?

    Homossexualidade e bissexualidade -

    Assista com os alunos ao filme Brokeback Mountain, de Ang Lee. Como o preconceito contra homossexuais é mostrado? Só existe amor entre homens e mulheres? Ouça as opiniões e reflita com os alunos sobre diferentes formas de amar. O respeito à opção sexual também deve ser abordado.

    Metodologias:

    Filmes,cartazes,desenhos,palestras,mapas do corpo humano,livros,utensilios de higiene e preservativos,papel,canetas,questionarios,musicas,teatros.

    Avaliação:
    Os alunos serão avaliados com o decorrer das aulas pois caberá a eles desenvolver suas atitudes sejam elas positivas e negativas sobre o assunto abordado.A cada atividade elaborada pelo aluno a avaliação será constantemente elaborada pois é através de um gesto ,de uma palavra ou de um olhar que saberemos se o aluno compreendeu o que o tema proposto quis passar ,ensinar.

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  2. PLANO DE AULA

    Professora: Simone de Kácia Wendt

    Turma:7º a 9º Ano

    ATIVIDADE:Montagem de um Mural Didático

    Objetivos:
    • Explicitar as discriminações e preconceitos associados ao gênero;
    • Questionar alguns mitos associados ao gênero na escola;
    • Desenvolver o respeito pela diferença;
    • Questionar os padrões de conduta estabelecidos para homens e mulheres;
    • Reconhecer a igualdade de direitos, oportunidades e acesso a bens entre homens e mulheres;
    • Combater os estereótipos associados aos tipos de comportamento tido masculino e feminino.

    Cronograma:
    De 2 a 3 aulas de 45 minutos

    Estratégias, Recursos e Materiais Utilizados:
    • Aula interativa;
    • Utilização de uma sala de aula ampla;
    • Canetas e/ou canetinhas;
    • Réguas;
    • Fotocópias com os “papéis” de gênero relacionados com: atitudes, comportamentos e emoções;
    • Cartolinas ou papel pardo.


    Desenvolvimento:
    O professor pedirá que a classe se divida em grupos de cinco ou seis alunos(as) e logo em seguida solicitará que cada grupo monte um cartaz a partir de uma folha fotocopiada com os principais “atributos” ditos masculinos e femininos. A atividade consiste na montagem de um quadro ou tabela, com duas colunas, contento “papéis” mais típicos de homens e de mulheres.
    Na folhas fotocopiada com os atributos, o professor pode utilizar as sugestões que seguem e acrescentar outras que julgar adequadas:
    • Responder pela educação dos(as) filhos(as);
    • Tomar conta dos filhos;
    • Dançar balé;
    • Brincar com boneca;
    • Ter força física e coragem;
    • Ser competitivo;
    • Dirigir caminhão;
    • Praticar esportes;
    • Ocupar cargos executivos;
    • Pagar as contas;
    • Convidar para sair;
    • Cozinhar;
    • Trocar a lâmpada;
    • Ser policial;
    • Usar brincos;
    • Ser servido dentro de casa;
    • Responsabilidade pela contracepção;
    • Iniciativa para o sexo mais seguro;
    • Urinar sentado;
    • Consertar carros;
    • Trabalho braçal;
    • Tomar cerveja no bar;
    • Virgindade;
    • Cuidar da aparência;
    • Afetividade;
    • Segurança;
    • Racionalidade;
    • Faltar no trabalho quando os(as) filhos(as) estão doentes;
    • Sensibilidade;
    • Objetividade.

    Depois da construção dos quadros nas cartolinas, cada grupo expõe seu cartaz, explicando porque considera tais atividades/emoções e/ou atributos típicos do gênero que escolheram.

    O professor poderá fazer os seguintes questionamentos:

    • Os atributos escolhidos são exclusivos dos gêneros a que foram referidos? O outro gênero pode manifestá-lo?
    • O que aconteceria se trocássemos as características específicas de cada gênero?
    • Os atributos apontados são naturais ou culturais? Isto é, as pessoas nascem com elas ou é a sociedade que constrói uma cultura no qual esses atributos são engendrados?
    • Comportamentos atribuídos a homens e mulheres podem ser alterados? Em quais situações?
    • Já se nasce homem, já se nasce mulher?
    • Quais as influências desses atributos em nossa vida cotidiana?
    • Os atributos sugeridos aos homens e mulheres interferem na dinâmica de funcionamento das instituições sociais, como a escola?
    • Quais os processos discriminatórios e estão submetidos nas relações individuais e coletiva s entre homens e mulheres?
    • Por que aos homens é atribuída a ocupação de cargos executivos e as mulheres as atividades relacionadas ao espaço doméstico?


