quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Atividade 3 - à Distância

Após leitura do Texto 2 "Orientação Sexual e Identidade de Gênero - Enfrentamento possíveis à Homofobia: Orientação Sexual e Identidade de Gênero no Contexto da Educação",

Defina com com suas palavras:
1- Orientação Sexual e Identidade de Gênero,

Responda as perguntas:
1- De que trata o Principio de Yogyakarta?
2- De que trata a Resolução no 132/2009/SC?

Observe sua turma e situações que acontecem durante o intervalo (recreio) com seus alunos(as) e enumere:

Como, quando, onde e em que situações é possível observar a homofobia ou diferenças de gênero em sua escola?

Esta atividade poderá ser postada neste blog ou entregue manuscrito no último dia do Curso Turma 2 (01/12/11) e Turma 1 (05/12/11).


17 comentários:

  1. QUESTAO NUMERO 1.
    Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Todos os direitos humanos são universais, interdependentes, indivisíveis e inter-relacionados. A orientação sexual¹ e a identidade gênero² são essenciais para a dignidade e humanidade de cada pessoa e não devem ser motivo de discriminação ou abuso.
    Na minha escola hoje em dia nao acontece homofobia,mas ano passado teve alunos que sofreram homofobia pelo seus proprios colegas , onde que os mesmos sairam da escola.

    Orientação sexual é voce ser orientado para atitudes que voce deve ter em respeito com seu corpo e do seu colega, é tambem voce saber a importancia de valorização nao apenas fisica mas tambem de sua saude e bem estar perante a sociedade.

    Identidade de genero é:voce aceitar como voce é , e tambem da opçaõ sexual de seu colega.Com isso nao gerando transtorno nas condiçoes optadas e nas condiçoes de seus colegas que resolveram aceitar,enfrentar,demonstrar,aparecer,como é de verdade.

    Muitos avanços já foram conseguidos no sentido de assegurar que as pessoas de todas as orientações sexuais e identidades de gênero possam viver com a mesma dignidade e respeito a que todas as pessoas têm direito. Atualmente, muitos Estados possuem leis e constituições que garantem os direitos de igualdade e não-discriminação, sem distinção por motivo de sexo, orientação sexual ou identidade de gênero.

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  2. Por: Simone de Kácia Wendt

    Defina com suas palavras:
    1- Orientação Sexual e Identidade de Gênero:
    Orientação Sexual define a convicção do indivíduo no que se refere a sua afetividade e desejos sexuais. Há os que se sentem envolvidos afetivamente por pessoas de sexo biológico oposto e outras que se sentem atraídas por pessoas do mesmo sexo biológico. Enfim, são as diferentes necessidades de relações afetivas e sexuais existentes na sociedade.
    Identidade de Gênero identifica a convicção da pessoa em ser masculino ou feminino, independente de seu corpo corresponder ou não às suas convicções.

    Responda as perguntas:
    1- De que trata o Princípio de Yogyakarta?
    Estabelece normas para aplicação da Legislação de Direitos Humanos em questões vinculadas à orientação sexual e identidade de gênero.


    2- De que trata a Resolução no 132/2009/SC?
    Dispõem sobre as normas para o uso do nome social de travestis e transexuais nos registros escolares.

    Como, quando, onde e em que situações é possível observar a homofobia ou diferenças de gênero em sua escola?

    Como citado durante o programa apresentado, a Sala dos Professores é o lugar mais homofóbico da escola. Os comentários relacionados foram feitos neste local.

    1º Dois alunos estavam “brincando de brigar” e devido a isso estavam obviamente se tocando. Uma professora fez a seguinte observação: “Isso agora aproveita e beija na boca!”.Isso dito de forma pejorativa, passa para os alunos a impressão de que beijar na boca de outro homem é errado.

    2º A professora sugeriu, durante a aula, que dançar balé era uma atividade para gays. Pois, ao falar sobre o assunto, tratou do mesmo em tom de brincadeira, juntando um gesto afeminado a sua fala.

