quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Atividade 4 - à Distância

No Texto 3: "Educação para s Diversidade, Desafios e Possibilidades para Trabalhar a Diversidade Sexual na Escola". Furlani (2005), afirma que o livro pode ser considerado um produto cultural e pedagógico importante. O livro é o local onde os significados de gênero e sexualidade são marcados, contestados e rearticulados.

Diante de tal afirmação, faça uma analise do livro didático de sua disciplina, informando a turma, o título, autor e ano da publicação. Observe os seguintes pontos:

1- Como mulheres e homens são representados?
2- Como famílias são representadas?
3- Qual o corpo que geralmente serve de padrão nos livros?
4- Há diversidade de corpos (altos, baixos, gordos, magros, brancos, negros, indígenas, homens e mulheres, pessoas com deficiência, etc)?
5- Os livros de Biologia/Ciências fazem referência ao social e ao cultural quando definem homens e mulheres?
6- Há diversidade étnico-racial nas ilustrações de homens e mulheres? Como essa diversidade é representada?

Faça um pequeno texto sobre como o livro representa essas questões e como deveria representar a partir do que já foi discutido e apresentado nos programas.


Esta atividade poderá ser postada neste blog ou entregue manuscrita no último dia do curso (01/12/11) Turma 2 e (05/12/11) Turma 1.

16 comentários:

  1. CIENCIAS,
    A VIDA NA TERRA,
    AUTOR:FERNANDO GEWANDSZNAJDER
    SAO PAULO,2011
    OS SERES VIVODS E A REPRODUÇÃO.
    Este livro apresenta o tema de como o ser humano é no visto como normal,nao aborda em nenhum momento a diversidade,todos os itens sao apresentados de maneira sucinta na mais pura normalidade dos padroes requisitados pela sociedade.Andei conferindo tambem o livro do 7º ano que trata do corpo mais afundo tambem nao enfatiza essa nova realidade que podemos ter em nossas escolas,com alunos,pais,professores em geral toda a clientela de uma rede escolar.
    A diversidade deve vir a ser trabalhado e incluindo em todas as materias.

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  2. Simone de Kácia Wendt

    Turma:8º Ano.
    Título: Projeto Radix. Raiz do Conhecimento.
    Autores: FAVALLI, Leonel Delvai; PESSÔA, Karina Alessandra e ANGELO, Elisangela Andrade.
    Ano da Publicação:2011.

    A família evidenciada no livro é a tradicional: pai, mãe e filhos felizes fazendo uma refeição a mesa. A mãe é claro, serve os demais.
    Até mesmo um cartaz para a campanha da vacinação contra a paralisia infantil, mostra o “Zé Gotinha” com sua mulher e seus filhos. Normatividade heterossexual em ambos os casos. Isso vai fazendo com que as crianças e jovens aceitem essa realidade como o correto e rejeitem o que fugir desta norma.
    A mulher registrada nas imagens utilizadas no livro, está atrelada as funções consideradas do gênero feminino, como cozinhar, passar, ter filhos e cuidar da família.
    Temos, como ilustração, duas histórias em quadrinhos. Em uma delas, a mãe recebe o filho que chegou em casa com a mesa posta e vestida com um aventalzinho e na outra a mãe aparece guardando a roupa que acabou de passar. A mãe, portanto, cumprindo os seus “deveres” de dona de casa.
    A mulher também é retratada como enfermeira e professora – profissões historicamente ligadas a essência feminina do “cuidar”. O homem,em compensação,é mostrado como astronauta e jogador de futebol. A capa do livro ilustra um belo homem, jovem e atlético, posicionado para iniciar uma corrida. Até que se tenta incluir um pouco de modernidade ao se colocar um homem trocando a fralda de um bebê. Mas é só!
    Observa-se, durante a análise, quatro imagens femininas relacionadas a procriação. Em duas, aparecem mulheres grávidas e nas outras, mulheres amamentando. Tudo isso fora do contexto de reprodução humana, onde é lógico, essas figuras existem em profusão. Ou seja, novamente a mensagem de que as mulheres devem ter filhos, amamentar e cuidar deles.
    Mas, e onde ficam os casais homossexuais nesta questão? Se mostramos este padrão como hegemônico, como fazer os jovens aceitarem que casais homossexuais tem o direito de adotar crianças para serem seus filhos?
    Não há referência alguma as diversidades sexuais, nem nos textos e muito mesmo nas imagens. O que aparecem são casais heterossexuais, bonitos, magros e felizes com sua escolha.
    Os métodos contraceptivos (notadamente a camisinha) são tratados como se fossem de uso exclusivamente heterossexual. Observe a frase: “Os preservativos (camisinha) [...]recobrem o pênis ou a vagina durante o ato sexual. Dessa forma, o sêmem é impedido de entrar no interior da vagina [...] como os espermatozóides não entram no interior do sistema reprodutor feminino, a fecundação não ocorre.[...]os preservativos também auxiliam na proteção contra doenças que podem ser transmitidas durante o ato sexual [...]. Essa proteção ocorre porque não há contato direto entre o pênis e a vagina [...].
    (Projeto Radix, 2011, p. 247).
    O livro, definitivamente, está em desacordo com a Diversidade Sexual presente na sociedade moderna.