    Avaliação:
    Podem ser utilizados como sugestão, os seguintes critérios a serem observados pelo professor durante o processo avaliativo:

    • Participação efetiva nas discussões e reflexões;
    • Colaboração durante o trabalho em grupo;
    • Envolvimento nas atividades necessárias;
    • Auto-avaliação com seriedade no tratamento das questões abordada.

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  3. PLANO DE AULA

    Assunto:Educação e Diversidade Sexual
    Tema: Opção e condição sexual (variantes)
    Escola: EBM João Pacheco de Miranda Lima
    Professora: Geovana
    Turma:7ª série 2
    Disciplina: Ciências Naturais

    Objetivos:
    - Geral: Abordar o contexto de opção e condição sexual
    - Específico: Compreender a diferenciação entre opção e condição sexual, diferenciação entre hetero, homo, bi e transexual, além de travestismo, enfocando suas principais características quais os distinguem entre si.

    Metodologia:
    Abordagem verbal com palestra sobre o tema proposto, pesquisa em sites quais abordam o tema relacionando as diferenciações da divisão de opção e condição sexual, assim como seus ramos. Uso aproximado de duas a três aulas, sendo uma para a pesquisa e duas para a palestra, ocasionalmente, uma aula a mais (4ªaula) para a confecção de cartazes explicativos com cunho de avaliação do processo de entendimento.

    Avaliação:
    Prevista através da confecção dos cartazes para exposição acerca do tema e suas vertentes.

    Por Geovana Ivaniski dos Santos

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  4. PLANO DE AULA
    Professora: Tatiana Gogola Linkowski Packer
    Turma: 8º e 9º Ano

    Papéis de Gênero.

    Objetivos:
    • Discutir a questão das diferenças dos gêneros.
    • Ressaltar que os papéis dos gêneros são socialmente construídos.
    • Aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas à temática de Papéis de Gênero.
    Duração das atividades: 3 aulas
    Estratégias e recursos da aula
    - Aula interativa;
    - Uso do Laboratório de Informática.

    Atividade 1
    Dando continuidade à aula, tendo como propósito trabalhar as diferenças de gênero e os papéis sociais destes, estando os alunos organizados em grupos de três a quatro integrantes, o professor deverá pedir para que eles façam uma pesquisa sobre as diferenças de gênero e seus papéis sociais.
    Roteiro de Pesquisa:
     O que são as diferenças de gênero (masculino e feminino)? Quais são elas?
     O que são os papéis sociais de gênero? Dê exemplos para o gênero masculino e para o feminino.
     A sociedade apresenta alguma influência na construção dos papéis sociais de gênero? Por quê?
     De acordo com a opinião do grupo, escreva um parágrafo definindo as diferenças de gênero e os papéis sociais de gênero.

    Atividade 2
    Prosseguindo a aula, a atividade a ser realizada neste momento tem como objetivo promover reflexões sobre os papéis de gênero. O professor poderá utilizar o livro “Príncipe Cinderelo” de Babette Cole para isto. Esse livro apresenta uma versão do conto de fada “Cinderela” com um protagonista do gênero masculino. Ao longo da obra, é enfatizado com humor a humilhação de um personagem masculino. A história mantém fatos e situações semelhantes as do enredo original, mas contempla a problematização do gênero masculino.
    Após as discussões em grupos, o professor deverá promover uma discussão entre todos, de forma a socializar as informações, os pontos de vista particulares etc., de forma que os alunos possam concluir que os papéis de gênero são construídos socialmente, sendo que eles podem e devem questioná-los de forma a minimizarem preconceitos de gênero existentes na sociedade!

    Atividade 3
    Finalizando a aula, o professor deverá falar sobre o papel social de gênero – este é o estereótipo social, o conjunto de comportamentos definidos como sendo do homem e/ou da mulher na sociedade. O professor deverá ressaltar que as mudanças nos papéis de gênero acompanham as transformações da sociedade, ou seja, os papéis que são atribuídos ao homem e mulher também mudam conforme essas transformações.

    Avaliação
    A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na temática de Papéis Sociais de Gênero. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.