    3º Um professor afirmou: É melhor ser pai de bandido do que de “bambi”.

    4º Quando dois meninos estavam brigando, o professor perguntou: ”Quem é a mulherzinha?”.

    5º Dois meninos brigando e o professor falou com a intenção de separá-los: “Parecem duas bichinhas”.

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  3. questão-1:resposta: Estabelece normas e direitos humanos, define orientação sexual e identidade de gênero.

    questão-2:resposta: Dispõem sobre as normas para o uso do nome social de travestis e transexuais nos registros escolares


    Orientação Sexual e Identidade de Gênero

    Como fala Marco Antônio Torres, espondo o assunto sobre orientação sexual e identidade de gênero e como deve ser abordado este assunto em sala de aula, pois é necessário uma longa preparação e orientação por parte dos professores, pois envolve preconceitos sofrido pelos L.G.B.T, discriminação que vem tanto da família quanto da sociedade e também por parte da escola e religião.
    Trabalhar este tema gera muita discussão duvidas e também insegurança tanto por parte dos professores, quanto dos alunos, pois todos temos direito a cidadania, e ela está relacionada à diversidade sexual. Os professores desde 2009 estão tendo acesso a cursos de aperfeiçoamento e especialização com as temáticas de gênero étnico-racial, sexualidade e diversidade, mas ainda está sendo pouco trabalhado este tema, pois muitas escolas não aceitam, pois envolve família, sociedade e normas tradicionais de uma cultura rígida, e neste deve ser trabalhada lentamente até atingir o objetivo desejado.
    O educador de Yogyakorta define orientação sexual e identidade de gênero:
    Orientação sexual é a capacidade da pessoa de experimentar profunda atração afetiva, e sexual por pessoas de gênero diferente, de mesmo gênero ou de mais de um gênero.
    Identidade de gênero refere-se à experiencia interna, individual e profundamente sentida, que cada pessoa tem em relação ao gênero, falando sobre transexuais, pessoas que desejam mudar o nome e a aparência.
    O preconceito contra L.G.B.T tem sido denominado de homofobia, o preconceito atinge toda comunidade escolar, é preciso uma orientação e preparação feita pelos professores para conscientizar e eliminar o preconceito, e também é importante pensarmos em uma educação menos excluente e mais democrática.

    aluna: Márcia Goral
    Turma: segunda

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  4. Por: DANIELA SOARES.Turma 2-quintas- feiras
    Questão 1:
    Orientação Sexual e Identidade de Gênero:orientação são idéias que as pessoas nos passam de como deveria ser vista e vivida a sexualidade,ja a identidade de genero é aquela que o individuo nasce com ela e a identifica através do conhecimento do próprio corpo e amadurecimento de seus próprios desejos,é a aptidão que o seu corpo manifesta pelo sexo!

    *Principio de Yogyakarta:
    É um documento que foi encaminhado às Nações Unidas,em que se define Orientação Sexual e Identidade de Genêro,apresentando argumentos que levam a uma compreensão das sexualidades,argumentos da matriz heteressexista e seus desdobramentos entre educadores em escolas desde as diversas formas de currículos até as emoções que perpassam no ambiente escolar,esses argumentos são considerados normas dos Direitos Humanos.

    *Resolução no 132/2009/sc:
    Normas que que tratam sobre o uso do nome social por escolha dos transsexuais e travestis,nos registros.

    *Como trabalho na Educação Infantil,essas atitudes são muito dificeis de serem observads.A unica manifestação visivel ena s brincadeiras em que meninos querem ser princesas, fadas,imitam a professora ou a mãe,brincando com bonecas.E as meninas brincam de jogar futebol,se vestem de principe, de sapo ou imitam o lobo mal.Geralmente observa-se que meninos não utilizam cores rosa e lilas e as meninas não usam o azul.