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  3. Tatiana Gogola Linkowski Packer

    Livro: Projeto Araribá: Ciências/ obra coletiva, concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; editor responsável José Luiz Carvalho da Cruz.- 1. ed. – São Paulo: Moderna, 2006. Turma: 8º Ano.

    Este livro apresenta diversidade étnico-racial nas ilustrações de homens e mulheres. Também há diversidade de corpos (altos, baixos, gordos, magros, brancos, negros, indígenas, homens e mulheres, pessoas com deficiência, etc).
    Mas em relação ao tema diversidade sexual , não é abordado em nenhum momento. Por exemplo: em relação à família, é apresentada só como a família tradicional, ou seja casais heterossexuais. Nas ilustrações a mulher sempre está fazendo alguma atividade que se diz “ser de mulher”. Já o homem jogando futebol, exercícios pesados, exercendo profissões de” Homem”. O livro também traz figuras e textos de métodos contraceptivos indicados para casais heterossexuais. Sendo assim, o contexto do livro não está acompanhando as mudanças que estão ocorrendo na sociedade atual.

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  4. Por Geovana Ivaniski

    Livro: Projeto Araribá - 7ª série (Editora Moderna - 2006)

    No livro citado acima, as figuras do masculino e feminino são representados segundo as características secundárioas biológicas de cada gênero, diferenciando as mulheres e homens em uma morfologia padrão, não enfocando diferenciação acima do nível de dualidade sexual, sem dar a entender a diversidade atrás do biológico. As famílias são representadas por um homem viril, como pai, uma mulher delicada na figura da mãe, se há menino, geralmente está sobre uma bicicleta ou com uma bola embaixo do braço e, se há uma menina, está de vestido e com alguma boneca nas mãos. A figura dos avós demonstra pessoas velhas e com traços de roupas modestas e "retrô-estilo", ou seja, uma legítima foto heterossexual. A diferenciação morfológica está voltada para pessoas geralmente magras, homens altos e mulheres hora ou outra mais baixas, há variação entre brancos e negros, assim como ruivos, loiros e morenos, havendo pequenas excessões à essa regra. Apresenta entre suas páginas poucas imagens acerca de deficientes.
    O livro em si, apresenta pouca diferença cultural e raríssima diferenciação em diversidade sexual, baseado de forma ou outra em imagens de seres humanos perfeitos, voltados para uma realidade quase que inexistente, onde há pouca variabilidade d estilos de vida. A diversidade etnico-racial é representada com maior frequência, porém necessitando ainda mais uma releitura da sociedade atual, englobando mais aspectos de diferenças entre os seres humanos.

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  5. Livro: Ciências
    Turma: Ensino Fundamental- 5º série
    Livro elaborado pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná, para o Ensino Fundamental.