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  5. Orientação Sexual
    Objetivos
    Conscientizar sobre a importância de uma vida sexual responsável.
    Anos
    Este projeto pode ser adaptado para todo o Ensino Fundamental.
    Desenvolvimento
    1ª ETAPA
    Preparação da escola e da comunidade:
    Capacitação da equipe - Professores e funcionários devem estar preparados para lidar com as manifestações da sexualidade de crianças e jovens. Um curso de capacitação sobre os principais temas (como falar e agir com crianças e adolescentes; prazer e limites; gravidez e aborto; etc.) é o mais indicado. Além disso, os formadores podem ajudar a identificar os conteúdos das diversas disciplinas que contribuem para um trabalho sistemático sobre o tema.
    Envolvimento dos pais - Faça uma reunião com as famílias para apresentar o programa.
    Formação permanente - Organize um grupo de professores para estudar temas ligados à sexualidade e discutir as experiências em sala de aula.
    Do 6º ao 9º ano
    Puberdade - Coloque no quadro desenhos de corpos femininos e masculinos em diferentes fases do crescimento. Pergunte aos alunos o que eles entendem por puberdade. Explique as transformações físicas e emocionais e por que elas acontecem. As questões podem ser feitas oralmente ou por escrito (se você não quiser expor ninguém).
    Maternidade e paternidade - Leia o poema Enjoadinho, de Vinicius de Moraes. Pergunte de que um bebê precisa durante a gestação e após o nascimento e fale sobre as necessidades dos pais. Escreva as respostas no quadro. Pergunte se é possível um adolescente ser pai e mãe e prover tudo de que o bebê precisa. Do que o jovem terá de abrir mão para cuidar de uma criança? Quais são as vantagens de adiar a gravidez? Ao fim da aula, peça que os alunos escrevam sobre o que esperam do futuro.
    Métodos anticoncepcionais - Leve para a sala de aula cartelas de pílulas, camisinhas masculina e feminina, tabelinha etc. Faça circular pela classe e dê explicações sobre cada tipo. Responda às dúvidas. Divida a turma em grupos e dê a cada um uma banana ou cenoura e uma camisinha para demonstrar como ela deve ser colocada. Depois peça que os jovens façam o mesmo. Lembre-os de que as camisinhas masculina e feminina são o único método anticoncepcional que previne as DSTs.
    O que é ser homem e ser mulher - No filme Billy Elliot, de Stephen Daldry, o
    personagem principal quer ser bailarino. O que os jovens fariam se um filho tivesse esse desejo? Ou uma filha que sonha ser futebolista? O que é ser homem e ser mulher? Dá para definir levando em consideração apenas o que a pessoa gosta de fazer?
    Homossexualidade e bissexualidade - Assista com os alunos ao filme Brokeback Mountain, de Ang Lee. Como o preconceito contra homossexuais é mostrado? Só existe amor entre homens e mulheres? Ouça as opiniões e reflita com os alunos sobre diferentes formas de amar. O respeito à opção sexual também deve ser abordado.


    Salete Juliano Pianoski
    Turma 2 Quinta-feira

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  6. Plano de aula: SEXUALIDADE
    Tema: ORIENTAÇÃO SEXUAL
    Turma: 7º e 8º série do Ensino Fundamental
    Objetivos:
    Geral: Demonstrar que a questão da educação sexual é uma preocupação tanto de adolescentes e pré-adolescentes quanto de adultos e que eles podem dar sua opinião a respeito do tema;
    Específicos: Levar os alunos a relatarem o que sabem sobre a sexualidade: pesquisar em sites da internet relatos de sexualidade,; elaborar histórias em quadrinos com relãção ao tema em questão.
    Metodologia: Conhecendo a incrível gama de informações relativas a sexo/relações sexuais disponível na mídia, considero de extrema importância que os alunos sejam orientados a terem suas próprias opiniões e considerem a questão dos direitos e deveres de um cidadão também sobre o prisma da escolha sexual (não somente no que tange a opção pela heterossexualidade, homossexualidade ou bissexualidade, como também em relação ao tratar cada parceiro como um ser humano a ser respeitado). É importante esclarecer que no contexto escolar apresentado (baseado em um contato real com escola da região tomada como exemplo) os alunos aparentam ter menos conhecimento específico em relação a prevenção de doenças, possibilidades de gravidez e indicações médicas do que uma preocupação em se provarem pessoas interessantes através do contato sexual. Também existe um grupo de alunos cuja religião evangélica desaconselha a menção de temas sexuais antes do casamento ou mesmo depois dele sendo este tratado como tabu.
    Oalunos irão até o laboratório de informática e fazer pesquisas com relação ao tema, depois de colher diversas informações eles irão elaborar cartazes de conscientização sobre a sexualidade. Na sala de aula irão elaborar histórias em quadrinhos, com personagens explicando sobre a sexualidade.
    Avaliação: Será avaliado o desempenho dos alunos nas atividades propostas, como interesse e criatividade.