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  5. anônimo

    Atividade 3
    1- Orientação sexual é a capacidade da pessoa expressar sua atração emocional, afetiva ou sexual por indivíduos de gênero diferente, do mesmo gênero ou de mais de um gênero, bem como ter relações intimas e sexuais com essas pessoas. Identidade de gênero define-se como a experiência interna, individual e profundamente sentida que cada pessoa tem em relação ao gênero, que pode, ou não, corresponder ao sexo atribuído no nascimento incluindo também o sentimento pessoal do corpo e expressões de gênero, inclusive o modo de vestir-se, o modo de falar e maneirismo

    1- Princípios de Yogyakarta é um documento criado pela Indonésia e encaminhado às Nações Unidas, definindo orientação sexual e identidade de gênero. O documento afirma que a heterossexualidade é a única via possível do desejo sexual e da auto-percepção do sujeito.

    2- Dispõe sobre as normas para o uso do nome social de travestis e transexuais nos registros escolares.

    A sala dos professores é um lugar onde os professores se reúnem e referem-se aos alunos de forma homofóbica, ou seja discriminam os alunos. Enfim, toda a comunidade escolar age de forma preconceituosa, ao observar o comportamento dos alunos, muitos funcionários pronunciam alguns termos que demonstram toda o seu preconceito. No intervalo também, momento em que os alunos se distraem, ocorrem as brigas, percebe-se a discriminação vinda de professores e dos próprios colegas.

    Elizandra Gonçalves
    Turma 2

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  6. Orientação sexual é a possibilidade de compreensão das sexualidades. É a capacidade de cada pessoa experimentar uma atração emocional, afetiva ou sexual por indivíduos de gênero diferente, do mesmo gênero ou de gêneros diferentes.

    Identidade de gênero, é única, individual, são indivíduos que desejam mudar de sexo, nome, aparência, enfim, a pessoa se constrói, se reconhece de outro jeito.
    PRINCIPIOS DA YOGYAKARTA
    PRINCÍPIO 1. Direito ao Gozo Universal dos Direitos Humanos
    PRINCÍPIO 2. Direito à Igualdade e a Não-Discriminação
    PRINCÍPIO 3. Direito ao Reconhecimento Perante a Lei
    PRINCÍPIO 4. Direito à Vida
    PRINCÍPIO 5. Direito à Segurança Pessoal
    PRINCÍPIO 6. Direito à Privacidade
    PRINCÍPIO 7. Direito de Não Sofrer Privação Arbitrária da Liberdade
    PRINCÍPIO 8. Direito a um Julgamento Justo
    PRINCÍPIO 9. Direito a Tratamento Humano durante a Detenção
    PRINCÍPIO 10. Direito de Não Sofrer Tortura e Tratamento ou Castigo Cruel, Desumano e Degradante .
    PRINCÍPIO 11. Direito à Proteção Contra todas as Formas de Exploração, Venda ou Tráfico de Seres Humanos
    PRINCÍPIO 12. Direito ao Trabalho
    PRINCÍPIO 13. Direito à Seguridade Social e outras Medidas de Proteção Social
    PRINCÍPIO 14. Direito a um Padrão de Vida Adequado
    PRINCÍPIO 15. Direito à Habitação Adequada
    PRINCÍPIO 16. Direito à Educação
    PRINCÍPIO 17. Direito ao Padrão mais Alto Alcançável de Saúde
    PRINCÍPIO 18. Proteção contra Abusos Médicos
    PRINCÍPIO 19. Direito à Liberdade de Opinião e Expressão
    PRINCÍPIO 20. Direito à Liberdade de Reunião e Associação Pacíficas
    PRINCÍPIO 21. Direito à Liberdade de Pensamento, Consciência e Religião .
    PRINCÍPIO 22. Direito à Liberdade de Ir e Vir
    PRINCÍPIO 23. Direito de Buscar Asilo
    PRINCÍPIO 24. Direito de Constituir uma Família
    PRINCÍPIO 25. Direito de Participar da Vida Pública
    PRINCÍPIO 26. Direito de Participar da Vida Cultural
    PRINCÍPIO 27. Direito de Promover os Direitos Humanos
    PRINCÍPIO 28. Direito a Recursos Jurídicos e Medidas Corretivas Eficazes
    PRINCÍPIO 29. Responsabilização (“Accountability”)

    A Resolução 132/2009/SC, trata da questão das normas para o uso do nome social de travestis e transexuais nos registros escolares.