    O livro didático da disciplina de Ciências, são representadas as diferenças do homem e mulher, a mulher encarregada de cuidar da casa, dos filhos, e o homem trabalhando pra dar sustento para a sua família. Se tratando de família é demonstrada da maneira taradicional: pai. mão e filhos. Este livro não contempla a realidade vivida atualmente. O livro aborda questões de diversidade étnico-racial e cultural, recuperando parcialmente as trajetórias históricas das populações negra e indígena no Brasil, apontando possíveis soluções para a melhoria da qualidade de vida destes segmentos, através de políticas públicas de educação inclusiva. Há uma grande diversidade de corpos representados neste livro.

    Elizandra Guimarães dos Santos.
    Turma 2.

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  6. Por:Daniela Soares turma 2 quintas-feiras.
    Turma trabalhada:pré II.
    Livro:Coleção-BEM-ME-QUER-Sociedade.volume 4;ano:2009.
    Questão 1:Homens são apresentados com esteriótipo da figura masculina,o pai que sai para trabalhar, que dirije carro,o menino que joga futebol,solta pipa,brinca de peteca com meninas.
    Mulher fica em casa cuidando dos filhos faz a comida,meninas brincam de bonecas,soltam pião com meninos.
    Questão 2:As famílias são apresentadas com a formação tradicinal:papai,mamãe,filhos.
    Questão 3:aquele pré definido,meninos se vestem como os homens e meninas como as mulheres,porém esse livro aborda questões como deficiência fisica que hoje se faz tão presente nas escolas.
    Questão 4:Sim existe a diversidade tanto de corpos,como raças e condições fisicas.
    Questão 5:penso que sim,nessa hora em que o aluno fica em contato com o livro conta muito a criativaidade do professor,pois o aluno interpretara a partir da interversão do professor também.
    Questão 6:sim, se apresentando de maneira ludica mostrando que todas as crianças aceitam umas as outras como são.

    Os livros que utilizo para planejar minhas atividades são bem atualizados considerando muitos que encontramos por ai.Hoje em dia autores e editoras se preocupam com as transformaçãoes que vem ocorrendo na sociedade e buscam acompanhar essas mudanças.Encontra-se no livro diferentes familias,corpos com formas diversificadas(gordo,magro,alto,baixo,com óculos em cadeiras de hodas.).Não encontra-se nenhuma atividade que fale diretamente sobre a sexualidade apenas que falam de vestuário,higiene com o corpo.

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  7. Livro: Projetos para a Educação Infantil – Autora: Maria Luísa Campos Aroeira – Módulo 2

    1- Como mulheres e homens são representados?
    Homem, o chefe da família, os meninos jogando futebol e soltando pipa, as mulheres cuidando da família, e as meninas brincando de casinha.
    2- Como famílias são representadas?
    Da maneira tradicional, pai, mãe e filhos.
    3- Qual o corpo que geralmente serve de padrão nos livros?
    Neste , existe uma grande diversidade. Abordando todas as características físicas, desde os altos até crianças com deficiência.
    4- Há diversidade de corpos (altos, baixos, gordos, magros, brancos, negros, indígenas, homens e mulheres, pessoas com deficiência, etc)?
    Sim. Existe esta diversidade.
    5- Os livros de Biologia/Ciências fazem referência ao social e ao cultural quando definem homens e mulheres?
    Não. Nste caso, deixa a desejar.
    6- Há diversidade étnico-racial nas ilustrações de homens e mulheres? Como essa diversidade é representada?
    Sim, percebemos pessoas de diferentes raças convivendo em harmonia, ressaltando sempre a importância de que todos somos iguais.

    Faça um pequeno texto sobre como o livro representa essas questões e como deveria representar a partir do que já foi discutido e apresentado nos programas.

    Embora os livros venham se atualizando cada vez mais, ainda é preciso muito ara que se tornem completos, pois sabemos que hoje existe uma grande heterogeneidade nas formações familiares, questões sociais e também quanto à relação de gênero sexual que precisam serem abordadas, mas que infelizmente são deixadas de lado.