    Elizandra Guimarães dos Santos- Turma 2.

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  7. C.E.I"Carlos Drummond de Andrade."
    Professora:Daniela Soares.
    Turma: pré II.(5 e 6 anos)
    Disciplina:Natureza e Sociedade.

    Tema:Sexualidade.

    Objetivo Geral:
    Trabalhar o masculino e o feminino de maneira lúdica aos olhos da criança.

    Objetivos Específicos:
    *mostrar através dos bonecos os órgãos que diferenciam meninos e meninas quanto ao sexo.
    *promover discussões a fim de explanar o assunto sem preconceitos.
    *possibilitar as crianças um momento de expor as suas curiosidades sobre o assunto trabalhado.

    Metodologia:
    *roda de conversa para discussão;
    *fotos de meninos e meninas para observar as semelhanças e diferenças;
    *roupas de menino e de menina para exploração;
    *espelho grande para que as crianças possam se observar;
    *bonecos da Família Feliz,estes trazem os persoagens da família e destacam o corpo em suas partes:apresentam os órgãos genitais,penis,vagina,seios,tanto nos adultos como nas crianças.
    *utilizar musiquinhas que promovam o contato fisico com o intuito de promover socialização e interação com o grupo.

    Avaliação:por meio de desenhos podera se fazer uma sondagem do tema trabalhado:como foi compreendido pelas crianças.

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  8. 1- Professora: Marysabelle
    Turma: 8º ano
    Disciplina: Ciências (3 aulas)

    2- Tema: Respeitando a Diversidade Sexual

    3- Objetivo Geral:

    Discutir com os alunos a importância de perceber o quanto se deve respeitar a condição sexual do próximo, a fim de os mesmos terem uma melhor convivência
    em sociedade.

    Específicos:
    Trabalhar harmoniosamente em conjunto;
    Realizar atividades de pesquisa que permitam ao aluno perceber a diferença entre bi, homo, hetero, transexuais e travestis;
    Saber a diferença entre opção e condição sexual.


    4- Metodologia (como será desenvolvida a aula, se por textos, cartazes,etc)
    Pesquisas nos laboratório de Informática
    Confecção de cartazes
    Apresentação dos grupos


    Desenvolvimento da aula: Os alunos irão pesquisar no laboratório de Informática acerca do tema,, após cada grupo irá realizar um cartaz abordando sobre o respeito à diversidade, depois da confecção deste, irão apresentar aos demais da turma o seu ponto de vista acerca da temática trabalhada. Assim, poderá se debater e questionar a respeito dos conceitos que conseguiram elaborar. Depois, colar os cartazes, criando um mural coletivo.

    5- Avaliação:
    • Participação nas discussões e reflexões;
    • Colaboração durante o trabalho em grupo;
    • Auto-avaliação com seriedade no tratamento da temática abordada.

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  9. 1- Professora: Marysabelle
    Turma: 8º ano
    Disciplina: Ciências (3 aulas)

    2- Tema: Respeitando a Diversidade Sexual

    3- Objetivo Geral:

    Discutir com os alunos a importância de perceber o quanto se deve respeitar a condição sexual do próximo, a fim de os mesmos terem uma melhor convivência
    em sociedade.

    Específicos:
    Trabalhar harmoniosamente em conjunto;
    Realizar atividades de pesquisa que permitam ao aluno perceber a diferença entre bi, homo, hetero, transexuais e travestis;
    Saber a diferença entre opção e condição sexual.


    4- Metodologia (como será desenvolvida a aula, se por textos, cartazes,etc)
    Pesquisas nos laboratório de Informática
    Confecção de cartazes
    Apresentação dos grupos


    Desenvolvimento da aula: Os alunos irão pesquisar no laboratório de Informática acerca do tema,, após cada grupo irá realizar um cartaz abordando sobre o respeito à diversidade, depois da confecção deste, irão apresentar aos demais da turma o seu ponto de vista acerca da temática trabalhada. Assim, poderá se debater e questionar a respeito dos conceitos que conseguiram elaborar. Depois, colar os cartazes, criando um mural coletivo.