    A escola observada compõe um quadro de 250 alunos, os apelidos são constantes, os alunos que apresentam a sexualidade mais aflorada sofrem com apelidos. Na sala dos professores também ouvimos comentários maldosos a respeito do jeito dos alunos. A homofobia está presente na sociedade em todos os lugares.
    Cleonice F. G. A. de Lima
    Turma 2

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  7. 1. Orientação sexual e identidade de gênero:
    Toda a família deve orientar sexualmente seus filhos, falando diferenças entre os sexos,e ensinando a respeitar o próximo e seu coro. Acredito que deve-se começar a educação sexual ao não violência, para depois aplicar preconceitos, são assuntos polêmicos que devem ser tratados com cautela, e quando for na escola, conversar primeiramente com os pais. Gênero, é o masculino e feminino, independente do sexo.
    2. De que trata o Principio de Yogyakarta?
    É uma proposta, que define orientação sexual,e identidade de gênero. As noções desse documento se propõe a subverter o modelo heteroxessista e ao mesmo tempo ao mesmo tempo revelar a força deste modelismo.
    3. De que trata a resolução no 132/2009/SC?
    Trata de uma lei, que todos os transexuais devem ser chamados pelo nome que escolhem
    4. Observe situações homofobicas na escola.
    4.1. Quando as crianças falam que um brinquedo ou atividade(brincadera) é de menino ou menina.
    4.2. Quando o educador diz que um brinquedo é rosa/azul e pertence a apenas um sexo.
    4.3. Quando nota-se demonstração de carinho entre duas crianças do mesmo sexo, e dizem que não pode
    4.4. Quando há troca de fraldas e diz que não se pode ver um ou outro sem roupa.


    LETICIA BREDUN
    TURMA 1
    29-11-2011

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  8. Por: Tatiana Gogola Linkowski Packer

    Defina com suas palavras:
    1- Orientação Sexual e Identidade de Gênero:

    Orientação Sexual: indica que gênero a pessoa sente uma afetividade maior, atração física e/ou emocional. Existem indivíduos que se sentem atraídos por pessoas do mesmo sexo, sexo oposto ou as duas opções.
    Identidade de Gênero: se refere ao gênero que a pessoa se identifica, mesmo que seu corpo não corresponda a essa identificação. Pode também referir-se ao gênero que certa pessoa atribui ao indivíduo tendo como base o que tal pessoa reconhece como indicações de Papel Social de Genêro.

    Responda as perguntas:
    1- De que trata o Princípio de Yogyakarta?

    São Princípios sobre a aplicação da legislação referente aos direitos humanos em relação à orientação sexual e identidade de gênero.

    2- De que trata a Resolução no 132/2009/SC?

    Essa Resolução relata a lei que todos os travestis e transexuais devem ser chamados pelo nome social nos registros.Exemplo: lista de presença escolares.


    Como, quando, onde e em que situações é possível observar a homofobia ou diferenças de gênero em sua escola?

    Sala dos Professores

    1-Um professor durante uma conversa informal falou que é melhor ser mãe de bandido do que de Bambi.

    2- Um professor questionou qual é a mulher do relacionamento entre dois homens.

    3- Uma professora abordou dois alunos no final da aula que estavam se agarram, como se estivessem brigando, e falou : agora só falta se beijarem.

    4- Dois alunos se abraçando e o professor falou : puro bichinha.

    5- O menino fez um movimento bruto de luta durante a aula, e a professora para coibir o aluno falou : Humm aprendeu um novo passo de balé?