    Por: Marysabelle Vesterberg – Turma 2 – Quinta- Feira

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  8. Projeto Araribá- Ciências 8ª série Organizadora Editora Moderna. Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna
    1ª edição, São Paulo, 2006
    As mulheres aparecem na feira, trabalhando como frentista em posto de gasolina, aparecem muito pouco neste livro.
    Os homens, aparecem mais, tem maior destaque, uns estão pescando, pintando parede, assistindo tv , praticando esportes radicais, pilotando motos, trabalhando em industrias, cantando numa banda, na escola, nos barcos .
    A figura da família aparece pouco, uma ou duas situações, crianças também não são destaque no livro.
    Aparecem pessoas brancas, magras e altas, poucas crianças e idosos, índios nenhum.
    Indiretamente fazem a referencia social e cultural que definem homens e mulheres.
    Não há muita diversidade, as figuras que aparecem, são de pessoas que a sociedade considera “padrão” ( pessoas de pele clara, corpos magros, altos).
    Os livros didáticos não atendem todos os gostos, assim como a sequencia didática também não, o professor é responsável porém, de articular e ser criativo para incluir a diversidade na sala de aula.
    Cleonice F. G. A. de Lima
    Turma 2

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  9. 5º ano-ensino fundamental, SP, 2009. 1ª Ed. Julio Rocker, Luciane Lunedo, Scipione, 2008.
    O livro trás cenas onde podemos observar o pai sempre na sala, lendo o jornal, saindo para trabalhar ou, ainda, sentado à mesa esperando para comer. É possível perceber que a família está representada de forma nuclear, homogênea, branca, monogâmica, de classe média e heterossexual, como o modelo de família idealizado na sociedade. Apresenta também o homem jogando futebol e na mecânica, como se essas atividades fossem especificas de homem.
    Elizandra Domingues Gonçalves
    Turma 2

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  10. Marcelo ainda nao trabalho na educacao mas poderei trabalhar com um 5 serie

    No livro podemos perceber que o pai e o chefao da casa,onde ele e que da as ordens,ja as mulheres aparecem pouco no livro pois como da para perceber as mulheres ainda sao mais desvalorizada que o homem,mesmo fazendo a mesma coisa,ainda o homem sempre serao mais fortes o que e um absurdo ainda em nossa sociedada
    Anonimo:marcelo goncalvs padilha 2 turma

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  11. Revista AEE Edição Especial Familia Ano 9n:5 setembro 2008 Editora Positivo

    R:1-O Homem é visto como pai o que trabalha fora e sustenta a casa a Mulher é vista como mãe e dona de casa.

    R:2-Como exemplo de familia perfeita pai mãe filhos familia bem rica.

    R:3-É o corpo bem definido claro,padrão de beleza.

    R:4-Há quando trata-se de pessoas de alta sociedade.

    R:5-Não sempre.

    R:6-É representada de forma preconceituosa pois só é bem visto quem tem dinheiro não importando cor raça corpo mas sim a conta bancária.

    A revista destaca o colégio particular a época do mercantilismo. O ter entra e premeia as familias resendo muitas vezes as regras do convivio. Além disso muitos pais passam horas e horas no exercício de suas atividades profissionais e tentam compensar sua falta materialmente e com permissividade.Analizando passa-se 3 anos após a publicação desta revista e pouca coisa mudou pois o ter,continua fazendo a diferença e o preconceito continua predominando entre as classes sociais.Espera-se que um dia mude mas com certeza ainda levará muito tempo para termos uma sociedade menos preconceituosa.