    5- Avaliação:
    • Participação nas discussões e reflexões;
    • Colaboração durante o trabalho em grupo;
    • Auto-avaliação com seriedade no tratamento da temática abordada.

    Por Marysabelle Vesterberg - Turma 2 - Quinta- Feira

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  10. Plano de Aula Homofobia no ambiente escolar
    Escola Básica Municipal José Grosskopf
    Professora: Cleonice F. G. A de Lima
    Turma: 8ª série Matutino
    Disciplina: Língua Portuguesa: Gênero textual – debate sobre o combate a homofobia;
    Objetivo geral:
    - Favorecer o entendimento dos conceitos-chave para realizar ações educativas de enfrentamento da homofobia na escola.
    - Criar condições de utilização e familiaridade com esses conceitos através de dinâmicas de trabalho em grupo.
    Objetivos específicos:
    - Levantar com a turma pontos que chamam atenção na história;
    - Desenvolver a capacidade visual nos alunos, eles terão que ser capazes ao fim da aula de perceber a diferença entre os gêneros

    Metodologia:
    Duração das atividades
    Para abordagem em três aulas de 45minutos cada.

    Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
    Bases legais (Lei Universal dos Direitos Humanos, Constituição Federal de 1988 e LDB 94/96) cuja finalidade é contribuir para a implementação do Programa Brasil sem Homofobia, visto que o Governo assinou a Declaração Ministerial da Cidade do México e tem como meta reconhecer as expressões diversas e combater a discriminação.

    Estratégias e recursos da aula:
    ProblematizaçãoComo a escola, professores e alunos deveriam agir diante de situações de preconceito e violência vivenciadas por alunos LGBTs?
    Materiais:
    Datashow, computador, vídeo, folhas de papel A4, lápis caneta e cópias do texto.

    1 - Dinâmica do Bolesh nº 1. Leitura da imagem realizada pelos/as alunos/as em dupla. Depois da leitura da imagem cada participante tentará mostrar o que percebeu ao descrever a imagem e dizer o que sentiu durante a descrição da mesma. Em seguida faz-se a leitura do texto É mulher ou é homem? Fazendo uma comparação com a leitura visual anterior.
    2 – Assistir ao filme “Probabilidade”.
    3 - Peça aos seus alunos quais temas foram abordados na história. Escrever as respostas no quadro ou numa folha de cartolina. Se a partir das respostas dadas, você notar que algumas/uns alunas/os ainda têm dúvida sobre a mensagem da história, passá-la novamente ou selecionar cenas específicas ou um conjunto delas.
    4- Questões para animar o debate:
    O que significa para você duas garotas se abraçando na escola?E dois garotos? Vocês veem essas duas situações da mesma forma?
    Que tipos de preconceitos aparecem na escola por causa da orientação sexual de alunos/as, professores/as e funcionários/as?
    Um/a professor/a tem o direito de tentar mudar a orientação sexual de um/a aluno/a?Por quê?
    Um/a professor/a teria menos credibilidade se fosse LGBT? Por quê?
    O que vocês poderiam fazer para que a sua escola seja uma escola sem homofobia?
    O que incomoda vocês em relação à homossexualidade? Por quê?
    Como você reagiria que seu melhor amigo é gay? Ou que a sua melhor amiga é lésbica? Ou que ele ou ela é bissexual? O sentimento é diferente para cada caso?
    É comum seus/suas amigos/as fazerem piadas sobre LGBTs? Como vocês acham que um/a colega homossexual se sentiria? E como vocês reagem quando alguém faz piada sobre alguma característica pessoal sua?
    Que tipos de violência são praticados contra os/as LGBTs?
    5 - Socialização dos questionamentos.
    Avaliação
    Ao final dos trabalhos os/as alunos/as deverão ter conhecido mais sobre o combate a homofobia na escola e ter desenvolvido um olhar mais crítico em relação à temática. Os alunos serão avaliados também através da participação e envolvimentos nas atividades propostas.

    Conclusão
    Fazer a síntese final, problematizando a partir das interpretações/leituras predominantes sobre a história: que valores foram expressos em relação à orientação sexual dos jovens, como a classe reagiu à amizade entre Leonardo e Mateus etc. Finalizar lendo o texto Confidências de uma garota bissexual para o grupo.

    Referências bibliográficas;
    Bolesh 1 – Boletim Escola sem Homofobia.
    Guia de discussão e propostas de dinâmicas para trabalhar com o DVD. Escola sem Homofobia.
    Vídeo - ECOS - Comunicação em Sexualidade.