    6- Dois alunos pediram para ir ao banheiro, com intuito de passear, então a professor fez uma brincadeira. Disse: um vai no banheiro e outro vai segurar?

    7- O professor mostrou seu apagador, que uma aluna tinha decorado com purpurina. O outra professora disse: cuidado como esses brilhos.

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  9. Defina com com suas palavras: (Por Geovana Ivaniski)
    1- Orientação Sexual e Identidade de Gênero,
    RESPOSTA: ORIENTAÇÃO SEXUAL É TODO AQUELE CONJUNTO DE MÉTODOS LIGADOS AO SEXO BIOLÓGICO QUE UMA SOCIEDADE OU GRUPO MENOR IMPOEM A UMA PESSOA, FAZENDO A ACREDITAR QUE ELA REALMENTE DEVE SER E AGIR COMO TAL É PADRÃO NORMATIVO AOS DEMAIS, JÁ A IDENTIDADE DE GÊNERO É AQUELA QUAL A PESSOA SE ENCONTRA SEGUNDO SUA VONTADE E VOCAÇÃO, PODENDO ASSIM DIZER, DE SER, AGIR E ESTAR.

    Responda as perguntas:
    1- De que trata o Principio de Yogyakarta?

    RESPOSTA: DIREITOS HUMANOS EM GERAL, SENDO UM PONTO CULMINANTE NO ASSUNTO, A LIBERAÇÃO DO USO DO NOME SOCIAL EM LISTAS E APRESENTAÇÕES DO NOME PARA TRANSEXUAIS E TRAVESTIS, PARA SUA IDENTIFICAÇÃO PERANTE A SOCIEDADE.

    2- De que trata a Resolução no 132/2009/SC?
    RESPOSTA: lIBERAÇÃO DO USO DO NOME SOCIAL EM LOCAIS PÚBLICOS E DE ACESSO A TODOS PARA COM TRANSEXUAIS E TRAVESTIS.


    Observe sua turma e situações que acontecem durante o intervalo (recreio) com seus alunos(as) e enumere:

    Como, quando, onde e em que situações é possível observar a homofobia ou diferenças de gênero em sua escola?

    RESPOSTA: nOS MOMENTOS EM QUE SE EXIGE DOS MENINOS ATITUDES FORTES, OU MESMO QUANDO UM DESTES DEMONSTRA DADA FRAQUEZA OU DESISTENCIA A ALGO, LOGO APARECEM APELIDOS QUAIS REFKETEM A FALTA DE MASCULINIDADE, ASSIM COMO QUANDO HÁ UM DADO INTERESSE POR AQUILO QUAL O GRANDE GRUPO CONSIDERA ALGO DO SEXO OPOSTO. lOGO OS PRECONCEITOS VEM À TONA ATRAVÉS DE PALAVRAS QUE DESIGNAM HOMOFOBIA. nOS MOMENTOS DE RAIVA E DECEPÇÃO, O PRIMEIRO PASSO ENTRE MUITOS ALUNOS É O USO DESTE MÉTODO DE "BANALIZAÇÃO" PARA COM OS COLEGAS.

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  10. Gênero é que "determina" tudo o que caracteriza o ser “masculino” e o “feminino”: anatomia, físico, formas de se vestir, falar, gesticular, enfim as atitudes, comportamentos, valores e interesses de cada gênero (lembrando que essas características são designadas pela sociedade culturalmente dominante.
    Identidade de gênero se refere à forma como alguém se sente, se identifica, se apresenta, para si próprio e aos que o rodeiam, bem como, relaciona-se à percepção de si como ser "masculino" ou "feminino", ou ambos, independe do sexo biológico ou de sua orientação sexual, ou seja, da sua maneira subjetiva de ser masculino ou feminino, de acordo com comportamentos ou papéis socialmente estabelecidos.
    Cabe ainda, conceitarmos orientação sexual, entendemos que esta se refere ao sexo das pessoas pelas quais sentimos atração física, desejo e afeto. O que nos caracteriza dentro de um destes três tipos de orientação sexual: a heterossexualidade, a homossexualidade e a bissexualidade.