    Márcia Goral: Turma :segunda



    padrão de beleza

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  12. Livro: 5º ano-ensino fundamental, SP, 2009. 1ª Ed. Julio Rocker, Luciane Lunedo, Scipione, 2008.
    No livro observamos gravuras onde o pai sempre na sala, lendo o jornal, saindo para trabalhar ou, ainda, sentado à mesa esperando para comer. É possível perceber que a família está representada de forma nuclear, homogênea, de cor branca não possuía nenhuma outra raça, heterossexual, como o modelo de família idealizado na sociedade.
    Apresenta também o homem jogando futebol e na mecânica, e mulher como dona de casa, atividades especificas aos sexos.
    Maria izabel Riskie Kuznik
    Turma : Quinta-feira

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  13. Livro:Educar para crescer --- Ensino Fundamental

    No modelo familiar tradicional, o modelo burguês de família, o pai era o detentor do patrimônio, ele também tinha na casa um lugar de centralidade, autoridade, não só econômica como moral e na educação dos filhos. Houve mudanças sociais muito importantes no decorrer do século passado que causaram uma reviravolta no modelo familiar tradicional que resultou em uma fragilização do papel desse homem. A hierarquia familiar e os papéis do homem e da mulher sofreram uma transformação. Sem dúvida, o pai não é mais uma autoridade clara, definida, aquele que detém a verdade sobre tudo, sobre o que pode ou o que não pode. Até o final do século XIX e início do século XX, você tinha a noção de que o pai transmitia seu saber e experiência. As transformações sociais que ocorreram nos últimos tempos colocaram os membros das famílias em situação de igualdade, na qual um pode confrontar a verdade do outro. Hoje, a experiência do pai não serve para o filho, o filho lida com outro mundo. Um mundo onde as informações são muito mais velozes. Os jovens têm mais condições de compreender o mundo atual com suas tecnologias e essa velocidade das informações do que seus pais. Muitas vezes ocorre uma inversão dos papéis e os filhos é que acabam ensinando os pais.
    Salete Juliano Pianoski
    Turma de Quinta Feira

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  14. LETICIA BREDUN
    TURMA DE SEGUNDA FEIRA
    NOS LIVROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL QUE ANALIZEI, VI HOMENS VESTIDOS DE SOCIAL, MULHERES COMO DONAS DE CASA, FILHOS SEMPRE BEM VESTDOS E BRINCANDO.
    QUADO HÁ UMA REPRESENTAÇÃO DE FAMILIA, SEMPRETEM PAI MAE UM MENINO, UMA MENINA E UM AVO E UMA AVÓ, NUNCA PASSA DISSO.
    SEMPRE SÃO MAGROS E BRANCOS, NÃO HÁ DIVERSIDADE RACIAL NOS LVROS.
    PARA A BIOLOGIA HOMEM É HOMEM E NÃO TEM POSSIBILIDADE DE SER DIFERENTE.
    OUTRAS RAÇAS SÓ SAO REPRESENTADAS, QUANDO SE FALA DE OUTRAS CULTURAS.

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  15. As mulheres são representadas como dona de casa que cuidam dos filhos, e os pais como os que trabalham fora. As famílias são representadas com o pai, a mãe o filho e a filha “brancos”, dificilmente ver a raça negra, ou até mesmo família japonês. Também percebi que a família que mostra nos livros é magra e altas. Não fazem uma referência direta social e cultural que definem homens e mulheres. As figuras que aparecem geralmente nos livros é de pessoas que a sociedade considera como padrão, ou seja não há diversidade nas figuras encontradas nos livros. No entanto eu ainda não atuo na educação, mas não usaria somente o livro didático para aplicar minhas aulas, porque o professor deve ser dinâmico e criativo, incluindo e trabalhando a diversidade em sala de aula mesmo que tenha que mudar sua metodologia, usando o livro didático como suporte para as aulas e sendo pesquisador para melhor atender a diversidade existente na sala de aula como na sociedade.
    Jessiane Aparecida Ribeiro.Turma quinta-feira

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  16. observamos através desse livro as gravuras onde o pai está na sala, lendo o jornal, saindo para trabalhar ou, sentado à mesa esperando para comer. Percebe-se que a família é representada de cor branca não possuí outra raça, heterossexual, é um modelo de família tradicional.
    O homem jogando futebol,a mulher dona de casa, realizando suas atividades domésticas e cuidando dos filhos.5°ANO Ensino Fundamental.SILVETE.

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