    CLEONICE F. G. A. DE LIMA
    TURMA DA QUINTA

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  11. Professora: Elizandra Domingues Gonçalves
    Disciplina: ciências
    Turma: 6º ano
    Objetivos: observar o comportamento dos alunos;
    Estimular o sentimento de respeito por si próprio e pelos outros;
    Refletir sobre a sexualidade;
    Metodologia: conversar com os alunos sobre a sexualidade, levando – os a perceber como as diferenças de cada um devem ser respeitadas. Preparar uma urna (caixinha) onde os alunos depositarão perguntas relativas ao tema. A urna ficara sob a responsabilidade da professora, que poderá, estudar as questões propostas e discutí-las com a turma. As dúvidas devem ser esclarecidas, evitando-se o preconceito e a emissão de juízos de valor. Em seguida, a turma deverá se dividir em dois grupos. Um grupo desenhará o contorno do corpo de uma menina e o outro grupo, o contorno do corpo de um menino. Os desenhos devem ser feitos no tamanho natural. Completar nos cartazes, observando no corpo do menino e da menina as mudanças que ocorrem com a chegada da puberdade. Devem ser valorizados os vínculos afetivos, a responsabilidade e a auto-estima, observando-se o grau de maturidade psíquica e biológica da turma.
    Avaliação
    A avaliação será feita através da participação e interesse dos alunos.
    Elizandra Domingues Gonçalves
    turma 2

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  12. Professora: Elizandra Domingues Gonçalves
    Disciplina: ciências
    Turma: 6º ano
    Objetivos: observar o comportamento dos alunos;
    estimular o sentimento de respeito por si próprio e pelos outros;
    refletir sobre a sexualidade;

    Metodologia: conversar com os alunos sobre a sexualidade, levando – os a perceber como as diferenças de cada um devem ser respeitadas. Preparar uma urna (caixinha) onde os alunos depositarão perguntas relativas ao tema. A urna ficara sob a responsabilidade da professora, que poderá, estudar as questões propostas e discutí-las com a turma. As dúvidas devem ser esclarecidas, evitando-se o preconceito e a emissão de juízos de valor. Em seguida, a turma deverá se dividir em dois grupos. Um grupo desenhará o contorno do corpo de uma menina e o outro grupo, o contorno do corpo de um menino. Os desenhos devem ser feitos no tamanho natural. Completar nos cartazes, observando no corpo do menino e da menina as mudanças que ocorrem com a chegada da puberdade. Devem ser valorizados os vínculos afetivos, a responsabilidade e a auto-estima, observando-se o grau de maturidade psíquica e biológica da turma.

    Avaliação
    A avaliação será feita através da participação e interesse dos alunos.

    Elizandra Domingues Gonçalves
    turma 2

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  13. Professor: Marcelo Goncalves Padilha
    Disciplina:Artes
    Turma:5 serie

    Objetivo:observar o comportamento do aluno,e fazer com k respeite a opcao sexual de cada um e nao ter preconceito

    Metodologia:Conversar com os alunos sobre a sexualidade e respeitar as diferencas de cada um,fazer campanhas contra a homofobia.
    Fazer cartazes,trabalhos em grupos para que os alunos discutam o assunto

    Avaliacao:A avaliacao sera feita pela participacao do aluno

    anonimo: Marcelo Goncalves Padilha 2 turme

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  14. Professora : Márcia Goral
    6ª- série – Lingua Portuguesa

    Tema : Preconceito contra mulher e L.G.B.T

    Objetivo Geral : Concientizar sobre direitos e respeito a condição sexual de cada individuo perante a sociedade.

    Objetivo Especifico : Avaliar de que maneira estão sendo tratadas os L.G.B.T e mulheres em nossa sociedade.

    Comparar os preconceitos sofridos por mulheres e L.G.B.T, em que igualam ou diferem, de onde vem? E como ameniza-los.

    Metodologia Usar nos textos referentes a assuntos abordados, fazer a leitura dos mesmo. Fazer um debate sobre o assunto, pedir a opinião de cada participante, destacar os pontos positivos e negativos.

    Atividade : Pesquizar sobre o tema em revistas e jornais e trazer para a próxima aula.

    Avaliação : Será feita pela participação e desempenho de cada aluno.

    Turma da segunda.