    1-Princípios de Yogyakarta é um documento criado pela Indonésia e encaminhado às Nações Unidas, definindo orientação sexual e identidade de gênero. O documento afirma que a heterossexualidade é a única via possível do desejo sexual e da auto-percepção do sujeito.

    2- Dispõe sobre as normas para o uso do nome social de travestis e transexuais nos registros escolares.

    Escola observada de São Mateus do Sul,hora do recreio um aluno discutiu com o outro só porque ele foi brincar na casa de bonecas das meninas ,o aluno queixou se para a professora e a professora lhe falou que lá era o lugar das meninas e não o dele ,falou que ele não era mariquinha.

    Salete Juliano Pianoski
    Quinta-feira Turma 2

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  11. Orientação sexual: ela diz respeito a atração que se sente por outros indivíduos. Geralmente envolve questões sentimentais e não somente sexuais.
    Gênero: corresponde ao sexo da pessoa, assim temos sexo masculino e feminino.

    1-Princípios de Yogyakarta é um documento criado pela Indonésia e encaminhado às Nações Unidas, definindo orientação sexual e identidade de gênero. O documento afirma que a heterossexualidade é a única via possível do desejo sexual e da auto-percepção do sujeito.

    2- Dispõe sobre as normas para o uso do nome social de travestis e transexuais nos registros escolares.

    Na escola onde trabalho o recreio é de maneira diferenciada. Os alunos das turmas 3º série e 4º série saem antes que os de 1º e 2º séries, e no primeiro recreio as meninas e meninos estão separados, em certo dia as meninas ficam no pátio e meninos na quadra e vice-versa. Sempre revesando, assim melhorou os comportamentos, pois dava muita briga entre ambos.

    Elizandra Guimarães dos Santos, turma 2.

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  12. A orientação sexual indica qual o gênero (masculino e feminino) pelo qual uma pessoa se sente preferencialmente atraída física e/ou emocionalmente.

    Na sociedade, identidade de gênero se refere ao gênero em que a pessoa se identifica, ou seja, se ela se identifica como sendo homem, mulher, correspondendo ou não ao sexo atribuído no nascimento



    Principio de Yogyakarta: Trata-se de um documento, encaminhado às Nações Unidas,aonde se define Orientação Sexual e Identidade de Genêro,apresentando argumentos que levam a uma compreensão das sexualidades,argumentos da matriz heteressexista e seus desdobramentos entre educadores em escolas desde as diversas formas de currículos até as emoções que perpassam no ambiente escolar,esses argumentos são considerados normas dos Direitos Humanos.

    *Resolução no 132/2009/sc:
    Normas que que tratam sobre o uso do nome social por escolha dos transsexuais e travestis,nos registros escolares.

    Na Educação Infantil, campo em que atuo tais circunstâncias são difíceis de observar. O que percebemos é a questão dos meninos desprezarem os lápis cor de rosa ou roxo , por se tratar de cores de meninas, certamente já vindo de algo dito em casa a respeito disso.

    Por: Marysabelle Vesterberg - Turma 2 - Quinta-feira

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  13. A Resolução 132/2009/SC, trata da questão das normas para o uso do nome social de travestis e transexuais. PRINCÍPIOS DA YOGYAKARTA,
    Vejamos o princípio 1. Direito ao Gozo Universal dos Direitos Humanos transexuais nos registros escolares, e muitos outros direitos.Na escola onde observei o comportamento dos alunos ouvi de uma professora que seu aluno é meio bichinha, fiquei triste de ouvir esse comentário vindo de uma professora, em que deveria ser a primeira em trabalhar com a diversidade sexual dos alunos.
    Afinal de contas todas as pessoas são seres humanos e amados por Deus, devemos respeitar as pessoas do jeito que elas são.
    SILVETE, TURMA DA SEGUNDA FEIRA.