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  15. PROFESSORA: CAMILA CORREA
    PRE-ESCOLAR E JARDIM

    TEMA: CONHECENDO NOSSO CORPO

    OBJETIVO GERAL: PROPICIAR UM MOMENTO DE ATIVIDADES LUDICAS EM PROL DE RESGATAR O CONHECIMENTO SOBRE NOSSO CORPO

    OBJETIVOS ESPECIFICOS:- MOSTRAR AS DIFERENÇAS EXISTENTES EM CADA UM DE NÓS
    - OBSERVAR O INTERESSE DE CADA UM
    - AMPLIAR O CONHECIMENTO SOBRE O ASSUNTO

    METODOLOGIA: COMEÇAR A AULA FALANDO UM POUCO SOBRE NOSSO CORPO PRA VER SE ELES SABEM SOBRE A SEXUALIDADE DELES, DEPOIS FAZER UM CIRCULO NO CHÃO COM OS ALUNOS E COMEÇAR A EXPLICAR COM BONECOS NAS MÃOS QUE DE PREFERENCIA TENHAM ORGÃO SEXUAIS PARA MOSTRAR COMO É O DO MENINO E COMO É A DA MENINA, E DAR PARA ELES PEGAREM E SENTIREM, DEPOIS PEDIR PARA QUE UM MENINO DEITE-SE NO CHAO EM CIMA DE UM PAPEL RIGESA PARA DESENHAR ELE, DEPOIS UMA MENINA IRÁ DEITAR E DESENHAREMOS ELA TAMBEM, AOS POUCOS OS ALUNOS IRÃO COMPREENDER QUE SOMOS IGUAIS MAS COM ORGÃOS SEXUAIS DIFERENTES, CADA ALUNO IRÁ DESENHAR UMA PARTE DO CORPO OS MENINOS IRÃO DESENHAR AS MENINA E AS MENINAS OS MENINOS, PRA VER SE ELES PRESTARAM ATENÇÃO NOS BONEQUINHOS QUE ACABARAM DE PEGAR, DEPOIS DE TODOS DESENHAREM EXPLICAR AS DIFERENÇAS ENTRE MENINOS E MENINAS.

    AVALIAÇÃO:- INTERESSE
    - OBSERVAÇÃO
    - PARTICIPAÇÃO

    CRONOLOGIA: 1 A 2 AULAS

    TURMA 1 SEGUNDA-FEIRA
    CAMILA CORREA

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  16. Professora: Maria Izabel Riskie Kuznik
    Disciplina: Língua Portuguesa
    Turma: 6º ano
    Objetivos: estimular nos alunos o sentimento de respeito por si próprio e pelos outros;
    refletir sobre a sexualidade;

    Metodologia: conversar com os alunos sobre a sexualidade, levando – os a perceber como as diferenças de cada um sendo homem, mulher, ou LGBTT, e que elas devem ser respeitadas. Esclarecer todas as dúvidas que possam surgir sobre a diferença entre os sexos.alunos em circulo espalhar no meio vários objetos, começando pela professora que pega um objeto e faz de conta que ele é alguma outra coisa ou mesmo o próprio objeto,(ex: uma tampa pode ser o volante de um carro)começa uma história sobre o tema utilizando aquele objeto como referência, assim vai aluno por aluno, escolhendo um outro objeto e dando continuidade a história.

    A avaliação se dará através da participação e interesse dos alunos na conversa e na história.
    Maria Izabel Riskie Kuznik
    Turma: Quinta-feira

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  17. ESCOLA ALMIRANTE BARROSO
    NOME DA PROF:LETICIA BREDUN
    TURMA:1ºANO DO SEGUNDO GRAU
    TEMA: DIFERENÇA ENTRE HOMENS E MULHERES
    OBJETIVO GERAL:ANALIZAR COMO OS ALUNOS SE COMPORTAM FRENTE A DIFERENÇAS ENTRE HOMENS E MULHERES, E QUAS SÃO ELAS
    OBJETIVOS ESPECIFICOS
    1MOSTRAR AS "DIFERENÇAS ENTRE HOMENS E MULHERES"
    2 VER AS MAIRES DIFICULDADES DOS ESTUDANES EM ACETAR O PROXIMO
    3 ESTUDAR O PORQUE DA DISCRIMINAÇÃO DA MULHER
    4 ANALISAR A DISCRIMINAÇÃO DA POPULAÇÃO GLBT.
    METODOLOGIA
    VAMOS DIALOGAR PRIMEIRAMENTE E INUMERAR AS CARACTERISTICAS FEMINIMAS E MASCULINAS NA PRIMEIRA AULA
    JÁ NA SEGUNA AULA PODEREMOS PEDIR AOS ALUNOS ´PARA PESQUISAREM SOBRE AS DIFERENÇAS E O QUE TEM A VER ESSE ASSUNTO COM GLBT. A PARTIR DAI ESTÁ FORMADA UMA DISCUÇÃO NA SALA COM VARIOS FATOS, EXPERIENCIAS E OPINIOES.
    AVALIAÇÃO
    FAZER UM DEPATE ENTRE CONTRA E A FAVOR DA POPULAÇÃO LGBT E ANALIZAR COMO A SALA SE SAI SOBRE ISSO.

    LETICIA BREDUN
    TURMA DE SEGUNDA.

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  18. Escola: Aroldo Carneiro De Carvalho.
    Professora: Silvete W.A. Pereira.
    Disciplina: Ciências.
    Turma: 6°ano
    Duração: seis aulas com duração de 45min.cada aula.
    Tema:Diversidade sexual.
    Conteúdo:
    - corpo humano e saúde
    - sexualidade.
    Objetivo Geral:
    Propiciar um diálogo contínuo entre alunos e família.
    Objetivo específicos:
    -Conhecer a anatomia e a fisiologia do seu corpo e do sexo oposto.
    - Obter respostas para as dúvidas sobre sexualidade.
    JUSTIFICATIVA.
    Cmo o tema sexualidade requer um preparo por parte dos educadores e além de obter conhecimentos sobre a anatomia e fisiologia do sistema reprodutor onde o tema gera curiosidade entre os alunos, justifica-se a importância de tratar do assunto, pois, vemos em jornais,tv,etc, sobre a violência de jovens em relação aos homossexuais, lésbicas etc,por isso, tratar desse assunto em sala de aula com os alunos juntamente com os pais é uma maneira de evitar futuros agressores.
    DESENVOLVIMENTO:
    Iniciará a aula apresentando aos alunos um texto referente ao assunto no qual é diversidade sexual. Após o texto escrito na lousa, será aberto um pequeno diálogo verificando o interesse dos alunos.Na próxima aula será feito o convite para os pais participar de uma palestra juntamente com o seu filho na escola.
    Será convidado um médico e uma psicóloga que atende no posto de saúde do bairro para estar realizando essa palestra sobre diversidade sexual, na próxima aula será, deverão trazer perguntas escritas em folha de papel, referente ao tema, no máximo três perguntas por aluno.
    Após o debate será realizado um texto e cartazes sobre as perguntas e respostas comentado com colegas de sala de aula, pais,professor e palestrantes.OS cartazes será colocado no mural da escola.
    AVALIAÇÃO.
    Avaliação será feita através da participação, interesse do aluno sobre o assunto, participação dos pais, atenção sobre mitos e tabus, as idéias em registro no caderno e no texto, os cartazes.
    Silvete, turma da sgunda-feira.

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  19. Escola: EEB. Irmã Maria Felícitas
    Professora: Jessiane Aparecida Ribeiro
    Série: 8 série
    Disciplina: Língua Portuguesa

    Tema: Diversidade Sexual

    Objetivo geral:
    - Possibilitar o reconhecimento e a inclusão das diversidades sexuais no âmbito
    Escolar.

    Objetivo específico:
    - Identificar e analisar criticamente os estereótipos sexistas e homofóbicos reproduzidos e veiculados pela mídia.
    - promover a reflexão sobre a sexualidade e da repressão sexual que a permeia.

    Desenvolvimento:

    Cada aluno receberá uma folha impressa do artigo sobre diversidade sexual publicado por Taiza Brito dia 08 de Abril de 2010. Após cada aluno fazer a leitura individual, a professora e os alunos farão um debate sobre o artigo e o tema trabalhado. Em seguida a professora montará seis grupos de cinco alunos, onde cada grupo fará uma pesquisa no laboratório de informática, após a pesquisa cada grupo desenvolverá uma dissertação do tema “diversidade sexual”. Em seguida cada grupo montará um cartaz para a exposição no mural da escola contra a “homofobia”.

    Avaliação:

    A avaliação ocorrerá através da constante observação da professora e da somatória das atividades desenvolvidas pelo grupo, observando a expressão oral, a interação dos alunos com os demais colegas, e envolvimento com o tema trabalhado.

    Jessiane Aparecida Ribeiro. Turma quinta-feira

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