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  14. orientacao sexual indica o gebero masculino ou feminino

    Principio da yogyakarta:documentos das nacoes unidas se define a orientacao sexual de cada genero,levam aprensao das sexualidade a sociedade,matriz heterexista aseus educadores nas escolas como um curriculo.Considerando tudo como direitos humanos

    Anonimo: Marcelo Goncalves Padilha turma 2

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  15. ORIENTAÇÃO SEXUAL: Orientar um individuo sobre a sua sexualidade e tambem dos seus colegas, explicando como é nosso corpo, para que possam se conhecer melhor começando por nós mesmos.
    IDENTIDADE DE GENERO: É aceitar o sexo atribuido no nascimento, que indica se o nosso genero é masculino ou feminino

    1- Estabelece normas em questão vinculadas a orientação sexual e identidade de genero
    2- RESOLUÇÃO 132/2009/SC: São normas para uso do nome social de travestis e transexuais

    Como,quando e onde e em que situação é possivel observar homofobia ou diferenças de genero em sua escola?
    1- Como ainda não dou aula não sei o que acontece na sala dos professores, mas onde eu estudo percebe-se na hora do intervalo que acontecem questões homofobicas
    2- Já ouvi coisas como: quanto custa o programa?
    3- Onde é o teu ponto seu bicha?
    4- Já deu hoje?
    São coisas lamentaveis que agente escuta e infelizmente quem deveria ouvir isso que são as orientadoras e direção, nunca estão presentes por que estão trancadas na sala dos professores tomando cafezinho
    TURMA 1 SEGUNDA-FEIRA
    CAMILA CORRÊA

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  16. 1- Orientação sexual é a orientação que a pessoa recebe e decide seguir, seja ela de expressar sua atração emocional, afetiva ou sexual por indivíduos de gênero diferente, do mesmo gênero ou de mais de um gênero, bem como ter relações intimas e sexuais com essas pessoas. Identidade de gênero define-se como a experiência interna, individual e profundamente sentida que cada pessoa tem em relação ao gênero, que pode, ou não, corresponder ao sexo atribuído no nascimento incluindo também o sentimento pessoal do corpo e expressões de gênero.

    Princípios de Yogyakarta é um documento criado pela Indonésia e encaminhado às Nações Unidas, definindo orientação sexual e identidade de gênero. O documento afirma que a heterossexualidade é a única via possível do desejo sexual e da auto-percepção do sujeito.

    Dispõe sobre as normas para o uso do nome social de travestis e transexuais nos registros escolares.

    A sala dos professores é um lugar onde os professores se reúnem e referem-se aos alunos de forma homofóbica, afinal ali estão apenas entre professores e podem falar entre eles o que não podem falar aos alunos, ou seja, discriminar os alunos. Toda a comunidade escolar age de forma preconceituosa, ao observar o comportamento dos alunos, muitos funcionários pronunciam alguns termos que demonstram toda o seu preconceito. No intervalo também, momento em que os alunos se distraem, ocorrem as brigas, percebe-se a discriminação entre eles com palavras ofencivas, apelidos maldosos e gestos obscenos.

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  17. Orientação sexual é a orientação que a pessoa recebe e decide seguir, o gênero feminino ou masculino pelo qual uma pessoa se sente preferencialmente atraída física e/ou emocionalmente.
    A identidade de gênero a pessoa se encontra segundo sua vocação, mudando de sexo, nome e aparência, se constrói conforme se identifica mais, como “homem ou mulher”.
    Principio de Yogyakarta, documento que traz questões relacionadas à orientação sexual e identidade de gênero.
    Resolução no 132/2009/sc:
    Normas que que tratam sobre o uso do nome social por escolha dos transsexuais e travestis, nos registros.
    Jessiane Aparecida Ribeiro. Turma quinta-feira

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